Família Folhadela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Folhadela

#169 | lili | 20 set 2000 15:01

Agradecia me dessem informações sobre a primeira pessoa a usar o apelido Folhadella (na altura com dois ll. Antes usavam somente Teixeira.

Obrigada pela informação

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#252 | mbp | 26 set 2000 15:32 | Em resposta a: #169

Cara Lili

Está com sorte.A primeira pessoa a usar o apelido Folhadela foi António José Teixeira Folhadela filho de José Joaquim Teixeira e de Ana Joaquina Teixeira ,neto paterno de António Luis e de Maria Clara e neto materno de Miguel Teixeira e de Angélica Pereira.Nasceu a 24 de Março de 1792 em S. Tiago de Folhadela ,Vila Real de Trás-os-Montes,Portugal.

Cumprimentos e boa sorte para as suas investigações

Miguel Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#253 | lili | 26 set 2000 16:32 | Em resposta a: #252

Caro Miguel

Um passarinho soprou-lhe a informação. Muito obrigado por ma ter dado.

lili

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#594 | lili | 19 out 2000 15:16 | Em resposta a: #252

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#599 | mbp | 19 out 2000 16:50 | Em resposta a: #594

Cara Lili

Esqueceu-se da mensagem

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#635 | José Luiz Folhadela | 21 out 2000 00:20 | Em resposta a: #169

Descendentes de António José Teixeira Folhadela
irão em breve publicar um livro com quase toda a descendencia conhecida. Falta só um pequeno grupo descendente de Jose Augusto Teixeira Folhadela que se radicou no Brasil. Poderei fornecer-lhe todas as informações que pretender.Entretanto gostaria que me informasse qual o seu interesse por esta família.António José Teixeira Folhadela foi efectivamente o primeira pessoa a adoptar este nome que era o de sua terra natal e com o qual tredendia destinguir-se de outro António José. Nasceu em 24-3-1831 em Folhadela - Vila Real e faleceu no Porto a 13-8-1864. Está sepultado no Cemitério da Lapa e teve dois matrimónios dos quais teve 15 filhos(6 do 1º).

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#650 | lili | 23 out 2000 12:46 | Em resposta a: #635

Caro Zé Luis,

Eu própria sou descendente do António José Teixeira Folhadela. Ele é meu tetravô e por dois lados uma vez que sou bisneta de duas das suas netas. E dái o meu interesse.
Agora tanto quanto sei o A.J.Teixeira de Folhadella nasceu em 1792. Confirme esta data ou ... faça as contas.
E Você é de que ramo. Daquele que nós chamavamos em Famalicão, os do Porto?.
Eu sou Folhadela Oliveira pelo lado da minha mãe e Folhadela Moreira pelo lado do meu Pai.
Estou em contacto com os do Brasil e tenho prometida a árvore de todos os descententes do José Augusto.
Dê notícias.

Lili

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#666 | José Luiz Folhadela | 25 out 2000 14:22 | Em resposta a: #650

Lili
Efectivamente sou do ramo do Porto. Sou o filho mais novo da Mila Macedo (normalmente desconhecido da família),
O nosso António José é duplamente meu trisavô. Por esse motivo me tenho interessado há larguíssimos anos pela genealogia tendo-o porreferencia.
Entretanto também uma nossa parente (Iza Barbosa) muito tem feito e interessado, nomeadamenta pelo ramo Elisa Teixeira Folhadela(filha de A.T.F.)/Joaquim António Lopes, Inclusivé já tentamos uma Associação Familiar (e este é o meu grande sonho). A Iza tem feito um notável trabalho de investigação (favorecido pelo facto de ser licenciada em história e de como professora ter tempo disponível) Até relações das casas e respectivas plantas é conhecedora. Há poucos anos seu tio Luís contactou-me pois andava interessado em fazer a arvore da família e tinha tido conhecimento eu ser possuidor de muitos dados.Igualmente lhe alarguei o contacto à Iza.è assim que temos vindo a trabalhar no sentido de que se publique o livro com toda a descendencia de A.J.T.F. e com isso se conseguiu que a Iza tivesse recuado uma geração o que levou a termos:
Todos os trisavós de AJTF e 24 tetravós; 16 pentavós e 2 hexa.No grupo considero-me o metódico que arrumo todos os dados disponíveis e que ficam á sua inteira disponibilidade.
Talvez neste momento não tenha sentido carregar mais este Fórum, dado a particularidade do tema.
Assim aí vão meus contactos:
Rua Vitorino Nemésio, 320 4470-221 MAIA
Telef 22 948 58 14
mail: jlfolhadela@clix.pt
Entratanto confirmo-lhe a data de 24 de Março de 1792.
Querendo podemos marcar um encontro e dar-lhe-ei tudo de que souy possuidor (e é muito, mais de 2000 nomes).Tenho tudo informatisado com o programa Personnal Ancestral File 2.31
Do Brasil sou pouco conhecedor e tenho tido dificuldades de contacto, mas há alguns elementos soltos via net.
Comunique
Zé Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#46478 | vbriteiros | 28 ago 2003 15:04 | Em resposta a: #169

Lili
Foi muito agradável aquele jantar de férias e ainda o facto do parentesco tão próximo dos nossos cônjuges. O espanto perante a minha identificação como vasco briteiros, ficou na minha memória.Ah! Ah!
Um abraço ao Fernando e beijinhos do primo
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#87189 | NunoF | 30 mar 2005 02:11 | Em resposta a: #169

Olá

Sei que já passaram alguns anos desde que este tópico foi aberto, mas foi em mim que começou agora a abrir o desejo enorme de conhecer a origem do meu apelido, que é Folhadela.
Toda a informação que aqui foi dada, tenho a em grande parte no livro dos Folhadela. Um livro cheio de pormenores sobre a origem da nossa família ate aos meus avos.

Mais respectivamente, Irene Folhadela, minha avo, sendo eu filho de Artur Henrique Folhadela dos Santos. Ambos de origem no Porto, mas que passaram a viver em Lisboa.

Espero que voltar a abrir este tópico, e quem sabe conhecer um pouco mais sobre a nossa origem, e alguns familiares deste apelido tão singular.

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#87457 | José Luiz Folhadela | 02 abr 2005 00:40 | Em resposta a: #87189

Nuno
O maior banco de dados de Folhadelas, está sem dúvidas comigo. Incompleto, necessariamente mas muito grande. Estou neste momento tentando fazer o levantamento dos de Manaus, que fugiram por completo ao livro. O que precisares pede para jlfolhadelaarrobasapopontopt
José Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#114364 | CPMM Silva | 17 mar 2006 16:00 | Em resposta a: #87457

Caro José Luiz Folhadela,

Mais uma vez para o banco de dados de Folhadelas.
O Jornal de Famalicao (n° 3934, 10 de Março de 2006) apresenta na rubrica "Hà Cinquenta anos" o artigo seguinte (com belo retrato fotografico) :

"Faz hoje sàbado dia 10 (ou seja Março de 1956), um ano que faleceu o Sr. Dr. José Folhadela de Oliveira, subdelegado do I.N.T.P. do Porto.
Era uma figura elegante, de um delicado trato, possuidor de uma grande bondade, querido e estimado por todos que lhe conheciam as suas qualidades, a integridade do seu caràcter, e a nobreza das suas atitudes.
Na sua passagem por Bragança e depois pelo Porto, no I.N.T.P. deixou bem vinculada a sua personalidade e as suas qualidades de magistrado.
Culto, conversador cintilante, soube elevar-se pelas suas virtudes, pelo conceito que formulava dos factos e das pessoas com superior elegância.
Dr. José Folhadela de Oliveira vive no coraçào de todos e na recordaçào dos amigos porque nunca teve inimigos."

Està à sua disposiçào caso nào tenha ja.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#114422 | 2570 | 18 mar 2006 16:13 | Em resposta a: #666

Caro Luis Folhadela
Faça uma visita ao forum, pois uma das intervenções feitas por FAFA, no item "familias de Famalicão", cujo autor é José Pereira, poderá interessar-lhe.
Cordialmente
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#114647 | José Luiz Folhadela | 21 mar 2006 14:32 | Em resposta a: #114364

Caro Carlos Silva

Consigo estou sempre em falta...
É imperdoável não assinar o jornal de Famalicão, mas a verdade é que não o faço.
Agradeço mais uma vez a sua atenção e aceito a sua oferta.
uito obrigado
Cumprimentos
José Luiz Folhadela

Resposta

Link directo:

RE: Família Folhadela

#114676 | CPMM Silva | 21 mar 2006 19:56 | Em resposta a: #114647

Caro José Luiz Folhadela,

Nem precisa que eu vou velando pelos interesses legitimos da sua base de dados famalicense.
Esteja portanto a vontade.
Quer o artigo em papel ou versao digital?
cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen