Busca por registros familiares

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Busca por registros familiares

#359849 | RicardoMendes | 23 jul 2015 14:37

Olá, meu nome é Ricardo e estou procurando registros de meus familiares, na região de Óis da Ribeira, concelho de Águeda, Aveiro, começando pelo meu bisavô materno, tenho seu nome como Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, casado com Dona Rosa Pires Tavares. O nome da minha Avó era Carmem Pires Tavares, nascida na região também. Sei que é mais fácil localizar esse "lado" da família, inclusive descobri outros netos do meu bisavô (primos da minha mãe) são: Porfírio Pires, Maria de Lurdes Pires, José Pires e Fernando Pires. Porém, não tenho documentos deles. Pelo lado do meu avô Delfim Rodrigues dos Santos (casado com Carmem Pires Tavares), sei que eles se conheceram na região e que seus pais são Antonio Rodrigues dos Santos e Maria Ferreira ou Pereira dos... (infelizmente a certidão de nascimento da minha mãe (1928) não é legível o suficiente e posso ter errado algum nome). Gostaria de saber como consigo mais informações sobre meus familiares e onde posso conseguir cópias dos registros. Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Busca por registros familiares

#359850 | RCCORREIA | 23 jul 2015 14:42 | Em resposta a: #359849

Caro Ricardo

Os registos com menos de 100 anos estão nas Conservatórias do Registo Civil (IRN) e os mais antigos nos Arquivos Distritais, alguns destes mais antigos já disponíveis para consulta online.

Cumpts
RCC

Resposta

Link directo:

Busca por registos familiares

#359853 | saintclair | 23 jul 2015 14:50 | Em resposta a: #359849

-
Caro Ricardo;
... Comecemos pelo principio:
Vc. tem que obter fotocópias dos registo nascimento de seus pais.
Nesses documentos vem mencionado o nome dos seus avós....
Paternos e maternos.
Na presença desses nomes, solicita à respectivas Conservatórias registos
de nascimento desses seus avós...... e assim continua sucessivamente.....
avós... bisavós....trisavós...tetravós...pentavós ...etc.
Repare: todos temos:
4 avós,8 bisavós.16 trisavós, 32 pentavós... etc.
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93is_da_Ribeira
Desejo grande sucesso nas suas investigações.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Busca por registros familiares

#359876 | MCNN | 23 jul 2015 23:50 | Em resposta a: #359849

Boa noite Ricardo


Deixo-lhe aqui uma pequena ajuda.

No link seguinte pode ver o que penso ser o assento de baptismo da sua avó Carmen:

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1082988

(tem de seleccionar as imagens 16.tif e 17.tif)

É o assento nº 15. Sua avó nasceu em Óis da Ribeira em 10/11/1903, filha de Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, professor primário, e de Rosa Pires Soares.

Seus bisavós, se acordo com o assento, eram naturais de Óis da Ribeira, tendo aí casado.

Assim, e com base nesse assento, pode começar a pesquisar os ascendentes da sua avó.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca por registros familiares

#359877 | MCNN | 24 jul 2015 00:16 | Em resposta a: #359876

Olá outra vez Ricardo

Complementando a ajuda anterior, aqui vai o assento de baptismo do seu avô Delfim:

http://digitarq.adavr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1082971

(tem de seleccionar as imagens 16.tif e 17.tif)

É o assento nº 15. Ele nasceu também em Óis da Ribeira em 07/11/1895 e era filho de António Rodrigues dos Santos, carpinteiro, e de Maria Rosa Ferreira, jornaleira.

Seu bisavô era natural da freguesia de Águeda e sua bisavó era natural de Óis da Ribeira, tendo eles casado em Óis da Ribeira.

Assim, pode também começar a partir deste assento a explorar este ramo da sua família.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca por registros familiares

#359900 | RicardoMendes | 24 jul 2015 16:04 | Em resposta a: #359850

Prezado RCCorreia,

Agradeço sua colaboração, farei as pesquisas de acordo com suas recomendações.
Muito obrigado,
Ricardo Mendes

Resposta

Link directo:

Busca por registros familiares

#359901 | RicardoMendes | 24 jul 2015 16:06 | Em resposta a: #359853

Caro Saintclair,
Agradeço suas recomendações, buscarei os registros de acordo com informações e apoio recebido de colaboradores e tentarei "montar" o histórico familiar.
Atenciosamente,
Ricardo Mendes

Resposta

Link directo:

Busca por registros familiares

#359903 | RicardoMendes | 24 jul 2015 16:11 | Em resposta a: #359876

Prezado Mário César,

Nos seus comentários só há um equívoco...de maneira alguma essa é uma pequena ajuda...é sim, uma grandiosa colaboração para que eu consiga localizar os registros de meus familiares.

Não tenho palavras para agradecer sua imensa colaboração.
Muito obrigado e grande abraço,
Ricardo Mendes

Resposta

Link directo:

Busca por registros familiares

#359904 | RicardoMendes | 24 jul 2015 16:19 | Em resposta a: #359877

Prezado Mário César,
Mais uma vez lhe agradeço, principalmente, porque deste ramo da minha família (lado do meu avô materno) não havia registro algum, tenho apenas o atestado de óbito do meu avô Delfim (de batismo Delphim) e a certidão de nascimento da minha mãe (bastante ilegível, onde constam os nomes dos meia bisavós).
No lado da minha avó Carmem, achava mais viável conseguir informações, porém, do meu avô, sabíamos que a família era mais simples e que talvez nem houvesse registros formais. Por isso, novamente lhe agradeço imensamente e, com certeza, a partir desses registros buscarei maiores informações.
Grande abraço,
Ricardo Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 04:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen