Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365383 | GoldenDays | 25 jan 2016 00:33

Caros confrades,

Peço a vossa ajuda na interpretação do assento de casamento cuja leitura atual incompleta abaixo transcrevo com pontuação adicional.

As minhas dificuldades estão nas partes assinadas com as interrogações (???).

O assento está disponível online em:
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538652
(ver na imagem PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-002-0001_m00559.tif o terceiro assento da página à direita)


Aos vinte e cinco dias do mês de outubro
de mil seiscentos e vinte e quatro
anos recebi nesta igreja na forma sacra
do concílio a António Peixoto, filho de
??? Martins de Refontoura e sua mulher
Maria Antunes, e a Catarina Martins, filha de
Teodósio Martins ??? ??? e sua mulher
Antónia Fernandes (?) desta freguesia. Testemunhas (Simão ?) Alváres
de Vila Verde, Gonçalo Brochado de Vila
Cova. Tinha muita gente que se ???
presente, dia e era supra.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365393 | Al.Cunha | 25 jan 2016 15:07 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade.

A minha leitura é a seguinte:

Aos vinte e oito dias do mês de Outubro de 1624 anos recebi nesta igreja na forma do sagrado concilio a António Peixoto filho de Frutuoso Martins de Refontoura (nota: freguesia de São Ciprião da Refontoura concelho de Felgueiras) e de sua mulher Maria Antunes com Catarina Martins filha de Theodósio Martins do Campo (nota: lugar da freguesia) e de sua mulher Antónia Fernandes desta freguesia testemunhas Simão Alvares de Vila Verde e Gonçalo Brochado de Vila Cova (nota: freguesia de Vila Cova da Lixa, concelho de Felgueiras) e outra muita gente que se achou presente ???.

Também se interessa por esta gente?

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365452 | GoldenDays | 27 jan 2016 15:07 | Em resposta a: #365393

Prezado Confrade Al. Cunha,

Muito lhe agradeço a interpretação dada que já tive ocasião de verificar está correta.

Em relação à sua questão tenho uma linha de ancestrais que vem de São Marinha da Pedreira e sobre cuja investigação pouco tenho progredido desde há cinco anos atrás. Os apelidos são Mendes e Peixoto. Os Mendes não são os da Barra, mas do Souto, mais concretamente encontro-me “encalhado” em Amador Mendes (B. 1638 do Souto, casado por volta de 1671/1672 em local que ainda não encontrei e falecido em local que também ainda não encontrei antes d 1708).

Era filho de Francisco da Costa (do Souto) casado com Maria Mendes (sobre os quais ainda não encontrei assentos que me convencessem.

Amador Mendes casou com Antónia Peixoto. Falta-me esclarecer qual destas duas Antónias (e neste momento é a pesquisa que procuro mais afincadamente):
a) Antónia (da Pousada), filha de António Peixoto e de Catarina Martins, ambos da Refontoura, aquele nascido em 1601 e ambos casados em 1624; neta paterna de Frutuoso Martins e Maria Antunes, casados na Refontoura em 1584 e materna de Teodósio Martins e Antónia Fernandes;
b) Antónia (da Várzea) B. 1633, filha de Francisco Peixoto e Maria Francisca, ele da Várzea e ela da Pedreira; neta paterna de João Peixoto (da Devesa) e de “sua mulher”.

Até chegar ao Amador Mendes tive de percorrer e deslindar o labirinto dos Amadores, centrando-me nos da Barra e do Souto, e isso deu para construir os seguintes apontamentos que a seguir tenho o gosto de partilhar, caso lhe sejam porventura de utilidade, tanto mais que a BD do GeneAll me parece conter algumas inconsistências ou omissões em relação aos da Barra (a partir de Martim Mendes).

Se porventura tiver alguma informação que me possa ser de utilidade em relação aos ancestrais dos que procuro (Amador Mendes, do Souto, e sua mulher Antónia Peixoto) muito grato lhe ficaria se as pudesse aqui colocar.

Cumprimentos amigos e cordiais do
Ribeiro de Araújo



Apontamentos sobre AMADOR MENDES, homónimos, dos lugares da Barra e do Souto, em Santa Marinha da Pedreira (Felgueiras)

Há um outro AMADOR MENDES do Lugar da Barra que teve pelo menos os seguintes filhos nas datas de batismo abaixo indicadas:
1) 1635-04-22 ANTÓNIO cc ISABEL PEREIRA em 1661-08-23
2) 1637-06-13 JERÓNIMA
3) 1640-10-07 JERÓNIMO (que foi padrinho diversas vezes entre 1664 e 1666 e teve filhos nesse período

24 anos mais tarde voltaram a surgir filhos deste AMADOR MENDES da Barra, possivelmente de uma segunda mulher:
4) 1664-05-10 JERÓNIMO
5) 1665-01-05 JERÓNIMO
6) 1666-12-22 JERÓNIMA
7) 1669-03-15 SEBASTIANA
8) 1671-11-29 SIMÃO
9) 1673-08-06 FRUTUOSO
10) 1675-11-02 FRUTUOSO (foi dado inicialmente pela mãe como sendo ele o pai mas de seguida alterou o depoimento e indicou outra pessoa como sendo o pai verdadeiro) perante o pároco (FRUTUOSO) (ver nota à margem do assento.
11) 1679-03-15 MANUEL (filho legítimo de AMADOR MENDES e MARIA GONÇALVES.

Nota
Neste assento do MANUEL pela primeira vez não é dito "e de sua mulher" aparecendo o nome da legítima no assento.

----------------------------------------------------------------------------

AMADOR, do lugar do Souto, é dado como filho de FRANCISCO DA COSTA "e sua mulher" no assento de batismo. AMADOR é dado como filho de MARIA MENDES nos seguintes assentos de batismo em que é padrinho:

a) em 1668-02-15 (batismo de Ana - ver em PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00610.jpg)
b) em 1669-04-21 (batismo de Maria - ver em PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00612.jpg)
c) em 1669-06-02 (batismo de Manuel, filho de Belchior Mendes - ver em PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00612.jpg)
d) em1671-05-06 (batismo de Maria,filha de Manuel Mendes e Catarina da Costa - ver em PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00615.jpg).

Neste último assento identifica-se uma irmã de AMADOR com o nome de ANTÓNIA que é madrinha de batismo.

Em 1667-06-02 nasce ANTÓNIO, que será igualmente filho deste AMADOR MENDES do Souto, que aparece referido no óbito de ANTÓNIA PEIXOTO mulher de AMADOR MENDES (do Souto).

No entanto, tendo nascido naquela data, AMADOR MENDES e ANTÓNIA PEIXOTO não teriam ainda casado pois ele é declarado solteiro nos assentos de batismo b), c) e d) supra.
Poderá, talvez, inferir-se que terá casado por volta de 1672.

----------------------------------------------------------------------------

Nota
Do Lugar do Souto aparecem, ainda, dois assentos de batismo em que os pais são dados como sendo "AMADOR MENDES e sua mulher". Nos assentos de casamento desses batizados consta, contudo, que os pais são "AMADOR MENDES e FILIPA BRÁS da Quintã". Esses batizados são s seguintes:
a) 1672-12-23 MARIA que casou em 1701-01-04 com FRANCISCO DE SOUSA (00860.tif)
b) 1675-04-03 MANUEL que casou em 1702-02-19 com MARIA DELGADA (00861.tif)

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365462 | Al.Cunha | 27 jan 2016 17:06 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Ribeiro de Araújo.

Obrigado pelos dados enviados..

Tenho ascendentes nos Mendes da Barra, nos Mendes de Lordelo, nos Peixoto da Refontoura e em outra gente de freguesias dos concelhos de Lousada e de Felgueiras. É muito provável que haja gente comum nas duas ascendências.

Irei estudar os dados que me enviou, que já não revejo há uns anos, e depois voltarei ao contacto.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365470 | Al.Cunha | 27 jan 2016 18:42 | Em resposta a: #365452

Prezado confrade Ribeiro de Araújo

2ª mensagem

Julgo que Frutuoso da Costa (e não Francisco), filho de Francisco da Costa, do Souto, e de sua mulher Catarina Antónia casa a 9-5-1626 com Maria Mendes filha de Martin Mendes da Barra e de sua mulher Catarina Antónia.

Os Mendes do Souto tem origem nos Mendes da Barra.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365483 | GoldenDays | 27 jan 2016 23:27 | Em resposta a: #365470

Prezado confrade Al. Cunha,

Agradeço o interesse demonstrado e a boa vontade de ajudar.

Consultando os meus apontamentos reitero que o “meu” Amador Mendes é filho de Francisco da Costa e Maria Mendes. Isso está confirmado no assento de nascimento (quanto ao nome do pai) e por via indirecta (quanto ao nome da mãe) nas fontes que indiquei na minha anterior mensagem.

Após rever os meus apontamentos sobre os Mendes da Barra, confirmo que Martim Mendes, filho de Manuel Mendes e Catarina (falecidos respetivamente em 1602-12-12 e 1617-01-15 casou com Catarina Antónia (faleceram em 1660-05-02 e 1645-05-21) e tiveram, decerto entre outros, os seguintes filhos:
a) Catarina Mendes que cc Belchior Gonçalves em 1620-09-09
b) Maria Mendes que cc Frutuoso da Costa em 1626-05-09 (aquele a que aludiu na sua mensagem)
c) Amador Mendes que parece ter casado com Filipa Brás da Quintã, não sendo este o “meu” Amador Mendes.

O Amador Mendes acima referido em c) teve pelo menos os seguintes filhos:
1) António Mendes B. 1635-04-22 que cc Isabel Pereira em 1661-08-23. Tiveram diversos filhos: António B.1666, Maria B.1671-01-06, Isabel B.1672-01-15, António B.1677-03-07, Manuel B. 1678-12-26
2) Jerónima Mendes N. 1637-06-13 que teve um filho Frutuoso B. 1668-09-15
3) Jerónimo Mendes N. 1640-10-07 e que poderá ter falecido novo
4) Jerónimo Mendes N. 1663-07-25
São todos relacionados com o lugar da Barra.

O Amador Mendes do Souto é, pois, contemporâneo do Amador Mendes da Barra.

A Maria Mendes, mãe do Amador Mendes do Souto, poderá eventualmente ser irmã do Martim Mendes da Barra e, como tal, filha do Manuel Mendes e da Catarina, casal a que aludi no início desta mensagem. Mas isto é apenas uma suposição minha visto que não encontrei assentos que a comprovem.

Referiu que os Mendes do Souto são oriundos da Barra. Acredito nisso mas tem provas que o confirmem?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365504 | Al.Cunha | 28 jan 2016 16:33 | Em resposta a: #365483

Prezado confrade Ribeiro Araújo.

Tenho de rectificar a minha 2ª mensagem do dia 27 e pedir-lhe para ver o assento de casamento de 9-5-1626 - 560.tif

Embora na margem da folha esteja claramente escrito - Frutuoso da Costa / Maria Mendes, no texto está escrito, por extenso e portanto sem margem para dúvidas, Francisco da Costa filho que ficou de Francisco da Costa.

Como os nomes colocados nas margens devem ter sido colocados posteriormente, parece pois que o filho de Francisco da Costa casado com Maria Mendes, a 9-5-1626, é na realidade Francisco e não Frutuoso.
Assim sendo há muitas dúvidas que, parece, ficam esclarecidas.e a Maria Mendes, filha de Martim Mendes da Barra passa a morar no Souto donde se demonstra que os Mendes do Souto derivam dos da Barra.
Está de acordo??
Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365506 | Al.Cunha | 28 jan 2016 16:53 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Ribeiro Araújo

Mais um dado.

Assento de casamento de Francisco da Costa (pai) com Catarina Antónia.
1-4-1602 ----- 556.tif

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365530 | GoldenDays | 28 jan 2016 23:30 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Al. Cunha,

Fiquei sem palavras após ter identificado e chamado a minha atenção para a inconsistência entre o nome (Frutuoso) à margem do assento de casamento da Maria Mendes e o nome (Francisco) que se encontra no corpo do assento.

Assim toda a relação com os Mendes da Barra se encontra explicada como bem provou e fico-lhe muito grato por isso.

Confesso que tinha os assentos e que não aceitava a existência de duas filhas de Martim Mendes com o mesmo nome de Maria. Tinha encontrado a que casara com o “Frutuoso” e não encontrava o assento de outra Maria que fosse filha do mesmo Martim Mendes. Afinal Maria há apenas uma como muito bem demonstrou ao apontar-me a referida inconsistência.

Resta-me agora afinar e atualizar a minha base de dados, antes de prosseguir na pesquisa da Antónia Peixoto eventualmente entre as hipóteses que coloquei na minha mensagem #365452 de 27 de Janeiro.

Renovando os meus agradecimentos fico ao dispor para o que de mim necessitar embora já tenha visto que os meus préstimos não têm a qualidade dos seus!

Abraço amigo e cordial do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365541 | Al.Cunha | 29 jan 2016 09:29 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Ribeiro de Araújo.

Ainda bem que tem o seu problema resolvido.
O meu interesse nos Mendes da Barra está em Manuel Mendes que a 30-12-1623 casou com Ana Coelho, de Paços, freguesia de S.Fins do Torno. Continuo sem poder demonstrar a ligação dos Mendes da Barra com os Mendes da freguesia de S. Cristóvão de Lordelo.

Se puder ser útil em alguma coisa estou ao seu dispor

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365553 | Al.Cunha | 29 jan 2016 15:48 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Ribeiro de Araújo
Boa tarde

Veja sff Felgueiras, Rande, casamentos 1659-1744, 201.tif onde encontra o assento de casamento de
Amador Mendes/Antónia Peixota no dia 27-1-1672.

Julgo que tenha que introduzir substanciais alterações.

Tenho dados de Sodré.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365555 | GoldenDays | 29 jan 2016 16:31 | Em resposta a: #365541

Prezado confrade Al. Cunha,

Para não me perder ao tentar deslindar os Mendes da Barra fui abrindo pastas no computador com os nomes deles e onde coloquei cópias dos assentos que fui encontrando e que considerei de eventual interesse para a minha pesquisa. Haverá decerto assentos que não recolhi por os não considerar de imediato relevantes para a mesma.

Assim, tenho uma pasta MANUEL MENDES (da Barra) onde tenho os seguintes assentos de diversos “Manuel Mendes” que compulsei e aqui transcrevo:

a) 1601-02-25 Casamento de (Domingos Fernandes ?) de Vinhão com ( ? Mendes) filha de Manuel Mendes da Barra – Ver em PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-002-0001_m00556.jpg
b) 1602-12-12 Óbito de Manuel Mendes da Barra – Ver em PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-003-0001_m00570.jpg
c) 1646-05-12 Batismo de Catarina, filha de Manuel Mendes da Barra e de sua mulher. Tem referência a um Domingos Mendes de Forno do (Vilar ?) (será atualmente em Gatim, Revinhade?) – Ver em PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00588.jpg

São estes os únicos elementos de que disponho sobre indivíduos com nome “Manuel Mendes” nessa área.

Em que freguesia é que casou esse Manuel Mendes com Ana Coelho?
Quem são os pais de Manuel Mendes? Da Barra?

Se me puder dar estas respostas ficarei atento e se encontrar algo não deixarei de o informar!

Já agora permita, ainda, que lhe pergunte - visto que está familiarizado com os nomes dos lugares dessa área geográfica - se consegue decifrar-me qual o lugar de onde vem Francisco da Costa que está no último assento de casamento da página digital PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-002-0001_m00556.jpg acima referida.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365556 | GoldenDays | 29 jan 2016 16:34 | Em resposta a: #365553

Prezado confrade Al. Cunha,

Só agora vi esta mensagem ao colocar outra. Vou ver o que me enviou e mais tarde terei muito gosto em responder à sua mensagem #365553.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365557 | GoldenDays | 29 jan 2016 17:03 | Em resposta a: #365556

Prezado confrade Al. Cunha,

Já vi que me arranjou um belo enigma para desvendar face ao assento de casamento que me referiu.
Vou ter de voltar ao início e sistematizar tudo de novo em relação aos diversos Amadores Mendes.

Penso que é uma tarefa que me vai levar alguns dias pois quero voltar a consultar as fontes uma por uma e listar todos os Amadores Mendes por lugar, ano e nome da esposa e ascendentes conhecidos.

Não se admire, portanto, se demorar alguns dias a responder-lhe.

Grato pela informação enviada rogo-lhe que aceite os meus cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365558 | Al.Cunha | 29 jan 2016 20:17 | Em resposta a: #365555

Prezado confrade

Respondendo à sua questão:

Manuel Mendes, filho de Manuel Mendes e de sua mulher Catarina Pires, defuntos, da freguesia de Santa Marinha da Pedreira casa a 30-12-1623, na igreja de S. Fins do Torno, com Ana Coelha de Paços, filha que ficou de Manuel Coelho e de sua mulher Jerónima Nunes. A 5-11-1634 foi baptizado seu filho Manuel, sendo padrinhos Mel Mendes de Aião e Maria de Sousa, da Barra, da freguesia de Santa Marinha da Pedreira.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365628 | Al.Cunha | 31 jan 2016 21:23 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Ribeiro de Araújo

O seu problema são os Amador.
Já referido nas suas mensagens mas são de outra freguesia.
Mel Mendes, filho de Martin Mendes e de sua mulher Catarina Martins da freguesia de Santa Marinha da Pedreira casa em Santa Eulália de Margaride, a 29-7-1636, com Maria Martins, filha de Diogo Martins das Quintãs e de sua mulher Isabel Durães sendo testemunhas Gonçalo Durães e Simão Vaz das Quintãs e Manuel Teixeira, meirinho e outros mais.. Seu neto irá aparecer na Casa da Vitoreira (Margaride).

B. a 30/11/1702, na igreja de Santa Eulália de Margaride, pelo Pe Jacinto Lopes de Sá, a Manuel, filho de Manuel Mendes e de sua mulher Maria Delgada, do lugar da Quintã.Padrinhos: António Delgado e Catarina, tios do baptizado.

Manuel Mendes e Maria Delgada casaram-se em Margaride a 19-2-1702 sendo ele filho de Amador Mendes e de Filipa Brás, do lugar da Quintã desta freguesia (Margaride) e ela filha de António Delgado e de Isabel Gonçalves, já defunta.
Verificar, como tudo indica, se Amador Mendes não será filho de Manuel Mendes e de sua mulher Maria Martins.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#365689 | Al.Cunha | 03 fev 2016 16:51 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Ribeiro de Araújo.

A comunicação da existência do assento de casamento de Rande de 20-1-1672 (dia 27 estava errado) 201.tif deve ter-lhe provocado alguma consternação.

Revendo hoje o referido assento concluo que onde li Pedro Martins? poderia ler, sem forçar demasiado, Francisco Mendes, que no assento dizem ser já defunto.
No assento de óbito da freguesia da Pedreira de 9-12-1674 diz-se que começou o cura a rezar por alma de Francisco da Costa do Souto e de seu filho absentado - mandou seu filho e irmão Amador Mendes.

Este assento é dois anos posterior ao casamento de Rande.
A partir de aqui poderemos imaginar que Francisco da Costa e seu filho (não sei qual) se ausentaram - teriam ido para o Brasil?? ficando a família sem saber exactamente o que se passava.

Na casamento de Rande de 1672, onde não estaria presente e onde não seria conhecido, deram~lhe o nome de Francisco Mendes, já que o filho era Mendes, e assumiram-no como falecido.

No entanto só em 1674 a família teria a confirmação da sua morte pelo que o filho Amador combinou com o cura rezar-lhe pela alma.- 8 meses antes já tinha falecido Maria Mendes, mulher do dito Francisco da Costa, o qual., por desconhecimento do cura de Rande, ficou mencionado como Francisco Mendes no assento de casamento do seu filho Amador Mendes..

Nesta hipótese este Amador Mendes é exactamente o que procura.

Será que a julga possível??

Cumprimentos
Al.Cunha .

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366126 | GoldenDays | 14 fev 2016 18:03 | Em resposta a: #365689

Prezado confrade,

Após a sua preciosa indicação sobre o casamento de Amador Mendes com Antónia Peixoto em Margaride, levei algum tempo a rever as descendências dos diversos “Amador Mendes” de Santa Marinha da Pedreira e de Margaride.

Penso, finalmente, ter encontrado a ponta da meada e, embora me falte estabelecer a relação entre todos, eventualmente proveniente de um tronco comum aqui deixo o que apurei (com as respetivas fontes devidamente documentadas).

Peço-lhe que, se tiver oportunidade, reveja estes apontamentos e me transmita as suas sugestões e/ou correções.

Assim identifiquei os seguintes indivíduos com o nome de Amador Mendes:
1. AMADOR MENDES do lugar da Barra (Pedreira), filho de Martim Mendes e Catarina Antónia, Ignoro com quem casou
2. AMADOR MENDES do lugar da Barra (Pedreira), casado com Maria Gonçalves
3. AMADOR MENDES do lugar da Quintã (Margaride - Santa Eulália), casado com Filipa Brás
4. AMADOR MENDES do lugar do Souto (Pedreira), casado com Antónia Peixoto (Cimo de Vila) em Rande

(1) Filhos de:
B. 1635-04-22 ANTÓNIO, filho de Amador Mendes, da Barra, e sua mulher.
Padrinho: António Barbosa do Vale de Airães
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538644
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-003-0001_m00573.tif

Casa em 1667-08-22 com Isabel Pereira
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538653
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-002-0002_m00640.tif


B. 1637-06-13 JERÓNIMA, filha de Amador Mendes, da Barra, e sua mulher.
Padrinhos: Domingos, do Cocho, e Ana, filha de Manuel Machado, de Ervas Tenras, desta freguesia.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538644
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-003-0001_m00576.tif


B. 1640-10-07 JERÓNIMO, filho de Amador Mendes, da Barra, e sua mulher.
Padrinhos: António Martins XXXX e Catarina, de Cimo de Vila, todos desta freguesia.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538644
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-003-0001_m00578.tif


(2) Filhos :

B. 1666-12-20 JERÓNIMA, filha de Amador Mendes e de sua mulher.
Padrinhos: Belchior Gonçalves, do Monte, e Maria, solteira, filha de António Moreira
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538646
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00608.tif


B. 1669-03-15 SEBASTIANA, filha de Amador Mendes, da Barra, e sua mulher.
Padrinhos: Frutuoso Dias e Maria sua filha.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538646
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00611.tif


B. 1671-11-29 SIMÃO, filho de Amador Mendes, da Barra, e sua mulher.
Padrinhos: Gonçalo Dias, do Crasto, e Maria Ana, filha de Ana Ribeira. Viúva.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538646
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00615.tif


B. 1673-08-06 FRUTUOSO, filho de Amador Mendes e de sua mulher do lugar da Barra.
Padrinhos: Frutuoso Dias, o Novo, e Catarina, filha, digo criada de Frutuoso Dias, todos desta freguesia.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538646
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00617.tif


B. 1675-11-02 FRUTUOSO, foi dado inicialmente pela mãe (Jerónima da Silva, solteira, dos Montes) como sendo filho de Amador Mendes mas, mais tarde, alterou o depoimento e indicou outrem ao pároco como sendo o pai verdadeiro. Tem essa nota à margem do assento. A mulher de Amador Mendes encontrava-se grávida nessa data atendendo a que Catarina nasceu em Fevereiro de 1676.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538646
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00624.tif


B. 1676-02-29 CATARINA, filha de Amador Mendes e sua mulher, do lugar da Barra.
Padrinhos: António, filho de Gonçalo Dias, do Crasto, e Catarina, filha de Manuel Martins, da Barra.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538646
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00624.tif


B. 1679-01-01 MANUEL, filho legítimo de Amador Mendes e sua mulher MARIA GONÇALVES.
Padrinhos: Simão Ribeiro, solteiro, e Antónia, filha de António (Fernandes ?), todos do lugar da Barra.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538646
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00632.tif e PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00633.tif


(03) Filhos:

B. 1678-08-10 JOÃO, filho de Amador Mendes e sua mulher.
Padrinhos: Manuel Mendes e (omisso) mulher de João Gonçalves, do lugar da Quintã desta freguesia de Santa Eulália de Margaride.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=538809
PT-ADPRT-PRQ-PFLG20-001-0004_m00712.tif


MARIA
Casou em 1701-01-04 com FRANCISCO DE SOUSA em Margaride (Santa Eulália). No assento de casamento identifica os pais como sendo Amador Mendes e FILIPA BRÁS da Quintã.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=538821
PT-ADPRT-PRQ-PFLG20-002-0005_m00860.tif


MANUEL
Casou em 1702-02-19 com MARIA DELGADA em Margaride (Santa Eulália). No assento de casamento identifica os pais como sendo Amador Mendes e FILIPA BRÁS da Quintã.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/ViewerForm.aspx?id=538821
PT-ADPRT-PRQ-PFLG20-002-0005_m00861.tif


(04) Filhos:

B. 1667-06-02 ANTÓNIO, filho de Amador Mendes e sua mulher.
Padrinhos: Belchior Gonçalves e Antónia Mendes, ambos do Monte.
NOTA: Antónia Mendes será casada com Manuel da Costa e comadre de Amador Mendes, da Barra, que foi padrinho de batismo da sua filha Antónia
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538645
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00608.tif

Terá falecido após 1718 , data do óbito de sua mãe,.pois consta desse assento que lhe fez os bens de alma.


1672-12-23 MARIA, filha de Amador Mendes e sua mulher, do lugar do Souto.
Padrinhos: Domingos Antunes e Antónia, filha de Maria Mendes, todos desta freguesia.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538645
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00616.tif

B. 1674-02-11 ÁGUEDA PEIXOTO, filha de Amador Mendes e sua mulher, do lugar do Souto desta freguesia.
Padrinhos: Manuel da Cunha, solteiro, e Maria, filha de Frutuoso Dias, da Barra.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538645
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00619.tif

Casou em 1708-12-20 com António (Pereira) de Carvalho na mesma freguesia.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538654
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00772.tif

Faleceu em 1741-07-09 no lugar do Souto.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538662
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-003-0004_m01069.tif


1675-04-03 MANUEL, filho de Amador Mendes, do Souto, e sua mulher.
Padrinhos: Manuel Mendes, de Serges, e Antónia, solteira, irmã do Amador Mendes, todos desta freguesia.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538645
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00621.tif


N. 1676-06-02
B. 1676-07-06 MARIA, filha de Amador Mendes e de sua mulher Antónia Peixoto, do lugar do Souto.
Padrinhos: Francisco de São Paio e Maria Domingas, mulher de Domingos Antunes, do lugar da Agra.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538645
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00625.tif


B. 1678-06-26 SIMÃO, filho de Amador Mendes e de sua mulher Antónia Peixoto, do lugar do Souto.
Padrinhos: eu o Padre SIMÃO CARVALHO e LEONOR, minha irmã, do lugar do Souto.
Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538645
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0002_m00631.tif

A pesquisa encontra-se mais detalhada neste URL provisório: http://www.araujo.pt/Pesquisa-AmadorMendes.htm

Desde já grato pela ajuda que me possa prestar!

Cumprimentos cordiais e amigos do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366163 | GoldenDays | 15 fev 2016 17:57 | Em resposta a: #366126

Prezado confrade Al.Cunha,

Atualizei hoje a informação com o 5º Amador Mendes que já encontrara no passado mas que, por lapso, não incluira na minha anterior mensagem, filho de Francisco da Costa e Maria Mendes, do Souto.

Assim, teremos:

1. AMADOR MENDES do lugar da Barra (Pedreira), filho de Martim Mendes e Catarina Antónia
2. AMADOR MENDES do lugar da Barra (Pedreira), casado com Maria Gonçalves
3. AMADOR MENDES do lugar da Quintã (Margaride - Santa Eulália), casado com Filipa Brás
4. AMADOR MENDES do lugar do Souto (Pedreira), casado com Antónia Peixoto (Cimo de Vila) em Rande
5. AMADOR MENDES do lugar do Souto (Pedreira), filho de Francisco da Costa e Maria Mendes

O link provisório que indiquei anteriormente foi, em consequência, atualizado.

A fonte desta última informação é o seu assento de batismo consultável em:

Fonte: http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538644
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0001_m00577.tif

A minha linha ancestral que procuro identificar melhor vem do casal Amador Mendes cc Antónia Peixoto que bem identifiquei em anteriores pesquisas, inclusivé com uma transcrição do AD Porto.

Portanto o AMADOR MENDES que procuro só poderá ser o referido em (4). Anteriormente pensara que poderia ter sido o referido em (5), mas o assento de Rande não me deixa dúvidas sobre a identidade da esposa, identificando igualmente os progenitores de António Mendes como sendo diferentes (não são o Francisco da Costa e a Maria Mendes, do Souto, pais do outro Amador aí também nascido).

Sabe, porventura, alguma coisa sobre alguns ancestrais deste casal que casou em Rande?

Pedindo desculpa pelo involuntário lapso cometido envio os meus cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366164 | Al.Cunha | 15 fev 2016 18:39 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade Ribeiro de Araujo.

Estou a analisar os dados que enviou.

Agradeço a sua opinião quanto à hipótese que apresentei na mensagem 365689 de 3-2-2016.
Cada vez estou mais inclinado para que seja a realidade.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366318 | Al.Cunha | 20 fev 2016 11:29 | Em resposta a: #365383

Prezado confrade

Na minha opinião os indivíduos indicados em 4) e 5) são a mesma pessoa. Ver a minha leitura do assento de casamento efectuado em Rande.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366355 | GoldenDays | 21 fev 2016 15:52 | Em resposta a: #366318

Prezado confrade Al.Cunha,

Agradeço mais uma vez a sua inestimável opinião. No seguimento da teoria interpretativa que me transmitiu na sua mensagem #365689 (e que me pareceu desde logo provável) procurei através de uma análise mais exaustiva “apanhar” todos os Amadores Mendes da Pedreira e Margaride.

A partir daí atribuí cronologicamente os filhos dos Amadores Mendes que fui encontrando a cada um dos casais e lugares visto que ser filho “de sua mulher” significava apostar numa identificação pouco consistente e credível.

Depois da “arrumação” assim feita e que coloquei no tópico pedi-lhe de novo a sua opinião pois é bastante mais conhecedor daquelas terras e gentes do que eu sou e poderia a minha sistematização e ordenação dos “Amadores” suscitar-lhe algo de diferente.

Como tal não aconteceu mais reforçada ficou para mim a sua teoria de que no assento de casamento de Rande a leitura correta do nome do pai de Amador Mendes deverá ser Francisco Mendes (e não “Pero Martins ou Mendes” como inicialmente identificara) e que o pároco interpretara que o pai tinha o mesmo apelido Mendes do filho (o que não era verdade, pois este adotara o apelido materno e não o paterno “da Costa”). Portanto, onde se leu “Francisco Mendes” deveria estar escrito “Francisco da Costa” e, assim, finalmente o imbróglio fica resolvido.

Acrescento, ainda, que não só este fica resolvido bem como o da relação final com os Mendes da Barra, pois esta Maria Mendes, mãe deste Amador Mendes casado com Antónia Peixoto, é filha de Martim Mendes e Catarina Antónia, da Barra, conforme refere o seu assento de casamento com Francisco da Costa em 1626-05-09 (Fonte: PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-002-0001_m00560.tif).

Não pense, porém, que não foi sem outros escolhos adicionais que aqui cheguei!

É que o pároco, à margem do assento e em local bem mais visível numa leitura cruzada, identificou o nubente como Frutuoso da Costa e é apenas no texto do assento que se descobre que o “Frutuoso” é afinal “Francisco”!

Estou-lhe imensamente grato pela colaboração que me prestou no deslindamento desta questão. Sem a sua ajuda não teria lá chegado e espero que, pelo menos, o tempo que lhe dedicou tenha igualmente servido para esclarecer alguma eventual dúvida que tivesse sobre estas famílias da Pedreira.

Resta-me agora procurar pelos Peixotos de Margaride para ver se descortino a ascendência da Antónia Peixoto que casou com este Amador Mendes.

Votos de bom resto de fim de semana.

Cumprimentos cordiais e agradecidos do
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366364 | Al.Cunha | 21 fev 2016 16:58 | Em resposta a: #366355

Prezado confrade

Estes dados talvez o ajudem.

2.2.6 Clara Antónia A 9-1-1617 eu o Lic João da Fonseca, abade de São Tiago de Rande recebi João Alvares, filho de Gonçalo Alvares e de sua mulher ….. Fernandes da freguesia de Santa Maria de Revinhade com Clara Antónia, filha de António Pires, de Valdemar e de sua mer Madalena Sodré desta freguesia.
Foi sua filha:
Maria Sodré b …….. A 13-11-1638 casa na igreja de Rande Maria Sodré, filha de João Alvares e de sua mer Clara Antónia, de Cimo de Vila, com António Peixoto , filho de Pêro Martins e de Catarina Peixota moradores na igreja de São João de Sernande, já defuntos. Foram seus filhos (entre outros)::
- Catarina Sodré filha de António Peixoto e de sua mulher Maria Sodre que a 6-1-1658 casa em Rande com António Machado, neto de António Francisco o manso da freguesia de Sernande. Rande M2, fl 81V. Aos 18-1- 1672 casam Jerónimo Francisco filho de Francisco Dias de Rande e de sua mulher Domingas Francisca com Catarina Sodre viúva que ficou de António Machado do lugar da Nogueira desta freguesia de Sernande ..
- Maria Peixoto
- Margarida Peixoto casada com Domingos Mendes
- Antónia Peixoto, filha de António Peixoto e de sua mulher Ana Sodré, (já defunta) do lugar de Cima de Vila desta freguesia, casa na igreja de Rande aos 27-1-1672 com Amador Mendes, filho de Francisco Mendes já defunto e de sua mulher Maria Mendes do lugar do Souto da freguesia de Santa Marinha da Pedreira, todos deste arcebispado


- António b. 24-2-1606. Baptizei eu Jerónimo Dias vigário de Sernande a António filho de Pêro Martins, de São João de Sernande e de sua mulher Catarina Peixota, foram padrinhos Domingos António, da Nogueira, da freguesia de S.Miguel de Lousada e Margarida Manuel filha de Manuel Dias da torre?, freguesia de Varziela e por verdade (Sernande M1, fl 32)

Se quiser indicar o seu endereço poderei enviar-lhe outros dados.

Cumprimentos

Al.Cunha
.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366380 | GoldenDays | 21 fev 2016 22:57 | Em resposta a: #366364

Prezado confrade Al.Cunha,

Vou analisar nos próximos dias os dados que agora me enviou.

Outra informação que me queira enviar - que desde já agradeço - pode ser dirigida ao seguinte endereço de e-mail: golden (ponto) days (arroba) sapo (ponto) pt.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366417 | GoldenDays | 22 fev 2016 18:58 | Em resposta a: #366364

Prezado confrade Al.Cunha,

A informação sobre que me enviou sobre os Sodrés e Peixotos de Rande entronca perfeitamente no meu referido casal de ancestrais (Amador Mendes e Antónia Peixoto).

Há apenas uma inconsistência no nome da mãe de Antónia Peixoto que penso já ter esclarecido.
Segundo o assento de casamento de Antónia Peixoto a mãe seria Ana Sodré.

Porém, estive a analisar o casamento de António Peixoto e lá diz que ele casou com Maria Sodré (e não Ana). Após proceder à pesquisa dos filhos de João Álvares e Clara Antónia verifiquei que há uma filha com o nome de Ana Sodré. Porém essa Ana não teria ainda completado 13 anos à data do casamento de António Peixoto. Por tal motivo eliminei a possibilidade de Ana Sodré ser a mulher de António Peixoto.

Para validar adicionalmente tal hipótese consultei os assentos de batismo de todos os filhos de António Peixoto que encontrei ao longo de 22 anos e, sem exceção, todos referem a mãe como sendo Maria Sodré.

Os filhos deste casal que encontrei foram os seguintes:
- 1640-02-20 Catarina
- 1642-02-02 João
- 1644-10-29 Antónia (a que veio a casar com António Peixoto)
- 1646-09-23 Francisco
- 1649-03-19 António (não encontrei óbito até à data de nascimento do filho seguinte com o mesmo nome)
- 1651-12-13 António
- 1653-10-19 Manuel
- 1656-04-08 Maria
- 1658-07-25 Catarina
- 1661-01-11 Margarida (não encontrei óbito até à data de nascimento da filha seguinte com o mesmo nome)
- 1662-05-15 Margarida

Finalmente, encontrei alguns filhos do de João Álvares e Clara Maria, entre os quais se encontrava a Maria Sodré cuja data de batismo era ainda desconhecida, conforme segue:
- 1618-02-28 Matias
- 1619-12-24 Maria (que casou com o acima referido António Peixoto)
- 1625-12-24 Ana (que suponho seja a que veio a casar com Domingos Gonçalves e que tiveram Isabel (B.1642-10-05) e Senhorinha (B.1655-08-08)
- 1631-11-09 Domingos.

Des modo sou levado a concluír que no assento de casamento de Amador Mendes com Antónia Pexoto o nome da mãe desta está incorreto pois deveria ser Maria Sodré (e não Ana Sodré, cujo casamento com outro eventual António Peixoto também não existe em Rande naquele período).

Reitero, pois, os meus agradecimentos pela informação que em tão boa hora me enviou. Foi para mim uma ótima “cana de pesca” para encontrar a informação que acima transcrevi e alicerçar a pesquisa desta minha linha de ancestrais.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366420 | GoldenDays | 22 fev 2016 19:32 | Em resposta a: #366417

Prezado confrade Al.Cunha,

Na minha última mensagem por mencionei por lapso involuntário:
1644-10-29 Antónia (a que veio a casar com António Peixoto)

quando deveria ter mencionado:
1644-10-29 Antónia (a que veio a casar com Amador Mendes).

Com as minhas desculpas e cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366428 | Al.Cunha | 22 fev 2016 22:45 | Em resposta a: #366420

Prezado confrade

Boa noite.
Aguardo sua confirmação de recepção de e-mail

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#366431 | GoldenDays | 22 fev 2016 23:18 | Em resposta a: #366428

Caro confrade Al.Cunha,

Só aagora vi a sua mensagem de contato inicial que chegou corretamente ao endereço de e-mail que lhe indiquei e já tive oportunidade de a responder.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370609 | vinipoars | 11 jun 2016 10:11 | Em resposta a: #365383

Caros senhores,
é com alegria que encontro vossa troca de mensagens, com uma rica discussão acerca de um par de antepassados meus, a saber: o casal Amador Mendes e Antonia Peixota, dos quais não tinha nada de suas ascendências, mas apenas alguns filhos, casados na Pedreira.
Segue, abaixo, o que tenho deles.

1. Amador Mendes morreu antes de 1707 (já defunto quando do casamento da filha Antonia).
Amador casou-se com (1) Antonia Peixota. Antonia Peixota, provavelmente filha de um Francisco Peixoto, que aparece frequentemente como pai de noivos da família Peixoto, à época, na Pedreira, bem como testemunha de uma hab. de genere, em 1689, morador do lugar da Pousada na Pedreira e natural da Refontoura com 85 anos (um outro ou o mesmo Francisco Peixoto é testemunha em 1697, com 90 anos). Nessa mesma hab. de genere testemunha uma Catarina Peixota, viúva de Melchior Gonçalves, nat. e moradora do lugar da Pousada de Baixo desta freg., 70 anos pouco mais ou menos.


Amador e Antonia tiveram seguintes filhos que encontrei, através de seus casamentos:

+ 2 i. Antonia Peixota, que segue adiante.

3 ii. Antonio Mendes .
Antonio casou-se com Isabel Antonia filha de Domingos Francisco e Isabel Antonia emn 26 Fev 1707 na Pedreira.

4 M iii. Manuel Mendes Peixoto .
Manuel casou-se com Maria de Leão filha de Francisco Ribeiro e Hieronima Leão em 18 Mar 1696 na Pedreira.


Amador (ou será um homónimo) casou-se também com (2) Hieronima Mendes .


Amador e Hieronima tiveram os seguintes filhos que encontrei:

5 iv. Hieronima Mendes .
Hieronima casou-se com João Machado em Jun 1696 na Pedreira.

6 v. Maria Mendes .
Maria casou-se com João de Freitas em 1692 na Pedreira.





Segunda Geração

2. Antonia Peixota (Amador) nasceu em Santa Marinha da Pedreira.

Antonia casou-se com Martinho Carvalho filho de Antonio Carvalho e Maria Martins em 22 Fev 1707 em Santa Marinha da Pedreira. Martinho nasceu na Refontoura, Felgueiras.
Do lugar do Zebros. Refontoura. Felgueiras.


Martinho e Antonia tiveram os seguintes filhos:

7 i. Antonio nasceu em 7 Dez 1707. Foi batizado na Refontoura, Felgueiras.

do lugar de Peixoto desta freg.

padr. Antonio Leam da freg de Santa Marinha da Pedreira.
e
Agueda Peixota, filha de Amador Mendes do lugar de souto desta freguesia da
Pedreira.


+ 8 ii. Maria Mendes nasceu em 6 Dez 1709.

9 iii. Jacinta nasceu em 20 Mar 1712 na Refontoura, Felgueiras. Batizada em 21 Mar 1712 na Refontoura, Felgueiras.
Do lugar de Zebros.
Foram padrinhos:
o Abade da dita Igreja
e
Jacinta solteira filha de Francisco de Lemos


10 iv. Martinho nasceu em 5 Nov 1714 na Refontoura, Felgueiras. Batizado em 11 Nov 1714 na Refontoura, Felgueiras.
Do lugar de Zebros
Padrinhos:
Antonio Mendes do lugar de Soutto da freg. de Santa Marinha da Pedreira.
e
Maria solteira filha de Gonçalo Miz do dito lugar de Zebros. pela madrinha assinou seu
pai.


11 v. Manoel nasceu em 14 Nov 1717 na Refontoura, Felgueiras. Batizado em 17 Nov 1717 na Refontoura, Felgueiras.

Do lugar de Zebros
Padrinhos:
Manoel Telles de Menezes capitao e morador em a sua quinta da torre da dita
freguesia
e
Maria filha de Antonio Ribeiro do lugar da fonte da freguesia de Santa Maria de
Airães.


12 vi. Quitéria nasceu em 18 Dec 1719 na Refontoura, Felgueiras. Batizada em 27 Dez 1719 na Refontoura, Felgueiras.
Do lugar de Zebros.

padrinhos:
Antonio Francisco do dito lugar de Zebros
e
Caterina de Sampayo, solteira, do lugar do Pinheiro, desta freg. No lugar da
madrinha assinou João de Sampayo.


Terceira Geração

8. Maria Mendes (Antonia Peixota, Amador) nasceu em 6 Dez 1709 na Refontoura, Felgueiras. Batizada em 13 Dec 1709 na Refontoura, Felgueiras.
ou Maria Mendes Peixota, no casamento.
Do lugar de zebros

Padrinhos: Manoel da Costa mercador morador em lugar de lixa
e
Isabel solteira filha de João Ribeiro do lugar do Pinheiro desa dita freg de Refontoura.
Antonio Carvalho do dito lugar de Zebros assina pela madinha.


Maria casou-se com Manoel Francisco filhos de Bernardo de Sampayo e Mariana Francisca em 1 Nov 1733 in Refontoura, Felgueiras. Manoel nasceu em 14 Aug 1712 na Refontoura, Felgueiras. Foi batizado em 15 Ago 1712 en Refontoura, Felgueiras.
Do lugar da Deveza.

Padrinhos: Domingos da Costa, do lugar do Pedregal e Catarina Francisca, viúva do lugar do Codeçal.


Manoel e Maria tiveram os seguintes filhos:

13 i. João Francisco Mendes nasceu em 25 Nov 1736 in Refontoura, Felgueiras. Batizado em 28 Nov 1736 in Freguesia de Refontoura. Faleceu em Itu, São Paulo, Brasil.
padinhos: avós maternos.

Chegado ao Brasil nos idos de 1748.

Habilitação de casamento: Refontoura... "donde saira de idade de doze anos em direitura para a cidade de Lisboa onde se demora dous meses e aí embarcara para a cidade do Rio de
Janeiro e daí para a vila de Santos demorando nesta vila e naquela cidade um mes
pouco mais ou menos. E daí partira para a Vila de Parnaiba aonde assiste onze
anos pouco mais ou menos sem dela fazer degressão para parte alguma e que não
tinha contraído esponsais com mulher alguma... que era mercador e seus pais
lavradores.... vivendo em companhia de seu primo João Martins.

Na habilitação de generes do neto, o padre João Paulo Xavier, é chamado de João Francisco Mendes de Sampaio.


14 ii. Anna nasceu em 10 Jun 1739 en Refontoura, Felgueiras. Batizada em 20 Jun 1730 en Refontoura, Felgueiras.
Do lugar da Deveza

Padrinhos: Manoel Moreira
e
Ana Maria solteira, ambos da devesa, assinou a rogo de Maria, Manoel Francisco do lugar de Zebros.


15 iii. Manoel nascido em 9 Out 1742 na Refontoura, Felgueiras. Batizado em 14 Out 1742 na Refontoura, Felgueiras.
Do lugar da Deveza.

Padrinhos:
João de Silveira, do mesmo lugar da Devesa
e
Quitéria, filha de Martinho Carvalho, do lugar de Zebros. Assinou a rogo da madrinha, Manoel Ribeyra, da Devesa.


16 iv. Quitéria nasceu em 10 Jul 1745 na Refontoura, Felgueiras. Batizada em 10 Jul 1745 in Refontoura, Felgueiras.

Do lugar da Deveza.

batizada no mesmo dia, de tarde.

Padrinhos Martinho Carvalho e sua filha Quitéria, ambos moradores no lugar de Zebros.
Assinou pela madrinha, Manoel, solteiro, seu criado.


17 M v. Antonio nasceu em 5 Mar 1748 in Refontoura, Felgueiras. Batizado em 7 Mar 1748 na Refontoura, Felgueiras.
Do lugar da Deveza.

Padrinhos:
Antonio de Amorim, filho de Cipriano de Amorim, de Codesal.
e
Custodia, solteira., filha de Martinho Carvalho, de Zebros.


18 M vi. José was born on 13 Oct 1750 in Refontoura, Felgueiras. He was christened on 18 Oct 1750 in Refontoura, Felgueiras.
Do lugar da Deveza.

Padrinhos:
João Moreira, filho de Manuel Moreira
e
Mariana ? Francisca Dias, filha de João Dias e de Custódia Brochada. Por ela assinou seu irmão João Dias. Todos moradores da Deveza.


João Francisco Mendes de Sampaio é meu sexto avô por varonia.

Com os meus melhores cumprimentos,
Vinícius Oliveira Godoy.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370727 | GoldenDays | 13 jun 2016 22:59 | Em resposta a: #370609

Caro confrade Vinicius Oliveira Godoy,

Só ontem vi a sua mensagem no fórum pois o tópico não me notifica das mensagens lá colocadas, razão pela qual só hoje lhe consigo responder.

Antes de mais nada quero dizer-lhe que fiquei encantado em saber que partilhamos alguns ancestrais e que a discussão lhe mereceu algum interesse.

Amador Mendes e Antónia Peixoto são meus oitavos avós e confesso que tive alguma dificuldade não só em os encontrar como em deslindar a confusão resultante de existir uma profusão de “Mendes” na zona da Pedreira. Algumas importantes pistas foram-me gentilmente indicadas pelo confrade Al.Cunha o que me permitiu avançar um pouco mais por ambas as linhas.

Daí que nos últimos meses tive a oportunidade de clarificar algumas dúvidas adicionais em relação aos descendentes do referido casal o que me permitiu face ao teor da sua mensagem atualizar a minha pesquisa preliminar sobre os “Amadores Mendes” que hoje mesmo coloquei de novo em http://www.araujo.pt/Pesquisa-AmadorMendes.htm

Somos, assim, descendentes do casal referido no ponto (4) desse URL, o Vinicius por via da filha Antónia, cuja data de nascimento indico, e eu por via da sua irmã Águeda.

Quanto aos ancestrais que indica como prováveis para Antónia Peixoto permito-me expressar-lhe a minha discordância. O assento de casamento com Amador Mendes em São Tiago de Rande, cujos dados para pesquisa encontra na referida página, é importante.

Posso, pois, confirmar-lhe o seguinte:

Ancestrais de Amador Mendes:

Pais: Francisco da Costa (do Souto) e Maria Mendes (da Barra), casados em 1626-05-09 (Santa Marinha da Pedreira). Assim surge a ligação aos “Mendes” da Barra

Avós paternos: Francisco da Costa (nome igual ao do filho) e Catarina Antónia (do Souto), casados em 1602-04-27 (Santa Marinha da Pedreira).

Avós maternos: Martim Mendes (falecido em 1660-05-02, no lugar da Barra) e Catarina Antónia. São os “Mendes” da Barra que tiveram, entre outros, os seguintes filhos: Maria Mendes, Amador Mendes, Catarina Mendes, Manuel Mendes. Apesar de haver aqui “outro” Amador Mendes, este é apenas homónimo do “nosso”.


Ancestrais de Antónia Peixoto:

Pais: António Peixoto e Maria Sodré, casados em 1638-11-13 (Rande). Aqui surge a ligação aos Sodrés.

Avós paternos: Pero Martins e Catarina Peixoto, casados em 1580-01-31 (Sernande). Pero Martins era filho de Bernardo Anes, de Rans, e Senhorinha Martins. Catarina Peixoto era filha de Cosme Dias, de Sernande, e outra Catarina Peixoto.

Avós maternos: João Álvares e Clara Antónia Sodré, ambos de Cimo de Vila em Rande e casados em 1617-01-09 (Rande). João Álvares era filho de Gonçal Álvares, de Revinhade. Clara era filha de António Pires, de Valdomar em Rande, e Madalena Sodré, de Rande.

Verifique por favor se dispõe de informações complementares de algum dos casais acima referidos.

Quanto à Jerónima Mendes e à Maria Mendes Mendes que identifica nos pontos 5 iv. e 6 v. da sua mensagem não se preocupe com eles. São filhos de um Amador Mendes homónimo do nosso visto que quando casam os pais já se encontram defuntos. São da Barra (e não do Souto, de onde é o “nosso” Amador Mendes).

Quanto à descendência da "sua" Antónia, que tão bem documenta na sua mensagem, tomei boa nota mas não a incluirei na minha base de ddos pois não se enquadra no âmbito das linhas verticais que pesuiso.

Fico a aguardar com interesse os seus comentários.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370730 | vinipoars | 14 jun 2016 03:20 | Em resposta a: #370727

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Agradeço-lhe a gentil e muito informativa resposta. Concordo plenamente com sua observação quanto ao erro de meus antigos dados - refiro-me à minha suposição inicial da filiação de Antónia Peixoto, suposições fracas que havia colocado como nota à margem das pesquisas para uma futura comprovação.
Meu ramo da Pedreira, que ora nos interessa, faz parte de uma pesquisa que havia até então postergado, visto que investigava mais as freguesias onde concentra-se minha varonia: Refontoura e Varziela, principalmente. Haveria ainda de me deparar com a espinhosa genealogia dos Mendes da Pedreira, mas que agora fica cristalina com a sua excelente investigação deste nosso ramo comum. Sendo assim, por enquanto pouco posso contribuir com o que me apresentou: apenas um detalhe, o óbito de "minha" Antónia, aos 20 de janeiro de 1768, na Pedreira ("Antonia Peixota viuva de Martinho Carvalho/ do lugar de Zebros destra freguesia de Sao Cy/ priano de Refontoura faleceu com todos/ os sacramentos nos quatorze dias do mes/ de Janeiro de mil setecentos secenta e oito/ e nos vinte foi sepultado na Parochia/ destra freguesiad deque fiz este termo fez/ testamento seu copiado noslivros deles."). Por também ainda não haver investigado Rande, não tinha sequer os pais de Amador Mendes e Antónia Peixota.
Como um projeto de longo prazo, ainda em estágio muito inicial, comecei um banco de dados (utilizando o programa Personal Ancentral File dos mórmons) com os assentos de matrimônios de Felgueiras. Meu objetivo é o de ter cadastrado ao menos os primeiros livros (do primeiro de casamentos de cada uma das freguesias até o final do XVII) de cada uma das 37 freguesias. Penso que é um trabalho necessário para entender e localizar os frequentes enlaces de noivos oriundos de freguesias distintas. Até aqui, cadastrei apenas 5 freguesias: Lagares, Varziela, Unhão, Margaride e Refontoura. O banco de dados é bastante simples: data do matrimônio, noivos e pais dos nubentes, tentando juntar os ramos familiares e anotando as localidades. Meu banco de dados fica, desde já, à sua disposição.
Sinto por, no momento, não ter mais informações a lhe passar sobre nossos antepassados comuns.
Mais uma vez, o meu muito obrigado pelas informações.

Cumprimentos,
Vinícius Oliveira Godoy.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370738 | GoldenDays | 14 jun 2016 11:54 | Em resposta a: #370730

Prezado confrade Vinicius Oliveira Godoy,

Em primeiro lugar nada tem que me agradecer pela informação que disponibilizei e dou-lhe os meus parabéns pelo trabalho que está a realizar criando a base de dados dos casamentos dessa área de seu interesse.

A fim de completar alguma informação de que disponho gostaria de lhe perguntar se, no que já fez para Margaride, encontrou eventualmente o casamento destes dois casais:

a) Filipa Brás e Amador Mendes. Lugar da Quintã, Margaride
b) Francisco Duarte e Maria de Sousa, Lugar da Figueira, Margaride

Nota: o Amador Mendes (N. 1645-06-12 em Margaride) é filho de Manuel Mendes e Catarina (ou Maria?) Martins e neto de Martim Mendes, da Barra.


A minha base de dados é apenas de âmbito familiar e as linhas que me interessam passam pela Pedreira (de onde são oriundos os Peixoto que se transmitiram por via de Santa Marta de Penaguião até minha mãe, e Carvalhos), Fontes de Santa Marta de Penaguião (Morais e Vieiras) e Sedielos do Peso da Régua (Morais e Vieiras), São João de Lobrigos (Peixotos e Ribeiros), Rio Frio (Araújos, Sousas e Esteves) nos Arcos de Valdevez, Pínzio em Pinhel, bem como Gagos e Jarmelo na Guarda (Lucas, Saraivas e Capelos).

Atualmente ando a “espreitar” as “Escolásticas” de Cete e Sedielos/Fontes por suspeitar que tenho por ali umas ligações aos Morais.

Se naquelas freguesias/apelidos precisar de algum esclarecimento de que eventualmente eu possa dispor não hesite em me contactar [ golden (ponto) days (arroba) sapo (ponto) pt ]. As minhas fontes são contudo e essencialmente os paroquiais..

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370748 | vinipoars | 14 jun 2016 16:13 | Em resposta a: #370738

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Segue, logo abaixo, o que tenho de Francisco Duarte e Maria de Sousa. Em seguida, também um Manuel Mendes casado em Margaride com Maria Martins, no entanto, sem encontrar o casamento do filho Amador Mendes com Filipa Bras (é provável que já tenha os dados destes).

Enviarei a mesma mensagem ao seu endereço pessoal, para que não percamos o contato, já que poderemos ter outras coincidências ao longo de nossas pesquisas.

Minha varonia não seguiu além de um Gonçalo Rodrigues, do lugar da Figueira, freguesia da Varziela, o qual não tenho o nome da esposa, mas apenas os filhos nascidos na Varziela nas décadas de 1630 e 1640 (três, entre eles meu antepassado Antonio Martins, dito "de Penido", lugar de Lagares). Assim, se por acaso encontrar um Gonçalo Rodrigues desta procedência casando-se em alguma outra freguesia, ficaria muito grato se pudesse me alertar (solicitei informações sobre este Gonçalo, aqui neo fórum, já há algum tempo: http://geneall.net/pt/forum/159416/goncalo-rodrigues-varziela-felgueiras-sec-xvii/#a281702)


Cumprimentos
Vinícius Oliveira Godoy.


#Francisco Duarte e Maria de Sousa.
Primeira Geração

1. “Probandus”. (está aqui apenas para ordenar as gerações seguintes)


Segunda Geração
2. Francisco Duarte casou-se com Maria de Sousa em 7 fevereiro 1667 em Margaride, Felgueiras.
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538820
PT-ADPRT-PRQ-PFLG20-002-0004_m00697.tif
3. Maria de Sousa.

Terceira Geração
4. Gonçalo Duarte de Figueiredo.
5. Não é citada.
6. Pedro (Pero) Lopes casou-se com Mécia de Sousa em 3 junho 1634 em Margaride, Felgueiras.
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538818
PT-ADPRT-PRQ-PFLG20-002-0002_m00551.tif
7. Mécia de Sousa.

Quarta Geração
12. Martim Afonso casou-se com Catarina Francisca.
Do lugar da fontecova desta freguesia (Margaride).
13. Catarina Francisca.
Viúva da Fonte Cova (casamento do filho Pedro)
14. Antonio Ferreira casou-se com Catarina de Sousa.
Da B[ou..?], desta freguesia de Margaride (casamento da filha Mécia).
15. Catarina de Sousa.

========================

#Manuel Mendes e Maria Martins.
Primeira Geração

1. "Probandus" (Amador Mendes).

Segunda Geração
2. Manuel Mendes casou-se com Maria Martins em 29 julho 1636 em Margaride, Felgueiras.
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538818
PT-ADPRT-PRQ-PFLG20-002-0002_m00552.tif
3. Maria Martins.
Terceira Geração
4. Martim Mendes casou-se com Catarina Santana.
5. Catarina Santana.
Da freguesia de Santa Marinha da Pedreira (cas. do filho Manuel).
6. Diogo Martins casou-se com Isabel Duraes.
Do lugar da Quintam (cas. filha Maria)
7. Isabel Durães.
Desta freguesia de Margaride (cas. filha Maria)

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370751 | Al.Cunha | 14 jun 2016 19:15 | Em resposta a: #370748

Prezado confrade.

Terá algum interesse para si?

Gonçalo Roiz casado com Isabel Ferreira
6-6-1621 Recebi Gonçalo Roiz, do Seixo, freguesia de S. Tiago de Sendim, com Isabel Ferreira, filha de Catarina Martins, viúva da Cegonheira, da freguesia de Santa Ovaia de Margaride, testemunhas João Ribeiro, António Lopes, Gonçalo Lopes, Jorge Ribeiro e a maior parte da freguesia. Foi seu filho
Luísa b. 19-6-1622, sendo padrinhos Domingos Ribeiro filho de Ana Carvalho solteira do Souto de Cima e Luísa de Sampaio filha de Domingos de Sampaio do Souto de Cima todos desta freguesia.
16-1-1643, faleceu Gonçalo Roiz da Cegonheira

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370764 | vinipoars | 14 jun 2016 23:04 | Em resposta a: #370751

Prezado confrade Al.Cunha,

Agradeço-lhe pelas informações do Gonçalo. Penso, até melhor hipótese, que este a que se refere
seja outro. Já tinha em meu banco de dados o matrimônio referido, mas sem conhecimento de filhos nem do óbito.
Tenho como provável que o meu Gonçalo haverá falecido na Varziela, em dezembro de 1658:
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=539038
PT-ADPRT-PRQ-PFLG30-003-0001_m00858

De qualquer forma, guardo este outro para futura confrontação, visto que não tenho encontrado muitos Rodrigues pelas freguesias já estudadas. Gonçalo Rodrigues tenho apenas o meu e este outro.

Faltam muitas folhas no primeiro livro de matrimónios de Varziela, assim penso ser provável que Gonçalo tenha se casado por lá e o assento esteja perdido. Mas há sempre a esperança de encontrá-lo em outra freguesia.


Muito obrigado.

Cumprimentos,
Vinícius Oliveira Godoy.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370805 | GoldenDays | 16 jun 2016 17:55 | Em resposta a: #370748

Caro confrade Vinicius Oliveira Godoy,

A informação sobre a data do casamento de Francisco Duarte com Mécia de Sousa (e não Maria de Sousa que erroneamente referi e que amavelmente me corrigiu por email) era aquela que eu procurava.

Este casal teve um filho FRANCISCO DE SOUSA que casou em 1701-01-04 (Margaride, http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=538821 PT-ADPRT-PRQ-PFLG20-002-0005_m00860.jpg) com MARIA MENDES, filha de AMADOR MENDES e FILIPA BRÁS, do lugar da Quintã (o outro casal cujo casamento nenhum de nós ainda encontrou em Margaride).

Já que os filhos de Amador Mendes e Filipa Brás nasceram todos em Margaride admito a hipótese de a Filipa Brás não ser de Margaride e de o casamento se ter realizado na frequesia de onde era oriunda mas que até agora desconheço.

Quanto ao Gonçalo Rodrigues que procura, que deve também ser de outra freguesia, ficarei atento e se o encontrar não deixarei de o referir.

Agradeço toda a informação sobre os descendentes que disponibilizou sobre os restantes casais.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370807 | Al.Cunha | 16 jun 2016 19:41 | Em resposta a: #370764

Prezado Confrade Vinicius

Ao verificar os dados que lhe enviei, há muito tempo em arquivo, constatei que o poderia ter induzido em erro, tal como eu estava. Tento esclarecer com esta nota.

Ao consultar Livros paroquiais surgem detalhes e coincidências que nos podem enganar.

Casamento de Gonçalo Roiz – Margaride 6-6-1621, imagem 543.tif
Embora na margem do assento seja bem claro que os contraentes são Gonçalo Roiz e Isabel Ferreira, ao ler o texto fico com a opinião que a contraente é Isabel Francisca.
Relendo o assento de baptismo de sua filha Luísa – Margaride, 19-6-1622, imagem 497.tif também concluo que a mulher de Gonçalo Roiz é Maria Francisca.

A confirmar-se o nome de Maria Francisca, filha de Catarina Martins não é de admirar que seus filhos tomem o nome Martins.

Óbito de Gonçalo Roiz Margaride 16-1-1643, imagem 582.tif
No final do assento, não sei se grafado na altura ou em época posterior, vem *Foi seu herdeiro Manuel Teixeira meirinho*.
Como não encontrei qualquer assento de óbito da mulher e da filha de Gonçalo Roiz acima referido, parto do princípio, não é uma certeza, que estariam vivas em 1643. Parece muito pouco provável, que, nessa hipótese, o herdeiro do Gonçalo Roiz fosse um estranho. Pelos dados que possuo Manuel Teixeira (de Lemos), meirinho, casado com Maria Pinto não tinham relações de parentesco (próximas) com Gonçalo Roiz. Não estaremos a falar de outro Gonçalo Roiz??

Coincidências
Às vezes os assentos eram lançados ao livro muito tempo depois dos actos serem realizados. Antes de Manuel Teixeira, foi meirinho Gonçalo Lopes, casado com Catarina Roiz, morador na Corredoura o qual fez testamento por sua mão e faleceu a 7-2-1630. Catarina Roiz, viúva da Corredoura de Baixo faleceu a 3-12-1648.
Não haverá qualquer confusão do prior quanto ao herdeiro nomeado por Gonçalo Roiz??

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370815 | vinipoars | 16 jun 2016 22:01 | Em resposta a: #370805

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Ficarei atento aos seus Amador Mendes e Filipa Bras, caso os encontre em outra freguesia.
Os livros de Margaride que anotei foram:
Casamentos 1602-06-15/1621-02-07,
Casamentos 1621-06-06/1645-08-10,
Casamentos 1646-02-03/1661-11-27,
Casamentos 1663-04-15/1680-07-08, e por lá, realmente, não encontrei os nubentes.

Como havia referido em mensagem particular, o que tenho dos colaterais aos seus é o que segue:

Descendência de Martim Afonso

Primeira Geração
1. Martim Afonso.

Da Fontecova desta freguesia.


Martim casou-se com Catarina Francisca.
"Viúva da fonte cova", no casamento dos filhos.


Martim e Catarina tiveram os seguintes filhos:

2 F i. Catarina Francisca.
Catarina casou-se com Domingos Francisco, filho de Gaspar Gonçalves e Catarina Francisca, em 11 fevereiro 1647 em Margaride, Felgueiras.

+ 3 M ii. Pedro Lopes.

+ 4 F iii. Isabel Lopes.

5 F iv. Maria Francisca.
Maria casou-se com Pedro Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e sua mulher, em 21 outubro 1624 em Margaride, Felgueiras.


Segunda Geração

3. Pedro Lopes (Martim).
Pedro casou-se com Mécia de Sousa, filha de Antonio Ferreira e Catarina de Sousa, em 3 junho 1634 em Margaride, Felgueiras.

Eles tiveram os seguintes filhos
6 F i. Maria de Sousa.
Do lugar da Fontecova desta freg.
Maria casou-se com Antonio Dias, filho de Manoel Dias e Domingas Francisca, em 7 fevereiro 1655 em Margaride, Felgueiras.

7 F ii. Catarina de Sousa.
Catarina casou-se com Manoel Teixeira de Seixas, filho de Pedro Teixeira, em 13 abril 1665 em Margaride, Felgueiras.

+ 8 F iii. Mécia de Sousa.

4. Isabel Lopes (Martim).
Isabel casou-se com Gonçalo Ribeiro, filho de Domingos Fernandes, do Ribeiro, e Antonia Ribeira, em 21 maio 1634 em Margaride, Felgueiras.

Eles tiveram os seguintes filhos

9 F i. Isabel Lopes.
Do lugar do Ribeiro.
Isabel casou-se com Francisco Gonçalves, filho de Miguel Gonçalves e Inês Gonçalves, em 27 junho 1671 em Margaride, Felgueiras.
Do lugar do Passo da freg. de Santo Estevão de Regados.



Terceira Geração

8. Mécia de Sousa (Pedro Lopes, Martim).
Maria casou-se com Francisco Duarte, filho de Gonçalo Duarte de Figueiredo, em 7 fevereiro 1667 em Margaride, Felgueiras.


Com um cordial cumprimento,
Vinícius Oliveira Godoy.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#370818 | vinipoars | 16 jun 2016 22:40 | Em resposta a: #370807

Prezado confrade Al.Cunha,

A hipótese que traz é tentadora.
Tinha a Isabel, de facto, como Isabel Francisca, ao que concordo com a sua nova leitura.
Tenho ainda algumas dúvidas para aceitar a coincidência do Gonçalo Rodrigues de Margaride com o da Varziela. A primeira é o registro da filha, que cita Gonçalo Rodrigues e Isabel Francisca da Segonheira, mesma localidade referida no óbito daquele que deixa por herdeiro o meirinho. Poderá ser a Isabel, ela apenas, da Segonheira?
Outra dúvida é que, já na Varziela, encontro uma Maria Martins que suponho possível ser a esposa de Gonçalo Rodrigues, ainda que sem sólido fundamento além da localidade e do Martins no nome:
8 out 1694, Varziela, óbito de Maria Myz, viúva da Figueira.
7 set 1694, óbito de Maria, solteira, filha de Maria Myz viúva, da Figueira. Esta Maria poderá ser uma filha de Gonçalo Rodrigues, que não encontrei se casando (Batismo de Maria, filha de Gonçalo Ruiz: julho 1632).
Mas... está Maria Martins poderá ser também uma irmã de Gonçalo. Ou não ter parentesco.
Por última dúvida, há o facto negativo da falta de folhas nos livros de Varziela, que poderá justificar a falta do registo de matrimonio do 'meu' Gonçalo.

Teve Gonçalo Rodrigues outros filhos em Margaride? Isto poderia afastar a hipótese da coincidência dos Gonçalos.

Uma outra coincidência relevante que encontro: meu antepassado filho de Gonçalo Rodrigues, Antonio Martins o de Penedo, batizado em março 1642 na Varziela:
http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=539025
PT-ADPRT-PRQ-PFLG30-001-0001_m00822.tif
Ele tem por padrinhos: Antonio Gonçalves, da Figueira, e Catarina Martins, viúva no Adro da Igreja. Poderá ser esta Catarina aquela mesma Catarina Martins sogra do Gonçalo de Margaride e, assim, avó do batizando.

Buscarei o óbito de alguma Isabel Francisca na Varziela, o que poderá reforçar a hipótese da coincidência dos Gonçalos (sobretudo se for Isabel Francisca do mesmo lugar: da Figueira).


Mais uma vez, agradeço-lhe pela atenta análise. É desnecessário dizer da importância do tema nas minhas pesquisas, já que estamos falando dos meus antepassados por linha varonil direta. Da minha parte, se puder lhe ser útil em alguma pesquisa na freguesia de Felgueiras, não hesite em solicitar.


Cordiais cumprimentos,
Vinícius Oliveira Godoy.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#450996 | vmo1234 | 13 nov 2023 12:39 | Em resposta a: #366126

Prezado confrade Ribeiro de Araújo,

Muito recentemente descobri uma linha ascendente em Santa Marinha de Pedreira, e deparei-me com suas mensagens sobre os Mendes desta freguesia.

O senhor teria encontrado também referência a um Amador Mendes, da Barra, que foi casado com Jerônima Mendes? Esta Jerônima Mendes faleceu em Santa Marinha de Pedreira aos 10 de janeiro de 1667 (tif 670), deixando viúvo o dito Amador Mendes, moradores na Barra.

Jerônima Mendes era filha de Francisco Leão e de Catarina Mendes, batizada em 1º de outubro de 1634 (tif 555). Ela não pode, portanto, ser a esposa do Amador Mendes mais antigo que você encontrou, da Barra, filho de Martim Mendes, que teve filhos encontrados pelo senhor de 1635 a 1640.

Parece que houve mais um Amador Mendes em Pedreira!

Cumprimentos, Vinícius da Mata.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451003 | GoldenDays | 14 nov 2023 12:51 | Em resposta a: #450996

Prezado confrade Vinícius da Mata,

Como sabe aparecem nos paroquiais alguns “Amador Mendes” na Pedreira.

Suspeito que cronologicamente aquele que procura é filho de Martim Mendes e Catarina Antunes [Catarina Antunes referida no assento de casamento do seu filho Manuel Mendes em 1636-07-29 (imagem 552) em Margaride,ou Catarina Antónia, que aparece no assento de casamento da sua filha Maria Mendes em 1626-05-09 (imagem 560) na Pedreira], neto paterno de Manuel Mendes e Catarina Pires.

Veja esta minha nota:

-----------------------------
MARTIM MENDES, da Barra é referido como pai de AMADOR MENDES, da Barra, no assento de batismo de Antónia, filha de Manuel da Costa e sua mulher Antónia Mendes, moradores no Monte, em que o seu filho AMADOR MENDES foi padrinho.
Fonte:
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0001_m00554.jpg
-----------------------------

Na Jerónima Mendes não lhe encontro a filiação materna que refere em Catarina Mendes. O assento de batismo diz que era filha de Francisco Leão e “sua mulher” (o que poderá ser questionável já que ele era Reverendo) e no assento de óbito aparece com o apelido Mendes do marido (o que poderá ser questionável se esse seria ou não o seu apelido materno).

É verdade, porém, que aparece em 1659-09-08 (imagem 639) o casamento de uma Catarina Mendes, alegadamente filha de Francisco de Leão e “sua mulher” Catarina Mendes. O pároco que redigiu o assento é António Leão e não deverá ser por acaso ou erro que apelidou a Catarina de “Mendes”.

Francisco de Leão, Reverendo, teve pelo menos um filho (António de Leão) de Margarida da Costa que casou em 1649-05-18 (imagem 636). Houve outro António de Leão (que foi Abade) que teve uma filha natural (Maria Carvalha) de Madalena (solteira), a qual casou em 1678-03-03 (imagem 645) com Domingos Francisco, sempre na Pedreira.

Portanto os Leões da Pedreira, associados à Igreja, com origem provável em Parada de Todeia, parece terem sido pródigos em filhos naturais.

A menos que tenha encontrado justificação, o apelido da Jerónima, no casamento que não encontrei, poderia ter sido Mendes ou outro diferente.

Pesquisando a minha base de dados familiar e as minhas notas foi tudo o que consegui encontrar.
Espero que tenha sido de utilidade.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451005 | GoldenDays | 14 nov 2023 16:08 | Em resposta a: #451003

Prezado confrade Vinícius da Mata,

Estive a rever esta linha dos Mendes e para enquadrar melhor a minha suspeição/quase certeza de que o “seu” Amador Mendes é filho de Martim Mendes deixo-lhe aqui uma resenha dessa linha.

1) Manuel Mendes e Catarina Pires (pais de Martim Mendes)
2) Martim Mendes e Catarina Antunes (pais de Maria Mendes, do “seu” Amador Mendes, de Catarina Mendes e de Manuel Mendes)
3) Esta Maria Mendes casou com Frutuoso da Costa e são pais do “meu” Amador Mendes.

Salvo melhor opinião, nesta linha há, portanto, dois “Amador Mendes” (tio e sobrinho)!

Ambos partilhamos a linha que nos leva ao Martim Mendes e seu ai Manuel Mendes.
Espero ter esclarecido.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451009 | vmo1234 | 14 nov 2023 17:51 | Em resposta a: #451003

Prezado confrade Ribeiro de Araújo,

Muito agradecido pelo retorno e pelas informações enviadas!

Acredito, então, que Amador Mendes, da Barra, foi casado uma primeira vez com uma mulher de nome ainda desconhecido, e tiveram os filhos nascidos de 1635 a 1640 que o senhor encontrou. Foi casado 2ª vez com a Jerônima Mendes, falecida em 1667. É a única alternativa que encontro para conciliar com o Amador Mendes, filho de Martim Mendes.

Com relação à Jerônima Mendes, ela de fato era Mendes, vindo o sobrenome de sua mãe, Catarina Mendes, que era natural de Refontoura. Sua filiação em Francisco Leão e Catarina Mendes, baseio-a em um testamento de seu irmão, João Mendes Leão, falecido no Rio de Janeiro, que deixou legados a esta irmã, onde é expresso que era casada com Amador Mendes. Nesse testamento é também deixado legados à outra irmã, Catarina Mendes, casada em Pedreira com Francisco Rodrigues.

O Francisco Leão, seu pai, não era o mesmo que você faz referência, que foi reverendo. Francisco Leão e Catarina Mendes casaram-se em Refontoura, aos 3 de fevereiro de 1625 (tif 941), sendo ele filho de Pedro Leão e de sua mulher, de Pedreira; e ela filha de Jerônimo Mendes e de Catarina, mulher solteira, de zebros.

Teria maiores informações da família Leão dessa região?

Cumprimentos,

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451018 | vmo1234 | 15 nov 2023 19:45 | Em resposta a: #451005

Prezado confrade Ribeiro de Araújo,

Pesquisei mais um pouco os livros de Santa Marinha de Pedreira e descobri o seguinte:

A mulher de Amador Mendes, da Barra, se chamava Maria de Souza, e faleceu em 8 de abril de 1662 (tif 667).

Isso corrobora minha hipótese de que Amador Mendes terá, então, casado 2ª vez com Jerônima Mendes, filha de Francisco Leão e de Catarina Mendes. O casamento terá se realizado em Santa Marinha Pedreira entre 1662 e 1666, sendo mais certo que terá sido pouco após a morte de Maria de Souza. Nota-se que o matrimônio foi bem no período em que ocorre uma falha nos paroquiais de Pedreira, que teve uma lacuna em casamentos de 1662 até meados de 1667.

De Amador Mendes e Jerônima Mendes, acredito que houve pelo menos a filha Jerônima, batizada aos 20 de dezembro de 1666 (tif 608).

Cumprimentos,

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451021 | vmo1234 | 15 nov 2023 21:20 | Em resposta a: #451005

Prezado confrade Ribeiro de Araújo,

E acabo de confirmar o que até então tinha por hipótese, e agora tenho certeza: Jerônima Mendes era de facto a segunda esposa de Amador Mendes.

Aos 9 de junho de 1696 casaram-se em Santa Marinha de Pedreira, João Machado e Jerônima Mendes (tif 765), ele filho de Antônio Machado e de Antônia Teixeira; e ela filha de Amador Mendes e de "sua segunda mulher", Jerônima Mendes.

Amador e Jerônima tiveram ainda Maria Mendes, que 1º de setembro de 1692 casou-se com João de Freitas, filho de Bento de Freitas e de Maria Fernandes, moradores em Refontoura (tif 763).

Cumprimentos,

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451071 | GoldenDays | 20 nov 2023 12:08 | Em resposta a: #451021

Caro Confrade Vinicius da Mata,

Fico feliz que tenha encontrado a referência à segunda mulher do “seu Amador Mendes.

Há, no entanto, uma questão por investigar (o batismo da filha Jerónima de Jerónima Mendes no segundo casamento desse Amador Mendes) :

Do primeiro casamento, Amador Mendes terá tido pelo menos os seguintes filhos:

- António Mendes batizado na Pedreira em 1635-09-22 (imagem 573), que casou com Isabel Pereira em Margaride em 1667-08-22 (tif 640) e faleceu na Barra, Pedreira em 1723-06-16 (imagem 1042). Tiveram a Manuel e a João
- Jerónima Mendes batizada na Pedreira em 1637-06-13 (imagem 576), filha de Amador Mendes e sua mulher, logo não seria filha da segunda mulher, pois a primeira (que agora informa ser Maria de Sousa) só faleceu em 1662-04-03. Desta Jerónima não lhe conheço o casamento e/ou filhos.
- Jerónimo Mendes batizado na Pedreira em 1640-07-10 (imagem 578) que casou com Domingas Bernardo em local e data que não encontrei. Tiveram na Pedreira: Frutuoso (b.1673-12-22) (F.1722-02-19), Maria (B.1677-05-16) e Catarina (B.1680-04-07). Não lhes investiguei a descendência.

Terá, assim, havido outra Jerónima nascida do segundo casamento (com Jerónima Mendes entre 1662 e 1666 como também refere). Tendo tal filha, Jerónima Mendes, casado em 1696 com João Machado deveria ter cerca de 30 anos o que faz sentido. Esta hipótese, afasta a possibilidade de se tratar da homónima aparentemente filha de Maria de Sousa (1º casamento).

Seria interessante se encontrasse o batismo desta última Jerónima Mendes.

Por curiosidade, tem relação de parentesco com o confrade Vinícius Godoy já que sobre alguns parentes da mesma zona trocamos emails desde 2016?

Votos de boas pesquisas.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451072 | GoldenDays | 20 nov 2023 14:05 | Em resposta a: #451071

Caro confrade Vinícius da Mata,

Em aditamento à minha anterior mensagem, pergunto-lhe onde encontrou que Maria de Sousa era o nome da primeira mulher do "seu" Amador Mendes? Há algum assento que o refira?

Muito obrigado!

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451084 | vmo1234 | 20 nov 2023 18:06 | Em resposta a: #451071

Prezado confrade Ribeiro de Araújo,

Com relação à Jerônima Mendes, filha de Amador Mendes e de sua 2ª esposa, Jerônima Mendes, acredito que seja a Jerônima, batizada aos 20 de dezembro de 1666 (tif 608).

A primeira esposa de Amador Mendes, Maria de Souza, eu documento-a em seu próprio registro de óbito, aos 8 de abril de 1662 (tif 667), onde há menção ao marido.

Pelas mensagens que li, o Vinicius Godoy descende do Amador Mendes e Antônia Peixoto. Então, sim, temos um parentesco por aí! Acredito que já o vi também em discussões em grupos no Facebook.

Cumprimentos,

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451088 | GoldenDays | 21 nov 2023 09:17 | Em resposta a: #451084

Caro confrade Vinícius da Mata,

Agradeço as explicações dadas. Não estava a conseguir ler o nome de “Maria de Sousa” no seu assento de óbito. Com um grande zoom lá consegui. Concordo com tudo o que também me disse.

Quanto ao apelido “Leão” na zona de Felgueiras apenas tenho o que a seguir reproduzo num relatório do Family Tree Maker (FTM).

______________________________________
Descendants of Pedro LEÃO
Generation 1
1. PEDRO1 LEÃO was born in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
Pedro LEÃO had the following child:
2. i. FRANCISCO2 LEÃO (son of Pedro LEÃO) was born in Lugar da Igreja, Pedreira,
Felgueiras, Porto, Portugal. He married Catarina MENDES (daughter of Jerónimo
MENDES and Catarina) on 03 Feb 1625 in Refontoura, Felgueiras, Porto,
Portugal. She was born in Lugar da Igreja, Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
Generation 2
2. FRANCISCO2 LEÃO (Pedro1) was born in Lugar da Igreja, Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He
married Catarina MENDES (daughter of Jerónimo MENDES and Catarina) on 03 Feb 1625 in
Refontoura, Felgueiras, Porto, Portugal. She was born in Lugar da Igreja, Pedreira, Felgueiras,
Porto, Portugal.
Francisco LEÃO and Catarina MENDES had the following children:
3. i. JERÓNIMA3 MENDES (daughter of Francisco LEÃO and Catarina MENDES) was
born in Lugar da Barra, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
She died before Sep 1692. She married AMADOR MENDES (son of Martim
MENDES and Catarina ANTUNES). He was born in Lugar da Barra, Santa
Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He died before Sep 1692.
4. ii. CATARINA MENDES (daughter of Francisco LEÃO and Catarina MENDES) was born
in Lugar da Igreja, Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. She married Francisco
RODRIGUES (son of Francisco RODRIGUES and Catarina FRANCISCO) on 08
Sep 1659 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He was born in Pedreira,
Felgueiras, Porto, Portugal.
Generation 3
3. JERÓNIMA3 MENDES (Francisco2 LEÃO, Pedro1 LEÃO) was born in Lugar da Barra, Santa
Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. She died before Sep 1692. She married
AMADOR MENDES (son of Martim MENDES and Catarina ANTUNES). He was born in Lugar da
Barra, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He died before Sep 1692.
Notes for Amador MENDES:
MARTIM MENDES, da Barra é referido como pai de AMADOR MENDES, da Barra, no assento
de batismo de Antónia, filha de Manuel da Costa e sua mulher Antónia Mendes, moradores no
Monte, em que o seu filho AMADOR MENDES foi padrinho.
Fonte:
PT-ADPRT-PRQ-PFLG12-001-0001_m00554.jpg
Amador MENDES and Jerónima MENDES had the following children:
i. JERÓNIMA4 MENDES (daughter of Amador MENDES and Jerónima MENDES) was
born in Dec 1666 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. She married João
MACHADO (son of António MACHADO and Antónia TEIXEIRA) on 09 Jun 1696
in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He was born in Airães, Felgueiras, Porto,
Portugal.
ii. MARIA MENDES (daughter of Amador MENDES and Jerónima MENDES) was born
in Lugar da Barra, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. She
married João de FREITAS (son of Bento de FREITAS and Maria FERNANDES)
on 01 Sep 1692 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He was born in
Refontoura, Felgueiras, Porto, Portugal.
4. CATARINA 3 MENDES (Francisco2 LEÃO, Pedro1 LEÃO) was born in Lugar da Igreja, Pedreira,
Felgueiras, Porto, Portugal. She married Francisco RODRIGUES (son of Francisco RODRIGUES
and Catarina FRANCISCO) on 08 Sep 1659 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He was
born in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
Francisco RODRIGUES and Catarina MENDES had the following child:
i. ANA MENDES DE4 LEÃO (daughter of Francisco RODRIGUES and Catarina
MENDES). She married Francisco de SOUSA (son of Francisco de SOUSA and
Generation 3 (cont.)
Catarina de SAMPAIO) on 18 Aug 1680 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
He was born in Caramos, Felgueiras, Porto, Portugal

Há aparentemente outro ramo que aqui descrevo:
______________________________________
Descendants of Maria de LEÃO
Generation 1
1. MARIA DE1 LEÃO was born in Lugar do Souto, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras,
Porto, Portugal. She married GONÇALO PINTO. He was born in Lugar do Souto, Santa
Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
Gonçalo PINTO and Maria de LEÃO had the following child:
2. i. JERÓNIMA2 LEÃO (daughter of Gonçalo PINTO and Maria de LEÃO) was born in
Lugar do Souto, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. She
married Francisco RIBEIRO (son of António RIBEIRO and Madalena) on 02 Jan
1669 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal ( ). He was born in Lugar do Souto,
Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
Generation 2
2. JERÓNIMA2 LEÃO (Maria de1) was born in Lugar do Souto, Santa Marinha da Pedreira,
Felgueiras, Porto, Portugal. She married Francisco RIBEIRO (son of António RIBEIRO
and Madalena) on 02 Jan 1669 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal ( ). He was
born in Lugar do Souto, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal.
Francisco RIBEIRO and Jerónima LEÃO had the following child:
i. MARIA DE3 LEÃO (daughter of Francisco RIBEIRO and Jerónima LEÃO) was born
in Lugar do Souto, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. She
married Manuel Mendes PEIXOTO (son of Amador MENDES and Antónia
PEIXOTO) on 18 Mar 1696 in Pedreira, Felgueiras, Porto, Portugal. He was born
in Apr 1675 in Lugar do Souto, Santa Marinha da Pedreira, Felgueiras, Porto,
Portugal.
Notes for Manuel Mendes PEIXOTO:
A sua tia ANTÓNIA, irmã de seu pai e ainda solteira, foi a sua madrinha de
batismo.
O seu nome é indicado como MANUEL MENDES PEIXOTO no assento do seu
casamento com MARIA DE LEÃO.
______________________________________

Finalmente, há um António LEÃO, cuja filiação não está indicada no assento, que casou com Isabel Sodré em 1678-11-23 em Rande, sendo natural do Lugar de Serges na Pedreira. Investiguei a ancestralidade da mulher, a qual, se tiver interesse, lhe posso enviar.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451089 | vinipoars | 21 nov 2023 09:47 | Em resposta a: #365383

Caros confrades,

passo por aqui apenas para dizer que acompanho, ainda que silenciosamente, com grande interesse a discussão e descobertas sobre os Mendes de Felgueiras. Como poderão lembrar pelas mensagens desse mesmo tópico, mais acima, é o apelido do a minha varonia. Descendo de João Francisco Mendes (também referido como João Francisco Mendes de Sampaio), meu hexavô por linha sempre paterna, nascido na Refontoura, em 1736, filho de Manuel Francisco (Refontoura,1712-1809) e de Maria Mendes Peixota (Refontoura, 1709-1782). João Francisco é neto paterno de Bernardo de Sampaio (Lagares) e de Mariana Francisca (Refontoura) e neto materno de Martinho Carvalho (Refontoura) e Antónia Peixota (Pedreira), por essa última bisneto de Amador Mendes (Pedreira) e de outra Antónia Peixota (Rande), esse últimos referidos nas recentes trocas de mensagens que tenho acompanhado.
Desde já e sempre, ponho-me à disposição no que puder ser útil, ainda que esteja mais a aprender nas trocas mais recentes das vossas mensagens.

Melhores cumprimentos,
Vinícius Oliveira Godoy.
vogodoy@gmail.com
p.s. O filho do João Francisco decidiu-se por adota o apelido Godoy da sua mãe, por isso não assino o Mendes.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451102 | vmo1234 | 21 nov 2023 22:20 | Em resposta a: #451088

Prezados confrades,

Grato pelas vossas mensagens! Aqui neste fórum sempre se aprende muito. Foi justamente por aqui que dei um impulso sério às minhas pesquisas.

Ao confrade Ribeiro de Araújo, como complemento ao Pedro Leão, pai de Francisco Leão, apesar do registro de casamento de Francisco não constar o nome de sua mãe, descobri se tratar de Antônia Francisca.

Além de Francisco, Pedro Leão e Antônia Francisca foram pais também de Maria Leão, casada em Pedreira aos 9 de maio de 1641 com Gonçalo de Sampaio, filho de João Domingues e de Margarida de Sampaio, de Unhão (tif 563). Deste casal encontrei apenas uma filha Luísa, batizada em 10 de abril de 1643 (tif 582).

Cumprimentos,

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451112 | GoldenDays | 22 nov 2023 14:22 | Em resposta a: #451089

Prezado confrade Vinícius da Mata,

Bem me parecia que eramos parentes. A partir do seu hexavô vamos dar também aos Sodrés por via materna.

Pelo seu endereço de email verifiquei que já trocamos mensagens entre 2016 e 2021!

Em relação à Margarida de Sampaio, que diz ser do Unhão, apesar de não encontrar referência ao local no assento de casamento do Gonçalo de Sampaio que indica (se estiver enganado não hesite em me corrigir) gostava que me desse mais pormenores se os tiver. É que os Sampaios aparecem associados aos Sodrés em Sernande, Unhão e seria interessante para mim descobrir quais os pais dessa Margarida.

Tem dados sobre o casamento de João Francisco, tendo a esposa o apelido Godoy? Casaram onde em que data? Onde nasceu e quem era o filho que adoptou o apelido Godoy?

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451274 | vmo1234 | 29 nov 2023 18:05 | Em resposta a: #451112

Prezado confrade Ribeiro de Araújo,

No registro de matrimônio entre Gonçalo de Sampaio e Maria Leão, consta logo em seguida ao nome do pai de Gonçalo, ser este de Unhão. Está bem apagado, mas é minha leitura.

Como confirmação, os pais de Gonçalo, João Domingues e Margarida de Sampaio, casaram-se em Unhão em novembro de 1607 (tif 508), infelizmente sem menção a suas filiações.

Cumprimentos,

Vinícius.

Resposta

Link directo:

Santa Marinha da Pedreira - Ajuda na leitura de assento de 1624

#451356 | vinipoars | 06 dez 2023 14:44 | Em resposta a: #451112

Prezado confrade Ribeiro de Araújo,

Peço desculoas pela demora na resposta, só hoje dei-me conta de que a pergunta era endereçada a mim,
pelo assunto tratado, ainda que tenha envocado o confrade Vinícius da Mata em sua mensagem. Sou o Vinícius Oliveira Godoy, seu primo distante, que já havia trocado uma séria de mensagens pelo fórum e por email já há alguns anos. A proliferação dos Vinícius causou a confusão natural.
Respondendo às suas perguntas:
João Francisco Mendes (de Sampaio) saiu de Felgueiras em direção ao Brasil em torno de 1748, tinha lá seus 12 anos, mais ou menos.
Chegou a essa época em São Paulo, sudeste do Brasil. Casa-se com Sebastiana Ribeiro de Morais (ou Sebastiana Pires Ribeira) em Santana de Parnaíba, SP, em 28.11.1761. Sebastiana Ribeiro de Morais era filha do capitão José de Godoy Collaço e de Ana Pires Ribeiro, neta materna do Tenente-General Gaspar de Godoy Collaço e de Sebastiana Ribeiro de Morais, neta materna do Capitão Salvador Jorge Velho e de Margarida da Silva. O avó paterno era neto do primeiro Godoy vindo para o Brasil, em torno de 1580, Baltazar de Godoy (possivelmente, originário de Alburquerque, vila raiana da Espanha). O casal tem três filhos, duas mulheres e um homem, esse último, Manoel José de Godoy, também sai de casa muito cedo, cerca de 1775, em direção ao Sul do Brasil, dando origem ao meu ramo dos Godoy. Ele se casa no estado mais ao sul do Brasil (Rio Grande do Sul) em 1795 com Helena Rosa, filha (curiosamente) de um homem de Gondomar (não tão longe da Felgueiras de seu pai) e de uma mulher da ilha de São Jorge, nos Açores (cerca de 85% dos meus antepassados são açorianos, à propósito, os demais, em geral, são do Norte de Portugal, incluindo o sobrenome materno que também assino, Oliveira, com origem em Vila Nova de Gaia).
O casal João Francisco Mendes e Sebastiana está no volume VI da obra Genealogia Paulistana, de Luiz Gonzaga da Silva Leme, clássico da genealogia brasileira publicada em 1909, à página 146, onde não é citado o filho Manuel por ter se ausentado e constituído família longe de São Paulo:
http://www.arvore.net.br/Paulistana/Godoys_4.htm
Apenas como curiosidade, uma das filhas do casal casa-se com um curioso artista barroco brasileiro (pintor, arquiteto, músico) que, depois de viúvo, torna-se frei, Jesuíno do Monte Carmelo. Dizem que uma das suas madonas pintadas na catedral da cidade de Itu, onde João Francisco Mendes irá se estabelecer, com loja de tecidos, é pintada segunda a imagem da esposa falecida, uma das filhas do João Francisco chamada Maria Francisca de Godoy (a outra filha se chama Ana Pires de Godoy e casa-se com Francisco Xavier da Silva, pais do padre João Paulo Xavier, Cav. O. Cristo, que no seu de genere chama o avô de João Francisco Mendes 'de Sampaio').
Escrevi no meu blog, em 2018, sobre os antepassados de João Francisco Mendes, quando pude referir-me, entre as fontes consultadas, à nossa troca de mensagens:
http://genealogizando.blogspot.com/2018/12/os-antepassados-de-joao-francisco.html

Perdão pela extensão da mensagem, mas quando começamos a falar dos nossos é difícil encontrar um fim!

Sempre à disposição do que precisar.

Melhores cumprimentos
Vinícius Oliveira Godoy

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 08:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen