Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364091 | robertdwp | 06 dez 2015 23:25

O primeiro filho dos meus avos Portugueses nasceu no Rio de Janeiro em 1906. Possivelmente teriam entrado no Brasil por volta de 1900 a 1905. entretanto, um fato a considerar seria que se o primeiro filho do casal nasceu em 1906 e a possibilidade da MARIA JOAQUINA ter nascido em 1871 (1906-1871: 35) ela deu a luz com 35 anos, e o ANTONIO MARIA com 34, o que parece ser fora do comum para a epoca. Portanto e dificil saber com precisao se imigraram para o Brasil mais jovens e esperaram ate 1905 para iniciar familia. Talvez seja mais prudente que teriam imigrado para o Brasil entre 1890 ate 1905. Em 1890 o Antonio teria 18 anos e a Maria 19. MARIA JOAQUINA NAZARETH CORREA faleceu no Brasil em 1953 com 82 anos. Possivel data de nascimento seria: 1953-82: 1871. Filha de MARCELINO ANTONIO DA CUNHA E MARIA DA LUZ REGADA(S).
ANTONIO MARIA CORREA faleceu no Brasil em 1937 com 65 anos (1937-65:1872 como possivel data de nascimento. Filho de FRANCISCO COELHO e EREDIA NUNES.

Resposta

Link directo:

AJUDA PARA REGISTRO DE PASSAPORTE E NASCIMENTO DE ANTONIO MARIA CORREA E MARIA JOAQUINA NAZARETH COR

#364101 | MCNN | 07 dez 2015 18:12 | Em resposta a: #364091

Caro Roberto

Consultando a base de dados do Cepese, encontramos o seguinte registo de pedido de passaporte:

ID: 418506
Nome: Marcelino António da Cunha
Naturalidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Concelho: Figueira de Castelo Rodrigo
Pai: &bnsp;
Mãe: &bnsp;
Profissão: Trabalhador
Idade: 50
Destino: Rio de Janeiro
Estado Civil: Casado

Para além disso, consegui descobrir que pelo menos uma pessoa acompanhou Marcelino António da Cunha na sua viagem para o Brasil, a saber a sua esposa, de nome Maria da Luz, de 44 anos de idade.

Salvo melhor opinião, creio que são boas as chances de que se trate do pedido de passaporte dos seus bisavós. Uma vez que não sei se levaram mais alguém com eles, não posso garantir que sua avó tenha ou não ido com eles.

Assim, sugiro que contacte o Cepese e que lhes solicite (tem um custo de cerca de 10 euros julgo eu) o resto da informação que eles têm sobre este pedido de passaporte (nomeadamente a data em que foi feito, o Governo Civil em que foi feito, o número de passaporte, etc). Forneça-lhes o ID e o nome do seu bisavô, deve bastar.

Com base nessa informação que receber, eventualmente poderá localizar quer o livro de registo de passaportes quer o próprio pedido de passaporte, o qual poderá fornecer-lhe mais pistas.

Tenha em atenção que Figueira de Castelo Rodrigo é um concelho do Distrito da Guarda, e que mesmo que se trate dos seus bisavós, não é garantido que sua avó também tivesse nascido por lá.

Mas de todas as formas creio que se trata de uma boa pista a explorar.

Case peça a informação ao Cepese, quando a receber e se precisar de ajuda para progredir, diga qualquer coisa.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

AJUDA PARA REGISTRO DE PASSAPORTE E NASCIMENTO DE ANTONIO MARIA CORREA E MARIA JOAQUINA NAZARETH COR

#364109 | mila1000 | 07 dez 2015 19:49 | Em resposta a: #364091

Roberto,

Acho que a Habilitação para Casamento que localizei seja do Antonio e Joaquina :

Ficha
18340
Documentos Judiciais
Código de referência: BR AN,RIO
Série
Fundo/Coleção Pretoria do Rio de Janeiro, 11 (Freguesia do Engenho Velho) - T8
Título
Assunto
Habilitação para casamento
Local
Sobrenome
Coelho
Prenome
Antônio Maria Correia
Responsabilidade

Contratante
Sobrenome
Nazareth
Prenome
Maria de
Responsabilidade
Contratante
Sobrenome

Prenome

Responsabilidade
Ano Inicial
1901
Ano Final

Número
2411
Letra

Nº Apelação

Caixa
328


Mila

Resposta

Link directo:

AJUDA PARA REGISTRO DE PASSAPORTE E NASCIMENTO DE ANTONIO MARIA CORREA E MARIA JOAQUINA NAZARETH COR

#364147 | robertdwp | 09 dez 2015 00:00 | Em resposta a: #364101

Muito grato pela ajuda. Estou muito feliz com essa nova esperanca de exito na busca.
como posso contactar a base de dados do CEPESE, por carta ou email? Qual o procedimento para enviar a quantia em Euros.

Resposta

Link directo:

AJUDA PARA REGISTRO DE PASSAPORTE E NASCIMENTO DE ANTONIO MARIA CORREA E MARIA JOAQUINA NAZARETH COR

#364149 | robertdwp | 09 dez 2015 00:24 | Em resposta a: #364091

Ola Mila,
Muito obrigado pelo seu grande talento em buscas. Trata-se realmente dos meus avos. Onde seria possivel encontrar o orgao onde se encontra esse documento no Rio de Janeiro?

Habilitação para Casamento do AntonioMaria e Maria Joaquina Nazareth
Ficha 18340
Documentos Judiciais
Código de referência: BR AN,RIO
Fundo/Coleção Pretoria do Rio de Janeiro, 11 (Freguesia do Engenho Velho) - T8
Sobrenome: Coelho
Prenome: Antônio Maria Correia
Contratante
Sobrenome: Nazareth
Prenome: Maria de
Ano Inicial: 1901
Número
2411
Caixa: 328
Mensagem

Resposta

Link directo:

AJUDA PARA REGISTRO DE PASSAPORTE E NASCIMENTO DE ANTONIO MARIA CORREA E MARIA JOAQUINA NAZARETH COR

#364150 | MCNN | 09 dez 2015 00:28 | Em resposta a: #364147

Boa noite

Envie um mail para

cepese@cepese.pt

Indicando o ID que pretende e o nome da pessoa (na minha mensagem anterior tem essa informação).

Eles respondem com um mail com as intruções de pagamento.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

AJUDA PARA REGISTRO DE PASSAPORTE E NASCIMENTO DE ANTONIO MARIA CORREA E MARIA JOAQUINA NAZARETH COR

#364152 | mila1000 | 09 dez 2015 09:07 | Em resposta a: #364091

Roberto,

Terá que enviar e-mail para consultas@arquivonacional.gov.br .Peça a habilitação para casamento,e,informe desde o numero ficha até a caixa onde se encontra o documento.

Não tive tempo de olhar os livros do RJ no familysearch,mas,se localizar alguma coisa,volto a responder.

Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364154 | Mariza Guerra | 09 dez 2015 10:32 | Em resposta a: #364091

Como sou amiga de Robert, segui a dica de Mila e achei o registro de casamento no arquivo do Rio https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:XJ3T-HTC só não ficou claro o lugar de nascimento dos noivo, porém de posse dos nomes dos familiares fique mais fácil.

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364155 | mila1000 | 09 dez 2015 11:18 | Em resposta a: #364091

Roberto,

Maria da Luz veio com os filhos,o marido deve ter vindo antes.procure saber essa informação.
Maria da luz nasceu em 25/04/1879 Mirandela e chegou em Santos em 05/05/1913-navio Sequana e foram para a cidade de Vargem Grande.

Livro
08A Página
185 Família
49400 Número Ordem
1 Chefe
1
Sobrenome
LUZ Nome
MARIA DA Parentesco
CHEFE Nacionalidade
PORTUGUESA Idade
33
Estado Civil
CASADA Procedência Destino
VARGEM GRANDE Vapor
SEQUANA Chegada
05/05/1913
Nacion. Trad
PORTUGUESA - 23 ContaGov Sexo
F Religião
CATHOLICA Ler
NÃO
Profissão
AGRICULTOR Fazendeiro
OSCAR FERREIRA VARGA Observação
Notas
Dest_Est Res_Local
MIRANDELA Res_Pais
PORTUGAL Res_Tempo
SEMPRE
DesemBra
SANTOS Não Bra
N Bra_Lugar Bra_Tempo
PQEntraram Repatriado Porto Emb. Ferrovia
Data Nasc.
1879-04-25 00:00:00 Data Part.
1913-04-15 00:00:00 Filiação Introductor
ANTUNES DOS SANTOS E CIª.
Condição
ACEITO Lugar Nasc.
MIRANDELA

Registros relacionados
Livro Página Família Chegada Sobrenome Nome Idade Sexo Parentesco Nacionalidade Vapor Est.Civil Religião

08A 185 49400 05/05/1913 LUZ MARIA DA 33 F CHEFE PORTUGUESA SEQUANA CASADA CATHOLICA

08A 185 49400 05/05/1913 MARIA 13 F FILHO PORTUGUESA SEQUANA SOLTEIRA CATHOLICA

08A 185 49400 05/05/1913 DIAMTINO 10 M FILHO PORTUGUESA SEQUANA SOLTEIRO CATHOLICA

08A 185 49400 05/05/1913 AURICO 9 M FILHO PORTUGUESA SEQUANA SOLTEIRO CATHOLICA

08A 185 49400 05/05/1913 BEATRIZ 7 F FILHO PORTUGUESA SEQUANA SOLTEIRA CATHOLICA
http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/livrodetalhe.php?livro=08A&pagina=185&familia=49400
números 12359 a 12363-veja a realção dos nomes


Obrigada Mariza Guerra pela ajuda.

Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364156 | Mariza Guerra | 09 dez 2015 11:48 | Em resposta a: #364155

Mila,

Nesse registro do Museu da Imigração a Maria estaria com 13 anos em 1913, no registro de casamento ela estaria com 29 anos, casou-se em 1901.

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364162 | mila1000 | 09 dez 2015 15:23 | Em resposta a: #364091

Roberto,

Por favor,desconsidere a minha informação à respeito de Maria da Luz-Mirandela.A resposta é para outro confrade.

Mariza,obrigada por perceber o meu erro.

Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364196 | robertdwp | 10 dez 2015 08:41 | Em resposta a: #364091

Prezado Mario Cesar Navarro, Mila, Mariza Guerra, e demais amigos deste forum, compartilho o seguinte somente a titulo de informacao. Eu resido na California. Para remeter os $10 Euros (equivalentes a USD$11.36) para o CEPESE em Lisboa os bancos da America cobram uma taxa fixa de USD$35 dolares (nao importa o montante a ser enviado) que agregados aos $10 Euros (USD$11.36) teve um custo total de USD$46.36. Acredito que universalmente uma taxa similar deve ser cobrado pelos bancos locais independentemente do pais. Como sugestao, talvez se possa estudar uma maneira mais equitativa de expedir o valor fixo de $10 Euros pela compra do servico.

Por favor uma clarificacao: Uma vez de posse da informacao adicional do CEPESE que podera informar a localizacao do livro de registro de passaportes; eu poderei entao solicitar uma copia certificada do documento a instituicao do registro de passaportes?

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364197 | mila1000 | 10 dez 2015 08:59 | Em resposta a: #364091

Roberto,

Aqui no Brasil não é diferente,pago uma taxa muito maior no banco do que o valor a ser remetido.A solução que encontrei foi a remessa ,por vale postal,através dos correios.Não sei se o Cepese aceita,pois,minhas solicitações foram pra as Conservatórias.
Acredito que o confrade Mario poderá responder sua pergunta.

Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364198 | MCNN | 10 dez 2015 10:04 | Em resposta a: #364196

Caro Robert

A informação adicional que o Cepese lhe irá fornecer será a seguinte:

- Arquivo Distrital onde está o pedido de passaporte
- Nº do Livro de Registo de Pedidos de Passaporte / Maço e Caixa onde se encontra
- Número de Passaporte
- Data do Passaporte

Esta informação deverá permitir-lhe, no mínimo, aceder ao registo do pedido de passaporte. Caso o pedido de passaporte tenha sido feito no Porto, o Arquivo Distrital do Porto tem disponível para consulta online esses livros. Já se o passaporte tiver sido pedido na Guarda, o mais provável será ter de pedir essa informação ao Arquivo Distrital da Guarda.

No caso específico dos passaportes pedidos no Porto, que são os que me são mais familiares, a consulta do registo do pedido de passaporte permitir-lhe-á saber se ia mais alguém na viagem para além do casal que aparenta tratar-se dos seus bisavós. Dependendo da data em que foi pedido o passaporte, o registo poderá ou não conter a fotografia deles.

E caso o passaporte tenha sido pedido já no século XX, muito provavelmente existe o processo de passaporte, o qual então deverá solicitar ao Arquivo Distrital do Porto. E esses processo de passaporte costumam conter muitíssima informação (transcrição dos assentos de batismo e casamento das pessoas que viajavam, etc).

Tenha no entanto em atenção que, tal como já lhe expliquei, mesmo que se tratem dos seus bisavós e que consiga identificar o local onde nasceram e casaram, nada garante que a sua avó não tenha nascido noutro lado qualquer.

Mas esperemos que tenha sorte, que se tratem dos seus bisavós, e que graças a essa informação consiga descobrir o assento de batismo da sua avó.

Finalmente, e sobre os custos extras que quem vive fora de Portugal tem de suportar para pagar a informação do Cepese, lamento mas não sei exatamente qual a melhor forma de se fazer o pagamento para minimizar esses custos.

Antigamente, numa altura em que não era possível pagar ao Cepese por transferência bancária, a única alternativa era o Vale Postal. Neste momento não sei quais as alternativas de pagamento existentes.

De todas as formas, creio que o pagamento é um abuso completo. Houve uma altura em que se pagava e depois deixou de se pagar.

Recentemente voltaram a exigir o pagamento, e justificaram essa medida com duas razões:

Primeiro, porque os pedidos eram muitos e tinham que ter alguém dedicado a 100% para dar resposta a tantos pedidos.

Segundo, porque a infraestrutura onde tinham guardada a informação obrigava a elevados custos de manutenção.

Em relação ao primeiro argumento, ele é para mim completamente absurdo, Se eles fornecessem online toda a informação (são apenas mais quatro campos) que têm e não apenas alguma, acabava-se a necessidade dos pedidos. Eles não fornecem essa informação online porque sabem que ela é fundamental para as pessoas, em muitas situações, poderem progredir. Ou seja, eles é que fomentam a existência de pedidos, escondendo essa informação.

Quanto aos custos de manutenção, não acredito que uma base de dados com menos de 500.000 registos tenha um valor de manutenção assim tão elevado que justifique 10 euros por um pedido.

E a base de dados do Cepese resulta de um Projeto de Investigação que julgo ter tido apoios públicos, pelo que não sei até que ponto será aceitável que estejam agora a cobrar aos cidadãos uma informação que foi coletada graças ao financiamento desses mesmos cidadãos.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364201 | mila1000 | 10 dez 2015 13:42 | Em resposta a: #364091

Roberto,

O casamento religioso foi na igreja s.francisco Xavier-17/8/1901,e,há informações sobre a freguesia de batismo.
Vou deixar a informação para os confrades mais experientes,pois,procurei a freguesia do batismo de Nazareth,entendi Alguedes(Bragança),encontrei o nome parecido Algodres(Guarda),fiquei confusa...


https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-W8SH-91?imageOrFilmUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F3%3A1%3A939N-W8SH-91&i=78&wc=M6Z5-Y38%3A131775101%2C131869901%2C132117901&cc=1719212


Casamento religioso- 17/8/1901 -Igreja S.Fco Xavier - imagem 79 -casamento nº 76
Antonio Maria- batismo igreja matriz de Castelo Rodrigo/bispado de guarda
Maria Nazareth igreja matriz de Ccastelo Rodrigo de Alguedes,Bragança


Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364206 | MCNN | 10 dez 2015 15:29 | Em resposta a: #364201

Robert

Graças à Mila consegui encontrar o assento.

Sua avó nasceu na freguesia de Algodres, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

A verdade é que eu já tinha procurado nesta e em todas as freguesias disponíveis para consulta online do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

O problema é que, baseado na informação que aqui colocou, procurei os batismos de 1870 e de 1871, quando afinal sua avó, que foi batizada como Maria Joaquina, nasceu em 11/05/1867 e foi batizada em 26/05/1867.

Pode ver o seu assento de batismo no link seguinte:

http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1191934

(selecione e imagem 4.tif, é o último assento).


Já agora, isto vem confirmar que aquele registo do cepese é mesmo dos seus bisavós. Caso já tenha feito o pedido ao cepese, não deixe de procurar o processo de passaporte, pois costuma trazer bastante informação com valor histórico para os familiares.


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364207 | mila1000 | 10 dez 2015 16:43 | Em resposta a: #364091

Confrade Mario,

Obrigada pela ajuda!
Mais um desfecho feliz.

cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364209 | MCNN | 10 dez 2015 17:27 | Em resposta a: #364207

Mila

O problema é que as idades que as senhoras afirmavam ter aquando dos diversos atos oficiais representam uma grande dificuldade para quem vai depois procurar os seus assentos de batismo..

Neste caso por exemplo, o casamento religioso é omisso nesse pormenor mas no casamento civil dos avós do Robert, ocorrido em 1901, a avó afirmou então ter 29 anos de idade.

Ora a senhora era viúva de Francisco da Conceição. O curioso é que, aquando do seu primeiro casamento com Francisco da Conceição, o qual ocorreu em 1897, a senhora usou o nome de Maria Joaquina e afirmou ter ... 30 anos de idade. Essa idade sim era a correta.

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:XJ3R-JVY

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364210 | Mariza Guerra | 10 dez 2015 17:28 | Em resposta a: #364207

Mario e Mila,

Vocês são brilhantes, estou me inspirando em vocês, um dia chego lá!

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364216 | mila1000 | 10 dez 2015 19:34 | Em resposta a: #364091

Confrade Mario,

Quando as idades não conferem,isso dificulta a busca.O importante é que voce encontrou o batismo,eu fiquei confusa quanto ao nome da freguesia.

Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364231 | robertdwp | 11 dez 2015 00:08 | Em resposta a: #364216

Eu nao tenho palavras que possam expressar a minha gratidao pela habilidade professional e o total empenho e entusiamo com que o Mario, a Mila e a Mariza Guerra se dedicam a auxiliary a todos os que buscam ajuda neste site. Existe alguma pessoa que eu poderia manifestar o meu feedback positivo do excelente trabalho oferecido por toda essa brilhante equipe?

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364246 | MCNN | 11 dez 2015 14:03 | Em resposta a: #364231

Caro Robert

Obrigado pelas suas palavras simpáticas, mas deixe-me esclarecê-lo que a minha colaboração neste fórum (e com certeza a das restantes pessoas que mencionou) limita-se unicamente a dedicar algum do meu pouco tempo livre a procurar ajudar dentro do que me é possível (se eu lhe dissesse tudo o que eu faço durante o dia provavelmente não iria acreditar).

A "equipe" que menciona não existe como tal, o que existe é a vontade de ajudar que alguns elementos deste fórum têm, e acabam por se complementar nalguns tópicos. Por vezes consegue-se ajudar, outras nem tanto, acredite que também é uma questão de sorte.

Queria agora falar do seu avô. Assim, seu avô devia muito provavelmente ser natural da freguesia de Castelo Rodrigo, que fica igualmente no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

O problema é que essa freguesia tem muitos poucos livros disponibilizados para consulta online, o que não permite confirmar essa teoria.

Mas consegue-se pelo menos confirmar que os pais dele, seus bisavós, casaram em Castelo Rodrigo.

No link seguinte pode ver o assento de casamento de Francisco Coelho e de Herédia Nunes, que ocorreu em Castelo Rodrigo em 09/11/1864. Seu bisavô era natural de Vilar Torpim(outra freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo) e sua bisavó era de Castelo Rodrigo.

http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1192457

(tem de selecionar a imagem 125.tif)

E também se consegue ver que em 18/03/1866 nasceu em Castelo Rodrigo um irmão do seu avô de nome Jacinto:

http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1192424

(tem de selecionar a imagem 176.tif)

Assim, o melhor será eventualmente contactar o Arquivo Distrital de Guarda e solicitar-lhes a busca do assento de batismo do seu avô na freguesia de Castelo Rodrigo (não confundir com a freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo).

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364256 | robertdwp | 11 dez 2015 18:44 | Em resposta a: #364231

A informacao do site do Distrito de Guarda (veja a tabela abaixo) informa que se demora de pesquisa e menos de uma hora nao cobram nenhum cargo, porem se tomar uma hora cobram $20 euros ($22.72 dolares + $35 envio: $57.72 dolares . Por favor informem se o endereco do meu email abaixo esta correto e contem todos os dados necessario para minimizar o tempo de busca do Distrito da Guarda e de Braganca?

http://www.adguarda.pt/
Gostaria de solicitar uma pesquisa no Distrito de Guarda para uma copia da Certidao de Nascimento certificada do meu avo ANTONIO MARIA CORREA COELHO, possivelmente nascido em 1872, filho de FRANCISCO COELHO & MEREDIA NUNES e foi batizado na Igreja Matriz Castelo Rodrigo, Bispado de Guarda.

http://www.adbraganca.pt/
Tambem mandarei email para o Distrito de Braganca solicitando uma pesquisa para uma copia da Certidao de Nascimento certificada da minha avo MARIA JOAQUINA NAZARETH, filha de MARCELINO ANTONIO DA CUNHA & MARIA LUZ (ou LUTZ), possivel data de nascimento entre 1867 a 1872, provavelmente na Freguesia de Figueira de Castelo Rodrigo e que foi batizada na Igreja Matriz de Castelo Rodrigo de Algudes, Bispado de Braganca.

A titulo de informacao abaixo esta a tabela de precos do Distrito de Guarda:
Tabela de Preços
Serviços de Apoio Técnico, Consultoria e Pesquisas
Preço Pesquisas — O período inicial de 30 minutos é gratuito, após o qual:
1.ª Hora ou fração ……………………………………………………..……...……. 20,00 €
2.ª Hora e cada uma das seguintes, ou frações . .. ………………………… . . 25,00 €
Transcrições (serviço realizado a título excecional) Por cada linha digitada . . 6,50 €
Consultoria e Apoio Técnico (por orçamento, tendo por base o valor/hora designado)
Valor/hora por cada técnico envolvido (*) ……………………….... . . . . . . . . . . 40,00 €
Tratamento de Conservação e Restauro (Por orçamento, considerando como base o
valor/ hora designado) Valor/hora por cada técnico envolvido (*) . . . . . ….. . . 40,00 € (*)
Aos valores indicados acrescem, quando aplicáveis, os custos inerentes a materiais
utilizados, bem como as despesas relativas a deslocação, estadia e ajudas de custo dos
técnicos envolvidos.
Reprodução Geral Cópia em Papel (cópia a preto/branco) Formato A4 . .. . . . . . 1,00 €
Formato A3 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ………… ……………… . . . 1,50 €
Digitalização Digitalização na íntegra de documentos — imagem . ……… … . . 0,25 €
Digitalização parcial de documentos — imagem . . . . ……………………….…... . 0,75 €
Digitalização automática a partir de microfilmes — imagem . ………………..….. . 0,50 €

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364266 | robertdwp | 11 dez 2015 22:58 | Em resposta a: #364231

Prezado confrades:
Essa foi a resposta da solicitacao ao Cesepe. Como o pedido de passaporte foi feito no Porto seria possivel que o Arquivo Distrital do Porto tenha o livro 3335, onde esta o passaporte 676, disponivel para consulta on line?

Arquivo Distrital do Porto
Livro: 3335
Passaporte: 676
Data Passaporte: 24 Fevereiro 1891
Tipo: Ida
Nome: Marcelino Antonio da Cunha
Apelido: Sem indicacao
Concelho: Figueira de Castelo Rodrigo
Naturalidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Pai:
Mae:
Sexo: Masculino
Civil: Casado
Destino: Rio de Janeiro
Pais: Brasil
Idade: 50
Profissao: Trabalhador
Escreve: Sem indicacao

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364268 | Mariza Guerra | 11 dez 2015 23:55 | Em resposta a: #364266

Segue a imagem do registro de passaporte http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411767

na barra de rolagem número 116 tif - emitido em 24/02/1891 número 676 - Marcellino e Maria Luz vieram com 3 filhos. Pela data a Maria Joaquina estava com 24 anos. Ela não veio junto com eles.

Envio a cópia por e-mail.

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364269 | MCNN | 12 dez 2015 00:01 | Em resposta a: #364266

Boa noite Robert

Relativamente aos mails que vai enviar, tenho várias observações a fazer.

A primeira é que pode juntar os dois pedidos num só mail, pois só tem que contactar o Arquivo Distrital da Guarda. Os seus avós nasceram os dois no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda. Só que um nasceu na freguesia de Castelo Rodrigo e outro nasceu na freguesia de Algodres. Não envie pois qualquer mail para o Arquivo Distrital de Bragança.

A segunda é que o Robert não vai solicitar certidões de nascimento mas sim certidões de batismo, pois o Registo Civil só se tornou obrigatório em Portugal em 1911. Até essa data, e salvo raras exceções, as pessoas eram unicamente batizadas, e era o seu assento de batismo que servia para a sua identificação. A certidão de batismo que irá receber será uma fotocópia (xerox) do assento de batismo autenticada pelo Arquivo Distrital. Por exemplo, no caso da sua avó, a certidão que vai receber é a imagem daquela que já lhe foi disponibilizada a si para consulta.

Assim, por esse motivo e no que diz respeito à sua avó, o Robert deve modificar o texto do mail pois o Robert sabe precisar exactamente qual o registo que pretende, sabe a data em que ela foi batizada e sabe a freguesia em que foi batizada, o Arquivo não vai ter sequer de procurar nada, pois o Robert vai-lhes dar os dados todos que já sabe e que são necessários para eles localizarem imediatamente o assento.

E, mesmo relativamente ao seu avô, a busca deve ser muito rápida pois os livros de Castelo Rodrigo são bastante pequenos.

Não acredito pois que eles lhe cobrem o que quer que seja.

Finalmente, e relativamente ao registo do pedido de passaporte do seu bisavô Marcelino, pode vê-lo aqui:

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411767

(selecione a imagem 116.tif, é o número 676 que é logo o primeiro).

A letra é complicada mas dá para ler que, para além da sua bisavó Maria da Luz, ele levou consigo 3 filhas, com os nomes Adelaide (14 anos), Aniceta (12 anos) e Rosário (1 ano).

Eu já tinha dado pela existência de algumas irmãs da sua avó pelo seu casamento no Brasil. E encontrei dois irmãos nascidos em Algodres. Presumo que estas filhas tenham nascido noutro local, quem sabe se não terão nascido no Porto (de notar que o passaporte é pedido no Porto e não na Guarda).

Mas isso fica para outra mensagem.

De qualquer forma, pode agora pedir ao Arquivo Distrital do Porto que procure o processo do passaporte número 676 de 1891. Mas desconfio que eles não o terão. Eu pensei que o passaporte tinha sido pedido já no século XX mas afinal não foi, e eventualmente eles não terão o processo. Mas não custa nada perguntar-lhes.

Abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364276 | mila1000 | 12 dez 2015 10:40 | Em resposta a: #364091

Robert,

mais um documento para compor sua genealogia:

Casamento de Aniceta de Jesus – 16/março/1901 filha de Marcelino e Maria da Luz
Imagem 12 casamento nr 50
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:XJ3T-4P5


Mila

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364296 | Mariza Guerra | 13 dez 2015 10:48 | Em resposta a: #364091

Robert,

Registro de batismo de Heredia Nunes, nascida em 1840.

http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1192424

imagem 74 tif.

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364361 | robertdwp | 16 dez 2015 12:55 | Em resposta a: #364296

O Mario e um genio! Fiz a solicitacao ao Arquivo Distrital de Porto. E como previsto pelo Mario somente depois de 1905 e que estao disponiveis os poucos processos de passaportes.
Esse e o teor da menasagem:

Exmo. Sr. Robert Correa:

Infelizmente só existem processos de passaportes a partir de 1905 (e também alguns dos anos 1860’s, muito poucos).

Com os melhores cumprimentos.

Pelo Arquivo Distrital do Porto,

Rui Esperança

Técnico Superior

TEL + 351 220 046 200 / FAX + 351 220 046 201

www.adporto.pt





logo_mail_adp

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364681 | robertdwp | 29 dez 2015 00:39 | Em resposta a: #364361

Aos meus prezados confrades Mario Cesar e Mila,

Acabo de receber uma resposta do Distrito de Guarda sobre a solicitacao do assento de batismo do meu avo ANTONIO MARIA CORREA COELHO. O custo da copia integral (?) de $17 Euros + $3.90 para o envio pelo correio internacional sao $20.90 Euros, equivalente a $28.42 dolares. Acrescentando os $35 dolares de taxa de envio totaliza $63.42 dolares.

Qual e a diferenca entre uma Certidao de copia integral e fotocopia simples? O numero do Registro 03/1870 indica o ano do assento de batismo? Eu pensava que ele havia nascido em 1872. Se estamos de posse do numero do registro 03/1870 e de O Antonio era natural da Freguesia de Castelo Rodrigo e do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, existe alguma maneira de buscar esse assento?
Gostaria da sua valiosa opiniao.
Robert

Reproduções&Leitura AD Guarda

8:25 AM (6 hours ago) to me

Proc. Nº 1523/06

Ex.mo (a) Senhor (a)

Robert Correa

Em resposta ao solicitado, informamos que foi localizado o registo de batismo referente a Antonio, filho de Francisco Coelho e de Heredia Nunes, natural da freguesia de Castelo Rodrigo, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, reg. nº 03/1870.

A emissão de certidãode cópia integral importa em 17,00 €, acrescidos de 3,90€ para portes de correio internacional (registado). Caso pretenda fotocópia simples a mesma importa em 2,00€.

Poderá efetuar o pagamento por transferência bancária cujo IBAN é: PT50078101120112001327297 IGCPPTPL

Agradecemos que ao efetuar o pagamento nos indique a referência supra no assunto, também solicitamos que nos mencione a direcção completa para onde deve ser enviado o documento.

Deve remeter-nos obrigatoriamente comprovativo da transferência efetuada.

Com os melhores cumprimentos.

O Diretor,

Levi Manuel Coelho

Arquivo Distrital da Guarda

DGLAB- Arquivo Distrital da Guarda

Serviço de Leitura e Reprodução de Documentos

Largo General Humberto Delgado

6300-694 Guarda

Portugal

Telef. 271 001 200

rep_leitura@adgrd.dglab.gov.pt

www.adguarda.pt

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364693 | MCNN | 29 dez 2015 11:31 | Em resposta a: #364681

Bom dia Robert


Excelentes notícias, o Arquivo Distrital da Guarda localizou o assento de batismo do seu avô.

Aparentemente ele terá nascido em 1870, não estranhe isso porque era muito comum os nossos antepassados afirmarem ter uma idade que depois se viria a revelar incorreta.

Agora a pergunta que faz relativamente à diferença que existe entre a fotocópia simples e a certidão, essa diferença não reside na informação que elas possuem (que é exatamente a mesma) mas sim no fim que quer dar a esse documento.

Assim, se pretender o documento apenas para fins informativos (saber a data de nascimento, o nome dos pais e avós, onde viviam, etc) a fotocópia simples (xerox) serve perfeitamente. Agora se for para algum procedimento oficial, por exemplo se necessitar desse documento para iniciar o processo de obtenção da cidadania portuguesa, eventualmente será conveniente obter a certidão pois alguns consulados exigem uma certidão em vez de uma fotocópia simples. Agora a informação que uma fotocópia simples contém é exatamente a mesma que a certidão contém A certidão não é mais do que uma fotocópia certificada à qual é aposto um selo branco.

Quanto ao batismo, propriamente dito, não se preocupe pois ele já foi localizado pelo Arquivo Distrital da Guarda.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364730 | robertdwp | 30 dez 2015 23:36 | Em resposta a: #364693

Mario Cesar, Mila,e Mariza Guerra,
Tenho o maior respeito e admiracao por voces!
E incrivel a alta qualidade do servico prestado por voces. E como o fazem como voluntarios merecem ainda mais o reconhecimento por parte de todos que aqui ingressam desesperadamente em busca de qualquer informacao sobre algum familiar distante. E voces com a minima informacao conseguem encontrar a pessoa que se busca, como no meu caso de mais de 150anos atras.

Veja abaixo a minha resposta ao Distrito de Guarda. Com a valiosa ajuda de voces eu logrei o que necessitava. Uma copia de batismo autenticada do Distrito de Guarda.
MUITISSIMO OBRIGADO!!!!


Ex.mo Senhor Levi Manuel Coelho,

Diretor do Servico de Leitura e Reproducao de Documentos

Arquivo Distrital de Guarda

Estou muito agradecido pela sua pronta resposta a minha solicitacao: Proc. N0. 1523/06 para a emissao da certidao de copia integral do registro de batismo referente a Antonio, filho de Francisco Coelho e de Heredia Nunes, natural da Freguesia de Castelo Rodrigo, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, reg. no. 03/1870.

Seguindo as suas intrucoes foram enviados hoje, a seguinte quantia:

* $17.00 Euros para a certidao de copia integral do registro de batismo

* $ 3.90 Euros para portes de correio internacional

$20.90 Euros total (Equivalente em dolares USD$23.84)

A transacao de envio foi efetuada hoje, dia 29 de Dezembro de 2015, para a AGENCIA DE GESTAO DA TESOURARIA E DA DIVIDA PUBLICA IGPC EPE da Cidade de Lisboa.

Esta e a Identificacao de Envio: 8EAZDUW4. Comprovativo da transferencia efetuada.

Somente a titulo de informacao: para o envio dos USD$23.84 foram cobrados uma taxa de USD$35.00 perfazendo um total de USD$58.84 ou $51.61 Euros. E do meu inteiro conhecimento que o Arquivo Distrital de Guarda nao tem qualquer vinculo com taxas cobradas por instituicoes bancarias. Repito, isto e apenas a titulo de informacao.

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364731 | Mariza Guerra | 30 dez 2015 23:49 | Em resposta a: #364730

Robert,

Foi um prazer ter contribuído com uma pequena parcela na descoberta de seus antepassados e com isso ter proporcionado a você alegria e realização. Os verdadeiros méritos são de Mario Cesar e Mila.

Resposta

Link directo:

Registo passaporte e nascimento António Maria Correa e Maria Joaquina Nazareth Correa

#364732 | mila1000 | 31 dez 2015 00:38 | Em resposta a: #364091

Robert,

Que alegria saber que encontrou o batismo de seus antepassados.
Agradeço suas palavras,o mérito é de todos que o auxiliaram.
Feliz 2016 !
Um abraço.
Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 02:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen