Pedido de ajuda - Investigação sobre o apelido «Cão» e «Cão de Meireles».

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Pedido de ajuda - Investigação sobre o apelido «Cão» e «Cão de Meireles».

#366455 | PP | 23 fev 2016 17:01

Caros confrades,

Gostaria de partilhar informações com outros confrades que também se interessem pelos apelidos supracitados.

Decidi abrir este tópico dado que me encontro a investigar a ascendência de Maria de Meireles, c.c. Pedro Freire, os quais, em 1587, são dados como residentes no Lugar de Rio de Moinhos, freguesia de São João de Covas, Lousada.

Maria de Meireles é irmã de Manuel Cão de Meireles, filhos de Pêro Cão de Meireles e de Leonor de Meireles.

Por acaso alguém conhece a ascendência da dita Leonor de Meireles?

Manuel Cão de Meireles ficou por testamenteiro e herdeiro de sua irmã Isabel de Meireles, que faleceu a 13.12.1590 «em Cepões».

Por acaso alguém sabe onde fica esta freguesia? Será a freguesia de Cepões de Lamego ou de Viseu? Ou haverá outra?

Tenho conhecimento de que Cristóvão de Carvalho Pinto Teixeira, neto de Manuel Cão de Meireles, terá casado a 27.11.1628, na Igreja de Santa Maria de Almacave.

Alguém confirma este dado? A minha dúvida é de onde terá sido retirada esta informação, atendendo a que os paroquiais desta freguesia de Almacave começam em 1837.

Por último: Pêro Cão de Meireles recebeu «ordens menores», em Braga, em 25.06.1525.

Alguém sabe como, onde poderei consultar e confirmar este dado.

Grato pela vossa atenção, PP.

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Investigação sobre o apelido «Cão» e «Cão de Meireles».

#366522 | tmacedo | 25 fev 2016 10:33 | Em resposta a: #366455

Caro confrade,

Luis Vaz de S. Paio estudou esta gente. Julgo que já lhe referi a obra. Tenho algumas dúvidas sobre algumas das ligações que faz.

Cepões é de facto no concelho de Lamego.
Os paroquiais mais antigos de Almacave estão no arquivo diocesano de Lamego. As datas que refere são dos que estão no Arquivo Distrital de Viseu.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda - Investigação sobre o apelido «Cão» e «Cão de Meireles».

#366543 | PP | 25 fev 2016 22:58 | Em resposta a: #366522

Caro confrade,

Permita-me perguntar-lhe sobre qual a ligação que lhe oferecesse mais dúvidas.

Parece-me seguro que Maria de Meireles seja filha de Pêro Cão de Meireles e de Leonor de Meireles; tal como Maria de Meireles seja irmã de Manuel Cão de Meireles.

O que gostaria era de ter acesso às outras fontes...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 01:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen