Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

Este tópico está classificado nas salas:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365268 | Bruno Mendes | 20 jan 2016 17:53

Boa tarde,

Sou novo neste fórum e gostaria de ajuda para encontrar qualquer registro dos meus Bisavós com o objetivo de obter a dupla cidadania portuguesa.

Minha avó materna, nascida no Brasil apenas lembra que sua mãe era de Leiria e seu avô foi capitão de corveta. Teve 3 irmãos nascidos em Portugal, sendo que 2 morreram ainda criança em Portugal (Cecília e Davi) e 1 morreu no Brasil (Joaquim Mendes)

Nome do Bisavô: Joaquim Mendes
Nome de casada da Bisavó: Capitulina Jordão Mendes
Nome de solteira da Bisavó: Capitulina Jordão

Outra informação que acho relevante é que o irmão da minha avó que morreu no Brasil (Joaquim Mendes) nasceu no ano 1908.

Qualquer ajuda é bem vinda!

Agradeço desde já,
Bruno Mendes

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365271 | MCNN | 20 jan 2016 18:37 | Em resposta a: #365268

Boa tarde Bruno

De acordo com o que contou, aparentemente seus bisavós casaram em Portugal, tiveram filhos, e só depois foram para o Brasil, certo ?

Digo isso porque depreendi que sua avó nasceu já no Brasil, mas teve alguns irmãos que nasceram em Portugal.

Entretanto, procurando no Arquivo Distrital de Leiria, encontrei este pedido de passaporte:

http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/details?id=1069537

Como vê, trata-se de um pedido de passaporte para o Brasil (Santos) de uma pessoa com o nome de Ana Joaquina, de 48 anos de idade, filha de José Simões e Maria Josefa, natural e residente no lugar de Silveirinha Pequena, freguesa de Louriçal, concelho de Pombal e que iria viajar acompanhada pelo seu marido Francisco da Silva Jordão e pelas suas filhas, Maria, de 23 anos, Maria Augusta, de 18 anos, Laurinda, de 16 anos e Capitolina, de 14 anos.

Com base nessa informação, procurei e encontrei o assento de batismo dessa Capitolina na freguesia de Louriçal no ano de 1883. Ela nasceu em 11/08/1883, conforme pode ver no seu assento de batismo:

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1110159
(tem de selecionar a imagem 34.tif)

Ora esta Capitolina, que é provável que em idade adulta tenha usar o nome de Capitolina Jordão, foi para o Brasil em 1897. De notar, no entanto que não é impossível que ela tenha regressado a Portugal, casado e voltado posteriormente ao Brasil.

Mas atendendo a que em 1908 esta Capitolina teria 25 anos de idade (idade pois para ser mãe) e uma vez que era natural do distrito de Leiria, arrisco-me a sugerir que pode tratar-se da sua bisavó, se bem que eventualmente o mais provável será tratar-se de uma coincidência de nomes.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365282 | Bruno Mendes | 20 jan 2016 23:15 | Em resposta a: #365271

Prezado Navarro,

Primeiramente, obrigado pela sua pronta resposta.

Realmente sua interpretação do meu texto está correta. Entretanto, vinha bisavó se chama Capitulina, assim registrado nas certidões de casamento e nascimento de sua filha (minha avó) e seu neto (meu pai), respectivamente.

Outra informação relevante que nao mencionei é o número de registro de estrangeiro do irmão português da minha avó:

Joaquim Jordão Mendes natural Portugal (Coimbra), cart ident modelo 19 nº 79272 expedida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros, nascido em 20 de fevereiro de (1908, o ano não é preciso).

Ajuda em alguma busca estas informações?

Mais uma vez, obrigado!

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365290 | MCNN | 21 jan 2016 12:44 | Em resposta a: #365282

Bom dia Bruno

Em primeiro lugar, queria dizer-lhe que a diferença entre Capitulina e Capitolina é absolutamente irrelevante, são duas grafias diferentes para o mesmo nome. É como acontece com o Manuel e o Manoel. Como tal, pode ter acontecido que sua bisavó tivesse sido batizada em Portugal como Capitolina e posteriormente tivesse usado o nome de Capitulina no Brasil.

O facto de Joaquim Jordão Mendes ter nascido em Coimbra pode ser importante.

Já agora, sabe se o Davi e a Cecília eram mais novos ou mais velhos do que o Joaquim ?

Sabe em que ano os seus bisavós foram para o Brasil com o Joaquim ?

Finalmente, a sua avó foi a primeira filha nascer no Brasil ? Qual a data de nascimento do primeiro filho dos seus bisavós no Brasil ? Mesmo que não saiba a data em que seus bisavós foram para o Brasil, a data de nascimento do primeiro filho no Brasil estabelecerá um limite temporal.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365292 | Bruno Mendes | 21 jan 2016 14:48 | Em resposta a: #365290

Prezado Navarro,

Obrigado pelo esclarecimento em relação à irrelevância da grafia.

Com relação a cronologia dos fatos, abaixo descrevo o que minha avó me relatou, porém por se tratar de uma pessoa com idade bastante avançada a imprecisão certamente estará presente:

O referido irmão português veio ainda bem criança para o Brasil, me arrisco em dizer entre 1 a 4 anos de idade.

Quanto aos irmãos Davi (ou David) e Cecília, ambos nasceram antes de Joaquim Jordão Mendes e foram a óbito quando bem criança também, talvez entre 2 a 4 anos de idade, ambos.

Em relação aos demais irmãos da minha avó nascidos no Brasil, foram 7 e todos são mais velhos e falecidos. Desconhecemos as idades, mas julgando pela quantidade de irmãos e pela data de nascimento da minha avó (1927), acredito que meus bisavós vieram para o Brasil próximo da data de nascimento de Joaquim.

Saudações,
Bruno Mendes.

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365310 | MCNN | 22 jan 2016 10:31 | Em resposta a: #365292

Bom dia Buno

Esqueci-me de lhe sugerir que procure obter uma certidão de nascimento da sua avó.

Entre outras informações relevantes, essa certidão muito provavelmente conterá o nome dos avós da sua avó. Ora essa informação será importante para obter o assento de batismo dos seus bisavós.

E, de qualquer forma para o processo de atribuição da cidadania portuguesa à sua avó será sempre necessária essa certidão.

Atendendo a tudo o que já disse, e partindo do princípio que o último irmão da sua avó que nasceu em Portugal era natural do distrito de Coimbra, é provável que os seus bisavós tenham pedido o passaporte também em Coimbra. Mas o grande problema de tentar encontrar esse pedido de passaporte prende-se com o alargado espaço temporal que essa busca terá de abranger. Daí eu lhe ter perguntado quando é que nasceu o primeiro filho dos seus bisavós no Brasil.

De qualquer forma, vou ver se encontro algo.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365316 | Bruno Mendes | 22 jan 2016 14:14 | Em resposta a: #365310

Boa tarde Navarro,

Conseguimos encontrar os registros de batismo dos supostos pais da minha avó. Com estas informações conseguimos encontrar a certidão de casamento deles?

Mais uma vez, obrigado!

Bruno Mendes

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365317 | Bruno Mendes | 22 jan 2016 14:16 | Em resposta a: #365310

Boa tarde Navarro,

Conseguimos encontrar os registros de batismo dos supostos pais da minha avó. Com estas informações conseguimos encontrar a certidão de casamento deles?

Não sei como criar anexo aqui, você teria um e-mail para eu te encaminhar os registros de batismo?

Mais uma vez, obrigado!

Bruno Mendes

Resposta

Link directo:

Certidões de Joaquim Mendes e Capitulina Jordão

#365318 | MCNN | 22 jan 2016 15:49 | Em resposta a: #365317

Bruno

Envie para:

marioc.navarro@gmail.com

Abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 out 2024, 21:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen