Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367141 | geiseribeiro | 17 mar 2016 20:36

Boa tarde, me chamo Geise, estou à procura de documentos de meu bisavô mas está tão difícil que estou quase desistindo. Não tenho quase informações e minhas tias e mãe também não sabem muito.
Meu bisavô se chamava Manoel de Almeida Junior, minha mae diz que era Português mas não sabe mais nada dele, apenas que faleceu quando meu avô tinha 09 anos e que trabalhava como agricultor em Muqui- ES.
Meu avô se chamava Manoel Almeida dos Santos,nasceu em 08/01/1913, na cidade de Muqui/ES, estou à procura de seu pai que se chamava Manoel de Almeida Junior e era casado com Constancia Roza dos Santos, com quem teve três filhos, Manoel(meu avô), Julia e Valdemar(falecido).
Acredito que possa ter falecido entre os anos 1921 a 1923 em Muqui.Não sei o nome de seus pais, nem data de nascimento/ casamento,nem de onde veio ou se é realmente Português.
Agradeço qualquer ajuda, pois está quase impossível, entrei em contato com o Cartório de Muqui mas sempre estão procurando, nunca me dão uma posição e nem sei se me dirão se ele é Português sem que eu tenha que pagar por isso.
Desde já muito grata,
Geise Ribeiro

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367142 | saintclair | 17 mar 2016 21:30 | Em resposta a: #367141

-
Talvez seja este o seu familiar;

64193 ---- Manoel D´Almeida Junior Segadaes Agueda --- Manoel D´almeida Mello Sem Indicação Lavrador 29 -- Rio Grande do Sul -- Casado.
--
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1&action=exec&filter_nome=+junior&adodb_next_page=8
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367143 | saintclair | 17 mar 2016 21:36 | Em resposta a: #367142

-
https://tombo.pt/f/agd16
https://pt.wikipedia.org/wiki/Segad%C3%A3es
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367144 | mila1000 | 17 mar 2016 21:46 | Em resposta a: #367141

Geisi,

O Distrito Santo Antonio do Muqui só inaugurou um cartório em setembro de 1930,portanto,antes disso,deve procurar em Mimoso do Sul.
Aqui está o telefone e e-mail,mas,para que possam fazer uma busca,vai ter que verificar alguns dados:

Manoel de Almeida Junior casou com Constancia Rosa dos Santos provavelmente entre janeiro e abril de 1912,isto se Manoel for o primogenito.


Oficial Janys Maria Vivas
e-mail : mimoso@tj.es.gov.br
fone (028) 3565-1006


Mila

Resposta

Link directo:

registro de Batismo de meu Bisavô

#367151 | saintclair | 18 mar 2016 12:57 | Em resposta a: #367144

-
Manuel de Almeida Junior, teria chegado ao Brasil-Rio Grande Sul,
com 29 anos,casado,nasc. em 1883 {+/-}.
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367152 | geiseribeiro | 18 mar 2016 13:19 | Em resposta a: #367142

Saintclair, muito obrigada!Estou muito feliz, pois estou há muito tempo fazendo buscas e não encontro nada a respeito. Será que é esse meu avô? Pois tem mais nomes.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367153 | geiseribeiro | 18 mar 2016 13:20 | Em resposta a: #367151

Saintclair, onde vejo essas informações?
O nome da esposa é Constancia?

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367154 | geiseribeiro | 18 mar 2016 13:24 | Em resposta a: #367144

Mila, muitíssimo obrigada, vc é uma pessoa muito abençoada. Vi em outros tópicos que vc ajudou muita gente. Deus vai te abençoar demais.
Então, meu avô :Manoel Almeida dos Santos, é o filho mais velho de Constancia e Manoel de Almeida Junior. Entrei em contato com o cartório de Muqui algumas vezes e eles sempre dizem que estão fazendo as buscas.
Você saberia dizer se ele realmente é Português?
Se o nome está correto?
Porque pesquisei em vários documentos de imigração e batismos e nada localizei sobre ele.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367159 | saintclair | 18 mar 2016 14:26 | Em resposta a: #367154

-
Geisi,
Deve escrever à CEPESE e pedir informação sobre os pais deste Manuel Almeida Melo Junior,
localidade, etc.
Poderá ser o seu bisavô, mas é necessário investigar no concreto!....
Processo nº 64193 ---- Manoel D´Almeida Junior -Natural Segadães- Agueda-Portugal -Filho de Manoel D´almeida Mello e de Constancia Roza dos Santos-Profissão; Lavrador -- Rio Grande do Sul -- Casado, 29 anos idade.
http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1&action=exec&filter_nome=+junior&adodb_next_page=8
--
CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Edifício CEPESE
Rua do Campo Alegre, 1021
4169-004 Porto
Telefone: 22 607 37 70
Fax: 22 607 37 78
E-Mail: cepese@cepese.pt
http://www.cepese.pt/portal/pt/instituicao/contactos
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367167 | geiseribeiro | 18 mar 2016 18:02 | Em resposta a: #367159

Mila, esse Manoel que você achou é brasileiro? Fiquei confusa, o Manoel que é filho da Constancia é o Almeida dos Santos, o marido dela é de Almeida Junior, tem Melo no nome?

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo de meu Bisavô

#367168 | saintclair | 18 mar 2016 18:56 | Em resposta a: #367167

-
Geise;
"Manoel de Almeida Junior casou com Constancia Rosa dos Santos provavelmente entre janeiro e abril de 1912, isto se Manoel for o primogenito."..... [tempo necessário de gestação
do seu avô Manoel Almeida dos Santos,nascido em 08/01/1913.] Foi isto o que a Confreira
Mila quis dizer.
Sugiro que peça ajuda a pessoa amiga, para poder dar seguimento às suas investigações
Genealógicas.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367172 | mila1000 | 18 mar 2016 21:40 | Em resposta a: #367141

Geise,

Vamos começar do principio...

Bisavô: Manoel de Almeida Junior,casado com Constancia Roza dos Santos,em Muqui (ES)

Avô:Manuel Almeida dos Santos,nascido em 08/01/1913-Muqui (ES)

Sendo a seu avô promogenito ,ou seja,o primeiro filho,calculei que o casamento dos pais deva ter acontecido entre Janeiro e Abril de 1912,portanto,deve pedir ao cartório de Mimoso do Sul para efetuar a busca desse casamento.
Não estou dizendo para procurar em Muqui,pois,verifiquei que o primeiro cartório na cidade começo a funcionar a partir de Setembro de 1930.
Você também poderá ligar em Mimoso do Sul,e,perguntar se eles detém os livros de casamentos ocorridos em 1917 no Distrito de Muqui .
Já lhe passei o e-mail e o telefone numa resposta anterior,inclusive o nome do oficial Janys.
Se o cartório disser que está fazendo a busca,pergunte quanto tempo levará esse serviço,pois,necessita da certidão de casamento em inteiro teor.Se disserem 3 dias,cobre,ou seja,insista.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367177 | geiseribeiro | 18 mar 2016 23:19 | Em resposta a: #367172

Obrigada Mila, já tem semanas que estou aguardando a resposta de Muqui, o tabelião ao invés de me dizer isso que você disse não, fica me enrolando. já enviei email para esses que vocês me forneceram, agora segunda ligarei para Mimoso. Estou muito feliz. Muitíssimo obrigada.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367189 | saintclair | 19 mar 2016 14:39 | Em resposta a: #367177

-
Geise;
Você diz que o tabelião a fica enrolando!
O problema é que a Confreira não entende
os procedimentos, e assim fica dificil para
todo o mundo poder ajudar!
Já lhe passei informação de qualidade, e o
que vc. fez: Nada!
Sc.
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367195 | geiseribeiro | 19 mar 2016 16:23 | Em resposta a: #367189

Saintclair, desculpe se te ofendi de alguma forma. Sou muito grata por todas as informações que vocês me passaram e através destas informações entrei em contato pelos emails que me forneceram. Agora aguardo resposta. Quanto ao cartório, entrei em contato com eles muito antes de solicitar ajuda no fórum e... Ainda estou aguardando resposta deles mas, como a confreira me informou sobre o outro cartório. Entrei em contato também.
Obrigada, um abraço.

Resposta

Link directo:

Batismo de Bisavô Português

#367200 | saintclair | 19 mar 2016 18:16 | Em resposta a: #367195

-
http://geneall.net/pt/forum/169839/ajuda-para-registro-de-batismo-de-meu-bisavo/#a367159
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367219 | geiseribeiro | 20 mar 2016 01:45 | Em resposta a: #367200

Obrigada, enviei email à cepese.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367237 | saintclair | 20 mar 2016 12:53 | Em resposta a: #367219

-
É em Portugal que a Confreira irá encontrar o assento
nascimento do seu familiar.
De pouco serve andar a perder tempo e gastar Reais
com "papéis"que só irão dizer; natural de Portugal.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367243 | mila1000 | 20 mar 2016 14:35 | Em resposta a: #367141

Confrade Saintclair,
E,se o documento do cepese não for o familiar da busca?Ela também não terá gasto dinheiro em vão?E,será em euros,ou seja,quatro vezes mais que o real.

A distancia entre o Espirito Santo e o Rio Grande do Sul é muito grande...milhares de quilometros...
Saiba que na maioria das vezes,é no documento brasileiro que a pessoa encontra a freguesia do batismo.Digo isso,por experiencia própria.

E,como é para cidadania,ela vai precisar dos documentos de Muqui.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367246 | saintclair | 20 mar 2016 15:09 | Em resposta a: #367243

-
Cara Confreira;
.... Terá sempre que consultar os arquivos portugueses.
Conforme sabe, na maioria dos casos, o problema é solucionado
pelos arquivos Lusos.
Ainda há pouco tempo tivemos o caso da Freguesia de Almalaguês,
que o Confrade Br. teve a lucidez de ir pesquisar, caso contrário
ainda hoje estaria à procura de toda a familia no Brasil.
Diga-se em abono da verdade que alguns Confrades Br. são excepcionais,
outros há que nem por isso.
http://geneall.net/pt/forum/169792/certidao-nascimento-avo-portugues/#a366898
Melhores cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367251 | mila1000 | 20 mar 2016 16:06 | Em resposta a: #367246

Confrade Saintclair,

Mesmo que o amigo tenha exposto o caso de Almalagues,acredito que,toda ajuda,por insignificante que seja,é melhor do que nada.
Gostaria de que diante do que o amigo escreveu,na resposta anterior:
"Diga-se em abono da verdade que alguns Confrades Br. são excepcionais,
outros há que nem por isso.",
solicitar sua ajuda para um caso que há anos tento desvendar,pois,diante de seu conhecimento,capacidade ,e,experiência,quem sabe me possibilite um desfecho feliz.

Se o amigo puder contribuir na busca por Joaquina da Fonseca,é so responder.
Cumprimentos.
Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367255 | saintclair | 20 mar 2016 16:57 | Em resposta a: #367251

-
Mila;
Claro que vc. está no grau de excepcional pela grande
ajuda que tem dado a todo o mundo.
Tenho uma vaga ideia de vc. escrever sobre esse Joaquim
da Fonseca, será talvez do Norte.
Pode passar os elementos, para se analisar, quem sabe,até
poderemos ter sorte.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Joaquim Fonseca-S. Pedro-Vila Real

#367397 | saintclair | 23 mar 2016 14:27 | Em resposta a: #367255

-
Confreira Mila;

... De todas as diligências efectuadas, vc. já tentou solicitar ao Arq. Distrital Vila Real o
assento nascimento?.....[uma coisa é nós na net, outra coisa é o funcionário do arquivo que
tem à disposição vários circuitos de dados].

Joaquina da Fonseca
S. Pedro-V.Real;

-nascido em 24 de junho de 1908, porém,quando se casou em 1932 no Rio de Janeiro,localizamos um documento preenchido na igreja dizendo que seu batismo aconteceu em janeiro de 1909 freguesia de S.Pedro-Vila Real. Já fiz buscas de 1900 a 1920,nada encontrei.
-filiação:Manoel José Sampaio e Anna da Fonseca
-chegou ao Rio com 15 anos,com os pais e irmãos:Manoel,Jaime,Paulino,Maria e Alice.
Bom, fico a aguardar pela sua resposta.
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_%28Vila_Real%29
Saintclair

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367401 | mila1000 | 23 mar 2016 15:29 | Em resposta a: #367397

Saintclair,

Já verifiquei todos os livros de S.Pedro-Vila real.Depois,pedi pesquisa até 1920 na Conservatória,e,nada foi encontrado.
Voltei a pesquisar nas outras freguesias-Concelho Vila Real,também não localizei nada.
Já pesquisei os pais,e,há um Manuel Jose Sampaio,filho de Silvério Jose Sampaio,que veio para o Brasil em 1908,mas,era uma criança,apenas 13 anos de idade.Regressou a Portugal,mas,não poderia ser o pai de Joaquina.
Localizei uma Anna da Fonseca,em 1870,não há nenhum casamento averbado no batismo,nem pistas se ela faleceu na freguesia ou não.O que sei da mãe da Joaquina,é que faleceu atropelada no Rio de Janeiro,na década de 50,e,por incrivel que pareça,não existe nenhum acidente nos anos de 190 a 1960.
Joaquina tinha mais irmãos:Paulino,Jaime.Alice.Maria,e,parece que desapareceram do Rio,não existe casamento,óbito.
A unica pessoa que poderia saber de alguma coisa,é uma tia de meu amigo,mas,ela perdeu sua unica filha,e,está muito deprimida,vivendo a poder de remédios,e,se recusa a conversar com qualquer pessoa.
Tenho certidão de casamento de Joaquina,óbito dela e do marido,nascimento dos filhos,e,a unica que está viva é a senhora doente.
Nas buscas na Curia do Rio,foi encontrado o certificado de batismo que Joaquina preencheu,o que diz que nasceu em junho de 1908,mas,que o batismo aconteceu no inicio de 1908 em São Pedro de Vila Real.O marido era filho de italianos.
Meu amigo,que é o bisneto dela,diz que sua mãe falava que Joaquina ,muitas vezes, dizia que era de Trás-os-Montes,ou seja,sei que a região é imensa,praticamente Bragança e Vila Real,porem,fico perdida,meus avós também diziam isso,e,descobri que eram de Guarda!
Já são 3 anos de busca,mas,não aceito desistir da minha Joaquina.
Se puder me dar uma orientação,agradeço.mas,não gostaria de tumultuar o tópico da Geise.Acho que a menina não iria gostar da minha invasão...
Obrigada


Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Joaquim Fonseca-S. Pedro-Vila Real

#367404 | saintclair | 23 mar 2016 15:56 | Em resposta a: #367401

-
Sugiro que investique as freguesias; Arroios,Mateus,Nª SªConceição, São Dinis, dado fazerem
fronteira com a fregª São Pedro. Dado ter havido algumas alterações, as pessoas no Brasil
aquando de fornecerem os elementos para o casamento, não sabiam destas mudanças, e
tudo pode ter acontecido! ......
-
"Os limites desta antiga freguesia sofreram profundas alterações ao longo dos séculos, a última das quais (sem contar a sua ulterior extinção) aquando da criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição[5] [6] . Originalmente, a freguesia de São Pedro situava-se extramuros, ocupando os arrabaldes a norte da "Vila Velha" (correspondendo esta à freguesia de São Dinis), mas na sua configuração final três quartos do seu território situava-se na margem oposta (esquerda) do Rio Corgo. Durante vários anos foi aventada a possibilidade da criação de uma quarta freguesia urbana (o nome habitualmente adiantado era o de Santo António, santo popular do município), que integraria o território então pertencente a São Pedro situado na margem esquerda do Corgo e, possivelmente, parte do território das freguesias limítrofes (Arroios, Mateus, Folhadela); no entanto, não só nunca tal aconteceu, como efectivamente a freguesia de São Pedro acabou por ser extinta em favor da criação de uma única grande freguesia urbana da cidade de Vila Real."
-
http://1.bp.blogspot.com/-h5_Efy1Z2cE/UknecM67DZI/AAAAAAAACeQ/rK2ZaOV4y6E/s1600/vr_aut_20013.png
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367405 | mila1000 | 23 mar 2016 16:09 | Em resposta a: #367141

Saintclair,
Já pesquisei em todas as freguesias...
Freguesia
Adoufe
Andrães
Arroios
Borbela
Campeã
Constantim
Ermida
Folhadela
Guiães
Lamares
Lamas de Olo
Lordelo
Mateus
Mondrões
Nogueira
Parada de Cunhos
Pena
Quintã
São Dinis
São Pedro
São Tomé do Castelo
Torgueda
Vale de Nogueiras
Vila Cova
Vila Marim
Vilarinho de Samardã

Obrigada

Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367406 | roz | 23 mar 2016 16:12 | Em resposta a: #367401

Mila

Compreendo que diz S Pedro, Vila Real. Vamos imaginar que, so por um acaso, nao se referia 'a cidade de Vila Real mas ao Distrito de Vila Real. Pode ter havido um descuido de quem escreveu. Ora ha imensas paroquias de S. Pedro no distrito. Veja neste link. 'A esquerda vem o nome das aldeias cuja paroquia 'e S. Pedro e 'a direita a diocese (distrito) a que pertence. Tente procurar em todos os lugares que pertencem a Vila Real.
Sera' muito trabalhoso e sem garantias de que vai ter sucesso mas nunca se sabe..... http://www.anuariocatolicoportugal.net/ficha_orago.asp?oragoid=200

Desejo-lhe boa sorte. Voce merece!!
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367407 | saintclair | 23 mar 2016 16:39 | Em resposta a: #367406

-
Mila;
Começar por estes!
http://www.anuariocatolicoportugal.net/ficha_paroquia_padre.asp?paroquiaid=4594
-
http://www.anuariocatolicoportugal.net/ficha_paroquia_padre.asp?paroquiaid=4594
-
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367408 | saintclair | 23 mar 2016 16:40 | Em resposta a: #367407

-
http://www.anuariocatolicoportugal.net/ficha_paroquia_padre.asp?paroquiaid=532

Resposta

Link directo:

Ajuda para registro de Batismo de meu Bisavô

#367412 | mila1000 | 23 mar 2016 21:03 | Em resposta a: #367141

Saintclair e Rosário,

Agradeço a ajuda,já pesquisei em S.P.Agostem e veiga de lila,até numa freguesia chamada Vila real de ??,acho que em Braga.
Quanto aos oragos S.Pedro,comecei a pesquisar,são muitos,mas,como Joaquina dizia ser de trás-os-Montes,vou pesquisar os oragos em Bragança e Vila Real.Há algum tempo eu contei,e,são 258 oragos S.Pedro,se é que não estou enganada.Como sou teimosa,vou relacionar todas as freguesias,e,continuar minha busca.
Já disse ao meu amigo que não me dou por vencida,e,que ainda vou encontrar "a bisa fantasminha",apelido carinhoso que ele deu a Joaquina.

Rosário,há tempos que não aparecia.Beijinhos.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 jun 2024, 12:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen