Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361075 | Cláudio C. da Gama | 05 set 2015 19:09

Estou a procura dos antepassados dos meus Triavós José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama. Eles eram de Portugal, pais do meu Bisavô José Augusto Cortes Gama (1870-1950) que veio para o Brasil como imigrante no século XIX. Ele possuía uma anel do Brasão da Família Gama, e usava como sinete em suas missivas. Se formou em Coimbra. Essa procura é para através de documentos contundentes comprovar a minha ligação com meus ancestrais da linhagem da família de Dom Vasco da Gama, seja por irmãos, primos e etc.

Bem através de um estudo sobre genealogia de minha família por parte materna vem até o momento comprovando que minha linhagem é aristocrata. Por parte de minha mãe, sou da família “Da Gama” que parece remontar até o momento ao meu ancestral Vasco da Gama eu mesmo sendo neto do bravo navegante em sua 14ª geração. O tronco original vem desde o século XII com Lopo Rodrigues Ulhoa que fazia parte da cavalaria real e que lutou bravamente na conquista de Évora em 1166. Ele tinha conexões com os Templários. De início “Gama” foi acrescentado em seu nome como um "Nome de Sorte".
Lopo Rodrigues ou Rui Lopes era de Olivença, uma cidade luso-espanhola a partir das "Guerras das Laranjas". Lopo Rodrigues da Gama era conhecido em todo a região do Alentejo. Ele serviu bravamente e lealmente a Dom Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal (Portus Calle). Membros posteriores da família “da Gama” se tornaram alcaides ou prestando serviços a cavalaria real.
Já no século XV eis que surge Vasco da Gama que nasceu em Sines, litoral de Portugal. Seu pai era alcaide-mor em Sines. A história é longa, mas após seu retorno das Índias, ele recebeu de Dom Manuel títulos, bens e uma pensão anual. Recebeu o título nobiliárquico de Conde de Vidigueira. Seu esquife está enterrado ao lado de Luiz Vaz de Camões, no mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.
Os descendentes de Vasco da Gama por suas ligações com a corte e serviços prestados ao reino, conservaram o título de conde de Vidigueira e foi assim que o Castelo de Vidigueira passou a ser denominado Paço dos Gamas. Houve membros da família ligados a nobreza que foram contemplados com o título de marquês de Niza.
Eu tenho a pesquisa da árvore genealógica dos Gama que foi realizada por um primo. Ele fez um excelente trabalho. Eu tenho uma cópia em minhas mãos.
Eu pretendo entrar em contato no futuro com o Instituto de Nobreza de Portugal para verificar a possibilidade de título nobiliárquico (Cavaleiro ou Baronete) a que se tem direito por no mínimo 500 anos de minha família, contudo, ainda não tenho um e-mail para contactá-los.

Saudações,

Cláudio César da Gama de Paula Carvalho.

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361089 | saintclair | 06 set 2015 12:03 | Em resposta a: #361075

-
O seu bisavô José Augusto Cortes Gama formou-se U. C. em que
especialidade?
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361224 | AQF | 09 set 2015 03:43 | Em resposta a: #361075

Caro César da Gama,

Esses Sanches da Gama são da Lousã, freguesia e concelho do distrito de Coimbra.

Tenho alguma informação sobre uma irmã do seu avô, Mabília Generosa Cortez da Gama que casou a 23.12.1886 com o Dr. José Augusto Sanches da Gama com dispensa de consanguinidade do 2º e 3º grau dobrado, a qual, numa primeira aproximação, terá a seguinte ascendência:

Até à 10ma geração.

Geração 1
1 - Mabília Generosa Cortez da Gama ca 1868-
Geração 2
2 - José Maria Cortez da Gama 1823
3 - Teresa de Jesus Sanches
Geração 3
4 - Bernardo Elias de Almeida Cortez e Alarcão 1790-
5 - Ana Adelaide Cortez da Gama †
6 - N Sanches
7 - Maria das Dores
Geração 4
8 - Jerónimo Lopes de Almeida, Dr. †
9 - Micaela Joaquina Cortez da Gama 1758-
10 - Manuel Joaquim de Macedo, Dr. ca 1750-
11 - Maria Delfina Lopes Monteiro
Geração 5
16 - António Francisco
17 - Antónia Duarte
18 - Manuel Nunes da Gama ca 1713-
19 - Antónia de Jesus Cortez de Almeida 1724-
20 - Inocêncio Cortez de S. José ca 1702-
21 - Sebastiana Maria da Gama ca 1716-
Geração 6
36 - António Nunes ca 1692-
37 - Teresa Francisca de Jesus 1681-
38 - Manuel Vaz Cortez, Dr. 1690-
39 - Antónia Maria de Almeida, em estudo ca 1683-
40 - Manuel Cortez de Macedo, Senhor da Quinta da Cova do Lobo na Lousã
41 - Maria Antónia dos Prazeres da Silva
42 => 36
43 => 37
Geração 7
72 - Manuel João †
73 - Maria Nunes ca 1660-
74 - Francisco Mateus †
75 - Francisca Rodrigues †
76 - Manuel Vaz
77 - Brazia Cortez †
78 - Lourenço de Almeida ca 1650-
79 - Domingas Ferreira ca 1641-
80 - Manuel Cortez de Macedo, Senhor da Quinta da Cova do Lobo na Lousã
81 - Joana de Macedo, em estudo
82 - Luís da Silva, Padre
83 - Ana Maria da Costa
Geração 8
144 - Manuel João
145 - Isabel Rodrigues
146 - Afonso Simão, Foreiro do Casal do Chiqueiro na serra da Lousã 1623..1626-1697
147 - Maria Nunes Pinto †1730
156 - Luís de Almeida, Foreiro do Casal da Silveira na serra da Lousã ca 1598-1689
157 - Maria de Paiva ca 1626-
158 - António Gonçalves ca 1604-
159 - Maria Ferreira ca 1603-
160 - Luís Cortez, Senhor da Quinta de Cova do Lobo na Lousã
161 - Luísa Negrão
162 - João de Macedo
163 - Maria Botelho
164 - Pedro de Miranda
165 - Maria Godinho, em estudo ca 1585-
166 - Pedro da Costa de Paiva
167 - Mariana de Faria †1663
Geração 9
292 - Manuel Simões †1680
293 - Domingas Álvares, em estudo †
294 - Manuel Rodrigues Pinto, senhor do 1º morgado dos Pintos de Foz de Arouce †
295 - Isabel Fernandes
312 - Gaspar Simões, em estudo ca 1535-1607
313 - Maria de Almeida, em estudo
314 - Sebastião Rodrigues †1643
315 - Maria de Paiva
316 - Ascenço João
317 - Maria Gonçalves
318 - Simão Ferreira
319 - Domingas ou Francisca João
320 - Luís Dias
321 - Isabel Cortez
330 - Gaspar Godinho
331 - Maria Arnaut
Geração 10
584 - Amador João †1642
585 - Maria Simões, em estudo †
586 - Simão Álvares
587 - Leonor Luís †1641
624 - Afonso Simão, em estudo
625 - Maria Nunes, em estudo
626 - Pai Almeida
627 - Mãe Almeida
642 - Simão Álvares
643 - Inês Lourenço †
660 - Simão Godinho
661 - Maria Pereira
662 - António Arnaut 1530-ca 1593
663 - Catarina Barata †/1599
Total: 81 pessoas

Também tenho alguns parentescos com estes Gamas, mas, até onde foi possível recuar, ainda não encontrei qualquer ligação ao Vasco da Gama, pelo que fico curioso em conhecer a informação que já recolheu nesse sentido.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361225 | Cláudio C. da Gama | 09 set 2015 05:22 | Em resposta a: #361089

Agradeço pela sua resposta Sr. Saintclair.

Eu não tenho essa informação uma vez que minha avó, Alice Gama de Paula e minha mãe, Maria Thereza de Paula Carvalho já são falecidas. E não lembro dessa informação que pode ter sido dada pela minha mãe quando eu era muito jovem. Lembro apenas que ela dizia sobre sua formação na Universidade de Coimbra. Quando chegou ao Brasil, no estado de Minas Gerais, meu bisavô se tornou um dos gestores da antiga Ferroviária Leopoldina. Todos o chamavam de "Sr. Gama" na cidade antiga de Porto Novo, atual Além Paraíba. Talvez haja algum documento com o nome dele nos antigos registros dessa Universidade, é possível?

Agradeço desde já.

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361226 | Cláudio C. da Gama | 09 set 2015 06:12 | Em resposta a: #361224

Muitíssimo obrigado pela sua generosa resposta Sr. Ângelo da Fonseca.

Bem, a informação que tive referente a uma possível linhagem que levaria ao Dom Vasco da Gama ou seus parentes próximos foi dada por um velho amigo que é muito afeito a genealogia. Ele não fez qualquer pesquisa genealógica que pudesse provar a minha ascendência, no entanto, ele me disse que vários ramos dos Gamas tinham conexões diretas com o ramo de Dom Vasco da Gama.

Contudo, Sr. Ângelo da Fonseca, o seu estudo me parece ser balizado por profunda pesquisa e que me leva a contestar a informação amadorística do meu amigo, ainda que ele tenha feito por amizade de muitos anos.

No entanto, é possível que esse ramo do qual pertenço, tenha alguma conexão com o primeiro dos Gamas, do século XII com seu primeiro representante sendo Lopo Rodrigues Ulhoa (Lopo Rodrigues da Gama) que fazia parte da cavalaria real e que lutou bravamente na conquista de Évora em 1166? Isso comprovaria que minha família tem por volta de 800 anos.

Na pesquisa genealógica do meu primo Wanderlan da Gama, é dito que membros posteriores de diversos ramos da família “da Gama” se tornaram alcaides ou prestaram serviços a cavalaria real.

Eu tenho outra dúvida.
Sendo meu primeiro ancestral - Lopo Rodrigues da Gama (século XII) - e seus filhos posteriormente que foram honrados cavaleiros a serviço de Dom Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, e uma vez que todos os Gamas são provenientes desse primeiro ramo, é possível que eu possa adqüirir o título nobiliárquico de Cavaleiro ou mesmo de Senhor junto ao Instituto de Nobreza de Portugal?
Ou por assim dizer, caso esse meu ramo familiar recuar para além da 10ª geração como o Sr. apresentou, e alcançar o primeiro ancestral.

Última pergunta. Eu poderia ter acesso a sua pesquisa desse ramo dos Gamas? Posso lhe dizer que é muito importante para mim e meus irmãos. Eu não tenho como me deslocar até a Europa nesse momento para realizar nova pesquisa a partir dos meus Trisavós. A pesquisa do meu primo foi até o meu bisavô, José Augusto Cortes Gama, seria a 4ª geração a partir de mim. Se desejar, posso lhe enviar a pesquisa do meu primo, há algumas fotos bem interessantes da família Gama a partir do meu bisavô para seus descendentes.

Uma observação: o Corte(z) que o Sr. apresentou termina com "z" enquanto que na pesquisa do meu primo, e no óbito do meu bisavô está ao final com a letra "s" ao final (Cortes). Infelizmente não consegui ainda a certidão de nascimento dele, apenas tenho em mãos seu óbito registrado.

Desculpe pelas muitas perguntas, mas pude finalmente ver uma luz no fim do túnel. Estou muito ansioso por essas novas descobertas sobre os meus ancestrais.

Agradeço pela sua cordialidade e atenção.

Em contato,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361240 | roz | 09 set 2015 15:29 | Em resposta a: #361226

Caro Claudio

Pode procurar se o seu parente esteve na Universidade de Coimbra no seguinte link http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=264605

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361264 | AQF | 10 set 2015 03:59 | Em resposta a: #361226

Caro Cláudio César da Gama,

Não é impossível que os seus Gamas sejam os mesmos do Vasco da Gama, o difícil é prová-lo, porque os assentos paroquiais e outras fontes primárias não recuam até ao período em que o V.G. viveu.

No caso dos seus, o primeiro Gama que encontrei foi o Padre Bebiano Nunes da Gama (seu tio-n-avô), que se documenta pela habilitação de génere (1703) e matrículas na Universidade (1698-1704), processos disponíveis no Arquivo da Universidade de Coimbra, não se conseguindo recuar mais que os avós na ascendência Gama, portanto muito posterior ao tempo do Vasco da Gama.

Em consequência disto será impossível obter qualquer título, porque o Conselho de Nobreza exige que todos os direitos estejam devidamente documentados, o que não é o caso. Mesmo que fosse possível documentar a ligação, era necessário que ela tivesse um número muito reduzido de quebras de varonia, o que também não se verificaria no seu caso.

...

Existem os apelidos Cortes e Cortês, sendo que este último em algumas épocas recuadas também aparece escrito como Cortes e Cortez, forma que eu mantive no meu site. Os da Lousã, que são os seus, são Cortês e tiveram origem remota nos Cortés vindos de Espanha.

Por agora é tudo.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361265 | AQF | 10 set 2015 04:42 | Em resposta a: #361264

Caro Cláudio César da Gama,

Em adenda à informação que a Confreira Rosario lhe indicou, recomendo que faça o seguinte:

No site indicado
1- Seleccione pesquisa avançada
2- No campo "código de referência" coloque: PT/AUC/ELU/UC-AUC/B/001-001/
3- No campo "título" coloque: Gama
4- Acrescente o campo "história administrativa/biográfica/familiar usando o menu "pesquisar noutros campos".
5- Neste novo campo coloque: Lousã
6- Clique no botão "pesquisa" e terá todos os registos de Gamas da Lousã, o que também poderá repetir para Coimbra.

Na primeira pesquisa encontra lá o Padre Bebiano Nunes da Gama, que também poderá ver directamente em http://pesquisa.auc.uc.pt/details?id=178727 . Vêm lá outros parentes seus, mas infelizmente não vem lá o seu avô.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361272 | RCCORREIA | 10 set 2015 11:48 | Em resposta a: #361075

Caro Claúdio

Tem alguma representação das armas usadas pelo seu bisavô?
Se estiverem correctas e houver ligação a V. da Gama a representação nestas deste apelido terá sobreposto às armas primitivas dos Gamas um escudete com as armas do reino, o que não sucede nos ramos que não têm essa ligação.
Admite-se porém que possa ter havido falhas e abusos pelo que esta informação é apenas uma pista que precisa depois de outra confirmação.

Há referência a um Vicente José Sanches da Gama natural de Cova do Lobo, que cursou a UC em 1765-68 que tem ligação aos que lhe referiram já e são da sua linha.
Maria das Dores, mãe de Teresa de Jesus Sanches (depois pelo casamento "da Gama"?) é também natural daquele lugar.
O mesmo se aplica a José Maria Cortes da Gama

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

Os Gamas de Sines

#361273 | saintclair | 10 set 2015 11:56 | Em resposta a: #361265

-
Caro Claudio;
Até à data não apareceu qualquer registo do seu familiar no arq. U.C.
Envio estes registos, sempre o podem ajudar.
http://www.sines.pt/pt/concelho/personalidades/vascodagama/osgamas/Paginas/default.aspx
----
Almanaque R.J.-Estradas de Ferro:
Porto Novo-Cunha- Estação 1ª classe:
José Augusto Cortês Gama
http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=10425&pesq=&esrc=s&url=http://memoria.bn.br/docreader#
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361327 | rfmc | 11 set 2015 18:24 | Em resposta a: #361273

A História da Leopoldina; anos 1950
https://www.youtube.com/watch?v=Kxg82rEadPA
Rfmc

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361336 | Cláudio C. da Gama | 11 set 2015 21:01 | Em resposta a: #361327

Grato pelo vídeo, rmfc.

Infelizmente a Leopoldina e sua história é muito desprestigiada pelo atual governo.

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361337 | Cláudio C. da Gama | 11 set 2015 21:04 | Em resposta a: #361273

Grato Sr. Saintclair.

Ajudou bastante, mas até o momento não encontrei nos links enviados qualquer registro do meu bisavô, José Augusto Cortes Gama.

Quanto ao Almanaque eu já havia tido acesso a esse documento. Inclusive o tenho impresso em meus arquivos.

Saudações,

Cláudio César da Gama.

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361338 | Cláudio C. da Gama | 11 set 2015 21:30 | Em resposta a: #361272

Caro Sr. Rui Correia,

Eu não tive acesso ao brasão nem pessoalmente e nem por fotografia, mas minha mãe dizia que o brasão tinha armas, ela jamais comentou comigo sobre haver “uma Gama” no lugar de um Elmo ou uma Coroa acima do Escudo. Dizia apenas que havia armas. Se houve falhas ou abusos eu não posso responder, mas pela idoneidade de minha família até a 4ª geração (a partir de mim até meu bisavô) seria difícil isso acontecer.

Eu estou em busca do seu sinete ou qualquer outro documento que tenha o brasão. Eu realmente não sei com quem ficou o sinete. Talvez com algum dos seus familiares, uma vez que ele teve três (3) filhos do primeiro casamento, do qual nasceu minha amada avó, Alice Gama de Paula, e posteriormente casou-se pela 2ª vez sendo viúvo da primeira esposa, Apolinária Rosa de Jesus que era filha de Joaquim Martins de Almeida e Maurícia Rosa de Jesus.
A 2ª esposa era Rosa Taranto e com ela teve doze (12) filhos. Muitos deles já faleceram. Os únicos que estão vivos e que conheceram meu bisavô pessoalmente são o meu primo Wanderalan Gama, de 88 anos e que fez o estudo genealógico de minha família, e a minha tia Maria José de Paula Actis que tem 92 anos e era neta dele e irmã mais velha de minha mãe, ambas filhas únicas de mina avó Alice Gama de Paula.

Agradeço pela sua colaboração.

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361339 | RCCORREIA | 11 set 2015 22:36 | Em resposta a: #361338

Caro Claúdio Gama

As armas dos Gama são descritas como um xadrezado de ouro e de vermelho, de três peças em faixa e cinco em pala, as de vermelho carregadas de dois filetes de prata postos em faixa.

A Vasco da Gama estas foram acrescentadas dum escudo com as armas antigas do reino num escudete sobreposto em abismo.

O timbre é uma gama passante de ouro.

Quando referi abusos e falhas queria dizer que por motivos diversos há notícias de brasões mal executados (erro de leitura, menor perícia do canteiro/desenhador, etc) e consequentemente má identificação das famílias. Por principio de boa fé, admito a veracidade do que encontro mas por método procuro confirmação por outra via o que a imagem apresenta.

Assim havendo mais que uma representação (casos dos Gamas, Sousas e outros) convem ter ainda mais cuidado.

Posso dar-lhe exemplos.

Num dos estudos que tenho em mãos numa mesma família, perfeitamente comprovada por registos paroquiais, existe uma pedra de armas esquartelada com as armas Gama (de Vasco da Gama) contudo nas armas dum descendente daquela mesma casa as armas Gama são representadas na forma primitiva, não sabendo em qual das representações está a falha, pois não consigo ligar o primeiro Gama daquela linha a Vasco da Gama ou a um seu antepassado ou irmão. Não seria de esperar que o descendente tivesse armas iguais ao antepassado? Será que quem fez as segundas apenas teria a indicação de que eram as armas dos Gamas e optou por desenhar as primitivas?
Fico assim pela mera hipótese em aberto.

Cumprimentos
Rui

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361478 | Cláudio C. da Gama | 16 set 2015 02:17 | Em resposta a: #361339

Caro Rui,

Agradeço muito pela sua explanação.

No estudo genealógico elaborado pelo meu primo Wanderlan Gama, há três brasões dos Gamas. O primeiro é o brasão original com a "Gama" acima do escudo. No segundo há um escudete real no centro do escudo principal com as cores dos Gamas e no terceiro com apenas o escudo, mas sem a "Gama" e sem o escudete real.

Eu gostaria de postar aqui as imagens, mas vejo que não é possível. Minha falecida mãe sempre disse que nossa família havia servido aos primeiros reis de Portugal. E que nós havíamos herdado essa herança pelos Gamas. E isso foi passado pela sua mãe, minha avó e meu bisavô, José Augusto Cortez Gama, pelo seu pai, José Maria Cortes Gama e sua mãe, Tereza Sanches da Gama e assim sucessivamente. Eu não acredito que eles tenham se enganado, pois é um tradição familiar de séculos.

Eu preciso, como disse anteriormente, achar o sinete ou alguma carta de meu bisavô José Augusto para confirmar o brasão. Minha mãe dizia que suas missivas eram timbradas.
Bem, estou a procura diligentemente e caso eu o ache, precisarei enviar para um de vocês, sérios e isentos genealogistas, mas caso possam me ajudar sobre o brasão, ficaria muito grato.

Com cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361496 | AQF | 16 set 2015 12:32 | Em resposta a: #361478

Caro Cláudio César da Gama,
...

No caso de não ter encontrado o meu contacto, poderá vê-lo mais facilmente noutro site que tenho em http://aqf-figueiredos.eu5.org/

Encontrei o assento de baptismo do seu bisavô José Augusto nos assentos em linha da Lousã que poderá ver em http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=38916&FileID=590251 ou mais simplesmente na imagem http://pesquisa.auc.uc.pt/vault/?id=44B5B152D0DB5ACE4C8F39D8079E3863&proto=vault&a=False&m=image/jpeg&fe=jpg (registo nº 139 de 1870). Como aí poderá ver foi padrinho dele o Doutor José Augusto Sanches da Gama, Lente de Direito na Universidade de Coimbra, percebendo-se agora a origem do nome próprio do seu bisavô.

O referido Doutor, na altura do referido baptismo, era casado com Maria Augusta Pimenta de Albuquerque de quem teve filhos, tendo mais tarde enviuvado e depois em 1886 casou novamente com uma irmã do seu bisavô de nome Mabília Generosa Cortez da Gama, que era muito mais nova que o marido de quem era parente no 2º e 3º grau dobrados. Poderá ver o registo de casamento, nos assentos da Lousã em linha, em http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=38979&FileID=593915 ou na imagem http://pesquisa.auc.uc.pt/vault/?id=C828ED7BEC131E65E5F4EA64327961C2&proto=vault&a=False&m=image/jpeg&fe=jpg (registo nº 43).

Portanto, curiosamente, o padrinho do seu bisavô José Augusto veio mais tarde a tornar-se cunhado dele. Como poderá ver em ambos os registos o vosso Cortês na altura escrevia-se Cortez, que é distinto de Cortes, que também é apelido, mas não é o vosso.

...

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361513 | Cláudio C. da Gama | 16 set 2015 19:06 | Em resposta a: #361496

Caro Sr. Ângelo da Fonseca,

Bem, eu havia lido o seu post, e também acessei e continuo acessando o seu sítio, no entanto, gosto primeiro de estudar e analisar o seu escrito, assim como de qualquer outro genealogista, porque também vou aprendendo a percorrer as diversas nuances que existem nesse estudo tão importante. Por isso ainda não havia lhe respondido, me desculpe.

Vejo que o Sr. como disse anteriormente, havia parado sua busca em Bibiano Cortez da Gama, mas o interessante que os seus pais continuam o processo de linhagem, contudo, não mais com algum apelido “da Gama”.

Como o sr. mesmo cita em outro diálogo do Fórum:

“Já depois de 2006, comecei a fazer o levantamento sistemático de assentos da Lousã, onde as minhas raízes são mais fortes, tendo percorrido grande parte dos primeiros 140 anos e estando agora noutras zonas à espera que a Lousã fique on-line no AUC, para lhe dar continuidade.

Embora me interessem todos os lugares da Lousã, tive inicialmente um especial carinho pelas aldeias serranas (hoje aldeias do Xisto) por aí encontrar algumas raízes e por ali 'nascerem' vários ramos de algumas das famílias mais notórias na zona (Lousã, Miranda, Alvares, Pêra, etc) nos séculos XVII e XVIII.

Esta constatação, que me tem intrigado bastante, por não saber as origens remotas daqueles serranos e as razões das excelentes ligações que estabeleceram com importantes famílias dos arredores, verifica-se mais uma vez nas genealogias deixadas pelo confrade Paiva Manso.
Pelo lado materno, o avô era Manuel Rodrigues Pinto, senhor do 1º morgado dos Pintos de Foz de Arouce e a própria Inês Nunes tem mais 14 irmãos, entre eles o padre Bebiano Nunes da Gama que nos indica serem Gamas este Nunes encontrando-se depois Nunes da Gama ligados a Corteses que estão na origem dos Corteses da Gama e dos Sanches da Gama da Lousã, etc.”

Enquanto procuro algum indício do sinete do meu bisavô, é possível o sr. ter tido acesso em sua pesquisa nalgum brasão da minha linhagem?

Eu gostaria de lhe enviar algumas informações para correção quanto ao número de filhos do (ambos do primeiro e segundo matrimonio) meu Bisavô José Augusto Cortes Gama, dado em seu sítio. Também quero lhe enviar algumas fotos dele para o Sr.. Qual e-mail que posso lhe enviar tais fotos?

Como a letra é de difícil leitura para mim, o nome dele de batismo era o que tenho em mãos, ou seja, José Augusto Cortes Gama?

Sr. Ângelo, eu ainda pretendo pesquisar por aqui mesmo outros apelidos que tenho, como “Borges”, “de Paula” e “de Carvalho”. O meu nome completo é Cláudio César Borges da Gama de Paula de Carvalho. (Borges e Carvalho pertencem à linha de meu falecido pai) & (Gama e Paula pertencem à linha de minha falecida mãe).

Agradeço muitíssimo pelos links enviados. Vou fazer um convite ao meu primo, Wanderlan da Gama, para participar do nosso debate.

Com cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Lente U.C.

#361517 | saintclair | 16 set 2015 21:30 | Em resposta a: #361513

" José Augusto Sanches da Gama Miranda nasceu na Lousã a 6 de Março de 1833, sendo filho de António Sanches Xavier de Miranda e de D. Micaela Libânia Cortez da Gama. Morreu a 8 de Junho de 1895. Matriculado em Direito (a 31 de Outubro de 1853), foi nessa Faculdade que se bacharelou (a 22 de Julho de 1857) e licenciou (em 15 de Julho de 1861). Após a conclusão do curso de Direito, na Universidade de Coimbra, prestou provas de Doutoramento, no dia 21 de Julho de 1861. Três anos depois, é nomeado Lente substituto e posteriormente, ascendeu a Catedrático. Sócio Efectivo do Instituto de Coimbra, foi Revisor da Imprensa da Universidade. No campo do Direito, destacou-se devido aos seus estudos sobre o regime das águas. Afamado numismata, deixou alguma obra de ficção, tendo sido o autor da letra do Hino Académico (que o seu cunhado Dr. José de Medeiros musicou). Sócio Efectivo do Instituto de Coimbra, foi Secretário e Fiscal da Faculdade de Direito (em 1866/869 e 1869/73, respectivamente) . Sanches da Gama dedicou o grosso da sua vida académica à 6ª cadeira (que regeu desde 1868 até 1895, quando falece), estando incumbido da “explanação de alguns dos mais importantes capítulos do direito civil” (Merêa, o.cit., 145). De acordo com Merêa, as grandes notas que se podem retirar quer do seu ensino – que, por vezes, não corresponde exactamente aos Programas da cadeira que elaborou, extravasando-os –, quer dos seus compêndios são as seguintes: “O assunto mais amplamente tratado era o do Livro I da Parte II. A seguir, o professor passava aos contratos e obrigações em geral (matéria então repartida entre a 6ª e a 9ª cadeiras ), mas nunca chegava a dar integralmente a parte deste título que lhe competia explicar. O comentário ao Código reveste a forma tradicional, sem nada de original ou característico. A expressão é, no geral, clara, mas de nível pouco elevado. As obras estrangeiras citadas são quase exclusivamente francesas, nomeadamente os conhecidos comentários ao Código de Napoleão. Apesar de ter ensinado até ao final do século, não parece ter feito nenhum esforço para modernizar os seus processos.”
Foto; A= ctrl+
http://thumbnail.myheritageimages.com/167/101/60167101/014/014197_943823v1721148t1238x05_P_96x128.jpg
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361524 | Cláudio C. da Gama | 16 set 2015 23:51 | Em resposta a: #361517

Caro Sr. Saintclair,

Agradeço sua informação sobre o padrinho do meu bisavô. Vejo que ele era um acadêmico dedicado ao seu trabalho.

Fiquei muito feliz ao ver uma foto dele. Gostaria de ter acesso a outras fotos dos meus antepassados. Faria com muito gosto algumas molduras para suas fotos e assim colocá-las em meu escritório. Inclusive de Bebiano Nunes da Gama (séc. XVIII), nesse caso, alguma pintura dele...

Cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361550 | Cláudio C. da Gama | 17 set 2015 21:01 | Em resposta a: #361542

Caro Sr. Saintclair,

Sua ajuda tem sido inestimável em minha busca. Pude ver as fotos e me emocionei ao ver um antepassado não tão distante. Já as salvei em meus arquivos de família e farei com certeza a moldura deles, ainda que algumas das fotos o pixel esteja reduzido para a realização de uma impressão maior.

Obrigado pela sua paciência e tempo com minhas questões.

Com grandes cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361553 | saintclair | 17 set 2015 22:06 | Em resposta a: #361550

-
Em relação ao pixel das fotos, poderá obter alguma ajuda técnica junto de profissionais da
arte.
a/A: com o cursor em cima da foto, faz em simultâneo Ctrl+, e assim amplia a fotografia uns
25%.
https://books.google.pt/books?id=sQwIAAAAQAAJ&lpg=PA148&ots=-KSW43Vipv&dq=Jos%C3%A9%20Maria%20Cortes%20Gama&hl=pt-PT&pg=PA148#v=onepage&q=Jos%C3%A9%20Maria%20Cortes%20Gama&f=true
Boa sorte
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Hospital São João- Lousã

#361565 | saintclair | 18 set 2015 14:44 | Em resposta a: #361553

-
..."Entre 1888- 1976, a Misericórdia esteve principalmente empenhada no Hospital de S. João. Este nasceu por iniciativa de João Elisário Montenegro e um grupo de cidadãos influentes e dedicados à sua terra, que angariaram fundos para a construção de uma instituição hospitalar."
Zinco-gravura antigo hospital:
http://www.scmlousa.pt/historia.php#
foto do antigo hospital:
http://www.scmlousa.pt/images/top_misericordia.png
Até a uma próxima oportunidade.
Cumptºs
Saintclair

Resposta

Link directo:

Capela misericórdia

#361566 | saintclair | 18 set 2015 15:51 | Em resposta a: #361565

rectificação;
onde está escrito antigo hospital, deve ler-se
antiga capela misericórdia.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#361633 | AQF | 20 set 2015 14:07 | Em resposta a: #361513

Caro Cláudio César da Gama,

Não tem de pedir desculpa. A minha preocupação com a falta de resposta, era apenas para saber se a causa era por não ter encontrado o meu e-mail.

Entretanto, já recebi uma mensagem sua via Geneanet, mas como essa via não é muito adequada à transferência de fotos e documentos, irei responder-lhe pela mesma via, indicando-lhe o e-mail adequado (que está no final da página inicial do 2º site que lhe indiquei).

Sobre a sua ascendência Gama, como já referi, o familiar mais antigo que encontrei com esse nome, foi o Padre Bebiano Nunes da Gama, que por ser Padre e ter cursado na Univ. de Coimbra seria o mais culto dos irmãos e terá aproveitado a estadia em Coimbra para pesquisar a ascendência Gama, que tudo indica lhe advinha pela mãe, natural do vizinho concelho de Castanheira de Pêra, onde é conhecido haverem Gamas (p. ex. ver http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=114800). Contudo a habilitação de génere do Padre Bebiano, que li numa ida a Coimbra, apenas permite chegar aos avós maternos, que viveram no concelho de Castanheira de Pêra, cujos assentos paroquiais pertencem ao Arquivo Distrital de Leiria e na altura não estavam disponíveis on-line na Internet e ainda hoje estão incompletos.

Por isso, os considerandos da minha autoria sobre as famílias serranas da Lousã, que encontrou e referiu não diziam respeito à linha materna do referido Padre, que ficaram à espera dos assentos on-line para se tentar avançar, mas sim à ascendência paterna do Padre Bebiano, essa sim, que até onde foi possível recuar, permanecia na aldeias serranas do concelho da Lousã.

Quanto à sua pergunta sobre o nome de baptismo do seu avô, naquele tempo era hábito ser dado apenas um ou dois nomes próprios, sendo que só mais tarde quando o próprio casava ou era independente é que escolhia os apelidos de família que pretendia usar, os quais muitas vezes flutuavam conforme o evento ou época em que aparecem escritos. No caso concreto, o nome de baptismo que aparece é apenas José, mas pelos vistos, depois ele usou José Augusto em homenagem ao padrinho.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Vasco da Gama -Descoberta c. maritimo India

#362756 | saintclair | 25 out 2015 14:11 | Em resposta a: #361633

-
https://www.youtube.com/watch?v=hes5rvbSOeM

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363166 | Cláudio C. da Gama | 06 nov 2015 04:14 | Em resposta a: #362756

Caro Sr. Saintclair,

Primeiro, desculpe pela demora em respondê-lo, mas o meu trabalho na área Ambiental com enfoque em Áreas Protegidas, toma muito do meu tempo.

Agradeço o envio do vídeo. Eu e minha esposa ficamos encantados com o local de nascimento de Dom Vasco da Gama. Bem, eu só permaneço levemente triste por ainda não ter alcançado pelo ramo dos Gama, a ascendência deste nobre navegador.

Sr. Ângelo da Fonseca tem razão quanto ao antepassado mais distante deste ramo, Padre Bebiano Nunes da Gama, n. circa 1703. Ele foi o irmão mais novo do meu antepassado direto em 8 gerações, António Nunes, n. circa 22 de Setembro de 1692. O antepassado mais distante que identifiquei através de pesquisas de excelentes genealogistas, inclusive do Sr. Ângelo, foi meu antepassado direto em 12 gerações, Amador João (faleceu em 4 de Março de 1642 Silveira, na fregª e concº da Lousã, distº de Coimbra, Portugal). Ele foi casado com Maria Simões que pouco se conhece até o momento.

Honestamente, não sei se haverá continuidade através dos meus antepassados em 12 gerações, todavia, seria necessário para a possibilidade de se alcançar ou não a família de Dom Vasco da Gama, ainda que fosse colateral.

Referente ao ramo Cortez, eu pude chegar ao século XVI, por meio de um antepassado direto em 10 gerações, que nasceu por volta de 1560 e foi o Senhor da Quinta de Cova do Lobo no concº da Lousã. Depois ele passou a Quinta para o seu filho, Manuel Cortez de Macedo I, que se tornou o segundo Senhor da Quinta, este também passou para seu filho, Manuel Cortez de Macedo de Magalhães que foi o terceiro Senhor da Quinta e também Vereador do concº da Lousã em 1695. Após seu falecimento, não encontrei mais qualquer registro sobre a Quinta, uma vez que seu filho, Inocêncio Cortez de São José, seria o quarto Senhor da Quinta. Inocêncio teve duas irmãs, mas que também não herdaram, ainda que as duas fossem mais velhas do que ele. Ou seja, alguma coisa aconteceu com a Quinta e eu gostaria muito em descobrir. A partir dele (meu antepassado direto em 7 gerações) até chegar a minha pessoa, não há qualquer dado sobre a Quinta de Cova do Lobo no Concelho da Lousã. Pesquisei na internet e encontrei uma Quinta situada no Verde Vale do concº da Lousã, fregª de Lousã e Distrito de Coimbra, mas que havia sido construída em 1935, enquanto a Quinta de meus antepassados foi construída no mínimo a partir do século XVI ou mesmo antes.

Seria possível identificá-la com Google Earth, mas eu precisaria das coordenadas ou alguma outra referência para observar a Quinta, caso esta ainda exista, é claro. Há alguma possibilidade em obter dados desta Quinta? Como eu deveria proceder, se eu resido no Brasil? O senhor conhece alguém que poderia me ajudar com alguma coordenada? Estou deveras curioso em conhecer esta Quinta ou pelo menos sua região.

Bem, Sr. Saintclair, estou cada vez mais fascinado com o estudo da Genealogia e muitíssimo grato com sua ajuda e de outros confrades e confreiras da Geneall.net.

Aguardo vosso contato.

Com cumprimentos sinceros,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363177 | Cláudio C. da Gama | 06 nov 2015 13:05 | Em resposta a: #363172

Grato pelas belas imagens e por sua atenção, Sr. Saintclair.

Tenho algumas perguntas, caso seja possível respondê-las.

Na primeira imagem, mostra uma estrutura em perfil na beira de uma estrada. Esta seria a Quinta dos meus antepassados? Se for, o sr. poderia me passar as coordenadas do local onde esta se encontra? Ou me enviar um "print" da imagem com menos zoom para identificar a área via Google Earth...

O "Centro de Convívo" que possui uma Capela, fazia parte desta Quinta ou se localiza em suas proximidades? Existe algum documento sobre a Quinta ou onde eu poderia pesquisar via internet? A Quinta está em propriedade de alguém?

Eu preciso muito dessas informações.

Cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Cova do Lobo 3200 Lousã

#363178 | saintclair | 06 nov 2015 13:16 | Em resposta a: #363172

-
Sugiro que utilize este link-maps..... escreve "Cova do Lobo 3200 Lousã".... e começa a navegar....
-
http://www.instantstreetview.com/
------
As fotos que enviei são da Estrada bem junto à Capela.
A foto da casa antiga, foi só um ponto de referência.
Ainda não consegui encontrar essa antiga Quinta.
Temos que ir " fazendo o caminho" ..
Agradeço que me informe se consegue NAVEGAR com o Link
que lhe indico:
http://www.instantstreetview.com/
Até breve.
Saintclair

Resposta

Link directo:

Mapa Cova Lobo-Lousã

#363180 | saintclair | 06 nov 2015 13:24 | Em resposta a: #363178

-
http://maps.googleapis.com/maps/api/staticmap?center=40.096474,-8.277013&zoom=15&maptype=hybrid&size=640x640&sensor=false

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363186 | saintclair | 06 nov 2015 15:27 | Em resposta a: #363184

-
Coordenadas: Rua Cova Lobo-Lousã
40.093296,-8.280479

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363193 | Cláudio C. da Gama | 06 nov 2015 16:57 | Em resposta a: #363186

Muito grato pelas imagens e pela sua inestimável ajuda, Sr. Saintclair.

Referente a imagem #363180, o link não abriu.

A primeira imagem enviada da 1ª casa, está localizada na Rua do Carvalhinho, 358, 3220, Miranda do Corvo.
Eu consegui uma imagem de outra casa que me chamou atenção localizada do outro lado da mesma rua.

http://maps.googleapis.com/maps/api/streetview?size=640x640&pano=qcMwuC7mYxiQ3wtwFM8vVg&heading=-67.84&fov=90&pitch=1.34&sensor=false

Bem, pelo endereço que está disponível indica que é esse o local da Quinta. Eu não vejo qualquer número nas casas, no entanto, eu não sei se vocês tem o costume de colocar o número da residência para identificação.

A primeira casa inclusive está a venda. Eu precisaria estar em Portugal, para pedir mais informações sobre as duas casas, mas não tenho como fazer uma viagem nesse momento por uma série de fatores. Talvez algumas das casas seja a Quinta dos meus antepassados.

Bem, estamos a caminhar...

Cumprimentos.

Cláudio César da Gama.

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363198 | saintclair | 06 nov 2015 18:04 | Em resposta a: #363193

-

http://www.portugalio.com/cafe-toca-do-lobo/
-
http://maps.googleapis.com/maps/api/streetview?size=640x640&pano=trJnxQvYDHfO8u6dHZZ_lA&heading=77.82977364520153&fov=35.79888169390944&pitch=-4.018465916727404&sensor=false

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363246 | saintclair | 08 nov 2015 12:00 | Em resposta a: #363198

--
... Foto antiga-Cova do Lobo. Lousã
http://www.geocities.ws/icon.cultural_lousa/images/postais/postal12.jpg
http://www.geocities.ws/icon.cultural_lousa/images/postais/sanchgama.jpg
aA= ctrl+

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363285 | Cláudio C. da Gama | 09 nov 2015 13:33 | Em resposta a: #363246

Muito obrigado pelas imagens, Sr. Saintclair. Me emocionaram com muita profundidade e estranhamente as imagens me trazem a todo instante forte nostalgia de um lugar que ainda não conheço, é um paradoxo. Vou imprimi-las & colocá-las em molduras.

Sr. Saintclair, seria possível entrar em contato por e-mail? Eu gostaria de informá-lo algumas questões referentes as minhas descobertas com os "Cortez" e "Gama", mas de modo privado. Caso se sinta desconfortável, eu posso enviar o meu e-mail por aqui mesmo.

Agradeço pela sua atenção desde já.

Cumprimentos.

Cláudio C. da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363298 | saintclair | 09 nov 2015 15:38 | Em resposta a: #363285

-
Cláudio;
Agradeço que me envie o endereço dos mapas que utiliza
aí no Brasil.
Obrigado
Saintclair
http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=40.093175&lon=-8.280344&z=14&m=h

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363308 | saintclair | 09 nov 2015 21:10 | Em resposta a: #363298

-
https://www.openstreetmap.org/directions?engine=osrm_car&route=40.1182%2C-8.2480%3B40.2110%2C-8.4292#map=12/40.1660/-8.3362
-
https://www.youtube.com/watch?v=exoiVCSbujc

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363311 | saintclair | 09 nov 2015 22:21 | Em resposta a: #363308

-
https://www.google.com/maps/@40.0934327,-8.2801731,3a,43.7y,244.14h,79.33t/data=!3m6!1e1!3m4!1sJMaYKoZI_Mlf8bW0bxa7vQ!2e0!7i13312!8i6656

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363314 | saintclair | 10 nov 2015 00:08 | Em resposta a: #363311

-
http://mapq.st/1Y0Jay6

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363322 | Cláudio C. da Gama | 10 nov 2015 13:34 | Em resposta a: #363298

Grato pelos links enviados.

Bem, eu uso apenas o Google Earth e Street, as vezes também o Map. Nada mais.

Cumprimentos,

Cláudio C. da Gama

Resposta

Link directo:

Manuel Lopes Caetano Cortês Serra

#363457 | saintclair | 13 nov 2015 11:42 | Em resposta a: #363322

-
Casa fundo vila,século XVIII;
Fez parte do vínculo instituido pelos padres João Lopes Serra e Manuel Lopes Serra, a favor
de seu sobrinho Manuel Lopes C. Cortês Serra.
Este foi capitão-mor da vila da Lousã e faleceu sem deixar descendência, passando o vínculo
para seus primos: José de Magalhães Mexia e Macedo e esposa.
-
http://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/extincao-dos-morgados-e-capelas/
http://2.bp.blogspot.com/-uVa20a1nXPE/U1wsvJmnI0I/AAAAAAAAHL0/krAPs-hej-s/s1600/P4260193-001.JPG
http://1.bp.blogspot.com/-YB00Pv6SbbA/U1wswKSAejI/AAAAAAAAHLw/ZIdYJTxw8uE/s1600/P4260199-001.JPG
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363460 | Cláudio C. da Gama | 13 nov 2015 14:42 | Em resposta a: #363457

Mais uma agradeço muito pelas suas informações e sua atenção, Sr. Saintclair.

Pude observar no link do Arquivo Nacional do Tombo, sobre a lei que extinguiu Morgados e Capelas:

"até que em 1863, a 19 de Maio, passados agora 150 anos, foi publicada através da Direcção Geral da Administração Política, Ministério dos Negócios do Reino, a “Carta de lei pela qual ficam desde já abolidos todos os morgados e capelas actualmente existentes no continente do reino, ilhas adjacentes e províncias ultramarinas e declarados alodiais os bens de que se compõem”."

Quando é dito que meu primo passou para seus primos, José de Magalhães Mexia e Macedo e esposa, isso quer dizer que eles herdaram os bens de Manuel? Pelo que entendi em minha pesquisa, eles também herdaram a casa, uma vez que ele faleceu em 1791, ou seja, antes da tal lei de 1863. Mas, e depois? Foi a sua casa transferida para o governo do Distrito de Coimbra? Onde eu poderia ter acesso a esses documentos? E seus outros bens, estão com os herdeiros dos primos dele? Por favor, como posso obter mais informações sobre isso?

Quando eu falei em vínculo, pensei na permissão oficial do uso do seu Brasão em minhas missivas e sinete. Eu também queria mais explicações com alguém que seja especialista sobre as armas ali colocadas. É possível, Sr. Saintclair?

Outra coisa, eu devo deletar o meu novo post sobre meu primo que publiquei na Geneall.net? Pensei que esse tema seria alvo de outro tópico...

Aguardo vosso contato ou de alguém mais que queira me ajudar nas questões que tenho.

Com cumprimentos,

Cláudio C. da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363521 | saintclair | 15 nov 2015 23:57 | Em resposta a: #363461

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_da_Nobreza_Portuguesa

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363523 | Cláudio C. da Gama | 16 nov 2015 02:36 | Em resposta a: #363521

Muito obrigado pelo link, Sr. Saintclair.

Existe algum e-mail de contato para o Instituto da Nobreza Portuguesa?

Procurei pela internet e não achei o seu sítio, apenas do Concelho da Nobreza neste link: http://www.conselhodenobreza.com/index.html

Fiquei confuso, uma vez que o Concelho da Nobreza parece estar em atividade ainda...

Com cumprimentos,

Cláudio C. da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363524 | saintclair | 16 nov 2015 11:22 | Em resposta a: #363523

-
Morada: Quinta de São João - Galamares
Sintra - Portugal

E-Mail: conselhodenobreza@gmail.com

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363559 | Cláudio C. da Gama | 17 nov 2015 14:20 | Em resposta a: #363524

Muito obrigado pelo e-mail, Sr. Saintclair.

Estou realmente grato por toda orientação nos seus posts e paciência com minha pessoa.

Com sinceros cumprimentos,

Cláudio C. da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#363791 | saintclair | 25 nov 2015 19:15 | Em resposta a: #363559

-
https://www.youtube.com/watch?v=D_RG3d_y-RU

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#366676 | Cláudio C. da Gama | 01 mar 2016 15:11 | Em resposta a: #361075

Caro amigos da Geneall.net,

Minhas pesquisam continuam sobre meus ancestrais.

Bem, nesse momento estou a pesquisar sobre os irmãos do meu bisavô, José Augusto Cortez da Gama, que são, Manuel Cortez da Gama e Mabília Generosa Cortez da Gama. Gostaria de saber se há algum meio de pesquisa para encontrar algum descendente de ambos irmãos, é possível? Muito provável que sejam de Portugal. Tenho procurado pela internet e algumas redes sociais e não encontrei nem mesmo uma pista sobre eles.

Grato pela ajuda,
Cláudio C. da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#366677 | saintclair | 01 mar 2016 15:29 | Em resposta a: #366676

-
http://tombo.pt/f/lsa03

Resposta

Link directo:

Procuro pelos antepassados de José Maria Cortes Gama e Thereza Sanches da Gama até a família de D. V

#366686 | saintclair | 01 mar 2016 18:22 | Em resposta a: #366677

-
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Lous%C3%A3/who/cortez/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
me/where/Concelho de Lousã/who/Gama/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 01:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen