Exposta em Mora, distrito de Évora

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Exposta em Mora, distrito de Évora

#365907 | joaofariaff | 09 fev 2016 13:52

Boa tarde,

Procuro alguém com conhecimentos sobre a pesquisa de antepassados/pessoas que tenham sido expostas que me possa ajudar a descobrir novas informações.

A antepassada que procuro viveu sempre com o nome Emília de Jesus, casou-se (pelo menos) duas vezes, primeiro com Joaquim José Bugalho (27.04.1856), e segunda vez com o meu antepassado Joaquim Ramos (14.12.1859). Ela foi baptizada sub conditione na Igreja Paroquial de Mora aos 29.11.1839; trazia um escrito, que diria que havia sido baptizada em casa previamente com o nome de Imídia (Emídia/Emília). Os padrinhos foram Sebastião Roque e Quitéria Maria, ambos "desta paróquia".

Com Joaquim Ramos, teve (pelo menos) uma filha, a minha quarta avó, Custódia Emília, que nasceu em Mora, no dia 10.07.1861, baptizada aos 22.07.1861. O dito Joaquim Ramos é filho de pai ratinho (natural do concelho do Fundão - Silvares ou Vale de Prazeres).

Gostava que alguém me auxiliasse na pesquisa de mais informação sobre a Emília de Jesus (a quem foi dada para criar, entre outras típicas da vida de um exposto), e que me conseguisse redirecionar para os documentos onde essas informações estarão no meu caso.
Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Exposta em Mora, distrito de Évora

#365909 | saintclair | 09 fev 2016 14:29 | Em resposta a: #365907

-
"trazia um escrito, que dizia que havia sido baptizada em casa previamente com o nome de Imídia (Emídia/Emília). Os padrinhos foram Sebastião Roque e Quitéria Maria, ambos "desta paróquia".
---
Para poder responder, terá que f.favor transcrever o assento nascimento da Exposta Emilia.
Sc.

Resposta

Link directo:

Exposta em Mora, distrito de Évora

#365910 | joaofariaff | 09 fev 2016 14:43 | Em resposta a: #365909

O assento está neste link http://digitarq.adevr.arquivos.pt/ViewerForm.aspx?id=1011157 na página m0526.

"Aos vinte e nove dias do mês de novembro do ano de mil oitocentos trinta e nove anos, nesta paróquia de Nossa Senhora da Graça do conselho de Mora, batizei solenemente sub conditione e pus os santos óleos a uma menina; que por um escrito que a acompanhava já havia sido baptizada e com o nome de Imidia/Emídia o qual lhe ficou no batismo que procedi; filha de pais incógnitos, e foram padrinhos o Sebastião Roque e Quitéria Maria, ambos desta paróquia do que fiz este este termo, dia, mês e ano ut supra.
O Pároco Rafael Raposo Moura"

Resposta

Link directo:

Exposta em Mora, distrito de Évora

#365913 | saintclair | 09 fev 2016 15:11 | Em resposta a: #365910

-
A sua familiar teria sido criada com os Padrinhos.
O resto da " estória " nunca se irá saber.
Se tiver possibilidades tente encontrar os assentos
nascimento dos Padrinhos, verifique a idade que
tinham em Novembro de 1839! ....
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen