Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#363481 | Canuta | 13 nov 2015 20:31

Boa noite!

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar a saber mais sobre um casal que julgo ter nascido em Vilar de Cunhas (Cabeceiras de Basto). Uma vez que os livros digitalizados online, relativos a essa freguesia, referem-se apenas à 1ª metade do séc. XIX, não consigo retroceder nas minhas pesquisas sobre este casal.

Refiro-me a:

- Maria Barroso da Cruz (faleceu, na referida freguesia, a 16/12/1918 com 31 anos, pelo que deverá ter nascido por volta de 1887). Era filha de Domingos da Cruz e de Eugénia Barroso (possivelmente, também da mesma freguesia).

Casada com

José Ribeiro (faleceu a 21/09/1962 com 77 anos, pelo que terá nascido por volta de 1885) filho de Francisco Ribeiro e de Maria Teresa Fernandes.

Qualquer ajuda relativamente a datas de batismo, casamento ou óbito dos próprios e dos respetivos pais, seria uma enorme ajuda.

Desde já os meus agradecimentos!

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#363571 | Canuta | 17 nov 2015 20:49 | Em resposta a: #363481

Boa noite!

Renovo o meu pedido.

Obrigada!

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#365349 | Canuta | 24 jan 2016 00:19 | Em resposta a: #363481

Boa noite,

Gostaria de renovar o meu pedido.

Obrigada!

Canuta

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#375119 | Canuta | 11 nov 2016 15:30 | Em resposta a: #363481

Boa tarde

Volto a insistir na procura de informações sobre os ascendentes de Maria Barroso da Cruz (faleceu, na freguesia de Vilar de Cunhas, a 16/12/1918 com 31 anos, pelo que deverá ter nascido por volta de 1887). Era filha de Domingos da Cruz e de Eugénia Barroso (possivelmente, também da mesma freguesia). Foi casada com José Ribeiro, natural da referida freguesia.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#390740 | Canuta | 06 abr 2018 10:59 | Em resposta a: #363481

Bom dia

Desconfio que esta Eugénia, que entretanto sei que também é identificada por Maria Eugénia, é uma criança que foi batizada com o nome Maria em 1860, filha natural de Carlota Barroso.
Uma vez que nos livros que se encontram digitalizados (há digitalizações intermitentes, ou seja, não se encontra disponível toda a sequência de livros) não aparece o seu casamento, não tenho como confirmar esta minha suspeita. Assim, se alguém me conseguir confirmar esta minha hipótese seria uma grande ajuda para eu poder retroceder mais no tempo.

Agradeço de já essa ajuda.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#416457 | SergioFres | 21 jul 2019 19:19 | Em resposta a: #363481

Olá. Os dados estão disponíveis na internet:

Quanto ao José:
"Aos 10-05-1885, neste lugar e freguesia de São Lourenço do Vilar. concelho de Cabeceiras de Basto, batisei (...) José, que nasceu no lugar da Uz(...) pelas 04 da manhã do dia 06 (...), filho legítimo e primeiro de nome de Francisco Ribeiro, mestre alfaiate, natural da freguesia de São Pedro de Atei, comarca de Celorico de Basto e de Maria Teresa Fernandes, pobre jornaleira, natural e moradora no lugar da Uz (...), neto paterno de José Ribeiro e de Maria (???) pobres jornaleiros, naturais da referida freguesia de São Pedro de Atei, e materno de Angélica Fernandes,, solteira, pobre jornaleira, natural e paroquiana desta freguesia de São Lourenço do Vilar. Foram padrinhos ANtónio José de Oliveira e, solteiro, lavrador, e Ermelinda Afonso (?), solteira, lavradeira,, ambos naturais e moradores no lugar da Uz...

Nota 1: Casou com Maria Barroso da Cruz, então de 20 anos, natural do Vilar deste concelho, filha de Domingos da Cruz e de Maria Barroso, na igreja da mesma freguesia no dia 30-05-1905 (ou 1908).

Nota 2: O casamento (...) foi dissolvido por óbito de Maria da Cruz Barroso ou Maria Barroso da Cruz, ocorrido em Vilar, no dia 16-12-1918.

Nota 3 Faleceu (José Ribeiro) em Vilar de Cunhas deste concelho pelas 24 horas do dia 21-09-1962.

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#416460 | SergioFres | 21 jul 2019 19:35 | Em resposta a: #375119

Quanto à Maria:

Aos 4-09-1887, neste lugar e freguesia de São Lourenço do Vilar (...), baptizei Maria que nasceu neste lugar e freguesia do Vilar, ás 11 horas da tarde do dia 02 do dito mês e ano, filha legítima e primeira de nome de Domingos da Cruz, natural do lugar de Bragadas da freguesia de Santo Aleixo de Além-Tâmega, concelho de Ribeira de pena, e Maria Barroso, natural deste lugar, (...), recebidos, moradores e paroquianos desta freguesia de São Lourenço do Vilar, neta paterna de António Martins da Cruz e Maria de Oliveira, do dito lugar de Bragadas e neta materna de Delfina Barroso, solteira, jornaleira deste lugar do Vilar. Foram padrinhos Francisco José de Carvalho, casado proprietário e, professor de instrução primária e Elisa Gonçalves Leite, casada, lavradeira, natural de Leiradas, freguesia de Riodouro.

Tem 2 notas:

Nota 1: Casou com José Ribeiro, este de 23 anos, natural do Vilar deste concelho, filho de Francisco Ribeiro e Maria Teresa Fernandes na Igreja da mesma freguesia do Vilar no dia 09-05-1908.

Nota 2: Faleceu em Vilar deste concelho pela 11 horas do dia 16-12-1918.

Posso perguntar se conhece Cabeceiras e se já cá esteve?

Cumprimentos de Cabeceiras de Basto...

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#416462 | SergioFres | 21 jul 2019 20:19 | Em resposta a: #390740

Assento de casamento de José Ribeiro e Maria Barroso da Cruz...

Aos 03-05-1908, nesta igreja paroquial de São Lourenço do Vilar, concelho de Cabeceiras de Basto (...) compareceram os nubentes JOSÉ RIBEIRO e MARIA BARROSO DA CRUZ, (...) ele de 23 anos, solteiro, alfaiate, natural e morador nesta freguesia (...) filho legítimo de FRANCISCO RIBEIRO e MARIA TERESA FERNANDES, naturais desta freguesia, e ela de 20 anos de idade, (...), filha legítima de DOMINGOS DA CRUZ e MARIA BARROSO, naturais desta freguesia, (...)

Resposta

Link directo:

Freguesia de Vilar de Cunhas - Cabeceiras de Basto

#416547 | Canuta | 24 jul 2019 12:16 | Em resposta a: #416462

Caro Sérgio

Muito obrigada pela sua preciosa ajuda. Eu tenho pesquisado na internet através do site do Tombo e este não tem os assentos destas datas disponíveis, por essa razão não tinha acedido a estes assentos.

De facto, conheço minimamente algumas localidades de Cabeceiras, incluindo o centro da vila. Trata-se de uma zona que muito aprecio.

Mais uma vez lhe agradeço a sua disponibilidade e ajuda.

Cumprimentos

Canuta

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 22:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen