Casa do Bairro, Duas Igrejas, Paredes
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas
Caros confrades,
Pergunto se têm informações da casa do Bairro na freguesia de Duas Igrejas, concelho de Paredes.
Essa casa ainda hoje existe com a sua Capela de Santo António, capela essa onde casaram a 17-1-1746 Manuel Ferreira de Sousa com Teresa Maria de Barros sendo a nubente natural dessa casa filha de Vicente de Sousa e de Teresa de Barros e neta materna de Gonçalo de Barros e de Escolástica Vaz. Tanto os pais como os avós maternos de Teresa Maria de Barros moraram no lugar/casa do Bairro. A Escolástica Vaz era filha de Manuel António e de Anastácia Vaz.
Pergunto se têm informações sobre esta família, e/ou da casa e respetiva capela que possam disponibilizar. Desde já agradeço.
Com os melhores cumprimentos,
jmmoreira
Link directo:
Caro confrade,
O dito casal Manuel António e Anastácia Vaz são do Lugar de São Paio, freguesia de Cristelo, Paredes?
Cordiais cumprimentos, PP.
Link directo:
Caro confrade PP,
Já me deu uma grande ajuda. Procurando em Cristelo encontrei o casamento de Gonçalo de Barros com Escolástica Vaz a 3-6-1665, fl. 138v. O Gonçalo de Barros deve ser filho (ainda a confirmar) de Bastião de Barros e de Maria Antónia que casaram em Duas Igrejas a 15-2-1626. E sim, tudo parece indicar que Manuel António e Anastácia Vaz são os de São Paio, Cristelo.
Pergunto se tem mais informações destas pessoas.
Obrigado e cumprimentos,
jmmoreira
Link directo:
Caro confrade,
Fico satisfeito que uma pequena pergunta, possa ter, provavelmente, desatado um nó.
Note que o dia de casamento é 23.
Tenho alguns dados, a saber:
Manuel António e Anastácia Vaz são dados como do Lugar de «São Paio», freguesia de Cristelo, Paredes, em 1674-10-07.
Manuel António faleceu antes de 03.06.1674.
Tiveram, pelo menos, três filhos:
Manuel, b. 24.03.1638, Igreja de São Miguel, Cristelo, Paredes, Porto, Portugal;
Francisco Dias, que casou com Maria André, a 07.10.1674, na Igreja de São Miguel, Cristelo, Paredes, Porto, Portugal, que tiveram Ana Dias c.c. Manuel Ribeiro;
e Domingas Dias, que casou a 03.06.1674, na dita igreja, com Domingos de Sousa.
E é tudo o que tenho.
Link directo:
Caro confrade PP,
Agradeço a informação.
Os filhos de Manuel António e de Anastácia Vaz são pelos menos 8 cujos baptismos constam nos assentos de Cristelo. Posse disponibilizar caso tenha interesse.
Pergunto se tem o assento de casamento de Maria de Barros filha de João de Barros e de Ana Francisca com Francisco Dias Ferreira. Estimo que tenham casado cerca de 1670 mas não sei a freguesia.
Desde já agradeço.
Cumprimentos,
jmmoreira
Link directo:
Caro confrade JMMoreira,
Obrigado pela sua disponibilidade.
Se puder partilhar, agradeço, pois tenho pendentes alguns Vaz que estou a tentar saber onde «encaixam».
Infelizmente nada tenho sobre o assento de casamento de Maria de Barros. Se não encontrar, posso dar-lhe uma ideia das freguesias onde se destaca o apelido Barros.
Link directo:
Caro confrfade PP,
Envio a informação pedida:
1-Manuel António d. Bef 3-6-1674
+Anastácia Vaz
|--2-Maria c. 6-4-1636, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 22
|--2-Manuel c. 24-3-1638, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 23v
|--2-Escolástica Vaz c. 8-11-1640, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 24v
| +Gonçalo de Barros
| |--3-Maria de Barros b. 19-9-1667, Duas Igrejas - Paredes
| |--3-Ana de Barros b. 19-2-1676, Bairro - Duas Igrejas - Paredes
| |--3-Angela de Barros b. 8-5-1679, Bairro - Duas Igrejas - Paredes
| |--3-Francisco b. 21-4-1681, Bairro - Duas Igrejas - Paredes
| |--3-Teresa de Barros b. 29-9-1683, Bairro - Duas Igrejas - Paredes, d. Bef
| | 17-1-1746
|--2-Domingas Antónia c. 12-7-1643, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 26v
| +Domingos de Sousa
|--2-Joseph c. 25-3-1646, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 28
|--2-Migel c. 4-10-1648, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 30v
|--2-Francisco Dias c. 21-9-1651, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 33v
| +Maria André
| |--3-Ana Dias
|--2-Anastácia Vaz c. 8-3-1654, Igreja paroquial - Cristelo, Fl. 35
+Pedro Nunes
Pergunto se terá o casamento de João de Barros com Maria Miguel. Viveram no lugar de São Salvador, Vilela. Terão casado nos primeiros anos de seiscentos.
Cumprimentos,
jmmoreira
Link directo:
Caro confrade JMMoreira,
Grato pela partilha de dados.
Vou estudá-los com a devida atenção.
Nada tenho sobre o casal que indica, mas vou pedir ajuda a um confrade que investigou na dita freguesia.
Link directo:
Caro confrade JMMoreira,
Aconselho-o a procurar o assento de casamento de João de Barros com Maria Miguel na freguesia de Cristelo, Paredes, em data anterior a 1607-10-17 (que é a data da filha mais velha).
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 12:43