Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Pessoas | Regiões

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367185 | juniorsantos | 19 mar 2016 06:43

Necessito de informações sobre meu bisavô, chamado Alipio dos Santos, nascido eu acredito na data 1892­-08­-09 na região de Vinhais, Tras-dos-Montes, nome do pai dele era José (possivelmente Jose dos Santos), ele imigrou para o Brasil em 1912, no vapor provence, chegando aqui dia 04/02/1912, ele imigrou sozinho para o Brasil, sem família.

Qualquer informação que eu conseguir será bem vinda, estou tentando reunir esses documentos para dar entrada no processo de cidadania para meu pai.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367191 | mila1000 | 19 mar 2016 15:27 | Em resposta a: #367185

Junior,
A data da chegada de Alipio ,em 1912, voce conseguiu no museu da imigração,acertei?

Que tal informar mais alguma coisa sobre ele.por exemplo:
-onde,quando e com quem casou
-se sabe algo sobre o óbito

E,seu pai,quando e onde nasceu?E,o nome?

Mila

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367192 | juniorsantos | 19 mar 2016 15:38 | Em resposta a: #367191

Mila,

Isso mesmo a data de chegada dele eu consegui no museu da imigração, agora referente as outras informações, a data do óbito dele eu vou conseguir daqui algumas horas e a certidão de óbito possivelmente na próxima semana.

Alipio dos Santos Casou-se em Curitiba-PR com Carolina Perreira (data a confirmar), teve alguns Filhos, entre eles meu avô Paulo Alipio dos Santos meu avô teve meu pai em 10/11/1953 Chamado Ademir dos Santos.

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367193 | mila1000 | 19 mar 2016 16:01 | Em resposta a: #367185

Junior,

O Alipio que chegou em 1912 foi trabalhar numa fazenda ,na região de Cravinhos/SP.

Imagino que tenha conhecimento disso...

Mila

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367194 | juniorsantos | 19 mar 2016 16:19 | Em resposta a: #367193

Tenho esse conhecimento sim, mas futuramente ele deve ter vindo a Curitiba, ele teve filhos aqui somente apos 1920, chegou aqui com algumas economias possivelmente.

Vou verificar certinho a data de nascimento hoje.

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367197 | mila1000 | 19 mar 2016 17:18 | Em resposta a: #367185

Junior,

só encontrei uma convocação para alistamento militar de;

-João - filho Alipio dos Santos ,em 14/12/1940 (deve ter nascido +/- 1922)
-Antonio filho de Alípio e Carolina Pereira ,em 28 11 1941 (nascido +/- 1923)

Noivado de Alipio dos Santos Filho,comerciante residente em Paranaguá ,em 21/11/1945

Seriam todos filhos de Alipio?Teriam nascido em Curitiba ou Paranaguá?

Mila

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367198 | juniorsantos | 19 mar 2016 17:40 | Em resposta a: #367197

Boa tarde Mila, muito obrigado pela seu auxílio, obrigado mesmo.

Referente a pesquisa, Antônio e João são sim tios do meu pai, eu mesmo conheci os dois, referente a Alípio filho, meu pai não tem conhecimento.

E referente a local de nascimento, antonio e João nascerem em Curitiba mesmo!

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367207 | MCNN | 19 mar 2016 20:06 | Em resposta a: #367198

Caro Júnior Santos

Vai-me desculpar, mas fiquei com uma dúvida.

Como é que tem a certeza que aquele Abílio dos Santos cujo desembarque viu no site do Museu da Imigração e que era natural de Vinhais era mesmo o seu bisavô ?

Que dados é que esse desembarque contém, para além do nome da pessoa como é óbvio, que fossem já do seu conhecimento ?

Já sabia de antemão que o seu bisavô era de Vinhais ? Já sabia de antemão a sua data de nascimento ? Já sabia de antemão que ele tinha desembarcado em Santos e que tinha ido trabalhar para uma fazenda de Cravinhos/SP ?

Pergunto isso porque existem em Portugal vários pedidos de passaporte de pessoas chamadas Abílio dos Santos, e a menos que tenha a certeza absoluta de que este desembarque é mesmo o do seu bisavô, corre o risco de estar a procurar o batismo do seu bisavô com base na informação de desembarque de um homónimo dele.

Tenha em atenção que existem várias pessoas de nome Abílio dos Santos que foram para o Brasil.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367208 | MCNN | 19 mar 2016 20:07 | Em resposta a: #367207

Junior

Obviamente quando escrevi Abílio dos Santos queria escrever Alípio dos Santos.

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367215 | mila1000 | 20 mar 2016 00:50 | Em resposta a: #367185

Junior,

Tem conhecimento da data de nascimento de Antonio e João?

Mila

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367217 | mila1000 | 20 mar 2016 01:43 | Em resposta a: #367185

João nasceu em 18/maio/1919,e,seu batismo foi em 11/junho/1919
batismo nr 616 livro 6 folha 36 Igreja São José
Imagem 37
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-PSDZ-6?mode=g&i=36&wc=MHN6-SWP%3A369754501%2C369755602%2C371147801%3Fcc%3D2177282&cc=2177282


Se disser quem é o primogenito vai ajudar muito na pesquisa!!!

Mila

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367225 | juniorsantos | 20 mar 2016 03:05 | Em resposta a: #367185

Mila,

Fui hoje até o cemitério e verifiquei a data do nascimento e do óbito do Alipio dos Santos, as datas são *22/09/1891 + 14/09/1942.

Com isso acredito o Mario Cesar Navarro está certo que o registro do Museu da imigração não deve ser de meu bisavó infelizmente, visto que a data de nascimento difere em quase 1 ano.
Quanto ao local de nascimento do meu bisavó, segundo meu pai a única informação que eles tem é que ele é originário da região de Tras-os-Montes. (por isso acreditei que aquele registro fosse o correto visto que a idade é muito próxima e Vinhais é da região de Tras-os-montes)


E também o nascimento e do óbito do Paulo Alypio dos Santos (pai do meu pai) *31/10/1925 + 24/06/1990.

Referente ao primogênito, em conversa com meu pai ele diz não ter certeza mas acredita ser o João, se não for o João seria a Lucia dos Santos.

Segunda feira vou até a administração do cemitério municipal aqui de Curitiba, que me informaram que é onde eu poderia tentar encontrar a certidão de óbito do Alipio dos Santos, agora que eu tenho a data do óbito.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367227 | mila1000 | 20 mar 2016 03:16 | Em resposta a: #367185

Junior,

Nem sempre as datas de nascimento estão corretas,por isso,vá vendo os documentos que possue.Se os nomes dos pais de Alipio coincidem,pois,nos nascimentos dos filhos,constam os nomes dos avós.
Não desanime,pois,está apenas no inicio,e,saiba que muitas vezes até os nomes podem apresentar alguma alteração.

Veja quem é o filho mais velho,se for o que nasceu em 1919,poderá procurar o casamento do Alipio em 1918.Será uma busca no cartório,e,no religioso também.Veja a que diocese pertence Curitiba,pois,poderá procurar pela dispensa matrimonial do Alipio,e,neste processo constam dados do nascimento,batismo.O ideal seria saber qual foi a igreja.O processo poderá estar na Diocese ou na igreja,mas,como já tem quase um seculo,deve estar na Diocese.

Vá escrevendo tudo que localizar,assim,outros confrades auxiliam.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367290 | MCNN | 21 mar 2016 11:26 | Em resposta a: #367225

Bom dia Júnior

Relativamente à mensagem que eu lhe enviei anteriormente, tenha em atenção que de forma alguma eu estou dizendo que aquele Alípio dos Santos que é referido no registo de desembarque não é o seu bisavô. O que eu disse foi algo diferente, o que eu disse foi que a menos que esse registo viesse confirmar alguma outra informação que já conhecesse, não podia dar como adquirido que essa pessoa fosse o seu bisavô. Tanto pode ser como pode não ser.

E, tal como a amiga Mila lhe disse, não se fie muito nas datas de nascimento, pois estão muitas vezes erradas.

Mas há algo de fundamental que necessita saber para procurar o assento de batismo do seu bisavô, e esse algo é nome dos pais do seu bisavô.

Já localizei várias pessoas de nome Alípio dos Santos, naturais de Trás-os-Montes, que terão imigrado para o Brasil e que teriam nascido perto da data em que supostamente o seu bisavô terá nascido. Para saber se alguma dessas pessoas corresponde ao seu bisavô torna-se fundamental saber o nome dos pais dele, pois a maior parte dessas pessoas que eu localizei foram para o Brasil na companhia dos pais.

Essa informação deve constar ou no assento de casamento de Alípio ou no assento de nascimento de algum dos filhos dele.

Aliás, o assento de nascimento do seu avô Paulo será necessário para o processo de cidadania de seu pai, pelo que procure desde já obtê-lo. Esse assento deve conter o nome dos pais do seu bisavô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367302 | juniorsantos | 21 mar 2016 18:26 | Em resposta a: #367185

Boa tarde Mila e Mario,

Entrei em contato hoje com a arquidiocese de Curitiba, a paroquia de possível casamento de meu bisavô e o serviço municipal funerário, solicitando as pesquisas de certidão de casamento e óbito de meu bisavô e nascimento, casamento e óbito de meu avô, eles vão pesquisar, acredito que demore um pouco mas assim que eu tiver novas informações vou vir aqui e postar.

Referente a mais detalhes sobre meu bisavô que o Mario comentou, uma coisa que eu sei que foi passada como historia de família, seria que bisavô venho para o Brasil sozinho, sem família, apos sofrer um desilusão amorosa em sua terra natal.


Agradeço muito mesmo a ajuda dos amigos, vou seguir aqui na pesquisa sem desanimar.

Muito obrigado mesmo.


Ademir dos Santos Junior

Resposta

Link directo:

Busca assento/registro de baptismo de meu bisavô Alipio dos Santos de Vinhais.

#367307 | mila1000 | 21 mar 2016 21:08 | Em resposta a: #367185

Junior,

Espero que também tenha falado da Dispensa Matrimonial na Diocese,é o processo onde tem todas as informações dos noivos.
É o mesmo processo que os noivos fazem hoje para o casamento religioso,apresentam até o batismo...

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 22:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen