Quinta da Dominga Chã (Póvoa d'el Rei, Pinhel)

Este tópico está classificado nas salas:

Quinta da Dominga Chã (Póvoa d'el Rei, Pinhel)

#360711 | gfsouza | 23 ago 2015 14:51

Caros colegas,

Alguém conhece a história da quinta de Dominga Chã e saberia dizer de quem o lugar era propriedade historicamente?

Muito agradecido.
Cordialmente,

Gustavo de Souza.

Resposta

Link directo:

Quinta da Dominga Chã (Póvoa d'el Rei, Pinhel)

#404883 | genefernanda | 01 jul 2018 22:11 | Em resposta a: #360711

Caro confrade
Colocou uma questão à qual também gostaria de ver resposta. Tenho a suspeição que Dominga Chã - outrora chamada Minga Chã, sabe-se lá porquê) seria da minha família. Tenho um casal de antepassados em que ele - Manuel Ribeiro era de Cerejo e casou com Mª Pires, de Minga Chã mas não tenho os seus registos de nascimento. Figuram no registo de nascimento de Cerejo os seus filhos, o mais velho dos quais terá nascido em 1787. Vários parentes meus descendem deste casal. Bem perto (desta que outrora era quinta) fica a quinta de Valongo, com solar e que andou cá e lá mas que acabou por ficar na minha família. Seriam proprietários ou arrendatários? não sei. Como "perderam" as terras, tb não sei.
Quanto à designação "Minga" tenho uma opinião sem fundamento científico mas que pode ser 1 pista. Por aquelas terras se terá travado a batalha das Ervas Tenras e por aqueles campos terão ficado corpos e cavalos, bem como armaduras. Será que o chão ia abatendo, à medida que os despojos de guerra se deterioravam e daí o mingar...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 11:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen