Procuro informação sobre meu bisavô paterno

Este tópico está classificado nas salas:

Procuro informação sobre meu bisavô paterno

#359740 | ilhinha | 20 jul 2015 23:39

As minhas buscas prosseguem e já cheguei , em alguns casos, aos decavós!
O problema continua com o lado do meu avô paterno (Manuel Gregório Pestana Júnior)! Consegui chegar aos bisavós dele e não consigo passar daqui. Sei que se chamavam José Francisco Pestana e D. Margarida Drumond (ambos do Porto Santo). O problema está em que nos vários registos a que já tive acesso, o único casamento de um José Francisco Pestana com uma D. Margarida Drumond, em 1808, o nome do marido é José Francisco Pestana Drumond. Será o mesmo? Como posso saber? Por outro lado nos registos de baptismo dos filhos , umas vezes aparece só José Francisco Pestana, outras José Francisco Pestana Drumond e ainda outras José Francisco Drumond Pestana. Como só mencionam os nomes dos pais e nunca os dos avós, não consigo perceber se são sempre os mesmos, ou se são pessoas diferentes. A única coisa em comum é o local de habitação, em Porto Santo, o sítio do Campo de Baixo. Será que alguém me pode dar uma ajuda, ou seja, dizer-me como devo proceder para me certificar se se trata do mesmo senhor ou não?
Desde já o meu agradecimento por uma eventual ajuda

Isabel Pestana

Resposta

Link directo:

Procuro informação sobre meu bisavô paterno

#359955 | ilhinha | 26 jul 2015 02:36 | Em resposta a: #359759

Muito obrigada pela informação. Vou tentar contactar a ver se avanço nas minhas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Procuro informação sobre meu bisavô paterno

#359957 | roz | 26 jul 2015 09:13 | Em resposta a: #359740

Cara Isabel Pestana

E aparece sempre casado com a mesma pessoa? Se sim, 'e de facto o mesmo! As pessoas, tanto como hoje, nem sempre usavam o nome todo principalmente num meio pequeno onde todos mais ou menos se conheciam e nao havia a questao de "nome oficial" que se 'e obrigado a usar. Eu tenho um que usava (ou os filhos diziam nos baptismos dos netos) 5 versoes do nome! Contudo o nome da mulher era constante o que confirma ser a mesma pessoa.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Procuro informação sobre meu bisavô paterno

#359992 | ilhinha | 27 jul 2015 14:59 | Em resposta a: #359957

Cara Rosário

De facto estou levada a crer que são os mesmos, pois isto é na ilha de Porto Santo, um meio muito pequeno realmente!!

Mas que é confuso é, pois o que acontece é isto:
- JOSÉ FRANCISCO PESTANA casa com uma tal D. MARGARIDA DRUMOND. Ao procurar o assento do casamento, apenas consigo encontrar este de : JOSÉ FRANCISCO PESTANA DRUMOND com D. MARGARIDA DRUMOND.
Fui inspeccionar os registos de baptismo dos filhos e acontece isto:
- Nuns poucos tem como pais: JOSÉ FRANCISCO PESTANA e D. MARGARIDA DRUMOND. Noutros tem: JOSÉ FRANCISCO PESTANA e D. MARGARIDA DRUMOND DE CASTRO. Noutros ainda tem: JOSÉ FRANCISCO PESTANA DRUMOND e D. MARGARIDA DRUMOND. e por último encontrei também: JOSÉ FRANCISCO DRUMOND PESTANA e D. MARGARIDA DRUMOND.

Estes assentos de baptismo são todos em anos mais ou menos seguidos. Não apresentam os nomes dos avós, o que seria muito mais fácil para se perceber se se trata do mesmo casal de pais. A única coisa em comum é de facto o sítio onde habitavam lá na ilha de Porto Santo, um lugar chamado Campo de Baixo.

Para conseguir entender melhor isto tudo, pedi ao ARM o assento de casamento do JOSÉ FRANCISCO PESTANA DRUMOND com a D. MARGARIDA DRUMOND. Com isso nas mãos, verifiquei que os pais do nubente se chamavam: MANUEL DE VASCONCELOS DRUMOND e HELENA DE VASCONCELOS. Os pais da nubente eram: JOÃO PESTANA DE VASCONCELOS E D. MARGARIDA DRUMOND.

Por achar estranho um pai chamar-se Manuel de Vasconcelos Drumond ter um filho chamado José Francisco Pestana Drumond, fui procurar o registo de casamento do pai e o que encontro é o registo de casamento de: MANUEL PESTANA DRUMOND e de HELENA PERESTRELO. Fui tentar nos registos de baptismo da época e o que encontro é outra vez uma baralhada pois deparei com isto:
- pais : MANUEL DE VASCONCELOS DRUMOND e HELENA PERESTRELO tiveram 2 filhos mas nenhum com o nome de JOSÉ. Depois outros:
- pais: MANUEL PESTANA DRUMOND e HELENA MARIA DE VASCONCELOS que tiveram 1 rapariga. Por último deparo-me com:
- pais: MANUEL PESTANA DRUMOND e HELENA PERESTRELO que tiveram vários filhos entre eles um JOSÉ que poderá ser o meu antepassado JOSÉ FRANCISCO PESTANA DRUMOND.

Como pode ver isto é mesmo confuso!!!! No entanto estou em crer que de facto so pais do meu antepassado JOSÉ FRANCISCO seriam o tal MANUEL PESTANA DRUMOND e a HELENA PERESTRELO.

Agora como sair daqui com a certeza de que é mesmo assim, é que não sei!!!

Cumprimentos

Isabel

Resposta

Link directo:

Procuro informação sobre meu bisavô paterno

#360003 | roz | 27 jul 2015 20:09 | Em resposta a: #359992

Cara Isabel

Na vida raramente ha certezas absolutas!! Na minha modesta opiniao mas considerando a alguma experiencia que tenho, eu nao teria duvidas que sao o mesmo casal.

Nao menciona a era em que viveram mas ate mesmo ao principio do sec. XX muitas vezes usavam os apelidos 'a espanhola: primeiro o do pai e no fim o da mae. Uma das razoes de bastante confusao porque nao eram constantes. Uns padres /individuos usavam um sistema e outros a alternativa.
Havia tambem quem escolhesse usar um apelido de algum avo^ ou avo' se era de pessoa mais importante ou o nome mais "chic" e ate' ja vi usarem apelidos do padrinho!!! Como ve^ havia um pouco de tudo e hoje no's 'e que temos dores de cabeca para deslindar este emaranhado.
Tem graca que quando escrevi a mensagem anterior pensei em lhe dizer que procurasse pelos avo's de Jose a ver se tinham algum desses apelidos e realmente assim aconteceu.
O meu palpite 'e que se continuar a recuar vai ver que Jose Francisco e Margarida eram primos em nao sei que grau.
Para mais confirmacao eles moravam sempre no mesmo lugar da ilha! Ainda se vivessem em aldeias diferentes poderia pensar que fossem casais diferentes mas assim neste caso isso seria coincidencia a mais.

Tenho a certeza que ira' encontrar o mesmo problema noutros ramos dos seus antepassados. Eu tambem tenho varios mas nao tao estranho como o que mencionei que usava 5 nomes.
'A, e 'ia-me esquecendo de mais uma razao de trapalhadas: muitas vezes os padres tambem erravam!!!!

Boas pesquisas!
Rosario

Resposta

Link directo:

Procuro informação sobre meu bisavô paterno

#360148 | ilhinha | 02 ago 2015 19:30 | Em resposta a: #360003

Muito obrigada Rosário por todas as suas informações!
Realmente, naqueles tempos eram um bocadinho complicados!!
Já encontrei, nas minhas buscas, um bocadinho de tudo o que disse na sua mensagem! Ora tinham o apelido da mãe, ora tinham apenas o do pai, ora tinham o do pai mas trocado (como o caso de Drumond Pestana que passa a Pestana Drumond), ora foram buscar apelidos de antepassados, etc. Mas já me convenci que aquelas pessoas que mencionei são as mesmas, até porque as datas coincidem para além do local onde moravam!!!.
Noutros ramos da minha árvore genealógica também me aconteceu o mesmo e já consegui , em alguns casos chegar aos decavós!!! :)

O meu agradecimento

Isabel

Resposta

Link directo:

Procuro informação sobre meu bisavô paterno

#360163 | ilhinha | 03 ago 2015 17:50 | Em resposta a: #360148

Já agora a ver se me consegue ajudar a sair deste empasse:

Ainda relativamente à minha família da ilha de Porto Santo, esse tal José Francisco Pestana Drumond teve um filho de nome António Francisco Pestana, que veio a casar em 1837 com Porfíria das Mercês e Alencastre.

Andei a ver se conseguia saber quem eram os pais desta e descobri que um tal de Manuel de Vasconcelos de Alencastre (do Porto Santo), teve uma filha de nome Porfíria, de uma mulher solteira de nome Luzia Marta (da ilha da Madeira) e que só anos mais tarde veio a legitimá-la, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos (Madeira, onde a tinham abandonado à porta de alguém)

O problema é que não consigo encontrar nem registo de baptismo nem de casamento desse Manuel de Vasconcelos de Alencastre, para ficar a saber quem eram seus pais e depois avós etc etc.
Poderá dizer-me se existe alguma forma de encontrar?

Desde já muito agradecida por uma eventual ajuda

Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen