Universidade de Coimbra - Faculdade de Cânones

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Formação | Pessoas | Títulos

Universidade de Coimbra - Faculdade de Cânones

#363247 | apsotomayor | 08 nov 2015 12:20

Caros Confrades.

Procuro resposta para a seguinte dúvida: antes da reforma pombalina de 1772, como se processava o curso de Cânones, na respectiva Faculdade da Universidade de Coimbra?

Eis o caso específico: consultados os registos de matrículas de um determinado indivíduo, verifiquei que o mesmo se inscreveu num primeiro ano na aula de "Instituta" (cadeira preparatória), e nos 4 anos seguintes no curso de Cânones.
Finalizado esse tempo, ao regressar à terra natal, os registos paroquiais intitulam-no já "Licenciado".
Passado um ano regressa a Coimbra, faz "Bacharelato" no final desse ano, e no ano consequente "Formatura", terminando assim o seu percurso universitário.

Devo entender que a frequência com sucesso dos 4 anos dava direito ao aluno ser considerado "licenciado", após o que num 5º ano positivo poderia habilitar-se ao exame para o grau de "Bacharel"?
Assim sendo, devo considerar que antes da reforma pombalina o grau de "Bacharel" era superior ao de "Licenciado"?

Desse modo, "Licenciatura" não podia comparar-se com "Formatura", a qual seria, sempre posterior.

Por outro lado, consultando as matrículas de um outro aluno contemporâneo, surgiu-me uma lista, a qual me parece mais de acordo com o que sempre entendi e pensei que sabia. Passo a reproduzi-la pela mesma ordem: "Bacharel-Repetição-Formatura-Licenciado-Suficiência-Repetição-Licenciado-Mestre-Graduação-Mestre-Grau de Doutor-Aprovação Doutor".

Estou assim, um pouco confuso. Algum dos Confrades me poderá esclarecer?

Antecipadamente grato,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

Universidade de Coimbra - Faculdade de Cânones

#363248 | saintclair | 08 nov 2015 12:57 | Em resposta a: #363247

-
"Livros actas e graus [1579 a 1771]:
Bacharel, formatura,exame privado e
grau de licenciatura, doutoramento."
Saintclair

Resposta

Link directo:

Universidade de Coimbra - Faculdade de Cânones

#363259 | Luis K. W. | 08 nov 2015 18:28 | Em resposta a: #363247

Um meu antepassado inscreveu-se a 1/Out/1681 em Cânones na Univ Coimbra.
Por erro, aparece listado por duas vezes: como António de Melo Lima e como António de Melo Limão(!!).
Na primeira lista diz que esteve na Instituta e era (ou inscreveu-se para?) Bacharel a 11/Jul/1687.
No segundo diz que a sequência foi a seguinte:
Instituta-Bacharel-Formatura-Suficiência-Repetição-Licenciado-Mestre-Doutor-Graduação-Grau-Aprovação.
O que, não faço ideia se faz algum sentido.
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 08:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen