Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Heráldica | Património

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#361549 | Cláudio C. da Gama | 17 set 2015 20:56

Prezados,

Procuro por informações que possam nortear os ascendentes do meu avô, Franscisco Adalto de Carvalho. No entanto, pouco possuo ifnormações sobre sua pessoa. O que sei pela família, é que nasceu no Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, na última década do século XIX. Era também oficial da marinha, além de tocar violino, possuía em mãos uma cópia do Stradivarius. Ele tinha uma irmã chamada Esther, minha tia-avó. Eu não tenho qualquer certidão dele, nem de seu nascimento e nem de casamento. Muito provavelmente se perdeu na família há muitos anos atrás... Ele veio para o Rio de Janeiro e se casou com minha avó Alice Borges Madeira. eu não posso tirar minhas dúvidas porque meu pai e minha avó já são falecidos há mais de duas décadas.

Qualquer informação é bem vinda, uma vez que eu gostaria também de saber se o "de Carvalho" em seu sobrenome era proveniente de algum titular ou mesmo de alguma família de Portugal em específico.

Agradeço desde já a compreensão de todos.

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#361594 | rfmc | 19 set 2015 14:59 | Em resposta a: #361549

.
Sugiro que obtenha uma cópia dos registos de sua avó-[casamento} e {Tia
Esther-nascimento}, para poder saber em que Cartório do Rio Grande Norte
o seu avô foi registado.
Rfmc

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#361610 | saintclair | 19 set 2015 21:43 | Em resposta a: #361594

-
O seu avô teria nascido por volta de 1900.
Tem a certeza que nasceu no Brasil?
Carvalho é um apelido que existe na Vila da Lousã-Portugal
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Concelho%20de%20Lous%C3%A3/who/CARVALHO/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#361675 | Cláudio C. da Gama | 21 set 2015 17:03 | Em resposta a: #361594

Prezado/a Rfmc,

Grato pela ajuda. Mas estou na tentativa de achar algum documento referente ao meu avô paterno, contudo, os cartórios on-line daqui do Brasil cobram infelizmente uma fortuna por uma única certidão, seja autenticada ou não... não desistirei da busca.

Cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#361676 | Cláudio C. da Gama | 21 set 2015 17:12 | Em resposta a: #361610

Saudações Sr. Saintclair,

Grato pela sua informação.

Bem, meu avô é suposto ter nascido na década de 1890 uma vez que minha avó Alice Borges Madeira (posteriormente, de Carvalho), nasceu entre 1894 e 1897. E também nunca ouvi através de minha família qualquer menção de que meu avô fosse mais novo do que minha avó.

Muito interessante. Seria muita coincidência o meu avô e seus ascendentes serem da mesma origem em termos de localidade que o meu bisavô José Augusto Cortez da Gama e seus ascendentes, ou seja, Lousã. Fantástico isso, e por que não, me pergunto.

Perguntei para um genealogista brasileiro sobre a ascedência do meu avô, e ele disse que pode levar a algum titular daqui do Brasil, mas teria de ser encontrado qualquer certidão dele para se certificar disso.

Com cumprimentos,

Cláudio César da Gama.

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#361750 | Cláudio C. da Gama | 23 set 2015 05:49 | Em resposta a: #361610

Caro Sr. Saintclair,

Descobri mais algumas informações sobre meu avô paterno, Francisco Adauto de Carvalho. Minha irmã, está em posse de várias certidões de familiares, e entre estas ela localizou para mim a certidão de óbito do meu avô.

Bem, as informações dadas no documento constam que pelos meus cálculos ele nasceu em 1895, uma vez que ele faleceu no ano de 1968 com 73 anos. Sim, ele era natural de Rio Grande do Norte, um dos estados brasileiros que se localiza na região Nordeste do Brasil.

O nome dos seus pais: Antonio Praxedes de Azevedo e Maria Luzia de Carvalho. Como pode observar, o sobrenome "Carvalho" parece que provém de sua mãe, minha Trisavó. Estou analisando também os sobrenomes "Praxedes" e "Azevedo".

Ainda não consegui ter acesso a sua certidão de nascimento, mas creio que essas novas informações sejam uma luz no fim do túnel.
Alguém pode me ajudar nessa busca, mas focando a linha dos "Carvalhos"? Penso que os pais dele, que deve constar em sua certidão de nascimento, sejam Portugueses.

Agradeço pela atenção desde já.

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Maria Luzia Carvalho

#361903 | saintclair | 26 set 2015 18:16 | Em resposta a: #361750

-
Caro Cláudio;
...Precisa de obter o registo de casamento dos seus bisavós, para
saber se realmente eram de Portugal. A ser verdade, sugiro que
obtenha os assentos nascimento; [António Praxedas Azevedo e
Maria Luzia Carvalho].
Claro que para conseguir os registos de nascimento em Portugal,
...[campo das hipóteses], necessita de saber a Região, bem como
a respectiva Freguesia.
Havemos de encontrar essa luz ao fundo do túnel...
Obrigado
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362084 | Cláudio C. da Gama | 04 out 2015 07:14 | Em resposta a: #361903

Caro Sr. Saintclair,

Desculpe pela demora em respondê-lo.

Agradeço por suas dicas referente as certidões dos meus avós paternos. Assim que possível poderei me dedicar a esse tronco familiar.

Contudo, por hora, venho descobrindo informações preciosas sobre os "Cortez da Gama", de modo que uma montagem do meu quebra cabeça familiar me levou diretamente a família "Alarcão" do ramo de Dom António e Dom José de Alarcão Velasques Sarmento e Castro. Descobri que o pai do meu trisavô se chamava Bernardo Elias de Almeida Cortez e Alarcão (nascido em 1790) e era bisneto de Dr. Manuel Vaz Cortez (nascido em 1690) com Antónia Maria de Almeida (nascida em 1683).

Além disso, surge a família Godinho, com Gaspar Godinho I (por volta de 12 gerações que precedem a minha). Essa linhagem dos Godinho segue em linha reta ao pai do pai do meu trisavô, Bchrl. Manuel Joaquim de Macedo Cortez da Gama.

Bem, eu gostaria de saber, se o sr. conhece em Geneall.net alguém que poderia me ajudar por esse caminho? Fiquei feliz em saber que sou descendente direto dos "Alarcão" e "Godinho", e tenho muita vontade em saber se há algum brasão deles? Onde posso obter mais informações documentais deles?

Agradeço por sua gentileza e atenção desde já.

Com cumprimentos

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362201 | saintclair | 08 out 2015 21:12 | Em resposta a: #362084

-
... Espero que tudo esteja a correr pelo melhor.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carvalho_%28apelido%29
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362515 | Cláudio C. da Gama | 17 out 2015 23:52 | Em resposta a: #362201

Agradeço pela informação, Sr. Saintclair.

Eu já havia visto o link que enviou. Contudo, as informações contidas no link são bastante genéricas.

Eu infelizmente ainda não obtive qualquer outra informação sobre meus bisavós, Antonio Praxedes de Azevedo e Maria Luzia de Carvalho. Tenho em mãos apenas o "atestado de óbito" do meu avô, Francisco Adauto de Carvalho.

Vejo que no Fórum, existem pessoas que pedem ajuda no que concerne a certidões de nascimento ou casamento para início de suas pesquisas. Seria possível somente pelos nomes e sobrenomes dos meus bisavós alguém identificar o local de origem deles? Os cartórios brasileiros cobram uma fortuna para emissão de qualquer certidão, ainda mais as antigas.

Bem, estou preso nessa etapa.

Com cumprimentos,

Cláudio César da Gama.

Resposta

Link directo:

Francisco Adalto de Carvalho

#362516 | saintclair | 18 out 2015 00:09 | Em resposta a: #362515

-
...Sugiro que comece por transcrever o registo de óbito do seu avô.
Francisco Adalto Carvalho
Nasc.
nome pais.
Naturalidade.
Nome avós... etc.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362518 | Cláudio C. da Gama | 18 out 2015 00:58 | Em resposta a: #362516

Grato pela imediata resposta Sr. Saintclair.

Os dados como se segue:

Guilherme Augusto da Rocha Vianna (Oficial de registro Civil das Pessôas Naturais da 1ª Circunscrição, 1ª Zona, Freguesia de Candelária, ilhas e Santa Rita, da Cidade do Rio de Janeiro - Estado da Guanabara. Donaldson Gomes de Andrade - Oficial Substituto.

Certifica que a folha 48 do Livro nº C.56 sob o nº 33.515 do registro de óbito consta o de Francisco Adauto de Carvalho.

Nome: Francisco Adauto de Carvalho (no atestado de óbito de minha avó, seu segundo nome está escrito com (L) e não com (U);

Nome dos pais: Antonio Praxedes de Azevedo e Maria Luzia de Carvalho;

Naturalidade: Brasileiro do Rio Grande do Norte;

Profissão: Militar da Marinha Brasileira

Nascimento: 1895 (não tenho o dia e nem o mês);

Falecido: 01/04/1968;

Avós: Não consta no atestado de óbito.

Com cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362519 | mila1001 | 18 out 2015 01:14 | Em resposta a: #361549

Claudio,

imagem 51- livro do óbito

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-266-12340-155902-90?cc=1582573&wc=9GT4-HZ7:113334201,113334204,118872001

Francisco casou no Rio?Sabe a data?

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362520 | mila1001 | 18 out 2015 01:27 | Em resposta a: #361549

Claudio,

Se Francisco era militar,você já procurou se informar à respeito da carreira dele na Marinha?Com certeza há arquivo que possa consultar,ou,pedir a consulta,pois,tem como comprovar o parentesco,e,dizer que precisa saber o municipio onde ele nasceu,e,qual o motivo.

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362521 | mila1001 | 18 out 2015 01:32 | Em resposta a: #361549

Claudio,

esqueci de mencionar que no livro de óbito,consta que o óbito de Francisco é 33,516 e no seu documento consta o numero 33.515,ou seja,o documento que possui está com erro do cartório.Se for documento recente,poderá solicitar o certo,sem pagar nada.

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362522 | Cláudio C. da Gama | 18 out 2015 01:36 | Em resposta a: #362519

Prezada Sra. Mila,

Infelizmente, não tenho a certidão de casamento do meu avô. Mas sim, se casaram no Rio pelo que minha falecida avó havia me dito há muitos anos. Assim, não disponho de data, contudo, como meu falecido pai nasceu em 09/05/1923, e geralmente a contagem entre uma geração e outra costuma ser de 25 anos, creio que deva ser por volta de 1920-22. Pois em 1923, minha avó tinha 25 anos uma vez que ela nasceu em 1898, no Rio de Janeiro.

Com cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362523 | Cláudio C. da Gama | 18 out 2015 01:45 | Em resposta a: #362520

Sra. Mila, ainda não fiz essa pesquisa. Excelente dica, não havia pensado sobre consultar a Marinha. Creio que eu possa conseguir na internet algum link para consulta.

Agradeço mutíssimo por sua gentileza.

Com cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Procuro por informações do meu avô paterno, Francisco Adalto de Carvalho

#362524 | Cláudio C. da Gama | 18 out 2015 01:46 | Em resposta a: #362521

Sra. Mila, grato mais uma vez pela sua enorme ajuda. Farei por certo isso mais adiante.

Cumprimentos,

Cláudio César da Gama

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 01:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen