Descendentes do Malhadinhas

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Descendentes do Malhadinhas

#367565 | anasalmeid | 28 mar 2016 16:34

Boa tarde:

Desde há algum tempo tenho procurado pessoas da família da minha Avó materna Fernanda Leal de Sá, de Vila Nova de Paiva, com ascendente comum - António da Rocha Malhada, conhecido por "Malhadinhas".
Se possível, gostaria de enriquecer a pesquisa genealógica neste ramo da família.

Cumprimentos
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367573 | saintclair | 28 mar 2016 18:48 | Em resposta a: #367565

-
"O Malhadinhas é uma aventura da vida. O homem existiu, viveu e a história foi contada ao Aquilino por aquele meu bisavô que já apareceu aqui por várias vezes. Deixou descendentes, um dos quais (a neta, salvo erro) foi a enterrar em Vila Nova de Paiva (o ajudengado nome que deram a Barrelas) há poucos meses.
A história do almocreve é contada na primeira pessoa, coisa que ao autor não deve ter custado muito. António Malhadas, o protagonista do longo monólogo que é a atribulada história da sua vida e que percorre um mundo que vai de Aveiro, onde compra sal, a Barrelas, onde o vende, tendo os seus divertimentos em cada porto, que é como quem diz em cada local de pernoita, começa por ser real e passa a ficcionado, tendo como resultado uma mistura onde se encontra também o autor."
http://www.escreveretriste.com/2013/05/ao-pau-e-a-naifa/
Sc.

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367575 | joserocha | 28 mar 2016 21:29 | Em resposta a: #367565

Olá!

Tenho muitos antepassados nas terras do demo e sei de algumas estórias, especialmente, sobre a amizade que terá havido entre ele, o pai dele e o meu avô que faleceu em 1947. Conheci pessoalmente a família Sá de VN Paiva, mas não posso dar muita informação útil. Tenho especial interesse no apelido Rocha nessa zona, que na minha linha surge de Sernancelhe.

Obrigado pelo post!

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367703 | anasalmeid | 30 mar 2016 20:58 | Em resposta a: #367575

Caro José Rocha:

Apesar de o meu interesse se concentrar na pessoa do "Malhadinhas" e seus descendentes, não posso deixar de atender ao apelido Rocha e ao apelido Sá, já que estes integram muitos dos nomes que me estão ligados por laços familiares.
O próprio Malhadinhas tinha apelido Rocha, assim como o meu avô materno (Francisco da Rocha Alves) também ele de Vila Nova de Paiva.

A minha avó materna era bisneta do António da Rocha Malhada (Malhadinhas) tendo-me contado imensas histórias da sua infância e daquele seu bisavô.
Quando os meus avós faleceram fiquei guardiã de alguns documentos antigos, num dos quais tenho a assinatura do Malhadinhas.

Os meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367710 | amdarg | 31 mar 2016 00:10 | Em resposta a: #367565

Caros Confrades
Há muito que que introduzi um tópico procurando informação de que alguém podesse dispor relativamente a Rocha em Barrelas. Os paroquiais que conheço parecem muito limitados.
Reparo que particularmente Ana Almeida e José Rocha, neste e noutros tópicos em que participam podem dispôr de alguma informação.
Será que Theodoro da Rocha nascido em Barrelas c. 1780 casado com Joaquina do Carmo e pais de João Rocha vos dirá alguma coisa. Terão alguma outra informação dessa época
Cumprimentos

A Rocha Gonsalves

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367711 | joserocha | 31 mar 2016 00:18 | Em resposta a: #367710

Olá! Os meus Rochas são de Granjal (Sernancelhe) e tenho dados genealógicos até 1785, embora com algumas dúvidas nas gerações mais antigas. Luiz António da Rocha é o dado consistente mais antigo e estimo ter nascido em 1785 no Granjal. Não sei se estarão ligados, mas se alguém está a pesquisar esses dados é sempre bom partilhar reflexões. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367742 | amdarg | 31 mar 2016 18:57 | Em resposta a: #367711

Caro Confrade José Rocha

Muito agradeço a sua informação embora não tenha identificado o nome do meu antepassado Theodoro.
Mas qual foi o percurso dos seus Rocha?
Sernancelhe não é assim tão afastado de Barrelas.
Os meus vieram para a região de Coimbra desde o João que refiro e só dos dados deste identifiquei o pai Theodoro como de Barrelas.
Se lhe parecer que tem dados que possam conduzir a alguma pista agradeço e, naturalmente, poderei também fornecer algo do que tenho que não é muito.

Cumprimentos

A Rocha Gonsalves

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367746 | anasalmeid | 31 mar 2016 19:44 | Em resposta a: #367742

A todos as minhas cordiais saudações

Vejo com agrado que a "família" vai aumentando a cada dia.
Para quem quiser aprofundar um pouco alguma da genealogia associada ao apelido Rocha (assim como ao sobrenome Sá) podem consultar a obra do autor Júlio Rocha e Sousa intitulada "Terras do Côvo e Alto Paiva".
Devo dizer que é das pessoas que mais conhecimentos tem sobre a antiga Barrelas.
Comprei um exemplar do livro, no qual são mencionados vários "ilustres" da terra, entre eles, Manuel da Rocha Lima, também chamado o "Brasileiro" por ter feito fortuna no Brasil e que construiu na vila um palacete que, ainda hoje, chama a nossa particular atenção.
Curiosamente, este Rocha Lima também era primo do meu bisavô Manuel José da Rocha Leal (neto do Malhadinhas).

Cumprimentos
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367756 | joserocha | 31 mar 2016 23:02 | Em resposta a: #367565

Obrigado A. Rocha e Ana!

Não sei se serão os mesmos Rochas. O percurso que conheço dos meus: 1785 a 1890, 3 gerações a viver no Granjal (Quinta de Adejunho) fruto da união do Luiz António da Rocha com a Maria da Conceição Vieira (Vieiras da Rocha). Das últimas gerações que conheço que pararam por lá, um formou-se em Medicina e foi viver para o Cadaval onde foi assassinado deixando 6 filhos. Um deles, Albino Vieira da Rocha, chegou a ter posição relevante num governo pré-Salazar. Outro ficaram no Granjal, e do meu ramo saiu para Caria para se juntar ao António Francisco Cardoso (nasceram os Cardoso da Rocha). Daí esse ramo saiu para Viseu e Porto já depois de 1945. Curioso é que a maior parte deles entre 1800 e 1880 não casavam pela Igreja, solteiros em relações estáveis, mas baptizavam os filhos.
Seria excelente encontrar uma obra sobre este ramos. Pois não encontro muita informação.

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367774 | amdarg | 01 abr 2016 15:15 | Em resposta a: #367746

Caros Ana a José

Na verdade, como diz o José poderemos estar a tratar de familiares Rocha ou não, mas tratando-se de meios pequenos não deixa de ser possível que hja relação.
Para já irei ver se consulto o livro sugerido pela Ana tentando encontrar alguma pista. Se não, pode ser que o autor saiba mais alguma coisa

Cumprimentos do

António Manuel RG

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367780 | anasalmeid | 01 abr 2016 17:22 | Em resposta a: #367774

Boa tarde a todos

Acabo de contactar uma prima de Vila Nova de Paiva que fará o possível para me enviar novos elementos acerca das nossas pesquisas.
Pedi-lhe, igualmente, o favor de arranjar o contacto do Sr. Júlio Rocha e Sousa, autor dos vários livros.
Cumprimentos.

Ana Almeida

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367783 | joserocha | 01 abr 2016 21:34 | Em resposta a: #367565

Excelente. Mas já agora podem partilhar o que sabem sobre os vossos Rochas? Será possível saber ao certo a identidade do Malhadinhas e procurar registos?

Abraço,
ZC

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367811 | anasalmeid | 02 abr 2016 20:39 | Em resposta a: #367783

De acordo com algumas informações fragmentadas de familiares em V. N. Paiva o "Malhadinhas" é descendente de um militar francês que terá integrado as tropas numa das Invasões Francesas e que terá ficado por aquelas terras, quando o exército francês se desmantelou.
Alguns militares fugiram. Foi o caso de um deles com apelido "Penise", que terá sido acolhido no lugar da Malhada, arredores de Vila Nova de Paiva. Posteriormente (talvez em 1830) nasceu o "Malhadinhas - António da Rocha Malhada.

Mais tarde, o apelido Penise pode ter dado origem a Penisa. Exitem elementos de uma descendente chamada Maria Penisa.

Cumprimentos.
A. Almeida

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367814 | saintclair | 02 abr 2016 21:49 | Em resposta a: #367811

-
O Gen. Jonot na retirada teria procurado abrigo na Região de Lafões [ Vouzela / Viseu ],
com destino à Ciudad Rodrigo.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d7/Retirada_de_Massena.jpg
-
http://goo.gl/maps/Zh2aT
Sc.

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367815 | Jdas | 02 abr 2016 22:32 | Em resposta a: #367565

Peço licença para discordar, dado que:

1) Os exércitos do maior arquitecto de cemitérios do mundo de então que traziam entre outras missões a implantação da maçonaria francesa, nunca tiveram ao seu serviço um general com esse nome.

2) Houve um que teve um nome parecido (Junot) subordinado do Marechal Soult em Portugal, que insubordinadamente o abandonou com o exército que comandava para se juntar ao dito arquitecto que se encontrava muito embrenhado e empenhado no seu labor na Rússia.

Um morreu louco e o outro desconfia-se que envenenado.

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367817 | amdarg | 02 abr 2016 22:54 | Em resposta a: #367783

Todas as diligências são benvindas, mas se não se encontram documentos será difícil garantir alguma coisa.
No meu caso, relativamente a antigos pouco mais sei do que aquilo que já referi anteriormente. Realmente Teodoro da Rocha, meu 4º avô seria natural de Barrelas e estimo que terá nascido por 1780.
Teodoro da Rocha cc Joaquina do Carmo, esta também natural de Barrelas
filho deste casal foi meu trisavô
João da Rocha também natural de Barrelas nascido por 1805, casou en Tentugal com Joaquina Baptista natural de Tentugal
Julgo saber que terá sido graduado do exército de D. Miguel tendo sido preso e libertado por súplica de sua mulher a D. Pedro quando da sua visita a Coimbra.
deste casal naceram pelo menos quatro filhos e duas filhas todos nascidos em Coimbra, entre eles:
Maria da Piedade que casou com Caetano Mendes Ribeiro de Guimarães e
Bento da Rocha meu bisavô que casou com Maria da Cruz. Bento da Rocha foi segueiro e empresário de carros de cavalos. Tiveram 5 filhos:
Pedro, padre, capelão militar função em que professor do Gungunhana nos Açores
João, Analista de Química da Escola Politécnia e Professor do Instituto Politécnico de Lisboa
Maria da Piedade casado e com geração numerosa, dois filhos e um genro médicos, um bisneto é músico (o Zé Pedro dos Xutos)
Adelaide casada e com geração
Caetano meu avô, casado e com geração numerosa
Na fase em que agora estamos creio ser a informação que pode ter algum interesse.
António Manuel RG

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367828 | saintclair | 03 abr 2016 11:43 | Em resposta a: #367817

-
O General Junot voltou a Portugal conjuntamente com o Marechal Massena, aquando da 3ª inv. Francesa.
Teria sido na fuga do exército francês que o Gen.Junot teria pernoitado em Vouzela ou Viseu,com destino à fronteira Espanhola, onde no dia 05 de Abril 1811 já se encontrava com o seu exército.
Perto de Santarém, o Gen. Junot foi ferido com gravidade na face por um disparo de carabina do atirador Dròge, que pertenceu ao 1º Reg. da K. G. L.[Unidade Militar Britânica ].
--
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e5/General_Jean_Andoche_Junot.jpg/250px-General_Jean_Andoche_Junot.jpg
-
Sc.

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367829 | joserocha | 03 abr 2016 12:33 | Em resposta a: #367817

Curisosa essa ligação aos Miguelistas. Encontrei uma referência ao Luiz António Rocha do Granjal:
https://www.dropbox.com/s/w1byecyz7hjl4cp/Gazeta%20de%20Lisboa%20Luiz%20Ant%C3%B3nio%20da%20Rocha.pdf?dl=0

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367835 | amdarg | 03 abr 2016 15:35 | Em resposta a: #367829

Caro José

Na ausência de paroquiais, talvez por estas referências indirectas se consiguam apanhar algumas pistas úteis. Há que juntar tudo quanto se consiga Uma referência relativamente a pessoas que mencionei corresponde a exercício de funções no mosteiro de Santa Cruz em Coimbra. Poderia neste caso corrresponder a alguma tradição de ligações da família a actividades da igreja.

António Manuel RG

Resposta

Link directo:

Descendentes do Malhadinhas

#367837 | Jdas | 03 abr 2016 16:43 | Em resposta a: #367565

Volto a discordar:
Esse não foi Junot, mas sim, "O Gen. Jonot"
Fonte: #367814 deste tópico.
Escala do valor da nascente:
1,99 acima da wikipédia.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 11:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen