Premier Cartulaire de l’Abbaye de Molesmes - Conde D. Henrique

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Hispânia | Pessoas

Premier Cartulaire de l’Abbaye de Molesmes - Conde D. Henrique

#365522 | joham_mac | 28 jan 2016 19:47

Quem quiser consultar os 2 manuscritos franceses (séc. XI) que referem Henrique de Borgonha (o conde D. Henrique) e seus irmãos, pode fazê-lo em:

http://documents.cbma-project.eu/flipbook/_molesme%201/molesme_2.html

Um está nas páginas 5 e 6 do cartulário (Ego Odo dux Burgundie … Hoc donum concesserunt fratres mei Robertus archidiaconus, Henricus puer, Beatrix et Helia sorores mee….)
O outro está nas páginas 11 e 12 (Notum sit omnibus Odonem Dei gratia Burgundie ducem … ejus fratres et sorores Robertus, Henricus, Beatrix, Helia,…)

João Machado

Resposta

Link directo:

Premier Cartulaire de l’Abbaye de Molesmes - Conde D. Henrique

#365549 | heinrich_ | 29 jan 2016 13:51 | Em resposta a: #365522

Danke, Joham.
H.

Resposta

Link directo:

Premier Cartulaire de l’Abbaye de Molesmes - Conde D. Henrique

#365669 | marco pereira | 02 fev 2016 21:50 | Em resposta a: #365522

Boa noite confrades
Estes são os escritos mais antigos com referencias ao Conde D. Henrique?

A tradução seria algo do género?


Eu Odo, duque de Borgonha... este Dom é concedido a Roberto, meus irmãos, o arquidiácono,
O menino Henrique, Beatriz, e Elias, de minhas irmãs ....)

Que seja conhecido de todos Duque de Borgonha graça de Deus ... seus irmãos e irmãs, Roberto, Henrique, Beatriz, Helia, ...)

Cumprimentos.
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

Premier Cartulaire de l’Abbaye de Molesmes - Conde D. Henrique

#365678 | joham_mac | 03 fev 2016 10:56 | Em resposta a: #365669

Caro Marco Pereira

Os documentos anteriores, embora estejam datados nas margens como sendo de 1083 e 1082, respectivamente, são considerados como tendo sido escritos entre 1081 e 1084. Daí que se estime que o nascimento de D. Henrique tivesse acontecido cerca de 1066, porque num deles ele é efectivamente tratado por menino/jovem/criança. Há no entanto um outro documento que se considera ser de 1078, onde ele também é referido. Esse documento, que eu saiba, não está disponível “on-line” mas poderá ler o seu texto em:
http://documents.cbma-project.eu/texte/Cluny4.txt

CHARTES DE L’ABBAYE DE CLUNY.

É a carta 3516 que diz o seguinte

CHARTA QUA [HUGO], DUX BURGUNDIÆ, DAT MONASTERIO CLUNIACENSI POTESTATEM DE MONTELIO

“Omnis humana vita semper in decursu est, …. Quod ego Oddo, dux Burgundie, ….: in primis Sybilla, uxor mea, cui eandem villam in dotalitio dederam, et Heynricus, frater meus, et comes Wilelmus, genitor jam dicte uxoris meæ; …”

Como se vê, há aqui alguma confusão no que respeita ao então duque de Borgonha: seria ainda Hugo ou já seria o seu irmão Odo?
Eu vi alguns manuscritos dessas cartas, disponíveis “on-line” e reparei que quem escreveu as cartas não é a mesma pessoa que escreveu os títulos, os quais, normalmente, estão escritos na página ao lado (no verso da página anterior). Além disso não sei por que motivo no título impresso aparece Hugo dentro de parêntesis rectos. O erro também poderá ser de quem transcreveu a carta.

Pode ver 62 das cartas da abadia de Cluny em:

http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b52501870m.r=manuscrit+17715.langFR

João Machado

Resposta

Link directo:

Premier Cartulaire de l’Abbaye de Molesmes - Conde D. Henrique

#365682 | joham_mac | 03 fev 2016 12:14 | Em resposta a: #365522

Rectificação:

No texto da mensagem anterior onde está ",,, os títulos, os quais, normalmente, estão escritos na página ao lado (no verso da página anterior)" devia estar "... os títulos, os quais, normalmente, estão escritos no verso da página"

João Machado

Resposta

Link directo:

Premier Cartulaire de l’Abbaye de Molesmes - Conde D. Henrique

#365858 | marco pereira | 07 fev 2016 16:20 | Em resposta a: #365522

Ola boa tarde confrades.
Muito interessante e obrigado,

Marco Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen