Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365255 | cinarinhafarias | 20 jan 2016 12:45

Olá,
Estou tentando encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, mas tenho pouquíssimos dados.
Ele morreu quando minha vó era pequena e para piorar, além dela ser a filha mais velha, está com Alzheimer, então não sabe de nada (local e data de nascimento, local e data do falecimento e coisas do tipo).
A única coisa que eu sei é o nome dele e o da minha bisavó, que é brasileira (mas também não tenho nenhuma informação sobre ela).
Queria saber por onde posso começar, minhas pesquisas até então não deram em nada. Na verdade, saber onde posso tentar encontrar mais informações a respeito.

Achei esse link: http://www.aatt.org/site/index.php?P=3
Mas quase todos os links não estão funcionando.

Missão (quase) impossível, eu sei rs

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365256 | cinarinhafarias | 20 jan 2016 12:45 | Em resposta a: #365255

Ele era português, não citei na mensagem anterior.

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365257 | MCNN | 20 jan 2016 13:06 | Em resposta a: #365255

Bom dia

Pode começar por procurar o assento de nascimento da sua avó, o qual mesmo que não mencione o local de onde seu bisavô era natural, eventualmente conterá o nome dos pais de seu bisavô. E conterá também os dados da sua bisavó.

Por outro lado, se sua bisavó era brasileira, isso quererá dizer que seu bisavô foi solteiro para o Brasil, resta saber se foi sozinho ou se foi com os pais.

Pode também se assim o entender colocar aqui o nome do seu bisavô, a fim de que a possamos ajudar a procurar o passaporte do seu bisavô.

Claro está que caso seu bisavô tenha ido para o Brasil com os pais, muito provavelmente quem pediu o passaporte terá sido o pai ou a mãe, o que acentua a importância de saber o nome dos pais do seu bisavô.

E, caso o seu bisavô tenha nascido antes de 1911, será fundamental saber o nome dos pais dele a fim de localizar o seu assento de batismo, porque as crianças eram batizadas apenas com os nomes próprios e só sabendo o nome dos pais podemos procurar com segurança o batismo. De notar que o registo civil só se tornou obrigatório em Portugal depois de 1911,

Outro dado importante seria dar-nos uma ideia sobre quando o seu bisavô terá nascido. Mesmo que não saiba essa data, sabe muito provavelmente a data de nascimento da sua avó, isso permitirá ter uma ideia aproximada sobre quando seu bisavô nasceu. Se nos der o nome da sua avó, a data, local de nascimento e nome dos seus bisavós, podemos ajudá-la a procurar o assento de nascimento da sua avó, já que muitos desses assentos brasileiros já são pesquisáveis online.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365263 | cleberson.lourenco | 20 jan 2016 16:53 | Em resposta a: #365255

Olá,

Eu senti a mesma dificuldade que vc está passando mas com a ajuda deste fórum consegui localizar o assento de batismo em Portugal.

Procure a certidão de nascimento da sua avó (na certidão de casamento ou nascimento da sua mãe/pai consta o lugar de nascimento dela). No site http://www.arpensp.org.br/ vc conseguirá os contatos dos cartórios no Brasil.

Com os dados da sua bisavó procure algo no site https://familysearch.org além de postar aqui :).

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365265 | saintclair | 20 jan 2016 17:35 | Em resposta a: #365263

-
Cinarinha;
Qual o nome do seu bisavô?
Sc.

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365279 | cinarinhafarias | 20 jan 2016 22:07 | Em resposta a: #365263

Já procurei no familysearch e até agora nada... minha mãe está procurando a certidão da minha vó e se não encontrar, pediremos uma segunda via

obrigada por ajudar! :)

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365280 | cinarinhafarias | 20 jan 2016 22:09 | Em resposta a: #365279

João Pereira dos Santos
casou com uma brasileira, Carmelita Pereira
minha avó se chama Iolanda Aparecida Pereira e assim que encontrarem a certidão dela eu confirmo, mas nasceu em Santos/SP, em 20/01/1931. ela diz que o pai dela morreu quando ela ainda era criança, então chutaria entre 1931 e 1941, acredito eu no Brasil mesmo.
estou procurando mais alguns dados da minha avó e coloco aqui assim que tiver.

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365312 | MCNN | 22 jan 2016 11:57 | Em resposta a: #365280

Bom dia

Esta sua mensagem reforça a minha ideia de que será fundamental conseguir uma certidão de nascimento da sua avó, a fim de procurar saber mais dados como o local de nascimento do seu bisavô (isso era o ideal) ou, pelo menos, o nome dos pais do seu bisavô.

O nome do seu bisavô é bastante comum, existem certamente bastantes pedidos de passaporte de pessoas com o nome igual, pelo que sem se saber ao menos o nome dos pais dele não se consegue saber qual o João Pereira dos Santos que é o seu bisavô.

Infelizmente os registos de Santos/SP ainda não estão disponíveis para consulta online pelo que não se consegue ajudá-lo a encontrar a certidão de nascimento da sua avó, tem de fazê-lo por si mesmo.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365315 | cinarinhafarias | 22 jan 2016 13:20 | Em resposta a: #365312

Eu imaginava isso mesmo, mas ainda sim, muito obrigada por tentar ajudar.

Se eu conseguir o nome dos pais do meu bisavô e/ou local que ele nasceu, qual seria o próximo passo? Onde posso pesquisar, além do familysearch?

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365391 | MCNN | 25 jan 2016 12:38 | Em resposta a: #365315

Bom dia

Atendendo à época em que seu bisavô terá nascido, o que terá de procurar é o seu assento de batismo. Como o registo civil só se tornou obrigatório em 1911, não existe a certidão de nascimento.

Ora, ao contrário do que acontece com os assentos de nascimento onde as pessoas são registadas com o nome completo, as crianças eram batizadas apenas com o nome próprio. Assim sendo, o seu bisavô terá sido batizado apenas como João. Como deve imaginar, sem saber o nome dos pais dele será muto difícil descobrir o seu batismo no livro de batismos de qualquer ano, pois o que não faltarão com toda a certeza nesse livro serão batismos de crianças com o nome de João. Sabendo o nome dos pais do seu bisavô, consegue concluir se um dado batismo de uma criança com o nome de João corresponde ao batismo do seu bisavô ou não.

Se souber o nome dos pais e não souber o local onde ele nasceu pode ao menos procurar o seu passaporte.

Se souber o nome dos pais e o local onde nasceu, pode procurar o seu batismo pesquisando pessoalmente na net (caso os batismos do local e ano em que ele nasceu já estiverem disponíveis para consulta online) ou pedindo ao respetivo Arquivo Distrital para procurar.

Assi, e como já disse, é fundamental obter a certidão de nascimento da sua avó.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Por onde começar a busca pela certidão de nascimento do meu bisavô?

#365708 | aana10 | 04 fev 2016 04:51 | Em resposta a: #365280

Boa noite Cinarinha,

Diga-me, por favor, o seu bisavô fazia grande diferença de idade com a sua bisavó? Era um segundo casamento?

Já agora, alguém tem alguma ideia de quando ele foi para o Brasil ou, mais ou menos, que idade ele tinha quando foi para o Brasil? A história familiar é de que ele foi logo de Portugal para Santos?

Aguardo, cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen