Registro de Nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Registro de Nascimento

#364228 | Ulysses Boumann | 10 dez 2015 23:26

Boa Tarde, estou a procura da certidão de nascimento do meu bisavo, já encontrei o registro de imigração dele no family search:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89JG-K4PD

tenho os dados pessoas dele:

Nome: Antonio Nascimento da Costa
Pai: Manuel Jesus da Costa Bento
Mãe: Benedita de Souza
Data de Nacimento: 24/12/1901

Foi Casado com: Maria da Conceição Pinto e teve um filho em Portugal: Duarte Pinto da Costa.

O problema é que na cidade dos documentos dele diz sempre apenas "Varzeas", em uma carteira de trabalho dele do porto de Santos dizia cidade "Viseu" mas não era um documento oficial.

Alguem pode me ajudar? Preciso achar as informacoes corretas de concelho/distrito/freguesia, Já não sei mais onde procurar.

Resposta

Link directo:

Registro de Nascimento

#364229 | saintclair | 10 dez 2015 23:34 | Em resposta a: #364228

-
http://www.jf-calde.pt/freguesia/
Sc.

Resposta

Link directo:

Registro de Nascimento

#364230 | Ulysses Boumann | 10 dez 2015 23:57 | Em resposta a: #364229

saintclair, eu procurei no livro de baptismo e não encontrei, sabe me explicar como funciona o livro de baptimos? a data do baptismo é a mesma data de nascimento? como funciona?

Resposta

Link directo:

Registro de Nascimento

#364232 | saintclair | 11 dez 2015 00:14 | Em resposta a: #364230

-
.... Data de Nacimento: 24/12/1901.
O baptismo: pode ter sido uns dias depois,
ou uns meses.
Terá que ir por tentativas.
Freguesia Calde- Lugar Várzeas- Concelho Viseu
http://tombo.pt/f/vis05
Sc.

Resposta

Link directo:

Registro de Nascimento

#364233 | MCNN | 11 dez 2015 00:21 | Em resposta a: #364230

Caro Ulysses

Penso que o seu bisavô seria provavelmente natural de uma destas duas freguesias:

Varzea de Trevões no concelho de São João da Pesqueira, distrito de Viseu

Varzielas, no concelho de Oliveira de Frades distrito de Viseu

Esta minha opinião é alicerçada no facto de ter encontrado alguns passaportes de pessoas com o nome "Costa Bento" que eram naturais dessas duas freguesias.

Os livros de batismo de 1901 dessas duas freguesias ainda não estão disponíveis para consulta online, pelo que poderá contactar o Arquivo Distrital de Viseu e solicitar-lhes a busca nessas duas freguesias.

Entretanto, encontrei o livro de desembarque do vapor onde chegou o seu bisavô, acompanhado da esposa e do filho Duarte.

Ele chegou a Santos em 11/01/1922 a bordo do vapor Orita.

No livro seguinte pode ver a lista de bordo:

http://museudaimigracao.com/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_011915.pdf

Curiosamente, o seu bisavô vem identificado com o nome de António Nascimento Lacerda.

Ele e os familiares estão na segunda página, com os números 36, 37 e 38.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registro de Nascimento

#364235 | Ulysses Boumann | 11 dez 2015 01:02 | Em resposta a: #364228

Eu enviei o e-mail para o Arquivo de Viseu, espero que me respondam. Eu tinha visto esse erro tambem na lista de bordo, as informacoes sao muito confusas, na base de Cepese, nao contem os passaportes tambem.

Resposta

Link directo:

Registro de Nascimento

#364320 | Ulysses Boumann | 14 dez 2015 13:11 | Em resposta a: #364233

MCNN, gostaria de agradecer a sua ajuda, encontrei o registro dele em São João da Pesqueira, Varzea de Trevões, você estava certo. Irei ao consulado hoje dar entrada na busca da certidão, espero que venha as informações de casamento junto, para descobrir os dados da minha bisavó.

Resposta

Link directo:

Registro de Nascimento

#364321 | MCNN | 14 dez 2015 14:04 | Em resposta a: #364320

Bom dia Ulysses

Tenha em atenção que o que deve pedir é a certidão de batismo uma vez que quando o seu bisavô nasceu o registo civil ainda não era obrigatório em Portugal (só o foi a partir de 1911). Mas vai pedir essa certidão no Consulado por algum motivo em especial ? Pode pedi-la diretamente ao Arquivo Distrital de Viseu, mais a mais não há necessidade de qualquer busca pois eles já localizaram o batismo do seu bisavô.

Se o assento de batismo do seu bisavô não tiver averbado o casamento, pode sempre pedir ao Arquivo Distrital de Viseu para procurar também pelo batismo de sua bisavó, tendo no entanto em consideração que ela era cerca de 2 anos mais nova do que o seu bisavô. Pode começar por pedir para procurarem também em Várzea de Trevões, que será o local mais provável onde ela terá nascido.

Caso não encontre o assento de batismo da sua bisavó, pode tentar procurar o assento de nascimento do Duarte (é assento de nascimento porque ele nasceu já depois de 1911), o qual deve conter a informação sobre de onde era a mãe natural. Já sabe que quando a família chegou ao Brasil ele tinha cerca de 6 meses de idade, pelo que ele deve ter nascido em meados de 1921.

Mas essa busca deverá ser pedida à Conservatória do Registo Civil de São João da Pesqueira, e peça apenas uma cópia não autenticada, pois esse documento servirá apenas para identificar a naturalidade da mãe do Duarte.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 07:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen