Cidadania Portuguesa - Não consigo encontrar os Passaportes de meu Bisavô e Bisavó, ambos Portuguese

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Pessoas

Cidadania Portuguesa - Não consigo encontrar os Passaportes de meu Bisavô e Bisavó, ambos Portuguese

#366979 | eduardoalvescorrea | 14 mar 2016 05:25

Olá pessoal, primeiramente gostaria de agradecer por toda ajuda que vejo vocês proporcionam! Obrigado, mesmo!

Pois bem, eu estou com um certo problema, tenho a certidão de casamento de meus bisavós, feita lá em Portugal mesmo, no concelho de Cinfães, freguesia de Santiago de Piães, datada de 15/11/1915. O problema é que não acho o registro de passaporte de meus bisavós, na verdade estou meio perdido mas não sei como me encontrar. Tenho algumas informações, caso vocês possam me ajudar eu ficaria muito grato. Gostaria de achar os registros dos passaportes e se possível a lista de bordo do vapor de ambos!

Meu bisavô:
Nome: Inácio (as vezes Ignacio) Corrêa (as vezes Correia).
Concelho: Cinfães
Freguesia: Santiago de Piães
Distrito: Viseu
Pai: Jerónimo (as vezes Geronimo) Corrêa (as vezes Correia).
Mãe: Maria de Jesus
Obs.: na minha família dizem que ele saiu de Portugal em 1924 com 30/31 anos, rumo a cidade onde residimos, em Pelotas no Rio Grande do Sul.

Minha bisavó:
Nome solteira: Ana (as vezes Anna) do Carmo
Nome de casada: Ana (as vezes Anna) do Carmo Corrêa (porém muitas vezes se limita a Ana Corrêa)
Nascimento: 16 de maio de 1899
Pai: não consta
Mãe: Custódia do Carmo
Distrito: Viseu
Obs.: reza a lenda na minha família que a bisa Ana veio escondida num navio um ano depois que o bisa Inácio, ou seja em 1925, com os 3 filhos que eles tiveram em Portugal (provavelmente no mesmo concelho). Os filhos eram: Rita do Carmo Corrêa, Emília do Carmo Corrêa e Henrique do Carmo Corrêa (lembrando que há muita oscilação entre o "Corrêa" e o "Correia", assim mesmo com o uso do "do Carmo" ou não).

Agradeço pela atenção, comprometimento e belo trabalho (e carinho) de vocês!

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Não consigo encontrar os Passaportes de meu Bisavô e Bisavó, ambos Portuguese

#366982 | mila1000 | 14 mar 2016 09:54 | Em resposta a: #366979

Eduardo,

Se é para cidadania,voce possui um documento importante,que é a certidão de casamento,resta encontrar o batismo de Ignacio,pois,o de Anna já localizei.

Batismo de Anna -Santiago de Piães/Viseu
Numero 24 de 29/05/1899
Imagem nr26
http://cloud.archeevo.com/viewer?id=17305&FileID=199149

O batismo de Ignacio,poderá verificar os anos de 1892 a 1895,caso não encontre em 1894(teria 30 anos)

batismos freguesia Santiago de Piães
http://tombo.pt/f/cnf12


Quanto aos filhos,veja qual o ano de nascimento,pois,como o casamento foi em 1915,os documentos encontram-se na Conservatória.

Conservatória do Registo Civil e Predial de Cinfães
Pç. 25 Abril
4690-031 Cinfães
Telefone: 255561880
Cinfães – Viseu – Portugal
crcpcom.cinfaes@dgrn.mj.pt


Para cidadania não precisa dos passaportes,apenas,o batismo(se o nascimento for anterior a 1911),e,já possui o casamento.Deve ser descendente de um dos filhos do casal,portanto,precisará o registro que estara na conservatória,e,os documentos brasileiros.Olhe no site do consulado de Portugal para saber quais documentos necessita.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Não consigo encontrar os Passaportes de meu Bisavô e Bisavó, ambos Portuguese

#366986 | eduardoalvescorrea | 14 mar 2016 13:00 | Em resposta a: #366979

Mila, muitíssimo obrigado por estas informações e a localização da certidão de minha bisavó!

Sobre os passaportes: é a nível de curiosidade, o consulado tinha me dito que não precisávamos, mas nós (da família) queríamos achar nem que fosse o nome do navio!

Muito obrigado pela atenção e excelentes informações!

Eduardo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - Não consigo encontrar os Passaportes de meu Bisavô e Bisavó, ambos Portuguese

#367018 | mila1000 | 15 mar 2016 10:43 | Em resposta a: #366979

Eduardo,

O batismo de Ignacio está em 1893:

Batismo de Ignacio nº 1 em 02/janeiro de 1893.Veja anotação bem no alto da folha
Imagem 3
http://cloud.archeevo.com/viewer?id=17299&FileID=198700


Tentei localizar o casamento dos pais dele,mas,o site está fora do ar.Quando voltar,darei uma olhada.

Sabe se o casal foi direto para Pelotas?Já procurou a chegada de imigrantes em P.Alegre?
Veja se há processo de registro de imigrante na Secr.Seg.Publica,pois,ele deve ter se cadastrado para obter seu registro de imigrante.Era obrigaório a partir de 1930,e,os filhos,devem ter feito isso também,ou,solicitado a naturalização.Veja com seus familiares se não possuem o registro de imigrante,e,sei que entregavam o passaporte para receber o documento.

Coloque o nome do filho(a) de quem é descendente,talvez se encontre alguma coisa.Não esqueça o nascimento,data e local do casamento,e,nome do marido/esposa.Pode ter livro digitalizado,e,se encontre o casamento civil no Brasil.

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen