Familia Terra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Familia Terra

#16899 | LIST | 07 fev 2002 22:47

Pedido aos organizarores e participantes deste Forum:
Procuro todo o tipo de info. sobre a familia Terra com origem nas ilhas dos Acores, especialmente dos que foram para a America do Sul.
Muito Obrigado,
Luis Terra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16900 | 1947 | 07 fev 2002 23:41 | Em resposta a: #16899

Caro Luís
Os Terra descendem de Joss Van Aertrijcke, um dos primeiros povoadores flamengos da ilha do Faial, nos Açores, pelo menos no terceiro quartel do séc. XV. O seu nome foi traduzido para Jorge da Terra. Casou com Margarida da Silveira, fª do povoador do Topo, ilha de S. Jorge, Wilhelm Van des Aegen, flamengo de Maastricht, e de sua mer Margarida Sabuyo ( este apelido está certamente corrompido e não se tentou ainda sériamente reconstituí-lo) Ele passou a ser conhecido por Guilherme da Silveira e ela por Margarida de Azambuja e foram o tronco dos Silveiras dos Açores.
Jorge da Terra e sua mer tiveram cinco filhos.

1 - Jorge da Terra - o Moço - que casou com Maria de Porras
2 - João da Silveira que casou com Catarina de Brum e deu origem a um ramo da fam. Brum da Silveira
3 - Francisco da Silveira
4 - Barbara da Silveira, casada com António de Brum - o Velho - outro ramo dos Brum da Silveira.
5 - Manuel da Silveira, casado com Isabel Pereira.
Destes nasceu larga geração que se espalhou, primeiro pelas ilhas do Faial e Pico, e depois nas de S. Jorge e Terceira. Existe geração actual documentada, e, em alguns casos, será possível reconstituir a ascendência de actuais Terras até os ligar a eventuais ramos conhecidos deste apelido. Como sempre sucedeu nos Açores, terra com solo escasso, morgadios importantes e uma natalidade forte, grande parte dos descendentes decaíram socialmrente ou, obrigados pela pobreza, viram-se coagidos a emigrar, sobretudo nos séc. XVIII e XIX.
Para os mais antigos existem, no Brasil, bons e honestos investigadores. Para os mais recentes existem listas de passaporte que, no caso da ilha Terceira Têm vindo a ser publicados no seu Arquivo Histórico. Contactar a Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Angra do Heroismo
Cumprimentos e...boa sorte
Manuel Lamas de Mendonça
3 - Francisco da Silveira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16903 | LIST | 08 fev 2002 00:17 | Em resposta a: #16900

Caro Manuel:
Muito agradecido pela sua informacao!
Gostaria no entanto de pedir-lhe o favor, se me puder informar, se existe alguma possibilidade de que os Terra que foram para o Brasil descendam dos filhos 1,2,3,4 ou somente podem ser descendentes de 5-Manuel da Silveira.
Saudacoes fraternais,
Luis Terra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16905 | 1947 | 08 fev 2002 00:38 | Em resposta a: #16903

Caro Luís:
Estamos a falar de individuos que viveram no começo do séc XVI e podem ter centenas de milhares de descendentes actuais. Compreenderá que a sua pergunta é de resposta muito difícil.
Para começar procure um livro publicado na Horta, Faial, nos anos vinte do século passado por Marcelino Lima e que se chama FAMÌLIAS FAIALENSES
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16907 | LIST | 08 fev 2002 01:25 | Em resposta a: #16905

Caro Manuel:
Uma vez mais lhe agradeco a informacao que teve a amabilidade de me ceder e a partir dela continuarei a pesquisar o ramo particular da minha ascendencia. Gostaria apenas de informa-lo, por curiosidade, que os Terra da minha familia se encontram radicados ha pelo menos um seculo no Uruguay e vieram dos Acores passando primeiro pelo Brasil.
Saudacoes fraternais do "parente",
Luis Terra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16917 | 1947 | 08 fev 2002 13:20 | Em resposta a: #16907

Caro Luís, o unico genealogista brasileiro que sei estar interessado nos Açores a frequentar este forum é, tanto quanto sei, jodan99@uol.com.br. É sério, informado e parece ter contactos. Não custa nada tentar.
Lamento informá-lo de que, tanto quanto sei, não possuo nenhum ascendente Terra
Cumprimentos cordiais Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16930 | fdmcv | 08 fev 2002 18:44 | Em resposta a: #16899

Caros Luis e Manuel,

Descendo de Francisco Garcia da Rosa Terra, nascido por volta de 1770 em S. Maria Madalena, Ilha do Pico, filho do Sargento-mor Manoel Garcia da Rosa e Joasefa Maria da Vitória.

O Francisco foi capitão e cavaleiro da ordem da rosa aqui no Brasil. Era grande proprietário na cidade de Cabo Frio, litoral do estado do Rio de Janeiro.

Ainda estou pesquisando mais sobre seus descendentes, embora minha ligação a ele já esteja toda documentada. Nada mais sei sobre sua ascendência, pois ainda não pesquisei os microfilmes da Ilha do Pico.

Também estarei interessado em trocar informações sobre esta família.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

PS: Dos genealogistas brasileiros que conheço, o João Simões Lopes, cujo endereço eletrônico foi dado pelo Manuel em mensagem anterior, é aquele com mais informações sobre os Açores, em geral. Que eu saiba, ele não ainda não encontrou ancestrais com sobrenome Terra.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16935 | LIST | 08 fev 2002 20:06 | Em resposta a: #16917

Caro Manuel:
Uma vez mais agradeco as suas informacoes.
Pensei que seria meu parente afastado pela maneira como assinou o seu primeiro email (3- Manuel da Silveira). Obrigado pelo esclarecimento, saudacoes cordiais
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16937 | LIST | 08 fev 2002 20:20 | Em resposta a: #16930

Caro Fernando:
De momento, como estou a comecar, ainda nao tenho informacao sobre ligacao do ramo da minha familia a Francisco Garcia Rosa Terra.
De todas as formas gostaria que nos pudessemos manter em contacto atraves deste forum. No caso de eventualmente vir a ter conhecimento da ascendencia dos Terra que foram do Brasil para o Uruguay agradecia se me pudesse informar.
Saudacoes cordiais,
Luis Solari Terra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16941 | 1947 | 08 fev 2002 22:58 | Em resposta a: #16937

Caro Fernando M.C. Vieira
Não garanto que seja o mesmo, masafianço que é a mesma gente.
1 - Lic. ( Direito, U. de Coimbra) Manuel Garcia da Rosa, nasc. em 1749, cas.a 26-7-1789
com D. Isabel JOSEFA Forjaz de Lacerda, nasc. a 30-5-1758 e fal 1-8-1791. Em 17-12-1781 tomou posse como juiz na Horta, Faial, mas pediu para ser transfeido para a ilha do Pico.
Ele era fº de José Garcia da Rosa, nasc. em 1703, e casado a 7-3-1754, com Maria Teresa.
Neto de Sebastião Rodrigues que casou a 15-5-1690 com Isabel Garcia.
Ela Fª de João Francisco e de Brites Garcia, esta última, fª de João Luís Garcia e de sua mer Maria da Rosa, da Madalena do Pico.

D. Isabel Josefa era Fª de André Francisco Vandaraga Forjaz de Labat e de sua mer D. Maria Feliciana Bettencourt Marramaque de Lacerda. Neta de Diogo de Labat, nasc. 1684, e de sua mer D. Isabel Felícia de Lacerda. Bisneta de Gedeão de Labat e de D. Maria de Faria da Silveira. Trineta de Jacques de Labat, natural de La Rochelle, França, que passou á ilha do Faial em meados do Séc XVII.

D. Maria de Faria da Silveira, fª de André d'Utra Machado, nasc. em 15-12-1627, e de sua mer Agueda Vieira. Neta de Estácio d'Utra Machado e de sua mer Isabel de Faria. Bisneta de Estácio d'Utra Machado e de sua Mer Paula da Silveira Terra, esta última fª de Diogo Gomes, da ilha Gtaciosa, fal.em 1565, e de sua mer Catarina da Silveira, Fal. 1568, esta última fª de do fidalgo Flamengo Jorge da Terra ( ver minha 1ª resposta sobre este assunto, e de sua mer Margarida da Silveira, esta fª do "célebre" Wilhelm Van der Haegen e de sua mer Margarida Azambuja
Lima, Marcelino, Famílias Faialenses, Horta 1922, títº XII (Garcia), p. 257.
Grande linhagem flamengo-açoriana!
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16963 | fdmcv | 09 fev 2002 14:58 | Em resposta a: #16941

Caro Manuel,

Muito obrigado por suas informações !

Só me resta torcer para que sejam os mesmos. O nome da "minha" Josefa é diferente desta mulher do Manuel Garcia da Rosa, mas isso não significa muito, pois encontrei este nome em um registro de uma neta deste casal, e os padres do local (Cabo Frio) costumavam errar bastante.

Creio que o meu antepassado Francisco Garcia da Rosa Terra tenha erdado o "Terra" da mãe, o que está de acordo com o costado apresentado.

Fiquei curioso, vamos ver se há como resolver a questão sem os microfilmes, pois não poderei pesquisá-los no momento.

Existe a lista Azores-L, para a qual enviarei pergunta sobre o tema.

Mais uma vez, grato pela atenção e interesse.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16964 | fdmcv | 09 fev 2002 15:08 | Em resposta a: #16963

"herdado", claro. Não "comemos" o "h" ... ainda

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#16967 | 1947 | 09 fev 2002 15:53 | Em resposta a: #16963

Meu Caro Fernando:
É extremamente provável que se trate da mesma gente, pelo menos uma parte deles serão seus ascendentes. No entanto, nestas coisas, é indispensável recorrer a fontes fidedignas, e vai-lhe dar muito prazer encontrar nos registos paroquiais do Pico a confirmação de tão honrado entronque. Espero que seja bem vindo ao imenso clã dos Silveiras açorianos.
Cumprimentos cordiais e bom carnaval, o meu será passado a estudar e á espera que nasça o Fernão Lamas da Silveira Furtado de Mendonça.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#17002 | fdmcv | 10 fev 2002 15:29 | Em resposta a: #16967

Caro Manuel,

Saúde, paz e felicidade para o mais novo membro de sua família.

Abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Familia Terra

#94054 | lgcm | 21 jun 2005 22:24 | Em resposta a: #16937

Caro Luis Solari Terra

Você conseguiu obter informações sobre a Familia Terra que foi dos Açores para o Brasil e depois para o Uruguai ? Estou interessado pois minha avó, nascida em São Carlos (SP _ Brasil), Joanna Terra Camargo, era filha de João Evangelista Terra (falecido em São Carlos - SP, em 1896.
Espero que você ainda esteja nesse Forum. Abraços.

Luiz Gonzaga Camargo Maia

Resposta

Link directo:

Familia Terra

#353846 | alessandroribeiro | 21 jan 2015 00:53 | Em resposta a: #16930

Olá, também sou descendente do Francisco Garcia da Rosa Terra. Eu fiz um teste genético no 23andme e encontrei um outro usuário lá, que é meu parente "genético", e que possui um ancestral "José Garcia da Rosa", nascido em 1783 na ilha de Pico, filho de Manuel da Rosa de Oliveira e de Catarina Garcia. Desconfio que esse "José Garcia da Rosa" seja irmão ou tio do nosso Francisco. Você já fez algum teste genético no 23andme ou em alguma outra empresa ? Caso tenha feito, tenho interesse em fazer contato para através do cruzamento de informações, descobrirmos os ancestrais do Francisco.

Resposta

Link directo:

Familia Terra

#353979 | sousa45 | 24 jan 2015 16:02 | Em resposta a: #353846

Boa tarde,

Tenho interesse em estabelecer uma ligação entre os Terra do norte de Portugal e os Açores.
Fiz teste no FTDNA e upload to gedmatch.

Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 03:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen