Registos Paroquiais de Cedovim, Vila Nova de Foz Côa e a Família Rebelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Informática | Regiões

Registos Paroquiais de Cedovim, Vila Nova de Foz Côa e a Família Rebelo

#360143 | spsv | 02 ago 2015 12:54

Caros confrades,

Gostaria de saber se alguém sabe onde se encontram os registos paroquiais de Cedovim, anteriores ao século XIX (1802), se os mesmos ainda existem e se podem ser ou não consultados. Tenho visto referências em tópicos deste mesmo site que referenciam registos bastante anteriores.

Gostava também de saber mais informações sobre a família Rebelo, que teria vivido nessa vila, no século XVI e XVII, de origem nobre, se se encontra já estudada em alguma obra ou nobiliário.

Desde já grato por qualquer informação.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Registos Paroquiais de Cedovim, Vila Nova de Foz Côa e a Família Rebelo

#360190 | MCNN | 04 ago 2015 19:13 | Em resposta a: #360143

Caro Sérgio Vale


De acordo com o site do Arquivo Distrital da Guarda, os paroquiais de Cedovim mais antigos estão na Câmara Eclesiástica de Lamego:

http://www.adguarda.pt/loja/produto_detalhe.asp?productid=489&departmentid=68

Esses livros serão, em princípio, consultáveis em Lamego. Eu mesmo já me desloquei a Lamego a fim de consultar alguns livros e sempre fui muito bem recebido.

Claro está que, uma vez que esses livros em princípio já terão sido digitalizados, pode esperar que os mesmos sejam disponibilizados para consulta na internet. Não faço no entanto a mínima ideia sobre quando é que isso acontecerá.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registos Paroquiais de Cedovim, Vila Nova de Foz Côa e a Família Rebelo

#360199 | spsv | 04 ago 2015 23:18 | Em resposta a: #360190

Caro Mário César Navarro,

Obrigado pela esclarecedora resposta, não tinha reparado que no site do Arquivo da Guarda indicava estarem em Lamego.

De qualquer das maneiras talvez não conseguirei muito mais informações do que procuro pois parece que os primeiros registos são apenas de 1680 em diante, e o período que me interessava era entre 1640 e 1650, pois pela Habilitação de um dos meus antepassado para o cargo de FSO, uma testemunha refere que o avô desse antepassado faleceu nessa terra, nesse período, apesar de não ser natural dela e morar bastante longe mas tinha lá muitas rendas a receber e também lá tinha parentes, talvez com o apelido Rebelo, pois segundo F. Gaio a trisavó desse FSO era Rebelo, mas como só tem nomes, sem datas nem lugares torna-se complicado, e pelo que pesquisei sobre a história local da terra os Rebelo eram nobres conhecidos.

Talvez um dia passe por Lamego, passei por lá a primeira vez no mês passado mas ainda não sabia destas informações, terá de ser para a próxima.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Resposta

Link directo:

Registos Paroquiais de Cedovim, Vila Nova de Foz Côa e a Família Rebelo

#416517 | anasalmeid | 23 jul 2019 17:53 | Em resposta a: #360199

Boa tarde Sérgio Vale:

Também estou interessada nesse tipo de pesquisa, dado que tenho nos meus antepassados, familiares com apelido Rebelo - Matias José de Aguiar Rebelo, filho de Domingos Aguiar Rebelo na zona da Mêda e Poço do Canto (sec. XVIII e XIX)
Cumprimentos.
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 14:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen