Como localizar registo de casamento
Este tópico está classificado nas salas:
Caros confrades
Venho por este meio pedir a vossa ajuda para me ajudarem como e onde procurar um registo de casamento do ano de 1884 realizado na Capela particular do Patriarca de Lisboa.
Desde já agradeço a atenção
Com os meus cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro José Maria
Apesar de realizado em capela particular o registo seria usualmente feito no livro da paróquia à qual a mesma pertenceria, indicando o templo particular.
(Tenho exemplos da época de casamento realizados em oratórios particulares com a devida licença e registados na paróquia correspondente).
Sabe qual era a capela? E ficaria em S. Vicente?
Abraço,
Rui Correia
Link directo:
Caro José Maria Ferreira
Telefonei para o Arquivo do Patriarcado de Lisboa. Li a sua mensagem integralmente a uma Senhora muito atenciosa e simpática que sugeriu que o Senhor lhe telefonasse a informar os nomes dos Nubentes e outros dados que eventualmente tenha em seu poder. Possivelmente, estará naquele Arquivo o Livro com o registo desse Casamento. Antes disso será necessário verificar se aparece o Requerimento que á data foi feito para que esse Casamento lá fosse realizado. Devidamente autorizado, deixo aqui nome desta Senhora e o nº do telefone para onde lhe poderá telefonar e o endereço de e-mail. Sugiro que telefone e fale com essa Senhora que está disposta a ajudar.
Dª Teresa Ponces - telefone 218 810 500 - t.ponces.ccultural@patriarcado-lisboa.pt
Cumprimentos
Jorge Santos
Link directo:
Caro Rui Correia
Como refere era um caminho a seguir.
Sucede que também desconheço a paróquia onde ficava situada a capela particular do Patriarca no ano de 1884.
Muito agradecido
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro Rui Correia
Sucede que também desconheço a paróquia onde ficava situada a capela particular do Patriarca no ano de 1884.
Muito agradecido
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro Rui Correia
Muito agradecido
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro Rui Correia
Como sugere era esse o caminho a seguir.
Muito agradecido
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro Rui Correia
Muito agradecido
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro Rui Correia
Muito agradecido
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro Rui Correia
Muito agradecido
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro Jorge Santos
Foi uma diligência extraordinária, não sei como lhe agradecer! Vou fazer o que me sugere. Obrigado
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro José Maria
Penso que a capela será a do próprio Paço Episcopal em S. Vicente de Fora.
Por isso pode procurar-se no registo da mesma (falta o nome dos noivos)
Curiosamente achei esta ligação (que penso ser do registo dum familiar do Patriarca na data que procura)
http://portal.cehr.ft.lisboa.ucp.pt/arquivos/index.php/dr-jose-lino-neto-realizou-se-ontem-na-capela-particular-do-paco-patriarcal-o-casamento-deste-nosso-amigo
Abraço,
Rui
Link directo:
Caro Rui Correia
Obrigado pela informação.Também já estive a pesquisar na Paróquia de S. Vicente Fora e não consta o casamento que eu pretendo. Trata-se do casamento de D. Tomás Francisco Teles da Gama, 14º conde da Vidigueira com D. Maria Mendes, aqui na base de dados do geneall consta como se tivessem casado em Santos-o-Velho, mas nos registos de casamentos daquela paróquia também nada consta
http://geneall.net/pt/nome/43381/d-tomas-francisco-teles-da-gama-14-conde-da-vidigueira/
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Caro José Maria
Talvez se tenha procurar numa data anterior. Acabei de achar num estudo dum parente afastado uma referência ao casal que procura no qual lhe apontam 3 filhos sendo a mais velha nascida em Fev 1880 em Almodovar e os seguintes em 1883 e 1884 em Santos-o-Velho.
Isso os fará possivelmente casados durante o Patriarcado de D. Inácio I e não D. José III.
Abraço,
Rui
Link directo:
Homem: Tomás Francisco Teles da Gama, Marquês de Nisa
Mulher: Tomásia Francisca Luisa de Mello da Silva Breyner,
D.Núcleo: Paroquais
Arquivo: Lisboa
Tipo de Registo: Casamento
Local: Lisboa, Santos-o-Velho
Data: 4.10.1815
Livro: 21-C Folha: 178
Link directo:
O casamento referido era dos avós sendo ele Tomás Xavier Francisco.
O casamento que procura está no livro de casamentos (1880-1884) de Santos-o-Velho.
Rui
Link directo:
Localizado registo de casamento
Vamos lá colocar ordem e corrigindo o que fui partilhando.
1. O casamento ocorreu em 02.07.1884. Está na folha 229v-230-230v do registo de casamentos de Santos-o-Velho. PT-ADLSB-PRQ-PLSB37-002-C31
A noiva tinha 28 anos (b. S. Pedro, Panoias, Odemira), o noivo 45.
2. Presidiu o prior de Santos na presença do Sr Cardeal Patriarca D. José III, tt o Conde da Ribeira Grande D. José da Câmara e o major José Veloso.
3. Os nubentes tinham já dois filhos José (de 7 anos, b. Panoias) e Constança (de 4 anos, b. Almodovar) que legitimaram.
RC
Link directo:
Caro Rui Correia
Obrigado pela sua valiosa ajuda, já há bastante tempo que procurava o dito registo de casamento, mas em vão. Afinal as datas que constam sobre o mesmo casamento nas suas respectivas biografias ou mesmo aqui na base de dados do geneall não estão correctas, o que pode levar a grandes confusões. Confusão que o confrade conseguiu deslindar, nem que para isso andasse a pesquisar até altas horas da noite para não dizer madrugada. Obrigado e bem-haja
.
.
Afinal o casamento realizou-se mesmo na Capela Particular do Patriarca de Lisboa, mas o assento de casamento ficou registado no respectivo livro da freguesia de residência dos nubentes. Sendo assim já não é necessário eu recorrer aos préstimos da senhora Dª Teresa Ponces que o nosso confrade Jorge Santos indicou. A ele também o meu muito obrigado pela sua diligência
Cumprimentos
Zé Maria
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 nov 2024, 14:26