Microfilmes que requisitei

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Microfilmes que requisitei

#168730 | Saba | 28 set 2007 09:23

Amigos(as):

Requisitei os seguintes microfilmes dos Mormons. Caso alguem tenha algum pedido avise.

Quadrazais, Guarda: Batismos 1720-1796, 1800-1809, 1831-1838, 1812-1830, 1839-1855, Casamentos 1764-1779 , Óbitos 1719-1744

Aveloso, Guarda: Batismos 1628-1674 -- Casamentos 1623-1684 -- Batismos 1675-1680 -- Óbitos 1623-1683 , Casamentos 1766-1859


Vale de Espinho, Guarda: Batismos, casamentos, óbitos 1671-1726 , Batismos 1727-1751 -- Casamentos 1727-1773 -- Óbitos 1727-1756 , Batismos 1766-1776 -- Óbitos 1757-1770 , Batismos 1776-1808 -- Óbitos 1803 -- Casamentos 1795-1800

Souto, Guarda: Batismos, óbitos, casamentos 1692-1705 , Batismos 1728-1759, 1786-1800, 1803-1847

Vila Facaia: Batismos 1604-1769 (inclui índice) 1786-1847

San Martin de Trevejo, Espanha: Baptismos 1698-1825



Ainda nao pedidos, mas que vou pedir:

Aveloso: Batismos 1837-1881 -- Casamentos 1860-1862, 1864 -- Óbitos1775-1864



Cumprimentos,

Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168731 | hbanha | 28 set 2007 10:12 | Em resposta a: #168730

Caro Confrade Luis Ramos
Gostaria de saber como se processa essa requisição de microfilmes aos Mormons.
Será possivel que tenham todo o arquivo dos assentos paroquiais do nosso país?
E no caso de poderem fornecê-los qual o custo e qual o suporte da informação, o microfilme própriamente dito ou cópia em papel ou suporte informático?
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168749 | JCC | 28 set 2007 14:05 | Em resposta a: #168731

Caro Henrique de Melo Banha

Os mórmons, por razões que se prendem com a sua religião, precisam de investigar a sua genealogia.

Por isso, e porque a origem desta Igreja é Americana, rapidamente concluiram que, após duas ou três gerções, os seus antepassados estavam na Europa (e pelo resto do mundo...)

Começaram, por isso, a micofilmar todos os arquivos genealógicos que foram autorizados. Em Portugal, mercê do acordo que estabeleceram com o Estado Português, foram autorizados a microfilmar todos os Livros Paroquiais que se encontravam nos arquivos. Como contrapartida forneceram uma cópia de toda esta micrfilmagem. São estes os microfilmes, na generalidade, que possuimos hoje nos nossos arquivos. Mais recentemente, atarvés de outro acordo, estão a proceder à digitaçização a partir dos originais. Em breve também este novo suporte estará disponível.

Para além de se encontrarem nos arquivos (nem todos têm máquinas de ler micrifilmes :-( ) os mormons permitem a qualquer cidaddão que os requisite nas suas Igrejas, ou melhor nos Centros de História Familiar, para consulta local, onde existirem tais máquinas. Sei que na de Lisboa isto é possível. A vantagem é que se podem pedir filmes de livros cujos originais estão longe...Mas não se podem levar para casa.

Creio também se possível a aquisição de cópias destes filmes. Pelo menos na TT é possível encomendar essas cópia, não sei se na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (é esta a designação completa) tal é possível.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168780 | hbanha | 28 set 2007 19:35 | Em resposta a: #168749

Caro João Cordovil Cardoso
Muito obrigado pelos seus esclarecimentos a este respeito.
Então a ser assim não me parece haver qualquer vantagem em ir por esse caminho.
Eu estou a requesitar aos Arquivo Distrital de Évora directamente cópias em papel dos microfilmes por ser o unico suporte da informação que disponibilizam, e pelo que me diz seria da mesma forma que me seria fornecido pelos Mormons.
É uma pena o consumo de tanto papel, mas paciencia, de facto se os microfilmes fossem digitalizados seria bem mais acessivel para todos.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168803 | JCC | 28 set 2007 23:42 | Em resposta a: #168780

Caro Henrique de Melo Banha

Se morar em Lisboa, ou poder ir ao Centro do Mormons, poderá ler lá os microfilmes. Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168805 | Saba | 29 set 2007 01:58 | Em resposta a: #168803

Os microfilmes sao especialmente uteis para quem nao mora em Portugal.

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168814 | hbanha | 29 set 2007 09:11 | Em resposta a: #168803

Caro João Cordovil Cardoso
Mais uma vez obrigado pelas informações, de facto moro em Tomar e com várias limitações em realizar deslocações. Daí a necessidade de adquirir os meios de consulta para realizar a pesquisa a que me propus.
Para mim não basta ver a documentação, necessito dela para a tratar. Vamos esperar que no futuro se evolua ao nivel do país para aquilo que já está em curso em alguns locais, para que o acesso esteja disponivel de igual forma.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168825 | ruiper | 29 set 2007 13:10 | Em resposta a: #168731

Caro confrade Henrique de Melo Banha

A Torre de Tombo em Lisboa vende microfilmes a vinte e um Euros, o problema é a sua visualização em casa.
Tentei comprar uma máquina adequada mas pediram-me seiscentos Euro (o melhor preço que consegui).
A Torre de Tombo vende os microfilmes digitalizados, mas o seu custo é muito elevado. São quinze centimos por fotograma e um filme pode ter mil fotogramas (pelo menos um que quiz comprar tinha-os).
A melhor solução foi recorrer á Igreja dos Mormons, onde só é permitido visualizar os filmes em máquinas adequadas para o efeito.
Mesmo não sendo membro da Igreja eles dão todo o apoio necessário á pesquisa
Cumprimentos

Rui Santos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168840 | hbanha | 29 set 2007 15:21 | Em resposta a: #168825

Caro Rui Santos Pereira
Muito obrigado pela informação que disponibilizou, contudo fiquei com duvidas relativamente ao preço que adiantou. Quando diz que vende microfilmes a vinte e um Euros refere-se a que quantidade? Não poderá ser realivamente a uma página dos livros. Será a um livro completo?
Quanto aos microfilmes digitalizados, também aqui agradecia um esclarecimento, independentemente do custo, se o produto fornecido é em suporte informático, tipo CD.
Como de facto tenho dificuldades de me deslocar procuro uma solução em que a informação venha ter comigo.
Neste momento estou a recorrer às cópias em papel dos microfilmes, que requesito aos ARQUIVOS DISTRITAIS e que me estão a custar a vinte e cinco centimos por cópia.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168845 | ruiper | 29 set 2007 16:39 | Em resposta a: #168840

Caro Henrique de Melo Banha
Um microfilme inclui muitos anos de registos quer sejam baptismos , casamentos ou óbitos
Como sabemos o que pretendemos consultar, para se decidir pelo microfilme a comprar, temos de ver a informação disponivel na Torre de Tombo com a indicação dos microfilmes existentes e o seu conteudo.
A digitalização é fornecida em CD. Por lapso disse que a digitalização é de 15 centimos por fotograma mas em cima disso tem de se somar mais seis Euros ou seja um filme de 1000 fotogramas fica em 156 Euros
A minha experiência em investigação é muito reduzida. Dado estar afastado dos locais a investigar pensei criar em casa, condições para fazer pesquiza no meu recanto, passados uns meses de pesquisas estou a concluir que as minhas origens, que julgava concentradas no Baixo Alentejo, já estão tão dispersas que, comprar filmes e equipamento se tornava demasiado caro para quem quer unicamente fazer a arvore da sua familia o que me levou a suspender esse projecto
Cumprimentos
Rui dos Santos Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168886 | hbanha | 29 set 2007 21:40 | Em resposta a: #168845

Caro Rui dos Santos Pereira
Muito obrigado pelos esclarecimentos que acrescentou à sua mensagem anterior.
Se não é pedir demasiado, gostaria de saber quais os meios para obter a informação do que está disponivel na Torre do Tombo. Será necessário efectuar uma consulta por escrito ou está disponivel no site da TT.
O meu caso pelo que me diz é muito semelhante ao seu, vivo em Tomar com limitações para me ausentar por muito tempo e também por isso pretendo obter condições para fazer as pesquisas em casa. Também estou a investigar a minha ascendencia que durante os séculos XVI, XVII, XVIII e XIX estiveram sediadas na região de Évora. Ao deparar-me com uma súbita mudança de apelido na linha varonil decidi efectar uma pesquisa sistemática e para isso estou a adquirir a totalidade dos assentos paroquiais da freguesia de São Miguel de Machede.
Já possuo os anos de 1580 a 1700 e tenho disponibilizado na net os indices que produzi para que outros investigadores mais fácilmente possam aceder aos assentos de qualquer individuo aí nascido.
Cumpimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168896 | roz | 29 set 2007 23:22 | Em resposta a: #168886

Caro Henrique de Melo Banha

Ha' um Centro de pesquisa dos Mormons em Leiria. 'E na Rua Henrique Sommer, 57. Telefone: 244 823617 e 244 834453.

O horario 'e por marcacao, assim tera' de telefonar primeiro. Mas olhe que vale a pena ir la, por exemplo, meio dia e consultar os filmes. Depois pode pedir copias so do que lhe interessa. Eu estou em Inglaterra e nao sei o que faria sem eles. Aqui, se tiver um "memory stick" (nao sei como se chama em portugues!) copiam de graca ou pelo menos mais barato do que se for fotocopia.

Desejos de boas pesquisas.
Cumprimentos
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168897 | hbanha | 29 set 2007 23:46 | Em resposta a: #168896

Olá Rosario
Muito obrigado pela informação. De facto é uma alternativa e apenas a 60 Km daqui. Presumo que o memory stick a que se refere seja um dispositivo com ligação USB para computador, o que quererá dizer que terão já digitalizado os microfilmes.
Será que isso também está disponivel aqui em Leiria?
Vou telefonar e fazer essa consulta.
Melhores cumprimentos,
Henrique

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168901 | ruiper | 30 set 2007 00:19 | Em resposta a: #168886

Caro Henrique de Melo Banha

No meu caso desloquei-me á Torre de Tombo, foi-me explicado o que devia fazer e foram-me facultados elementos de consulta para seleçcão dos filmes pretendidos.
Nos poucos contactos que tive achei os colaboradores com muita disponibilidade para ajudar, talvez falando para lá eles lhe possam dar alguma orientação.
Telefone 217811500
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168912 | hbanha | 30 set 2007 09:22 | Em resposta a: #168901

Caro Rui dos Santos Pereira
Mais uma vez obrigado pelas suas informações. Vou aceitar a sua sujestão e fazer a consulta telefónica.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168929 | 2570 | 30 set 2007 14:06 | Em resposta a: #168780

Caro H. M. Banha
Em virtude da distância ser um forte handicap para visitar o arquivo distrital de Évora, agradeço que me informe de que forma procede para a requisição em formato """papel""" dos microfilmes, que pretende, e se possível as custas de tal processo.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168977 | hbanha | 30 set 2007 20:58 | Em resposta a: #168929

Caro Martins
Tenho feito o pedido por e-mail dirigido à Directora do Arquivo, indicando o livro e os anos respectivos, o numero de folhas e solicitando o envio por correio à cobrança.
O custo tem sido de 25 centimos por folha, mais os custos do envio, cerca de 4 Euros pelo envio de cerca de 100 folhas.
Cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#168991 | IsabelFont | 30 set 2007 22:46 | Em resposta a: #168730

Caro confrade Luís Ramos,

Se por acaso vier a solicitar Nespereira (Gouveia) e /ou Mangualde, do A.D.Guarda, anteriores a 1880, muito agradeço que me avise.

Cumprimentos
MªIsabel Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#169016 | Saba | 01 out 2007 04:16 | Em resposta a: #168991

Infelizmente penso que nao tenho antepassados dessas localidades. Mas se por acaso descobrir um, aviso!

Cumprimentos,
Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#169031 | 2570 | 01 out 2007 12:25 | Em resposta a: #168977

Caro H M Banha
Muito obrigado pela informação
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#169064 | manuelr | 01 out 2007 18:28 | Em resposta a: #168730

Caro Luís Ramos

Não consegui encontrar os seus Carvalho, que devem estar nos Registos de Pedrógão Grande.

Dos pais de Maria Rosa casada com José Carvalho, José Domingues e Rosa de Jesus:

José (irmão de Maria Rosa ) filho de José Domingues e de Rosa de Jesus naturais da Passaria, neto paterno de Domingos José natural do Casal da Escusa e de Maria dos Santos natural da Passaria e materno de Manuel Jacinto e de Rosa de Jesus naturais da Passaria, foi batizado na Sertã em 12-09-1847.

João (irmão de José Domingues casado com Rosa de Jesus) filho de Domingos José natural da Passaria e de Maria dos Santos natural do Casal da Escusa, Freguesia do Castelo neto paterno de Manuel José natural do Casal da Escusa, Freguesia do Castelo e de Maria dos Santos natural de Viseu, Freguesia do Amparo, Pedrógão Pequeno e materno de Francisco dos Santos natural da Codiceira e de Maria Antónia natural da Passaria foi batizado na Sertã em 13-06-1820.
Foi o que consegui.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#169096 | Saba | 02 out 2007 05:14 | Em resposta a: #169064

Caro Sr. Manuel,

Nao tenho palavras para agradecer a sua preciosa ajuda!!! Muito obrigado pela informacao. Espero atraves dos microfilmes dos mormons poder avancar mais um pouco.

Os Melhores Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Microfilmes que requisitei

#191598 | flordeacacia1 | 08 abr 2008 08:20 | Em resposta a: #168825

Caro Confrade,

Poderá disponibilizar-me a informação relativamente á sua tentativa de adquirir um leitor de microfilmes; tentei comprar um (usado) nos EUA, ficava por 150 Dólares, mas só de envio queriam 3.000 Dólares.
Agradecia se possível que me informasse onde consegui encontrar cá em Portugal, esse tipo de equipamento á venda.

Com os melhores cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

Microfilmes que requisitei

#363140 | maria49 | 05 nov 2015 16:02 | Em resposta a: #169064

Caro Luís Ramos,
Também tenho ascendência na Passaria, Sertã e todas estas pessoas referidas fazem parte da m/ árvore genealógica.
Cumprimentos
Maria Fernanda Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen