Conde de Torres Novas

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Famílias

Conde de Torres Novas

#16961 | _fRoEs_ | 09 fev 2002 12:59

Caros Senhores,

D. Pedro V, rei de Portugal, criou por decreto de 12-09-1855, António César de Vasconcelos Correia, 1º conde de Torres Novas.
Este senhor havia sido Governador da Índia( 93º )e casou-se com D. Maria Luisa da Silveira e Lorena, filha esta senhores dos 6ºs Condes de Sarzedas.
Gostaria portanto de saber quem é o actual Conde de Torres Novas, se é casado e se deixou descendência.
Muito obrigado!

Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Torres Novas

#16990 | aeiou2 | 10 fev 2002 07:53 | Em resposta a: #16961

Olá Luís
Aqui vai da G E L B Vlo XXXII p.274 e 275.
" o 1º conde,liberal,n.9.11.1797 m.11.XI.1865....A sua mulher depois de viúva passou a 2.as núpcias em 1868 com Daniel Ferreira Pestana,general de brigada que,era por sua vez viúvo de Veridiana Constança Leite de Sousa e Noronha.Do casamento depois de viúva não houve geração.
Foi 2ºconde José de Vascocelos Correia,general de divisão,do C.de S.M.F.,ajudante-de-campo de D.Luís I,grã cruz Torre e Espada,Comendador da O de Cristo,cavaleiro de N.Sra.da Conceição de Vila Viçosa,medalha nº9 das campanhas da Liberdade...,n.31.VIII.1804,em Torres Novas como o pai e m.no Porto 23.VIII.1883,sendo o sétimo filho de seu pai.Havia entre o 1ºconde e o 2ºconde vários irmãos,mas neste caso a renovação do título em mais de uma vida não seguiu a ordem de sucessão normal(não me pergunte porquê),pois passou para o mais novo,que era liberal ...Casou duas vezes a 1ª em Angra do Heroísmo a 16.VI.1831 com D.Gertrudes Carlota de Vasconcelos,filha de Luís José de Vasconcelos e D.Antónia Ludovina da Fonseca e a 2ª com D.Helena Margarida Mackonelt,n.Lisboa filha de José Gomes e de D.Francisca Gomes da Silva.Teve um filho do 1º matrimónio,que morreu sem geração e uma filha do 2º que morreu solteira em 1867".
Vou ver se o 1ºconde teve filhos a estudar no R.C.Militar par saber os sete que faltam que também podem ser Senhoras.Agora que estás em férias podias ir ao A.H.Militar e pedir para consultar o processo individual do 1º conde,ás vezes estão averbados os nomes dos filhos.
Eu vou lá na próxima 2ª feira,amanhã,pois já combinei com uma amiga,se quizeres alguma coisa diz.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Torres Novas

#16994 | _fRoEs_ | 10 fev 2002 10:37 | Em resposta a: #16990

Cara Maria,

Antes de mais, gostaria de lhe agradecer as informações enviadas.
Quanto ao título de conde de Torres Novas, posso depreender, pela mensagem enviada, que não está em uso.
Como tal, gostaria também de saber se esta minha depreensão se encontra correcta.
Em terceiro lugar, apenas queria fazer mais uma pergunta:

-Sabe se os os primeiros " Valentes ", ou seja, os descendentes de Afonso Pires Valente e dos Senhores do Morgado da Póvoa, descendiam de D. Afonso Henriques, de outro Rei qualquer ou do 1º Duque de Bragança?

Para terminar, peço-lhe que me envie o seu e-mail e agradeço, mais uma vez, as informações dadas.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Torres Novas

#16997 | aeiou2 | 10 fev 2002 12:30 | Em resposta a: #16994

Olá Luís
1.Parece que o título não era renovável.Mas não sou expert em títulos,mas no A.N.P.1985,não constam,mas também constam outros que na G.E.L.B.diz que nunca se encartaram.
2.No vol.XXXIII da referida G.Enciclopédia,que deve haver na Biblioteca da tua Escola,diz.
família de linhagem antiga,porquanto procede de D.Gonçalo Ouvegues,fundador do Mosteiro de Cete,de quem foi filho diogo Gonçalves,que morreu na batalha de Ourique,o qual teve de sua mulher D.Urraca Mendes,da linhagem dos Bragações,vários filhos,de um dos quais provieram os Freitas e D.Soeiro dias,marido de D.Sancha Peres,filha de Pedro soares e de D.Gontinha Pais,de cujo matrimónio nasceram alguns filhos,havendo ele de outra mulher e Pedro soares.Este Pedro soares casou-se na Estremadura e teve um filho chamado Abril Pires pai de Afonso Pires ,pai de AFONSO PIRES VALENTE,de quem descendem os que usam este apelido originário de alcunha."
3.Qual o nome dos Senhores do Morgado da Póvoa?
4.Já enviei o meu e-mail para o teu away...
mas coloca o teu no GP pois é mais fácil para te responderem.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Torres Novas

#16998 | aeiou2 | 10 fev 2002 12:38 | Em resposta a: #16994

Os Senhores do Morgado da Póvoa estão no GP

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Torres Novas

#16999 | _fRoEs_ | 10 fev 2002 13:05 | Em resposta a: #16997

Cara Maria,

Mais uma vez, muito obrigado pelas informações que me deu, apesar de já ter algumas delas.
Quanto aos Valente, parece-me que, de facto, não existe sangue de Bragança ou de D. Afonso Henriques nestes primeiros membros e originárioas desta família, apesar de haver nobreza, nobreza esta que me parece ser muito antiga.
No entanto, a minha dúvida persiste na possível existência deste sangue nos actuais Valente, já que, através dos casamentos feitos, a possibilidade desse sangue ter passado é muito provável, pois estamos a falar duma família muito antiga.
Como tal, gostaria de colocar-lhe uma outra questão sobre Joana Luiza de Távora, senhora que havia casado com Dinis Pires Valente, 10º neto de D.Gonçalo Ouvegues, sempre na varonia, filho de Valentim Afonso Valente e de sua mulher, D. Guiomar Correia de Azevedo.
Deste modo, gostaria de saber esta Joana Luiza de Távora pertencia aos Távoras nobres, descendentes de Ramiro II, rei de Leão e que, bem mais tarde, seriam Condes de São João da Pesqueira, Condes de Alvor e Marqueses de Távora.
Quanto ao meu e-mail, deve ter enviado a sua mensagem para outro endereço, já que à minha caixa de entrada não chegou nada.
E para que não haja mais confusões, deixo-o aqui de novo:

far0linh0_away@hotmail.com

Muito obrigado
Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Conde de Torres Novas

#17001 | aeiou2 | 10 fev 2002 15:15 | Em resposta a: #16999

Vou ver o que consigo,mas os Távoras são difíceis e eu não sou genealogista,mas há algum tempo atrás investiguei alguma coisa sobre eles.Há concerteza muita gente que aqui participa que te saberá dizer melhor que eu.Quando tiver essa parte do F.Gayo talvez ajude,não sei,depende da época
Vou telefonar ao primo Vanzeller.Queres ir comigo?
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 15:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen