Genealogia em Angola

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Genealogia em Angola

#360610 | victordeviriato | 20 ago 2015 14:37

Caros senhores genealogistas,

A criação deste tópico serve para conversamos sobre genealogia em Angola. Aguardo assuntos.

Cumprimentos
Victor de Viriato
geneaeiro@gmail.com
Luanda - Angola

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#360631 | mercurio | 20 ago 2015 22:54 | Em resposta a: #360610

Sou da 4ª geração nascida em Angola depois da colonização em massa do sul (Huíla e Namibe, sobretudo) iniciada no seguimento do projecto do Marquês de Sá da Bandeira, o mesmo que deu o nome à cidade, depois Lubango, onde nasci.

Há muito que estou na peugada de um antepassado meu que morreu em Angola entre 1935-1939 (não se sabe exactamente o ano). Os registos de óbito ainda existem nas conservatórias respectivas do tempo colonial?

Se sim, dar-lhe-ei depois de consultada a filha deste (minha avó materna, octogenária) dados mais exactos para, se fizer o favor de me ajudar, tentar detectar o rasto do meu bisavô materno Joaquim de Amorim, nascido no Porto, mas falecido em Angola.

É que aqui em Portugal, dadas as parcas informações que temos do indivíduo, todos os caminhos têm ido dar a nada...

Grato.

Henrique Rodrigues "chicoronho",
filho de Júlio Rodrigues de Caluquembe,
neto de José Maria Rodrigues da Huíla,
bisneto de Maria José Rodrigues da Huíla,
filha de Baltazar Rodrigues, de Rio de Mel, Trancoso.



Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#360640 | graça58 | 21 ago 2015 10:03 | Em resposta a: #360610

Bom dia
Não sei se haverá possibilidade de encontrar a seguinte certidão de nascimento:
Maria da Conceição Abreu Faria, nascida a 03 de Setembro de 1926, filha de Manuel Abreu Faria e de Josefina do Monte Quental Faria, na freguesia de S. José - Lubango.
Os meus cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#360642 | victordeviriato | 21 ago 2015 11:10 | Em resposta a: #360631

Caro senhor Henrique Rodrigues,

Fico feliz de saber que pertence a quarta geração de colonizadores do sul de Angola, tenho alguma informação na minha base de dados sobre as primeiras colonias do Namibe dos anos 1845-1858.

Em relação aos registos nas conservatórias eles podem existir porque algumas pessoas de bom senso conservaram os livros, mas com as guerras e as pessoas que trabalham nestas instituições, que pouco valorizam e odeiam o tempo colonial ai sim muita coisa foi destruída. Ainda existem os arquivos dos cemitérios que possam ter os seus registos. A única instituição que conservou os registos e a igreja católica.

Em relação a pesquisas contacte pessoalmente pelo e-mail.

Cumprimentos
Victor de Viriato
geneaeiro@gmail.com

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#360643 | victordeviriato | 21 ago 2015 11:25 | Em resposta a: #360640

Caro senhor Graça Teixeira,

Os arquivos da igreja católica estão bem conservados se procurar um baptismo haverá de encontrar, se for um registo em conservatórias ai por sorte pode encontrar, porque muitos deles os livros desapareceram, outros destruídos e também queimados.

Em relação a pesquisa contacte pessoalmente pelo e-mail.

Cumprimentos
Victor de Viriato
geneaeiro@gmail.com

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#413975 | maria ss | 17 abr 2019 12:21 | Em resposta a: #360610

Bom dia,

O meu bisavô faleceu em Luanda em 1926, haverá alguma possibilidade de encontrar esse registo? O nome dele é Fernando Pereira Pimentel, mas toda a vida usou só o Fernando Pimentel.

Cumprimentos
Maria João Sousa

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#419828 | suraia85 | 06 dez 2019 15:57 | Em resposta a: #413975

Os registos em Angola são bem difíceis de encontrar. Sabe onde foi enterrado e a data exacta?

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#419861 | Isabel Mingas | 07 dez 2019 21:34 | Em resposta a: #413975

Maria, por acaso não tem a data de nascimento do seu bisavô? Aonde ele nasceu?

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#420164 | mercurio2 | 21 dez 2019 09:50 | Em resposta a: #360610

Procuro dados sobre:

Joaquim de Amorim (natural do Porto, Portugal) foi enterrado no cemitério de Benguela, Angola (1935/1936)
Este indivíduo (meu bisavô) combateu na 1ª Grande Guerra e foi destacado para Angola (por volta de 1919) para aí terminar a sua comissão militar. Pertenceu, evidentemente, ao Corpo Expedicionário Português (CEP).
Foi caixeiro-viajante em Angola e pintor de reclames em várias casas comerciais por todo o centro-sul de Angola.
Nasceu no Porto em 189? e morreu (leucemia) em Angola, tendo sido enterrado no cemitério de Benguela em 1935 ou 1936.
Alguém poderá ajudar-me a detectar o rasto deste senhor.
Estará nos registos do cemitério de Benguela (se não foram ainda destruídos)?
Registos militares (em Luanda)?
Outros (conservatórias)?
Foi casado com Carmen de Jesus e Silva (enfermeira-parteira) que morreu no Lobito em 1964.
Sou bisneto e tenho muito interesse em saber mais sobre este meu bisavô.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

Obrigado,
Henrique Rodrigues

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#420169 | suraia85 | 21 dez 2019 13:53 | Em resposta a: #420164

Bom dia! Em Benguela não o consigo ajudar. Mas o que busca com os dados do óbito? Tendo localização é um intervalo de tempo razoável de nascimento é possível procurar em Portugal.

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#422310 | maria ss | 05 mar 2020 12:46 | Em resposta a: #419861

O meu bisavô nasceu em Sto. André, Vila Nova de Poiares a 28 de Abril de 1873 e baptizado na mesma Paróquia a 6 de Julho do mesmo ano.

Faleceu em 1926 em Luanda.

Obrigada pela ajuda que me possa dar
Maria João Sousa

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#422311 | maria ss | 05 mar 2020 12:48 | Em resposta a: #419828

tanto quando sei terá sido em Abril.

Obrigada
Maria João Sousa

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#430342 | afonsosilva | 12 jan 2021 00:04 | Em resposta a: #360610

Boa noite caros confrades,

Vejo que este tópico está inativo há praticamente 1 ano, no entanto se alguém ainda estiver atento ou interessado neste assunto, eu procuro informações sobre familiares meus falecidos em Luanda e Uíge. Se algum de vós tem a possibilidade de me auxiliar nesta busca, ficaria eternamente agradecido.
Deixo o meu email - afonsomsilva97@gmail.com

Melhores cumprimentos
Afonso Mateus Silva

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#430348 | suraia85 | 12 jan 2021 07:42 | Em resposta a: #430342

Caro Afonso, se puder ser mais específico sobre a sua busca (o que pretende localizar e onde) em Luanda poderei avaliar a minha capacidade em ajudar lhe. Fico limitada devido a distância de alguns locais, mas no que puder, me coloco a disposição.

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#431092 | Adrisaraiva94 | 09 fev 2021 23:54 | Em resposta a: #360610

Olá,

O meu nome é Adriana, sou portuguesa e vivo no Porto.
A minha mãe nasceu em Malanje(Angola) em 1961, filha de pai português, de Anadia, e de mãe angolana, de Moçâmedes.
A minha avó, Eliza Maria Pessoa Saraiva, nasceu a 29/10/1928 em Moçâmedes, filha de António José Pessoa Saraiva (português) e de Guilhermina Maria (angolana).
Tanto quanto sei a minha avó Eliza veio para Portugal com o pai, António José, com 3 anos de idade e só voltou a Angola, onde conheceu o meu avô com 18 anos, sendo que nunca conheceu a mãe.

Será que podem ajudar-me a encontrar o registo de nascimento da minha avó, de forma a poder descobrir mais sobre a mãe dela?

Os dados são os acima referidos, mas passo a repetir:

Eliza Maria Pessoa Saraiva
Nascimento: 29/10/1928
Local: Moçâmedes, Namibe
Pai: António José Pessoa Saraiva
Mãe: Guilhermina Maria

Não sei qual a freguesia.
Envio um email para o qual podem contactar caso saibam de algo ou me possam ajudar, pois a minha conta nesta página não tem estado a funcionar direito.

É mesmo muito importante descobrir mais sobre essa parte da família.


Muito obrigado,
Adriana

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#431093 | Adrisaraiva94 | 09 fev 2021 23:54 | Em resposta a: #360610

O email para contacto:
Horaciomonteiro@outlook.pt
Ou
Adriana.saraiva.magalhaes@gmail.com

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#431129 | Adrisaraiva94 | 11 fev 2021 15:35 | Em resposta a: #360610

Eliza Maria Pessoa Saraiva casou com ÁLVARO Gomes Coelho, natural de Anadia(Aveiro, Portugal) a 18/09/1955 no Lobito, Angola.

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#431317 | marciagigante | 18 fev 2021 03:07 | Em resposta a: #360610

Boa noite,
há algum tempo criei um post, (vide infra o link), onde coloquei o seguinte pedido: "gostaria de localizar antepassados da minha Tetravó Maria Eduarda Pio do Amaral Gourgel, casada com António de Oliveira Simões de Abreu, pais de Maria da Conceição Simões de Abreu Vieira da Fonseca. Procuro os seus antepassados e descendentes do lado Pio do Amaral Gourgel."
Enviei este pedido também para a Paróquia da Nossa Senhora Remédios, mas sem qualquer resposta:
"É aqui que venho apelar à sua ajuda, procuro a
- assento de casamento de António de Oliveira Simões de Abreu, nascido e baptizado nessa Paróquia em 1870, casado com Maria Eduarda Pio do Amaral Gourgel
- assento de baptismo de Maria Eduarda Pio do Amaral Gourgel (terá nascido e baptizada aí entre 1870 e 1875)
- assento de casamento de João Simões de Abreu (ele Português de Chão de Couce saiu de cá e foi para Luanda) com Maria José de Oliveira Nunes, ela de Luanda, o casamento deverá ter ocorrido nessa Paróquia, entre 1867 e 1869, pois o António nasceu em 1869 e o Francisco em 1871.
- Conheceu a Senhora conhecida como a "Rainha dos Coqueiros"?"
Muito obrigada pela ajuda

Atenciosamente
Márcia Gigante

https://geneall.net/pt/forum/189199/familia-pio-do-amaral-gourgel/#a430741

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#431324 | suraia85 | 18 fev 2021 15:38 | Em resposta a: #431317

Bom dia!
Os assentos de casamento desconheço se existem. Para os registos de baptismos, no caso da Maria Eduarda Pio... precisaria disponibilizar o nome dos pais.

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#431332 | marciagigante | 18 fev 2021 17:31 | Em resposta a: #360610

Boa tarde,
Maria Eduarda Pio do Amaral Gourgel (Simões de Abreu), era filha de António Pio do Amaral Gourgel e de Ana Francisca Gamboa (Gourgel). Penso que o avô paterno se chamava João xxxx Pio do Amaral Gourgel

Será que assim ajuda?
Obrigada de Antemão
Saudações
Márcia Gigante

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#431360 | suraia85 | 19 fev 2021 14:34 | Em resposta a: #431332

Sim. Já anotei e tão logo possa, solicito uma busca na N.S. Remédios.

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#435738 | correa | 19 ago 2021 16:40 | Em resposta a: #431360

Procuro descendência do capitão Serafim Duarte Soares Coelho, nascidos em Luanda após 1877.Como poderei pesquisar este nascimento?
Agradeço qualquer ajuda
A.Correa

Resposta

Link directo:

Genealogia em Angola

#446454 | Scardos | 11 mar 2023 18:10 | Em resposta a: #360610

Boa tarde,

Qual a possibilidade de obter caso existam registos paroquiais de 1975 em Luanda, mais propriamente Paroquia Santa Ana.

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen