Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

Este tópico está classificado nas salas:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367064 | marcospadim-mtz | 16 mar 2016 17:22

Boa tarde amigos
estou em busca de documentos de meu bisavô, e as informações que tenho são:
Nome: Antônio Maurício (ou Mauriço) Bernardes
NAscimento: 30/03/1892
Local: Em um documento que achei fala apenas em Coimbra, uma ti me disse o nome de uma cidade Cimenes (ou algo parecido, não sei se realmente existe)
Filiação:
Pai: Manoel Bernardes
Mãe: Maria de Jesus.
Preciso de alguma dica ou ajuda.

Muito obrigado pela atenção!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367065 | silvestre | 16 mar 2016 17:39 | Em resposta a: #367064

Será de Brasfemes, uma das freguesias de Coimbra? Cimenes, não existe...

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367071 | marcospadim-mtz | 16 mar 2016 18:20 | Em resposta a: #367065

Boa tarde Amigo
sinceramente eu não sei, mas o nome é parecido né? Uma tia me disse que no túmulo dele está escrito o nome da cidade, preciso fazer uma viagem para verificar no túmulo. Tem algum lugar que da para pesquisar documentos nessa localidade que você citou?

Grato!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367072 | saintclair | 16 mar 2016 18:25 | Em resposta a: #367064

http://www.freguesiasdeportugal.com/distritos_portugal/distritodecoimbra.htm

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367073 | saintclair | 16 mar 2016 18:30 | Em resposta a: #367072

-
Fale sobre esse documento onde vc. leu; Coimbra.
Onde está o túmulo?
Cimenes..... vc. tem familia Italiana?
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367074 | marcospadim-mtz | 16 mar 2016 18:39 | Em resposta a: #367064

Estou olhando aqui os assentos de batismo da freguesia de Brasfemes, mas não consigo entender as letras pois a resolução das imagens é muito baixa.

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367075 | marcospadim-mtz | 16 mar 2016 18:42 | Em resposta a: #367064

A cidade em que ele está enterrado é Piratininga, aqui no interior de SP, o documento que fala Coimbra é uma Certidão de inteiro teor que consegui no Cartório referente ao Casamento dele com minha Bisavó Brasileira. Até onde eu sei não tenho nenhum parente italiano, pelo menos na família de minha mãe que é descendente dele não.

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367076 | saintclair | 16 mar 2016 19:11 | Em resposta a: #367075

-
Sendo o seu familiar da zona de Coimbra, falta agora saber
a que Freguesia pertencia.
Converse com a sua Tia, tente saber pequenos detalhes.
Que profissão tinha o seu bisavô?
Cimenes;
http://www.paginegialle.it/ricerca/cimeneS/italia
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367078 | marcospadim-mtz | 16 mar 2016 19:29 | Em resposta a: #367064

Vou conversar com mais calma a noite com ela, pois acho que esse nome Cimenes deve estar errado, pois ele é Português mesmo, isso é certeza.
Obrigado!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367082 | GoldenDays | 16 mar 2016 20:02 | Em resposta a: #367064

Caros confrades,

Apenas uma pequena achega.

Em Gouveia, distrito da Guarda, Beira Alta, existiu a "Quinta do Ximenes" (Fonte: http://www.visitarportugal.pt/distritos/d-guarda/c-gouveia/toponimos ). Dada a relativa proximidade geográfica entre Coimbra e Guarda será que este será o local ao qual a sua familiar se refere?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367090 | mila1000 | 16 mar 2016 22:07 | Em resposta a: #367064

Marcos,

Localizei o casamento religioso :nº 20 - Antonio Mauricio em 9/5/1917 na Paroquia Santa Maria
Imagem 10
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-3M9Q-21?mode=g&i=9&wc=M5JP-4WR%3A372412501%2C372193302%2C372442801%3Fcc%3D2177299&cc=217729

Procure o processo de Dispensa Matrimonial dos noivos,que deve estar na igreja ou na Diocese de Bauru.Informe o dia do casamento e a igreja.No processo consta tidos os documentos apresentados ,inclusive onde aconteceu o batismo de cada um.
Voce poderá ter cópia desses documentos,mas,nem sempre dizem que "possuem" o processo.Insista.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367112 | marcospadim-mtz | 17 mar 2016 11:15 | Em resposta a: #367064

Poxa vida Mila, que legal muito obrigado, com seu certeza meus familiares ficarão emocionados em ver essa relíquia.
Olha amigos ontem consegui mais algumas informações importantíssimas conversando com alguns parentes.
Ele nasceu Antônio Bernardes, veio para o Brasil com 18 anos, já estava por aqui o seu irmão Maurício Bernardes, e isso agora fica provado no documento postado pela Mila , pois o Maurício foi uma das Testemunhas, enfim e nos documentos brasileiros ele foi registrado como Antônio " Maurício" Bernardes porque era conhecido como Antônio irmão do Maurício.
Ele veio de uma região chamada Cacemes, me parece hoje extinta e que hoje é Distrito de Coimbra, Município Penacova e Freguesia de Sazes do Lorvão.
Será que isso pode nos ajudar a encontrar alguma coisa sobre ele?
Pelas minhas contas ele emigrou para o Brasil em 1910.
Abraços e Obrigado a todos.

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367114 | saintclair | 17 mar 2016 11:22 | Em resposta a: #367112

-
https://goo.gl/maps/8NzCXL3jpq72
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367115 | MCNN | 17 mar 2016 11:24 | Em resposta a: #367112

Bom dia Marcos

Infelizmente os livros paroquiais de Sazes do Lorvão ainda não estão disponíveis para consulta online.

Assim sendo, contacte o Arquivo Universitário de Coimbra e peça-lhes para procurarem, na freguesia de Sazes do Lorvão do concelho de Penacova, o batismo do seu bisavô.

Forneça-lhes o nome dele, o nome dos pais e a previsível data de nascimento.

Se é para efeitos de pedido de nacionalidade, peça-lhes a certidão de batismo, pois quando seu bisavô nasceu o registo civil ainda não era obrigatório em Portugal pelo que não existe a sua certidão de nascimento, apenas existe a de batismo que é a que vai necessitar.


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367118 | marcospadim-mtz | 17 mar 2016 12:01 | Em resposta a: #367064

Bom dia Sr. Mário
a princípio seria para pedido de nacionalidade sim, mas acabou se tornando um Hobbie muito interessante, estou gostando demais dessa procura. Mas vamos lá, como posso entrar em contato com a Universidade de Coimbra, tem algum email destinado a isso? Eles fazem essa busca? Sabe me dizer qual o custo desse tipo de trabalho?
Agradeço muito por vossa ajuda!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367119 | MCNN | 17 mar 2016 12:15 | Em resposta a: #367118

Olá Marcos

O mail do Arquivo Universitário de Coimbra é o seguinte:

auc-geral@auc.uc.pt

Também pode experimentar fazer o pedido através do formulário:

http://www.uc.pt/auc/servicos/forms/form_baptismo

Em princípio creio que não lhe cobrarão nada para procurar o batismo.

Já a certidão terá custos (perto dos 20 euros) acrescida com os gastos de envio por correio para o Brasil.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367122 | mila1000 | 17 mar 2016 12:31 | Em resposta a: #367064

Marcos,

Siga as orientações do confrade Mario,pois,ele possui muitos conhecimentos,e,sempre o que orienta dá resultados.
Enquanto isso,vá atrás da dispensa Matrimonial na Diocese de Bauru ou na Paroquia S.Maria,poi,tem o documento do casamento religioso,e,em todas dispensas que já consultei,sempre vi o certificado de batismo,que nada mais é do que o noivo informando quando e onde fez seu batismo,ou seja,na maioria das vezes,consta a freguesia.Quem sabe algum parente que resida na cidade possa ver isso pessoalmente,ou então,ligue para os locais.Insista se disserem que nada possuem,pois,o arquivo ou está na igreja ou na curia/diocese.
Se os filhos nasceram na cidade,poderá encontrar o batismo deles na igreja.Não me lembro,mas,acho que até 1930.
O tal irmão também casou na cidade?Se souber alguma coisa,informe.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367123 | marcospadim-mtz | 17 mar 2016 12:43 | Em resposta a: #367064

Mila
com certeza já segui as orientações do confrade. Com relação aos documentos da igreja, ontem antes de receber esse documento que você encontrou eu liguei na igreja Santa Maria em Piratininga e me informaram que eles só tinham os documentos a partir de 1922, e coincidentemente esse registro que vc me mandou compreende de 1916 a 1922. Vou reservar um final de semana e ir pessoalmente na igreja e caso não tenha sucesso irei na Diocese em Bauru.
Muito Grato!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367124 | mila1000 | 17 mar 2016 12:54 | Em resposta a: #367064

marcos,

Antes de ir até a igreja,torne a ligar,e,pergunte sobre documentos de 1917,pois,acredito que esteja na diocese.Pergunte,e,confirme se o arquivo dos livros estão na diocese de Bauru,e,o horário de funcionamento,pode ser que não esteja aberta para consulta aos finais de semana.
Tudo isso para não perder a viagem!

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367125 | marcospadim-mtz | 17 mar 2016 12:58 | Em resposta a: #367064

Acabei de ligar lá em Piratininga novamente inclusive a moça que atendeu me disse pra enviar esse livro digitalizado pra ela pois eles não tem. eles tem apenas a partir de 1922 mesmo. Ela me disse que na época ali fazia parte da Curia de Botucatu e que ela iria ligar lá pra ver se eles tem os documentos. Dependendo do que ela responder aí eu procuro em Bauru.
Obrigado!

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367126 | MCNN | 17 mar 2016 14:58 | Em resposta a: #367125

Marcos

Tenho a dizer-lhe que está com muita sorte, pois afinal seu bisavô não nasceu em 1892 mas sim em 1890. E os batismos de 1890 de Sazes do Lorvão estão disponíveis para consulta online.

No link seguinte pode ver o assento de batismo do seu bisavô:

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43045&FileID=678513

(tem de selecionar a imagem 133.tif, e é o registo número 12)

Seu bisavô nasceu em 30/03/1890 e foi batizado em 13/04/1890. Era filho de Manuel Bernardes, natural de Lourido, freguesia do Luso, concelho da Mealhada, e de Maria de Jesus que era natural de Cácemes.

Era neto paterno de Manuel Bernardes e de Delfina de Jesus, e neto materno de António Bernardes e de Maria Teresa.

Assim sendo, o melhor é voltar a contactar o Arquivo Universitário de Coimbra e dizer-lhes que já localizou o batismo, o qual afinal ocorreu em 1890.

Se tiver mais alguma dúvida diga.

Abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para Assento de Nascimento ou Registro de emigração em Coimbra

#367130 | marcospadim-mtz | 17 mar 2016 16:33 | Em resposta a: #367064

Sr. Mário
estou até sem palavras, a emoção de ver um documento desses é indescritível. Sou muito grato ao sr. e a todos amigos (confrades rs) aqui do grupo que estão me ajudando. Agora sim vou em busca de uma cópia oficial desse documento para ter guardado aqui comigo.
Grande abraço!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 20:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen