Ferreira Coutinho e Craveiro - registro de terras?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Eventos | Famílias

Ferreira Coutinho e Craveiro - registro de terras?

#363496 | Kunoichi | 14 nov 2015 18:14

Prezados, após muitas buscas, encontrei documentos de meus antepassados. São eles:

- Bonifacio Coutinho, nascido em Mafomedes, 4 registros de passaportes para o Brasil;
- Ana Ferreira, nascida em Marinheira - Alva - Castro Daire, casada com Bonifacio no Porto, um registro de passaporte para o Brasil;
- Laura Augusta Ferreira Coutinho, nascida no Porto, filha de Ana e Bonifacio, acompanhante de Ana para o Brasil aos 9 anos;
- Maria Ferreira Coutinho, nascida em Marinheira - Alva - Castro Daire em 1895, filha de Bonifacio e Ana.
- Aurora Ferreira Coutinho, nascida no Rio de Janeiro em 1897, filha de Bonifacio e Ana.

O problema é que meu avô, Manoel Ferreira Coutinho, filho de Maria Ferreira Coutinho, nasceu possivelmente em 1920 em Portugal tendo como referência de local apenas trás-os-montes e o Rio Douro. O pai dele seria um homem de sobrenome Craveiro, que era de uma família que tinha terras em Portugal, sendo que Maria trabalhava pastoreando ovelhas nas terras dos Craveiros.

Já foram feitas buscas pela certidão de nascimento do meu avô em todos os locais citados e não foi encontrada. Alguém teria alguma ideia? Há algum site em que eu poderia consultar proprietários de terras em Portugal no início do Sec XX ou seria inviável essa pesquisa? Minha ideia seria buscar documentos do meu avô em cartórios de locais aonde craveiros tivessem terras em trás-os-montes ou próximo. Fora isso, esgotei possibilidades de pesquisas, e conhecer essas informações teria um grande valor sentimental para a minha família...

Abs

Resposta

Link directo:

Ferreira Coutinho e Craveiro

#363497 | saintclair | 14 nov 2015 19:04 | Em resposta a: #363496

-
"Maria Ferreira Coutinho, nascida em Marinheira - Alva - Castro Daire em 1895, filha de Bonifacio e Ana....."
Esta Senhora seria sua bisavó?,.... então o Craveiro que procura seria do Distrito Viseu!
-
Conforme pode verificar, ainda existem alguns apelidos -Craveiro- em três Distritos.
Sugiro que investigue o Distrito Viseu, nomeadamente o Concelho Castro Daire
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/Distrito%20de%20Bragan%C3%A7a/who/craveiro/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
-
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/distrito%20vila%20real/who/craveiro/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
-
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/distrito%20viseu/who/craveiro/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_Daire

Resposta

Link directo:

Ferreira Coutinho e Craveiro - registro de terras?

#363510 | MCNN | 15 nov 2015 14:17 | Em resposta a: #363496

Boa tarde

Não conheço nenhum site com o tipo de informação que procura sobre os proprietário de terras.

A primeira coisa que me ocorre perguntar-lhe é se chegou a encontrar o assento de óbito do seu avô, porque esse assento deve ter informação que lhe interessa (naturalidade, ano de nascimento, etc).

Depreendo do seu texto que sua trisavó levou consigo a filha Laura, mas deixou em Portugal a filha Maria, é isso ? De onde lhe vem esse conhecimento ? Tem documentos que o comprovem ou trata-se apenas de uma informação transmitida oralmente entre gerações ? A sua bisavó Maria chegou a ir para o Brasil ?

Já agora, chegou a consultar o assento de batismo da sua bisavó Maria ? Esse assento contém algum averbamento (casamento, óbito) ? Caso não tenha ainda consultado esse assento procure fazê-lo, pois os averbamentos, a existirem, podem fornecer-lhe pistas importantes sobre os locais onde a sua bisavó viveu em Portugal.

Finalmente, procurou saber se existiam, junto do Arquivo Distrital do Porto, os quatro processos de passaporte do seu trisavô Bonifácio e o processo de passaporte da sua trisavó Ana ? Esses processos contém muitas vezes informação relevante e de grande valor histórico.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ferreira Coutinho e Craveiro - registro de terras?

#364863 | Kunoichi | 06 jan 2016 19:53 | Em resposta a: #363510

Oi, Mário, obrigada pela resposta.

Sobre o assento de óbito do meu avô, tenho ele, mas não tem as informações.

Laura Augusta Ferreira Coutinho ficou em Portugal. Maria Ferreira Coutinho (minha bisavó) veio para o Brasil com meu avô e a irmã e morreu pouco tempo após chegar. Essas são informações transmitidas oralmente.
Temos o batismo de Maria em Alva (Castro Daire), não há averbamentos.

Temos documentalmente provados os nascimentos de Bonifacio Coutinho (em Teixeira - Baião) e Anna Ferreira (em Alva - Castro Daire) (trisavós); os nascimentos das 3 filhas deles: Laura Augusta (Cidade do Porto), Maria (Alva - Castro Daire) e Aurora (Rio de Janeiro). Também constam no cepese 4 registros de passaporte do Bonifacio para o Brasil com a familia, por onde se localizou o registro de Laura.

O problema é que aí chega o "buraco". A Maria, que trabalhava com ovelhas, teria tido um relacionamento com o "Craveiro", filho de fazendeiro da região, do qual nasceu meu avô e minha tia-avó. Só que em todos esses lugares que citei as buscas foram negativas. Esse Craveiro também teria sido enviado para prestar serviço militar perto da época que meu avô nasceu... ideias?

Abs

Resposta

Link directo:

Ferreira Coutinho e Craveiro - registro de terras?

#364864 | Kunoichi | 06 jan 2016 19:54 | Em resposta a: #363497

Obrigada, saintclair, procurarei aí.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 01:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen