Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363881 | Deygom | 29 nov 2015 20:03

Boa noite a todos!

Venho aqui solicitar ajuda aos mais experientes... até ano passado eu não sabia nada sobre minha família, mas este ano comecei a buscar informações e tem sido uma grande descoberta... porém, cheguei num ponto que não consigo mais subir minha arvore genealógica, e principalmente, não consigo ter informações concretas sobre minhas origens.

Infelizmente devido ao meu avô não ser mais vivo, decidi conversar com os irmãos dele e em conversa com minha tia avó e meu tio avô (ambos nascidos no Brasil) descobri que:

Minha bisavó (Aurora Gomes de Freitas, da região de Tras os Montes, Portugal, nascida dia 20/07/1907) vei ao Brasil (nao sei a data) para o porto de Santos e lá residiu por vários anos. Ela se casou com o também Portugues (Naturalizado Brasileiro) Leopoldo Augusto Gomes da Silva que nasceu dia 29/01/1903. Na certidão de nascimento do meu avô, consta que os avôs paternos dele são "Antonio Lopes Gomes" e "Adelina Lourenço Vilela", e os avós maternos são "João de Freitas" e "Maria da Conceição" ... infelizmente não tenho as datas de nascimento e os locais de nascimento e é justamente isso que estou em busca... sei que TRAS OS MONTES E ALTO DOURO é uma provincia com alguns distritos, varios concelhos e diversas freguesias... mas infelizmente não tenho mais documentos para me ajudar e os parentes mais idosos qu eeu tenho (que são os filhos dos portugueses) não lembram... só lembram que os pais deles comentavam que vinham de Portugal Continental, região de Tras os Montes...

Alguém tem uma luz para me ajudar?

Agradeço antecipadamente.
Deyvid Gomes
meu email é: deygom@gmail.com

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363884 | mila1000 | 29 nov 2015 22:06 | Em resposta a: #363881

Deyvid,

Vamos por parte,estou confusa...

Sua bisavó Aurora Gomes de Freitas,nascida 20/07/1907 -Trás-os-Montes
Seu bisavõ Leopoldo Augusto Gomes da Silva,nascido 29/01/1903-sabe onde??Naturalizado

Seu avô ,seria quem?nasceu quando?Onde?
Avós paternos:Antonio Lopes Gomes e Adelina Lourenço Vilela
Avós maternos:João de Freitas e Maria da Conceição

Aurora casou com Leopoldo em Santos?Se foi,procure saber se existiu casamento religioso,e,de posse dessa informação,bem como a data,vá até a Curia de Santos e,veja o certificado de batismo que eles apresentaram na igreja.

Procure saber sobre o processo de naturalização,pois,nele Leopoldo deve ter apresentado seu passaporte,ou,informado onde nasceu.

Aurora se identificou como estrangeira em 15/10/1945 e,tem um numero de registro 26.975 em Santos SP.Poderá escrever para consultas@arquivonacional.gov.br pedindo a cópia do processo de registro de imigrante,forneça os dados do cartão de imigração,nr registro,data 15/10/1942 -Santos SP

Aqui está o cartão,imagem 793
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKMS-LTPL

Se residir em santos,procure o Arquivo Municipal,lá tem muita informação,mas,os livros de santos não estão digitalizados para pesquisa,o que é uma pena.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363886 | MCNN | 29 nov 2015 22:10 | Em resposta a: #363884

Boa noite Deyvid

Estou convencido que o seu bisavô seria, muito provavelmente, natural da freguesia de Galafura, concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real.

Digo isso em virtude do pedido de passaporte, feito em Vila Real em 26/12/1912, de seu trisavô António Gomes da Silva , o qual tinha então 39 anos de idade e levava como acompanhantes Adelina Lourenço Vilela (esposa, 37 anos), Francisco António (filho, 13 anos), Constantino (filho, 12 anos), João (filho, 11 anos), Leopoldo Augusto (filho, 9 anos), Ana Joaquina (filha, 7 anos), Manuel da Silva Vilela (filho, 19 meses) e José Grácio (filho, 5 meses).

No link seguinte pode ver o pedido de passaporte:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=994804

(tem de seleccionar a imagem 529.tif. É o registo número 5170)

Infelizmente o site do Arquivo Distrital de Vila Real está em baixo, o que me impossibilita procurar o assento de baptismo do seu bisavô.

Logo que o site volte a estar operacional eu procuro.

Abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363887 | mila1000 | 29 nov 2015 22:17 | Em resposta a: #363881

Confrade Mario Cesar,

Parabéns é muito pouco...Portanto, super mega ultra hiper Parabéns !!!!!!!
Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363890 | MCNN | 29 nov 2015 22:47 | Em resposta a: #363884

Olá outra vez Deyvid

O seu trisavô António Gomes da Silva era de facto natural de Galafura, mas quando pediu o passaporte residia na freguesia de Sanfins do Douro, concelho de Alijó, distrito de Vila Real.

E foi em Sanfins do Douro que seu bisavô Leopoldo nasceu em 21/01/1903, como poderá constatar no seu assento de baptismo:

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1038629

(seleccione a imagem 82.tif)

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363893 | Deygom | 30 nov 2015 00:15 | Em resposta a: #363884

Boa noite Mila!

Agradeço muito sua mensagem!

Meu avô seria "Antonio Gomes y Gomes" ele nasceu em Santos e não tenho certeza se se casou em Santos, irei correr atras dessa informação.

O cartão de imigração é de fato da minha Bisavó "AURORA GOMES DE FREITAS", já confirmei isso com minha tia avó (irmã no meu vô Antonio), os dados batem, inclusive o endereço que ela residia (Morro do São Bento), quando o registro foi feito.

Irei procurar saber do processo de naturalização do meu bisavô Leopoldo, mas confesso que nem sei por onde começar....

Enfim, vocês estão de parabéns... estou a meses tentando essas informações e em poucas horas vocês me ajudaram muito!

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363894 | Deygom | 30 nov 2015 00:25 | Em resposta a: #363890

Mário... já mandei um email para você agradecendo, porem, não posso deixar de externalizar e deixar publica minha gratidão pelo seu excelente trabalho!!!

Você não faz ideia da importância que as informações que você me passou significam na minha vida!

Agradeço muito a você e a Mila por terem dispensado tempo no meu humilde caso.

Vocês estão de parabéns!

Abraço de um cidadão Brasileiro que tem muito orgulho de ser descendente desse maravilhoso povo Portugues.

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363907 | mila1000 | 30 nov 2015 09:25 | Em resposta a: #363881

Deyvid,

Sou do Brasil,e,também tenho raizes em Santos,onde busco uns antepassados,mas,como não há livro digitalizado,fica dificil.Recorro aos cartórios,Curia,mas,nem sempre a pessoa é localizada.Digo isso,pois,busco "rastros" de um tio desconhecido...Coisas da vida...

Pretendo ir a Santos visitar uma parente,em breve,no Embaré.
Um abraço.
Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363914 | mila1000 | 30 nov 2015 10:42 | Em resposta a: #363881

Deyvid,

Achei Gomes y Gomes no 1º Cartório,a titulo de curiosidade...

Registro casamento –
Arnaldo Jose e Dina Gomes Y Gomes – 28/01/1950
Rodrigo das Flores Gomes y Gomes e Camila Cristina Bellini- 19/11/2011

Óbito
Irineu Gomes Y Gomes-13/06/1986

Nascimento:
Antonio Gomes y Gomes Filho- 02/01/1960
Diego Medina das Flores Gomes y Gomes- 25/01/1997
Irineu Gomes Y Gomes Filho- 02/09/1955
Leandro das Flores Gomes y Gomes-08/01/1955
Santiago de Freitas Gomes y Gomes-15/02/1980

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363915 | Deygom | 30 nov 2015 11:26 | Em resposta a: #363914

Bom dia Mila!

"Dina Gomes y Gomes" e "Irineu Gomes y Gomes" são irmãos do meu avô "Antonio Gomes y Gomes"
Obrigado, vou incluir as informações (conjuje da Dina e óbito do Irineu) na minha arvore.


"Rodrigo das Flores Gomes y Gomes", "Leandro das Flores Gomes y Gomes", "Diego Medina das Flores Gomes y Gomes" eu desconheço, nunca ninguém falou destes nomes pra mim.

"Irineu Gomes y Gomes Filho" não conheço, mas creio que seja primo do meu pai, ou seja, filho do irmão do meu Avô Antonio Gomes y Gomes.

Mila, você consegue encontrar a data de óbito do meu avô "Antonio Gomes y Gomes"??? Creio que seja em 1993...eu era criança, e ninguem na minha família soubre precisar a data.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363916 | MCNN | 30 nov 2015 11:48 | Em resposta a: #363915

Deyvid

Sua bisavó Aurora é natural da freguesia de Vilarinho dos Freires, concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real, onde nasceu em 18/07/1905 e foi batizada em 03/09/1905.

Esse assento de batismo pode ser consultado neste link:

http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1074543

(selecione as imagens 11.tif e 12.tif)

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363917 | mila1000 | 30 nov 2015 12:22 | Em resposta a: #363881

Deyvid,

Voce pode pedir busca nos cartórios ,mas, se for pessoalmente,eles entram no sistema,e,buscam pelo nome.
No 1º Cartório- Sr Hidalgo,eles possuem óbitos desde Janeiro/1993,não encontrei o nome de seu avô.Ligue para lá,e,pergunte,mas,pode ser que o óbito esteja no 2º Cartório,e,nesse só por e-mail,ou,pessoalmente .
O periodo de busca (1º busca),sem pagar,é de 3 anos.Eu costumo escrever,coloco o nome do falecido,o nome dos pais,da esposa,e,o ano do falecimento.Sempre recebo a resposta.

1º cartorio:registrosantos@yahoo.com.br

2cartorio Monte bello na Washington Luis,61 fone 32
• Oficial: Aldir Monte Bello
• Endereço: Av. Washington Luiz, 61 (canal 3)
• Bairro: Vila Mathias
• CEP: 11050-201
• E-mail: registrocivil2@uol.com.br
• Telefone: (0XX13) 3222-2954 / (13) 3234-2811

A familia não possui jazigo perpétuo no cemitério?Pode encontrar datas de seus antepassados.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363918 | Deygom | 30 nov 2015 12:30 | Em resposta a: #363916

Maravilhoso Mario... sem palavras parra esta mensagem... e menos ainda para o email completíssimo que recebi de você...Sim, o ano de nascimento da minha bisavó não era uma certeza... cheguei no ano de 1907 através de minha tia avó, e sem nenhum documento, apenas contando com a memória... tudo fica mais claro quando temos documentos...

Agora estou indo trabalhar, mais tarde estarei de volta para colocar mais peças neste quebra-cabeça!

Ansioso para ouvir mais notícias de você!

Muitíssimo obrigado!

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#363956 | mila1000 | 01 dez 2015 14:28 | Em resposta a: #363881

Deyvid,

Cópias dos processos de naturalização podem ser obtidos no Arquivo Nacional RJ.
E-mail para consultas@arquivonacional.gov.br

Se souber o numero RNE de Leopoldo,seria bom informar,além dos dados pessoais.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidões de nascimento - Aurora Gomes de Freitas (1907) / Leopoldo Augusto Gomes da Silva

#367137 | LEANDROGOMES | 17 mar 2016 18:54 | Em resposta a: #363914

Boa tarde!

Fui citado neste topico e se precisarem de alguma informação estarei a disposição, me chamo Leandro das Flores Gomes Y Gomes e as pessoas mencionadas são meus irmãos, meu pai e meu avô

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 22:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen