Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#360836 | 6099 | 28 ago 2015 00:56

Caros Confrades Genealogistas:

Pretendo obter a ascendência de Ana Glória de Soutomaior, de Viseu, casada com João de Almeida, também dali natural, e que foram Pais (pelo menos) de Micaela Maria de Soutomaior, também ali nascida. Esta Micaela, por ter ficado doente, pobre e viúva (c.g.) de Luís Ferreira de Lemos, pede uma esmola ao Cabido da Sé de Viseu em 7.12.1736. Presume-se pois que sua Mãe, Ana Glória de Soutomaior, tivesse nascido em finais do século XVII (tenho um registo paroquial de casamento de um neto seu em 1756 - Arquivo Distrital de Viseu).

Segundo as "Ascendências Visienses", de Manuel Abranches de Soveral, existem em Viseu Sottomayores (ou com outras grafias, mas o apelido é o mesmo), a partir do casamento de Diogo Botelho da Costa (ou Diogo Fernandes da Costa Homem) por volta de 1550 com D. Inês de Artiaga y Sottomayor (nascida por volta de 1535 em Bejar, Castela). Destes foi filho entre muitos outros, D. António Botelho da Costa (nascido cerca de 1551), que casou com D. Ana, filha de Afonso Ensias. Foram estes últimos, os pais de D. António Botelho da Costa Homem (nascido cerca de 1590) que casou com D. Águeda de Figueiredo de Almeida e que tiveram vários filhos, tendo nalguns seguido o apelido Soutomaior (nem todos na geração imediatamente a seguir, mas usaram-no na segunda ou na terceira). Pelas minhas deduções cronológicas e pela localização geográfica em Viseu, julgo que algum destes filhos será avó ou avô (não sei se por via legítima ou bastarda) da tal Ana Glória de Soutomaior.

As informações acima, podem diferir nalguns pontos das que são dadas no Felgueiras Gayo nos títulos de Costas, Botelhos e Homens e na "Pedatura Lusitana" (Alão de Moraes), mas além de não afectarem o assunto aqui tratado, julgo que é bastante mais fiável a investigação aturada e mais exaustiva de Abranches de Soveral.

Agradecia pois a quem me puder indicar alguma informação sobre a ascendência por via Soutomaior da dita Ana Glória de Soutomaior, de Viseu, e a provável ligação aos acima citados. Se tal for possível, também me interessava a ascendência de seu marido João de Almeida.

Com os melhores cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#361109 | 6099 | 06 set 2015 20:48 | Em resposta a: #360836

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#361126 | roz | 07 set 2015 12:13 | Em resposta a: #361109

Caro Jose Paulo

Nao tenho informacao sobre o que pede mas tenho alguns dados sobre gente que deve estar ligada aos seus. Ate' que ponto isso lhe sera' util nao sei mas aqui fica. Ha anos antes dos registos estarem on line copiei no Arquivo o seguinte:

A 20/8/1699 Manuel Cardoso Sotto Mayor c/c Teresa d'Almeida Cabral na freguesia de St. Isidoro, Melo (Gouveia), Guarda. Foram TT Joam Forte e Siman Forte (fl. 38)

A 17/8/1707, na mesma paroquia, Manuel Cardoso de Sotto Mayor natural de Viseu, filho de Francisco de Almeida e D. Ana Sotto Mayor c/c Brites Teresa Cabral filha de Manuel ....... (de Pinhel). Foram disoensados em 3.o grau de afinidade. (fl. 51v)

A certo ponto (talvez cerca 1715/20) este Manuel teve um filho ilegitimo/natural com Catarina da Cunha, tambem em Melo, que se chamou Antonio Jose de Artiaga (Sotto Mayor). Os filhos deste Antonio, uns usavam os 3 apelidos e outros so Artiaga.

Nao prossegui este ramo por so serem meus colaterais. Este Antonio casou com a irma~ de uma minha 6.a avo'. Como ve, este Manuel, embora de Viseu, mudou-se para outro sitio e assim pode ter contecido o mesmo aos seus.

Tentei agora encontrar estes registos on line http://tombo.pt/f/gva09 mas nao consegui. Em principio deviam estar nos livros mistos que estao acessiveis, mas so ha os casamentos depois de 1750 e tal.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#363167 | 6099 | 06 nov 2015 07:20 | Em resposta a: #361126

Cara Rosário:

Por qualquer razão que desconheço, não recebi notificação da sua resposta neste tópico. Ora como só há dias voltei a consultá-lo no sentido de renovar o meu pedido de esclarecimento, apenas agora tomei conhecimento da sua mensagem. Desculpe pois o atraso nos meus agradecimentos.
Apesar de não satisfazer o que eu pretendia, o seu contributo é deveras interessante e, relacionando-se obviamente com a minha questão, constitui um ponto de partida para outra via de invetigação. Mesmo que as pessoas que indica sejam de linhas colaterais, são evidentemente da mesma família Artiaga Sottomayor que menciono. Também já consultei os registos mistos que refere, mas não consegui ainda encontrar nem o casamento do casal em título, nem outros registos de casamento, de baptismo ou de óbito de filhos seus ou de parentes próximos que pudessem fazer luz sobre as minhas dúvidas.
Bem haja e receba os meus cumprimentos,

José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#388963 | 6099 | 02 fev 2018 09:29 | Em resposta a: #360836

Renovo o pedido

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#388965 | aníbal | 02 fev 2018 13:39 | Em resposta a: #388963

https://geneall.net/pt/nome/2529810/antonio-jose-de-artiaga-souto-mayor/

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#425505 | TMA | 10 jul 2020 11:18 | Em resposta a: #360836

Caro José Paulo C.F. da Bandeira de Figueiredo,
tem alguma relação com este ramo https://geneall.net/pt/forum/162015/almeida-sottomayor/#a307155 ?

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#438008 | portingal | 10 dez 2021 18:11 | Em resposta a: #388963

Boas Noites,

Veja a HSO de Luís Ferreira de Lemos

Cumprimentos,

Carlos da Fonte

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#438012 | 6099 | 10 dez 2021 19:23 | Em resposta a: #360836

Muito obrigado pela boa sugestão!
Cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Viseu (séc. XVII / XVIII): Ana Glória Soutomaior (casada com João de Almeida)

#438013 | 6099 | 10 dez 2021 19:25 | Em resposta a: #425505

Boa noite.
Não tenho informação que possa comprovar. Mas sinceramente, não me parece...
Cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 07:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen