Família Barros Taveira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Família Barros Taveira

#362805 | LmTaveira | 27 out 2015 15:06

Boa tarde!

Gostaria de obter informação (nomes/datas de nascimento) dos antecessores do meu bisavô paterno, Joaquim Pereira Taveira, e da minha bisavó paterna, Maria de Jesus de Carvalho. Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362807 | GoldenDays | 27 out 2015 15:55 | Em resposta a: #362805

Boa tarde,

Terá de colocar mais informações sobre os seua avós e bisavós para eventualmente alguém o poder ajudar. Sobretudo locais de nascimento e/ou casamento e datas exatas ou aproximadas de batismo, casamento, óbito.

Existem decerto membros da família com apelido Barros e outros apenas com Taveira. Quais são as suas origens geográficas? Provavelmente de Trás-os-Montes, mas mesmo assim trata-se de uma área com elevado número de paróquias. Quanto mais assertivo for nas informações que disponibiliza melhor a qualidade da ajuda que poderá obter.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362808 | MCNN | 27 out 2015 16:47 | Em resposta a: #362805

Boa tarde

No links seguintes pode ver dois pedidos de passaporte, um feito em 1950 e outro em 1958, de um casal com os nomes de Joaquim Pereira Taveira e Maria Hermínia Costa Borges, em que Joaquim Pereira Taveira era filho de outro Joaquim Pereira Taveira e de Maria de Jesus Taveira.

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=992845

(tem de selecionar a imagem 97.tif)

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=988970

(tem de selecionar a imagem 176.tif)


Estas pessoas eram suas familiares ?

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362810 | MCNN | 27 out 2015 17:34 | Em resposta a: #362807

Boa tarde uma vez mais


Correndo o risco de estar a cair em erro, cada vez mais estou convencido que o casal Joaquim Pereira Taveira e Maria de Jesus Taveira que é mencionado nos pedidos de passaporte que eu indiquei correspondem aos seus bisavós.

Assim, este é o assento de casamento de Joaquim Pereira Taveira com Maria de Jesus.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR02-002-112&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR02-002-112/PRTC0808D_ADVRL-PSBR02-002-Lv112_M_00004.jpg#

Como pode constatar, eles casaram em Covas do Douro em 20/08/1898. De acordo com esse assento, Joaquim Pereira Taveira tinha 45 anos de idade e era filho de Lourenço Pereira e de Hermínia Rosa Taveira. Já relativamente a Maria de Jesus é dito que ela tinha 19 anos e era filha natural de outra Maria de Jesus.

Mas procurando os assentos de batismo dos noivos, temos que Joaquim Pereira Taveira nasceu em Covas do Douro em 02/12/1952 tal como pode ver no seu assento de batismo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR02-001-005&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR02-001-005/PT-ADVRL-PRQ-PSBR02-001-005_m0007.jpg#

Ele era filho de Lourenço Pereira e de Hermínia Linda, neto paterno de Manuel Pereira e de Luísa Bernarda e neto materno de João Taveira e de Maria Linda, todos de Covas do Douro.

Existe ainda um averbamento neste assento que indica que ele faleceu em 19/03/1925 na freguesia de Cidadelhe, concelho de Mesão Frio.

Mas é o assento de batismo de Maria de Jesus que reforça a minha ideia que se trata da sua bisavó. Assim, ela foi batizada apenas como Maria e nasceu em 04/03/1879 em Covas do Douro:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR02-001-041&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR02-001-041/PRTC0808D_ADVRL-PSBR02-001-Lv041_M_00038.jpg#

Ela era filha natural de outra Maria de Jesus, e era neta materna de Domingos José de Carvalho e de Luísa Teresa de Carvalho. Era pois natural que em adulta usasse o nome Maria de Jesus de Carvalho.

Para terminar, nesse assento é dito que Maria de Jesus faleceu em Covas do Douro em 12/04/1971.

E foi isto que eu descobri. Mas claro está que pode ser apenas uma coincidência de nomes.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362824 | LmTaveira | 28 out 2015 10:58 | Em resposta a: #362810

Bom dia,

Muito obrigada pela informação! O meu pai é José Joaquim Barros Taveira filho de Lourenço Pereira Taveira e Maria Fernanda Correia de Barros, por conseguinte os meus bisavós são efectivamente Maria de Jesus de Carvalho e Joaquim Pereira Taveira. Sempre tive bastante curiosidade em saber mais detalhes sobre este lado paterno da família dado o meu pai não ter irmãos nem família directa viva.

Cumpts,

Lourenço Taveira

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362826 | MCNN | 28 out 2015 11:30 | Em resposta a: #362824

Caro Lourenço


Porque presumo que será do seu interesse aqui lhe deixo links para:

Pedido de passaporte de seu avô Lourenço Pereira Taveira, feito em Vila Real em 08/08/1953:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=988970

(selecione a imagem 21.tif)

Pedidos de passaporte de seu bisavô José da Cunha Barros e avó Maria Fernanda Correia de Barros, feitos em Vila Real em 16/12/1950:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=992845

(selecione a imagem 104.tif)

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362837 | LmTaveira | 28 out 2015 14:31 | Em resposta a: #362826

Caro Mário,

Mais uma vez obrigada pela informação pormenorizada. De qualquer forma fiquei um pouco confuso com este último post em que menciona o nome José Cunha de Barros como o nome do meu bisavô quando este seria efectivamente Joaquim Pereira Taveira. O nome da mãe do meu bisavô Joaquim Pereira Taveira não seria também Isménia Rosa Pereira Taveira em vez de Hermínia Rosa?

Obrigada,

Lourenço

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362853 | MCNN | 28 out 2015 20:15 | Em resposta a: #362837

Caro Lourenço

José da Cunha Barros seria o pai da sua avó Maria Fernanda Correia de Barros. Deduzi isso porque no pedido de passaporte da sua avó vem dito que ela era filha de um José da Cunha Barros, que é exatamente o nome da pessoa que tem o pedido de passaporte imediatamente antes do pedido da sua avó. Pareceu-me pois que pai (seu bisavô) e filha (sua avó) pediram passaporte no mesmo dia.

Já o nome da sua bisavó pode e deve de facto ser Isménia. Primeiramente pareceu-me estar escrito Ermínia mas vendo melhor parece-me que o pároco escreveu Esménia. Foi o facto de ter colocado o "E" no início que me fez pensar que ele havia escrito erradamente o nome de Hermínia. Afinal terá escrito erradamente o nome de Isménia.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362863 | LmTaveira | 29 out 2015 09:26 | Em resposta a: #362853

Mais uma vez obrigada pela informação! Só para concluir a árvore genealógica, consegue obter informação sobre a mãe da minha avó Maria Fernanda Correia de Barros?

Resposta

Link directo:

Família Barros Taveira

#362868 | MCNN | 29 out 2015 10:54 | Em resposta a: #362863

Bom dia Lourenço

Desconhecendo à partida de onde a mãe da sua avó era natural e quando tinha nascido, comecei por procurar o assento de batismo do pai da sua avó, cujas naturalidade e data de nascimento constavam do pedido de passaporte, na esperança de que esse assento de batismo contivesse algum averbamento que permitisse obter mais dados sobre a mãe da sua avó.

E teve sorte. Em primeiro lugar, no link seguinte pode consultar o assento de batismo de seu bisavô José da Cunha Barros:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1188941

(assento inicia-se na imagem 55.tif, mas a maior parte da informação está na imagem 56.tif)

Assim, ele nasceu em 04/03/1880 na freguesia de Pedorido, concelho de Castelo de Paiva, distrito de Aveiro. Era filho de Manuel da Cunha Barros e de Matilde Moreira, neto paterno de Manuel da Cunha Barros e de Florência Lopes e neto materno de António Gonçalves e de Maria Moreira.

Nesse assento consta o averbamento do seu casamento, no dia 27/11/1915 na Conservatória do Registo Civil de Braga, com Teresa de Jesus Correia Teixeira, de 24 anos de idade, natural da freguesia de Vilarinho de São Romão, concelho de Sabrosa, e que era filha de Francisco Correia Teixeira e de Quitéria de Jesus.

Nesse assento consta também o averbamento do óbito do seu bisavô, que ocorreu em 04/02/1955 na freguesia de Santa Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia.

Com base no averbamento do assento de casamento consegui encontrar o assento de batismo de sua bisavó, o qual pode consultar no link seguinte:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR15-001-028&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR15-001-028/PRTC0808D_ADVRL-PSBR15-001-Lv028_M_00193.jpg#

Assim, ela nasceu em Vilarinho de São Romão em 15/08/1891. Os seus pais eram os que já mencionei, e era neta paterna de Domingos Correia Teixeira e de Maria Augusta e neta materna de Manuel Correia Teixeira e de Teresa de Jesus.

Para além dos averbamentos do casamento e do óbito do seu bisavô, este assento contém o averbamento do óbito da sua bisavó, o qual ocorreu em 23/09/1964 na freguesia de Santa Marinha, concelho de Vila Nova de Gaia.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 23:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen