auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#360928 | JFonseca | 01 set 2015 00:48

Caros Confrades Brasileiros

Procuro a data de desembarque no Rio de Janeiro de Dionísio da Silva Pinheiro, meu tio-avô, (que também usava o nome Dionísio da Silva Pinheiro e Castro), filho de Joaquim da Silva Pinheiro e de Joaquina Pereira de Castro, nascido em 16 de Outubro de 1880, em Bairro, Vila Nova de Famalicão, Portugal.
Emigrou no ano de 1892 ou 1893, sem passaporte.
Agradeço qualquer informação para auxiliar na pesquisa.

JFonseca



Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361038 | lobosco | 04 set 2015 04:05 | Em resposta a: #360928

Olá!
As listas de passageiros estão digitalizadas no site do Arquivo Nacional, mas é uma pesquisa cansativa. As listas têm bem poucos dados sobre os passageiros.Existe também um banco de dados, mas está no começo.
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=168
Se ele estava no Brasil depois de 1939 é possível que exista um prontuário de registro de estrangeiro.
Costuma ter informações sobre chegada ao país e é possível pedir uma cópia.

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361070 | JFonseca | 05 set 2015 11:36 | Em resposta a: #360928

Meu tio-avô desembarcou no Rio de Janeiro no período compreendido entre 1 de Janeiro de 1892 e 15 de Agosto de 1893 (data duma troca de correspondência para Portugal).

Não existe nenhum prontuário de registro de estrangeiro em nome dele.

Poder-me-ão dizer quando é que a base de dados da “Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto de Rio de Janeiro”, constante do Arquivo Nacional, reportada ao período de 1885 a 1891, se vai expandir para outros anos?

JFonseca

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361256 | Samuel C O Castro | 09 set 2015 23:45 | Em resposta a: #360928

Prezado J Fonseca,

Se por acaso você tiver a ascendência da Joaquina Pereira de Castro e puder fazer a gentileza de aqui informar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Antecipo agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361296 | claudio_mattos | 10 set 2015 23:10 | Em resposta a: #361070

J Fonseca, Meu caso é similar ao seu, porém estou realizando a busca de 1905 até 1923 e de fato é cansativa.
O que eu estou fazendo é ler todos os dias ao menos 50 desembarques e com o objetivo de 100 desembarques e apontando em uma planilha Excel, e somente quando encontrar, vou poder partir para a busca da certidão em Portugal.
O meu bisavó é o Antonio de almeida Mattos, filho de João da Silva Mattos e Beatriz de Jesus.

boa sorte para ti também.

Claudio.

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361298 | claudio_mattos | 10 set 2015 23:12 | Em resposta a: #361296

A propósito, uma amiga enviou em torno 3700 cartas para as paroquias na Itália, e depois de 2 e 1/2 ela conseguiu encontrar e adquiriu a Cidadania, portanto mesmo que difícil não podemos perder as esperanças.

Claudio Saraiva Mattos.

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361316 | mila1001 | 11 set 2015 12:28 | Em resposta a: #360928

Claudio,
Peço desculpas por invadir seu tópico,mas,tempos atrás,encontrei um imigrante na lista de navios neste link,a pessoa era de origem italiana,mas,o link me ajudou muito.

https://sites.google.com/site/barcosdeagnelli/Listado

Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361318 | claudio_mattos | 11 set 2015 13:36 | Em resposta a: #361316

Obrigado Mila, toda a ajuda é bem vinda. Vou olhar, mas essa lista já irá ajudar ao meu amigo que está procurando seu avô italiano e obviamente irei olhar também o meu ascendente português para ver se ele está. Muito Obrigado. Claudio S. Mattos.

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361618 | JFonseca | 19 set 2015 23:28 | Em resposta a: #361296

Claudio

Consulte a base de dados do CEPESE onde consta o seguinte registo, que pode estar relacionado com a pessoa que procura:

João da Silva Matos, natural de S. Pedro do Sul (distrito de Viseu), filho de João da Silva Matos e de Maria Joaquina Jesus, com 14 anos de idade, emigrou para o Rio de Janeiro (ID 417549).

JFonseca

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#361651 | claudio_mattos | 20 set 2015 23:30 | Em resposta a: #361618

obrigado JFonseca, mas não creio que seja ele, pois meu bisavô nasceu em portugal e pela certidão de casamento do meu bisavô no brasil, parece-me que meu trisavô João teria 24 anos na época do nascimento do meu bisavô António.
De qualquer forma muito obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#363468 | Márcia de Oliveira | 13 nov 2015 17:06 | Em resposta a: #360928

Prezado J Fonseca
Sou bisneta de Dionísio da Silva Pinheiro, nascido em 19/10/1852, em S. Pedro de Bairro, concelho de Vila Nova de Famalicão, mas este é filho de Rodrigo Antônio da Silva e D. Teresa da Costa, conforme consta na fonte: Joaquim Bento Correa de Miranda e Sá - Sargento_mor das Ordenanças do Concelho de Refojos de Riba d'Ave, seus Coutos e Honras - Sua ascendência e descendência.

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#363513 | JFonseca | 15 nov 2015 19:18 | Em resposta a: #363468

Cara Márcia de Oliveira

O seu bisavô, Dionísio da Silva Pinheiro, era irmão do meu bisavô, Joaquim da Silva Pinheiro.
O meu bisavô teve um filho, com o nome Dionísio da Silva Pinheiro, acima referenciado.

Terei o maior prazer em fornecer-lhe dados sobre a família que tenho estado a pesquisar.

Com os melhores cumprimentos,

JFonseca

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#363865 | Márcia de Oliveira | 28 nov 2015 20:57 | Em resposta a: #363513

Olá JFonseca
Um prazer estabelecer contato!
Agradeço a oferta de me subsidiar com informações.
Se houver interesse de sua parte, posso também contribuir com algumas informações.
Tenho mais informações sobre minha bisavó Isaura, esposa de Dionísio. (Inclusive mantenho contato com dois primos descendentes dos pais da bisavó Isaura, um residente em Braga - Henrique Sá Nogueira Santarém, sua irmã Maria de Lourdes Santarém, nascida em Santo Tirso, mas agora residente na Itália. Já estive em Portugal onde conheci pessoalmente Maria de Lourdes. Ambos foram maravilhosos em me contar e fornecer dados dessa linha materna, porque são pesquisadores em genealogia).
Por isso será preciosa qualquer informação sobre meu bisavô Dionísio!
Só hoje retornei à pesquisa de minha ascendência paterna. Sim me interessa muito saber sobre meu bisavô Dionísio da Silva Pinheiro.
Gostaria de saber, entre outras coisas, quando ele emigrou para o Brasil. (Hoje eu encontrei o vapor Amazonas que trouxe meu bisavô pela linha materna José Correia Velho de Leixões/Porto para o Rio de Janeiro e agora quero tentar descobri o vapor que trouxe meu bisavô pela linha paterna Dionísio.
Outro interesse de pesquisa é sobre o sobrenome Pinheiro. Considerando que os pais de meu bisavô Dionísio se chamavam Rodrigo Antônio da Silva e Thereza da Costa, despertou minha curiosidade descobrir como o sobrenome Pinheiro foi acrescentado.
Há também uma coincidência que me intriga: embora minha linha materna se origine na freguesia de Santa Bárbara na Ilha Terceira/Açores, esse bisavô João Correia Velho obteve seu passaporte, conforme registrado no Arquivo Distrital de Braga, em Vila Nova de Famalicão, conselho onde meu bisavô Dionísio da Silva Pinheiro nasceu. Como esse bisavô João ali se casou com Arminda Ribeiro da Silva, eu estou pesquisando para ver se minha bisavó Arminda, também da Silva pela linha materna, seria parente de meu bisavô Dionísio da Silva pela linha paterna !

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#363866 | Márcia de Oliveira | 28 nov 2015 21:20 | Em resposta a: #363513

Olá de novo,
Observei que você tem interesse no desembarque do seu tio-avô Dionísio da Silva Pinheiro filho de seu bisavô Joaquim da Silva Pinheiro, portanto sobrinho de meu bisavô Dionísio da Silva Pinheiro. O acervo do Arquivo Nacional tem listas de passageiros que remontam a 1875 e vão até 1964, portanto, abrange o período que você supõe ter sido a viagem (01/01/1892 a 15/08/1893). Segue o link: http://www.an.gov.br/sian/principal_pesquisa.asp?busca=multinivel/multinivel_consulta4.asp?v_codReferenciaPai_ID=567717

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#364531 | JFonseca | 23 dez 2015 00:30 | Em resposta a: #363866

Cara Márcia de Oliveira

Aguardo o seu contacto através do email fornecido.

Com os melhores cumprimentos,

JFonseca

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#364610 | Márcia de Oliveira | 26 dez 2015 23:05 | Em resposta a: #360928

Prezado J Fonseca
Já lhe contactei em:
Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2015 22:13
Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2015 11:34
Observar que utilizo meu email profissional, onde assino Arquiteta Márcia Pinheiro, que é meu nome de solteira.
Att
Marcia de Oliveira

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#364618 | JFonseca | 27 dez 2015 11:48 | Em resposta a: #364610

Márcia

Não recebi nenhuma mensagem sua.

Enviei-lhe agora uma mensagem através do fórum com o meu email.
Aguardo notícias.

Com os melhores cumprimentos,

JFonseca

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#364630 | Márcia de Oliveira | 27 dez 2015 16:33 | Em resposta a: #360928

Prezado J Fonseca
Verifique sua caixa de spam.
De qualquer forma vou lhe responder novamente.
Att
Márcia

Resposta

Link directo:

auxílio na pesquisa da data de desembarque no Rio de Janeiro

#364631 | Márcia de Oliveira | 27 dez 2015 16:38 | Em resposta a: #360928

Prezado JFonseca
Acabo de enviar nova mensagem para estabelecer contato com o seguinte teor:

----- Mensagem encaminhada -----
De: Marcia [...]
Para: [...]
Enviadas: Domingo, 27 de Dezembro de 2015 14:35
Assunto: contato

Prezado Sr. JFonseca
Fazendo minha terceira tentativa de entrar em contato.
Espero lograr êxito.
Att.

Márcia [...]

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 01:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen