Família Marques

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Família Marques

#363722 | robertspill | 23 nov 2015 18:53

Olá,

me chamo Robert e sou brasileiro. Há aproximadamente 17 anos venho me dedicando à busca de minha ancestralidade, principalmente italiana e alemã. Contudo, recentemente, descobri que um de meus antepassados era natural de Portugal e chamava-se Domingos José Marques, um jovem de aproximadamente 22 anos que chegou ao Brasil por volta de 1862. Gostaria de obter orientações de como proceder essa busca.

Saudações cordiais desde o Brasil,

Robert

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363726 | AntonioGonçalves | 23 nov 2015 21:08 | Em resposta a: #363722

Caro Robert

Era necessário para se poder ajudar, dar mais alguns elementos. Como naturalidade de Portugal, talvez algum elemento familiar, pois caso contrário, torna-se dificil ir mais além.
Como exemplo envio-lhe este casamento que poderá ser um irmão, filho de pai com o mesmo nome, que era muito comum nesta época, mas ....


- Antonio Jose Marques, filho de Domingos Jose Marques e Luisa Maria Antunes, urjais, S. Miguel de Paredes Secas (casou em Vilela, Santiago, a 28.4.1842, com Isabel Maria, filha de Antonio da Silva e Ana Joaquina, linharelho, Vilela, T. Balthazar Antonio Pereira, Antonio de Sousa e Manoel Esteves, Vilela, Padre João Joaquim da Silva, em ausença de paroco)


Conte com ajuda, mas é necessário mais alguns dados

Saudações cordiais

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363745 | robertspill | 24 nov 2015 16:01 | Em resposta a: #363726

Olá caro Antonio,

primeiramente agradeço a tua disposição e gentileza em me responder. Infelizmente, as informações que tenho não são o bastante, mas mesmo assim, descreverei o que encontrei:

1 - Descobri Domingos José Marques no ato de casamento de Leonídia Marques com Gregorio Spillari. Contudo, o documento não trás informações relevantes sobre Domingos.

2 - Posteriormente, encontrei nos registros de colonos da antiga colônia Rio Novo (Estado do Espírito Santo) o registro de Domingos José Marques. Neste menciona que: Domingos José Marques, português, branco, cathólico, 24 em 1866, lavrador, homem, não casado e chegou na colônia em outubro de 1865.

3 - Neste mesmo momento, encontrei também, outro registro de colonos de 1877. Neste menciona: Domingos José Marques, português, branco, cathólico, 30 anos em 1877, homem, solteiro. Menciona ainda a família que ele tinha com Dierminda Correia (as vz Bellarmina), branca (não se casaram, apenas conviviam) e seus filhos: Leonídia 7 anos, Rosa 4 anos e Justino 1 ano.

Com base nesses dados, ele teria nascido em 1841/2 ou 1846/7. Ou onde lê-se 30 seja na verdade 36, o que remeteria a 1841.

Somado a estes fatos, consegui encontrar os nomes dos filhos que tiveram através dos atos de casamentos dos mesmos. Logo temos: Leonídia em 1871, Rosa em 1873, Justino em 1876, Justina em 1881 e Francisco José em ????. Destes os únicos batismos que encontrei foram: Leonídia e Rosa. No de Leonídia consta que é filha ilegítima, isso pq os pais não eram casados e não consta os nomes dos avós, no de Rosa a mesma coisa. Tenho buscado os outros, mas por enquanto ainda não encontrei. Tenho tentado também ver se acho o óbito dele.

Conluindo, recentemente, encontrei entre os passaportes emitidos por Vila Real um provável que diz: Em 15 de Maio de 1863 se concedeu passaporte por tempo de 60 dias, para o Império do Brasil, a Domingos José Marques, solteiro, caixeiro, exposto, residente no lugar e freguesia de Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, deste Distrito, sendo abonado por documento e por termo de fiança ao recrutamento, que fica nesta Repartição. Notas laterais: N.º 200 / Idade 18 anos / Altura 1,60 m / Rosto comprido / Cabelo, Sobrancelhas, Olhos Castanhos / Nariz, Boca regulares / Cor natural / Bexigas e tem uma belida no olho direito.

Considerando as datas poderia ser, mas nada certo.

Continuarei a tentar, e sconseguindo mais informações informarei.

Antes, tenho uma pergunta: Marques é um nome comum em todo o território português? Esses nomes Justiina, Leonidia e Rosa são usados com mais frequencia em determinados locais ou não?

Mais uma vez obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363747 | mila1000 | 24 nov 2015 16:32 | Em resposta a: #363722

Roberto,
Poderia informar quando e onde foi o casamento de Leonidia?

Mila

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363748 | robertspill | 24 nov 2015 16:44 | Em resposta a: #363747

Claro, eles se casaram em 1904 aqui no Brasil, na colônia italiana de Iconham Leonídia foi a segunda esposa de meu bisnonno Gregorio que era natural de Roncoferraro. Tive acesso aos registros de casamentos feitos na Igreja e também no cartório, contudo apenas mencionam Domingos, nada além.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363749 | AntonioGonçalves | 24 nov 2015 17:25 | Em resposta a: #363745

Caro Roberto

O nome Marques, de facto é comum de norte a sul do País, pois deriva do nome Marcos.
Portanto não há um local de referência, é mesmo preciso elementos geográficos ou familiares.

Votos de sucesso na pesquisa.

Cordiais saudações

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363755 | mila1000 | 24 nov 2015 20:38 | Em resposta a: #363722

Roberto,

No Distrito de Viana do Castelo há passaporte com o nome de Domingos,mas,tem apenas 16 anos.

Pesquisei na Hemeroteca,e,encontrei pouca coisa,que menciona o nome de Domingos-Iconha e Rio Novo:

Jornal da Victoria-edicao 0195 –anoIII de 4/abril/1866
“dia 28 segunda secção-Ao director da colônia de rio Novo...aparece o nome de Domingos”
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=218260&pesq=domingos%20jose%20marques
ediccao 223 do dia 05/julho pede a quantia de...(não seria reembolso da viagem?)

O Estado do espirito santo,edicao 04161 de 17/3/1896 9aparece na terceira coluna_
Idem de l 28/1/1910 “eleições bandalheiras,os eleitores de Rio Novo protestam...aparece o nome como eleitor- edição 21

Diario da Manha-correspondencia de Iconha pagina 3,edicao 62(deve ser 7ou 8 março de 1911)=morte do tenente coronel Jose Gonçalves da Costa Beiriz,aparece Domingos como presente no funeral

Mila

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363767 | robertspill | 25 nov 2015 00:29 | Em resposta a: #363755

Olá Mila,

Obrigado. Eu já havia encontrado estas publicações, e de 1866 está ligada ao fato dele ter abandonado a primeira colônia que havia recebido para comprar outra que aparece nos registros de colonos de 1877, e Costas e Beiriz que também era português, foi um grande empreendedor na região e fora graças a ele que toda a regi~~ao foi povoada (massivamente por imigrantes italianos, inclusive meus Spillari que chegaram ao Brasil bem depois e que no futuro próximo se aproximariam dos Marques).

Irei prosseguir em minhas buscas, talvez nos batismos dos filhos dele encontre pelo menos os nomes dos pais.

Muito obrigado :)

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363771 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:58 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363772 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:58 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363773 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:58 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363774 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:58 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363775 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:58 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363776 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:58 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363777 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:59 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363778 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:59 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363779 | JoanaMatos | 25 nov 2015 13:59 | Em resposta a: #363722

Bom tarde,

se o passaporte emitido por Vila Real for realmente o do seu Domingos José Marques não irá possivelmente encontrar os nome dos pais em lado nenhum. Isto porque no paragrafo que transcreveu menciona "exposto", que significa que foi deixado/abandonado na roda dos expostos.

Mas como poderá ser outra pessoa completamente diferente, faço votos de boa pesquisa.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#363783 | robertspill | 25 nov 2015 15:06 | Em resposta a: #363779

Olá Joana,

eu não conhecia aplicabilidade do termo exposto, e confesso que quando a descobri fiquei desapontado, pois se este for mesmo mesmo trisnonno não poderei andar outrem. Contudo, pergunto (leve em consideração que não tenho prática com genealogia portuguesa): Sendo o infante abandonado, por qual razão dariam ao mesmo o sobrenome Marques? Pergunto, pq na Itália, por exemplo, geralmente as crianças que eram abandonadas passaram a carregar sobrenomes bem característicos que de certa forma remetiam as mesmas à tal condição.

Resposta

Link directo:

Família Marques

#367948 | robertspill | 06 abr 2016 18:39 | Em resposta a: #363722

Olá, estava relendo o tópico e me veio uma dúvida a respeito, sendo uma criança abandonada, com qual critério a mesma viria a dotar o sobrenome Marques?

Resposta

Link directo:

Família Marques

#367974 | joserocha | 07 abr 2016 12:06 | Em resposta a: #363722

Na base de dados do CEPESE estão estes que emigraram para o Brasil:

41287 Domingos José Marques Da Silva Cucujaes Oliveira de Azemeis Negociante 24 Rio de Janeiro Solteiro
67870 Domingos José Marques Santo Tirso Santo Tirso; Trabalhador 31 Rio de Janeiro Casado
148070 Domingos José Marques São João Loureiro Santa Maria da Feira Lavrador 37 Rio de Janeiro Solteiro
449011 Domingos José Marques Matosinhos Matosinhos Carpinteiro 22 Rio de Janeiro Solt

Tudo a norte, mas isso é normal pois a emigração para o Brasil foi essencialmente do norte. Tenho um ramo com o apelido Marques na zona de Braga: JOsé António Marques de Araújo (dn 1811), filho de José António Marques e Maria do Araújo.

Bom trabalho!

Resposta

Link directo:

Família Marques

#367977 | robertspill | 07 abr 2016 12:34 | Em resposta a: #367974

Muito obrigado pela resposta, considerando que ele nasceu por volta de 1842 (tenho o registro de famílias dele na colônia) e que ele chegou por volta de 1865, os dois mais prováveis são o primeiro e o último. Como faço para saber quando foram emitidos esses documentos?

Resposta

Link directo:

Família Marques

#367980 | roz | 07 abr 2016 13:52 | Em resposta a: #367948

'As vezes tomavam o nome do padrinho/madrinha ou de quem os criou caso a "roda" os tenha entregue a alguem. Em tempos antigos nao eram tao formais nas questoes de nomes.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Família Marques

#367981 | joserocha | 07 abr 2016 13:54 | Em resposta a: #367977

Podes contactar o CEPESE: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

Resposta

Link directo:

Família Marques

#368039 | robertspill | 08 abr 2016 13:56 | Em resposta a: #363722

Obrigado Rosario por sua explicação clara e lógica. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 01:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen