Localizar Certidão de Nascimento de Jose Simoes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Localizar Certidão de Nascimento de Jose Simoes

#364249 | andreiaqmathias | 11 dez 2015 14:22

Boa Tarde a todos,

Gostaria de auxilio para localizar a certidão de nascimento do meu bisavô.

Essas são as informações que eu tenho:

Nome: José Simoes.
Data de nascimento: 01/12/1901 (ou 09/12/1901 em alguns documentos consta esta data) .
Óbito: 21/03/1987.

Nome dos Pais: Manuel Simões Lopes e Josefa Maria.

Local: Vinhais - Tras-os-montes

Dados da Imigração:

Livro: 094 pag 107 Fam. 47570
Chegada no Brasil: 15/2/1922,
idade 21 anos
profissão: agricultor
Procedência: Outeiro Martinho- Portugal/ Lisboa-Santos.
Destino: Araçatuba
chefe: Manuel da Praga (meu bisavô imigrou com esse rapaz).


Qualquer auxilio será muito bem vindo. Não sei aonde localizar mais informações, caso alguem possa me ajudar com sites para busca ficarei muito agradecida.

Obrigada

Andréia Mathias

Resposta

Link directo:

Localizar Certidão de Nascimento de Jose Simoes

#364260 | mila1000 | 11 dez 2015 20:39 | Em resposta a: #364249

Andreia,

Localizei 2 cartoes de imigração,e,são da mesma pessoa.veja a foto,e,diga se é quem procura.
Num diz que José é de Leiria.

cartão imigração imagens 605/606 feito 1943
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDR-W6R8
desembarcou em 8/4/1926 vapor demerara

outro cartão com foto nascido em 1901/dezembro/09 em Leiria feito em 10/11/1980 recebeu cédula e passaporte,consta o desembarque em 26/4/1926
imagem 549/550
https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-BWMW

Veja se algum familiar não guarda os documentos dele.
Mila

Resposta

Link directo:

Localizar Certidão de Nascimento de Jose Simoes

#365204 | andreiaqmathias | 18 jan 2016 12:05 | Em resposta a: #364260

Oi Mila,
Os documentos se referem ao meu bisavô, pois ele residiu nos dois endereços listados, não entendo o porquê da divergência nas datas de embarque.
mandei uma email para o arquivo distrital de Leira, porém nao locarizaram nenhuma info do meu bisavô.
Contatei alguns sites que auxiliam na busca, entretanto me informaram que apenas com essas informações não é possível localizá-lo.
Você poderia me ajudar como posso conseguir maiores informações sobre ele?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Localizar Certidão de Nascimento de Jose Simoes

#365209 | MCNN | 18 jan 2016 16:40 | Em resposta a: #365204

Boa tarde Andreia

Em primeiro lugar queria perguntar-lhe qual o grau de certeza que tem de que o registo de desembarque que encontrou é o do seu bisavô.

O nome da pessoa que chefiava o grupo nesse desembarque não era Manuel da Praga. Essa pessoa chamava-se Manuel da Graça, isso é visível quer na lista de desembarque quer na lista de bordo.

Por outro lado, o seu bisavô pode ter ido mais do que uma vez ao Brasil, pelo que a data que consta nas fichas de imigração pode corresponder à última (e definitiva) viagem para o Brasil.

De qualquer forma, e partindo do princípio que o desembarque que mencionou de 1922 é mesmo o do seu bisavô, tenha em atenção que, de acordo com a lista de desembarque, apenas o Manuel da Graça era de Outeiro Martinho.

Todos os outros eram de Cabeço. Ora Cabeço fica numa freguesia diferente, pois enquanto Outeiro Martinho fica na freguesia de Guia no concelho de Pombal, o lugar de Cabeço fica na freguesia de Louriçal, também no concelho de Pombal.

Os livros de Guia não estão disponíveis para consulta online, mas os de Louriçal estão até 1900. Nos livros de Louriçal penso ter localizado os batismos de José Maria Neves e Agostinho Pereira, os acompanhantes de Manuel da Graça e de José Simões.

Não localizei o batismo de José Simões, mas caso ele tenha nascido em 1901 esse livro ainda não está disponível para consulta online. Na lista de desembarque ele aparece com a idade de 21 anos, mas na lista de bordo aparece com a idade de 20 anos.

A Andreia disse que o Arquivo de Leiria procurou e não encontrou informações sobre o seu bisavô. Mas eles procuraram exatamente o quê e onde ? Procuraram na freguesia da Guia, a partir da sua informação que ele seria natural de Outeiro Martinho ?

Em face disso, e caso eles já tenham procurado na freguesia de Guia, eu no seu lugar pedia ao Arquivo Distrital de Leiria para procurar o batismo do seu bisavô na freguesia de Louriçal, concelho de Pombal. Se ainda não procuraram em Guia, então eu pedia-lhes para procurar nas duas freguesias, Louriçal e Guia, ambas no concelho de Pombal.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar Certidão de Nascimento de Jose Simoes

#365213 | Luis K. W. | 18 jan 2016 19:10 | Em resposta a: #364249

Nome: José Simoes. Data de nascimento: 01/12/1901 (ou 09/12/1901 em alguns documentos consta esta data) . Nome dos Pais: Manuel Simões Lopes e Josefa Maria. Local: Vinhais - Tras-os-montes

Conforme a Andreia Queiroz Mathias já sabe, o Concelho de VINHAIS tem 37 freguesias!
Uma das freguesias chama-se também Vinhais, mas não é garantido que o seu José Simões seja desta freguesia.
(veja em : http://tombo.pt/f/vnh35)

Como já sabe, os livros com os registos paroquiais de baptismo (ainda) só estão disponíveis até 1899. O Arquivo Distrital de BRAGANÇA já lhe escreveu dizendo. "Informo V. Ex.ª que foi efectuada a pesquisa nos livros de batismo da freguesia de Vinhais, nos anos de 1900-1905, não tendo sido localizado o registo de José Simões."

Assim, já só falta pesquisar nas outras 36 freguesias!

Por outro lado, pesquisei na Freguesia de Vinhais os CASAMENTOS de 1891 a 1899 e não há nenhum noivo chamado SIMÕES ou LOPES.
Em resumo: o seu José Simões NÃO É natural da "Freguesia de Vinhais" mas, provavelmente, de uma outra freguesia do "Conselho de Vinhais".

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 21:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen