nascimento do meu bisavo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões | Brasil

nascimento do meu bisavo

#364146 | Kaikates | 08 dez 2015 23:56

Boa noite
Procuro a certidao de nascimento do meu bisavo nascido em portugal e falecido no brasil.
Tenho poucas informacoes...
Nome Joao Teixeira Ferreira Junior
Casado com Julia Martins Ferreira
Pai de helena estella martins Ferreira

Todos portugueses
Meu bisavo e a helena foram para o brasil, meu bisavo casou-se com minha bisa e tiveram mais 3 filhas. Nao tenho ideia de datas de nascimento. Minha avo nasceu em 1929 e eh a mais nova. A mais velha acreditamos ter nascido por volta de 1925.

Sabe por onde posso comecar a procurar?

Obrigada
Karina simiao

Resposta

Link directo:

AJUDA - CERTIDÃO DE NASCIMENTO BISAVÔ

#364153 | mila1000 | 09 dez 2015 09:55 | Em resposta a: #364146

Karina,

Antes de começar uma busca,fale com seus familiares à respeito de João e Helena.
Precisa ter nomes,datas,pois,é dificil apenas com o que informou.
Por exemplo,sobre o João,procure saber quando e onde faleceu.Quando se casou com sua bisavó,em que cidade,e,o nome dela.Depois,quando ela faleceu.
Tudo isso é necessário,pois,poderá constar em algum documento onde nasceu João,e,então,obter o documento que precisa.
As vezes,obtem as datas no jazigo da família.

Apenas localizei o cartão de imigração de Helena """Estrella"""",e,não Estella,mas, só menciona os pais,seus documentos,e,a data em que foram emitidos.
Poderá escrever ao Arquivo Nacional RJ,solicitar processo de registro de imigrantes.Informe tudo que constar no cartão.Aguarde a resposta,demora uns 2 meses,mas,se tiver condiçoes de fazer o pedido pessoalmente,é muito mais rápido.escreva para consultas@arquivonacional.gov.br

Cartão de imigração Helena-viuva/farmacêutica/ identidade 692.907/registro 118.576 de 29/4/1941 em São Paulo
-imagem 561/562
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QVV9-QSTG



Mila

Resposta

Link directo:

nascimento do meu bisavo

#364161 | MCNN | 09 dez 2015 14:53 | Em resposta a: #364146

Cara Karina

Consultando a base de dados do Cepese, encontramos estes dois pedidos de passaporte:


ID: 272627
Nome: João Teixeira Ferreira Júnior
Naturalidade: Porto
Conselho: Porto
Pai: João Teixeira Ferreira
Mãe: &bnsp;
Profissão: Professor
Idade: 24
Destino: Rio de Janeiro
Estado Civil: Casado


ID: 270455
Nome: Júlia Martins Ferreira
Naturalidade: Porto
Concelho: Porto
Pai: Pedro s. Martins
Mãe: &bnsp;
Profissão: &bnsp;
Idade: 46
Destino: Rio de Janeiro
Estado Civil: Casado

Será de salientar, relativamente a este último pedido de passaporte, que esta pessoa referiu que iria viajar acompanhada pela sua filha Helena Estrela, de 1 ano de idade.

Salvo melhor opinião, devem tratar-se dos pedidos de passaporte dos seus bisavós, os quais seriam naturais da cidade do Porto.

Penso no entanto que a idade com que está referenciada a sua bisavó provavelmente estará errada.

Em resumo, eu no seu lugar contactaria o Cepese no sentido de lhe facultarem a restante informação de que dispõem relativa a estes pedidos de passaporte.

Essa informação será em princípio a relativa à data em que estes pedidos de passaporte foram feitos e os números dos passaportes.

Com base nessa informação poderá então solicitar ao Arquivo Distrital do Porto cópia dos processos de passaporte, e esses processos de passaporte devem conter a transcrição dos assentos de batismo dos seus bisavós, a transcrição do assento de casamento dos seus bisavós, etc.

Assim, envie um mail para cepese@cepese.pt pedindo a informação relativa a estes dois pedidos de passaporte. Diga-lhes qual o ID e qual o nome de cada pedido de passaporte.

Tratando-se de um serviço pago, eles responderão por mail com instruções para proceder ao pagamento (creio que serão 16 euros pelos dois pedidos de passaporte).

Depois de pagar, eles enviam-lhe então a informação.

Uma última observação, a ficha que a amiga Mila lhe disponibilizou é de 1941. Atendendo a que a Helena Estrela era então viúva, é pouco provável que ela tenha nascido em 1925, ela deve ser mais velha do que isso.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

nascimento do meu bisavo

#366666 | Kaikates | 29 fev 2016 20:06 | Em resposta a: #364146

Obrigada pelas informacoes. Agora tenho por onde comecar. A esposa portuguesa que veio ao Brasil com meu avo nao eh a minha bisavo. Ele casou-se com ela (Joaquina Curado) no Brasil, possivelmente apos ficar viuvo. A Helena é a irma mais velha da minha avo (minha avo nasceu em 1929 no Brasil, filha de brasileira com Portugues).
Voces so realmente muito competentes! Muito obrigada mais uma vez. Vou seguir suas orientacoes e acredito que agora conseguirei o que procuro.
Karina Simiao

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 22:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen