Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Famílias

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365942 | leonardoabreul | 09 fev 2016 19:51

Caros Confrades,

Recorro a este fórum com o intuito de que alguém me possa esclarecer o seguinte problema:
de entre os meus ascendentes, VERÍSSIMO ALVAREZ DA MOTTA REYMÃO (n.1709) tem uma filha, ROSA MARIA ALVAREZ DA MOTTA REYMÃO, que casa em 1710 com FRANCISCO JOSÉ DA MOTTA REYMÃO. O assento deste matrimónio dá notícia de que para a realização deste mesmo casamento foi necessária uma dispensa apostólica uma vez que os contraentes eram parentes em 3º grau, através da ascendência da avó paterna de ROSA MARIA ( MARIA DA MOTTA REYMÃO, moradora em S. Tiago de Lobão) e da ascendência do avô paterno de FRANCISCO JOSÉ (JOÃO DA MOTTA REYMÃO, n.1691, morador em Gião).

Gostaria de averiguar se conhecem a situação aqui descrita, e se me podem elucidar sobre este assunto dado que, nos registos paroquiais anteriores aos avós dos contraentes, perde-se o apelido "Reymão"... Gostaria, igualmente, de saber se existe alguma obra sobre os Reymões desta mesma região (Feira).

Grato pela atenção,

Leonardo Abreu

Resposta

Link directo:

Correcções

#365947 | saintclair | 09 fev 2016 20:53 | Em resposta a: #365942

-
"registos paroquiais anteriores aos avós dos contraentes, perde-se o apelido "Reymão"...
Talvez queira dizer: O apelido Reimão nasce com os avós....
--
"VERÍSSIMO ALVAREZ DA MOTTA REYMÃO (n.1709) tem uma filha, ROSA MARIA ALVAREZ DA MOTTA REYMÃO, que casa em 1710 com FRANCISCO JOSÉ DA MOTTA REYMÃO."
.... n. 1709..... filha casa... 1710? .......
Sc.

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365949 | leonardoabreul | 09 fev 2016 21:39 | Em resposta a: #365942

Errata: A filha casa em 1780 e não em 1710 como, por lapso, indiquei na primeira mensagem.
Peço desculpa.

Leonardo Abreu

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365951 | DSS | 09 fev 2016 21:49 | Em resposta a: #365949

Caro Leonardo Abreu,

Falando de cabeça:

Nas freguesias de Canedo e Gião viveram várias famílias (ou vários ramos de uma única família) Mota Reimão. Curiosamente, todas começaram por usar apenas o sobrenome Mota. O Reimão começa a ser de uso mais frequente já no século XVIII, se não erro.

Felgueiras Gaio, no seu nobiliário, faz referência a um Álvaro Anes da Mota, filho de um Gonçalo Anes da Mota, casado (segunda vez) com Branca Reimão, sendo morador na Terra da Feira no ano de 1508. Não sei se haverá alguma relação com estes Motas Reimões.

Curiosamente, existe um lugar da Mota próximo de Gião. Talvez seja o berço destes Motas.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365952 | leonardoabreul | 09 fev 2016 22:14 | Em resposta a: #365951

Caro Daniel Sousa,

Antes de mais, obrigado pela sua atenção.
Sabe-me dizer como é que passaram a usar esse apelido? Creio que jamais o poderiam fazer se, realmente, não tivessem qualquer relação com a família Reymão.
A título de curiosidade: também descende desta família?

Com os meus cumprimentos,

Leonardo Abreu

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365955 | DSS | 09 fev 2016 22:39 | Em resposta a: #365952

Caro Leonardo Abreu,

Desconheço a razão que os levou a acrescentar o apelido Reimão ao Mota que já usavam, formando o apelido composto. Talvez fossem, de facto, descendentes de Reimões mais antigos.

Eu descendo de uns Motas que não usaram (que eu saiba) o sobrenome Reimão.

Descendo de um Domingos da Mota que nasceu no lugar de Azevedo, em Gião, filho de um Domingos Francisco e de uma Maria da Mota. Casou em Lobão, a 2 de Maio de 1630, com Maria Francisca, do lugar da Venda da Corga, dessa mesma freguesia, filha de Bento Gonçalves e de Inácia Francisca, de que teve, pelo menos, um filho, também chamado Domingos da Mota, com descendência Mota.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365956 | leonardoabreul | 09 fev 2016 22:50 | Em resposta a: #365955

Caro Daniel Sousa,

Realmente, existem várias famílias com o apelido Mota na zona em discussão. O que é intrigante é o aparecimento deste apelido...de qualquer das formas terei que descobrir os avós das referidas pessoas e descobrir que relação existe. Um trabalho muito difícil e, certamente, inalcançável, infelizmente.

Agradeço-lhe a sua ajuda.
Com os meus cumprimentos,

Leonardo Abreu

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365958 | DSS | 09 fev 2016 23:07 | Em resposta a: #365956

Caro Leonardo Abreu,

Não tem nada que agradecer.

Talvez com persistência e com uma pesquisa mais rigorosa consiga o que pretende.

Eu tenho algures uns dados sobre Motas Reimões. Vou procurar e depois digo-lhe alguma coisa.

Cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#365962 | leonardoabreul | 10 fev 2016 00:05 | Em resposta a: #365958

Caro Daniel Sousa,

Deixo aqui o meu contacto electrónico para ser mais fácil: leonardo.sc.abreu.l@gmail.com.
Grato pela atenção,

Leonardo Abreu

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#366022 | SouzadeAzevedo | 11 fev 2016 11:15 | Em resposta a: #365942

Renovo este tópico.

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#366118 | leonardoabreul | 13 fev 2016 22:40 | Em resposta a: #365942

Renovo este tópico.

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#367263 | leonardoabreul | 20 mar 2016 19:31 | Em resposta a: #365942

Renovo este tópico.

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#391274 | Conde | 20 abr 2018 05:16 | Em resposta a: #367263

Ligação da família Ferreira da Costa/Nogueira da Costa a sua ascendência Mota Reimão de Freguesia de Canedo da Terra da Feira.

Manuel Clemente casou de Novembro de 1749 em Santa Maria de Medas com Ana Maria Nogueira e era filho de João Clemente, nascido em 1692 casado a 13 maio 1625 com Maria da Mota à qual já voltaremos. João Clemente foi filho de Clemente João e nasceu a 20/11 /1650 o qual era, por sua vez, filho de Domingos Álvares casado a 17 maio 1649 com Domingas Antónia e esse Domingos Álvares era filho de Domingos Gonçalves, de Santa Eulália da Corveira e de sua mulher Leonor Dias. A Domingas Antónia era filha de Francisco António e de Madalena Antónia também da freguesia de Santa Maria de Medas. Por aqui não vale a pena investir pois não encontram nada a não ser lavradores.
A referida Maria da Mota é filha de Manuel Fernandes e sua mulher Úrsula da Mota da mesma freguesia de Medas e do lugar da Formiga. Depois de enviuvar a dita Úrsula da Mota casou segunda vez a 7 de outubro 1715 na freguesia de Medas com João de Lima, senhor da Quinta da Brasiela em Santa Maria de Melres. Por aí se vê que era filha de João da Mota Reimão natural São Pedro de Canedo da Terra da Feira de sua mulher Natália Francisca os quais já aparecem no site GENEALL bem como toda a sua ascendência. João da Mota Reimão é filho de António da Mota nascido em 1613 e falecido em 1687 e de sua mulher Isabel Gonçalves a qual é filha de António Dias nascido em 1581 e sua mulher Isabel Gonçalves também nascida no mesmo ano . O dito António da Mota foi filho de Domingos Francisco e Maria da Mota .
Felgueiras Gaio, no seu nobiliário, faz referência a um Álvaro Anes da Mota, filho de um Gonçalo Anes da Mota, casado (segunda vez) com Branca Reimão, sendo morador na Terra da Feira no ano de 1508. Não sei se haverá alguma relação com estes Motas Reimões mas é mais que provável.
Há muitos registos desta Família nobre como o que segue:
Adicionar à minha lista
Partilhar

João da Mota Reimão
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AUC/ELU/UC-AUC/B/001-001/R/000601
Tipo de título
original
Datas de produção
1678-04-22 a 1679-05-14
Produtor
Universidade de Coimbra
História administrativa/biográfica/familiar
Filiação:

Naturalidade: Feira
mbito e conteúdo
Faculdade: Medicina

Matrícula(s): 01.10.1678

Bacharel em artes 22.04.1678
Licenciado 14.05.1679
Idioma e escrita

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#391299 | DSS | 20 abr 2018 22:59 | Em resposta a: #391274

Caro Conde,

Acrescento que João da Mota Reimão, marido de Natália Francisca, foi capitão (de ordenanças?), segundo a inquirição de genere de seu filho homónimo, para o hábito beneditino, que se encontra no Arquivo Distrital de Braga.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#391300 | DSS | 20 abr 2018 23:02 | Em resposta a: #391299

Acrescento ainda que estes Motas estão tratados, ainda que sumariamente, numa genealogia manuscrita de Fernando da Silva Canedo, pois são, se não me engano, ascendentes, por varonia, dos Canedos do referido genealogista.

Resposta

Link directo:

Família Mota Reimão - Feira (Gião, Canedo e Lobão)

#428184 | alcardoso2 | 22 out 2020 13:10 | Em resposta a: #365942

Caros Confrades,

Também descendo do casal Domingos Francisco e Maria da Mota, através do filho Domingos da Mota.
Domingos nasceu em 16 de março de 1603 (Gião) e casou (Lobão, 2 de maio de 1630) com Maria Francisca, fihos:

Inácio da Mota, (Lobão, 01.02.1642)

Espero ter ajudado.

ALC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen