Morais Sarmento - Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Morais Sarmento - Aveiro

#366398 | antmatias | 22 fev 2016 15:01

Boa tarde.
Quando era mais pequeno, fui-me apercebendo que o ramo "Morais Sarmento" (ou será "de Morais Sarmento"?) que herdei da minha família materna, além de vasto, perdia-se no tempo e no espaço, originando por vezes algumas discussões quanto "à nossa origem". Curiosamente, esta apontava sempre para norte, mais especificamente para Torre de Moncorvo e para um "senhor famoso intitulado "Duque do Banho".

Sei que ouve um fraccionamento deste nome, tanto pelo norte de Portugal (Trás-os-Montes, Porto), chegando a Aveiro, Coimbra, Lisboa e Açores.

Há uma vintena de anos, ajudei uma prima minha a compilar um "registo genealógico" que assim que me for possível trarei aqui à conversa, pois trata-se de algo que muito a ocupou e distraiu, levando-a muitas vezes à Torre do Tombo, e com resultados positivos.

O propósito deste tópico serve apenas para "engrossar" o ramo Morais Sarmento e informar todo e qualquer curioso, que existe um numero considerável de "homónimos" aqui em Aveiro (inclusivé de dois ramos distintos).

Atenciosamente,

Resposta

Link directo:

Morais Sarmento - Aveiro

#366430 | LBdeMS | 22 fev 2016 23:10 | Em resposta a: #366398

Ex.mo Senhor,
Os Moraes Sarmento são originários de Trás os Montes, com casas e morgados em Torre de Moncorvo, Vinhais, Chaves, Vila Real, etc., e mais tarde em Aveiro, Setúbal e Montemor, entre outras localidades. Estão entroncados nos Vasconcelos, Botelho, Matos, Figueiredo e toda a principalidade de Trás os Montes, dando origem ás principais Casas do país.
Os Moraes Sarmento são um "incesto" devido às centenas de cruzamentos de casamentos entre primos, com o objectivo de fortalecer os Morgados, em zonas de minifúndio. São muitas as casas titulares que estão ligadas ao Moraes Sarmento.
Quanto ao seu "Duque de Banho" não é essa a terminologia, mas sim Visconde do Banho, um dos ramos da família Moraes Sarmento, cujo titular é o meu querido parente e amigo José António de Castilho de Morais Sarmento Moniz, 6º visconde do Banho.
Quanto ao ramo de Aveiro, descendem deste, ilustres figuras, como o General José Estêvão de Moraes Sarmento, José Evaristo de Moraes Sarmento, a família Moraes Sarmento Ramalho (ganaderos em Salvaterra), os Moraes Sarmento Patrício, os Moraes Sarmento Abreu Peixoto, etc., todos pessoas de muito prestigio.
Espero ter respondido à sua pergunta, com os melhores cumprimentos
Luís Botelho de Moraes sarmento

Resposta

Link directo:

Morais Sarmento - Aveiro

#366521 | antmatias | 25 fev 2016 09:59 | Em resposta a: #366430

Sim, foi uma gralha da minha parte chamar "Duque" a um "Visconde".
Segundo a pesquisa que referi em cima, sim, este ramo "actual", provém do General Morais Sarmento e de José Evaristo, dos quais sou descendente (lado materno).

Obrigado pelo esclarecimento.
António Manuel de Morais Sarmento Matias

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 jun 2024, 12:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen