Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367613 | RAPHAEL BUENO | 29 mar 2016 17:20

Olá, sou Raphael Bueno Ribeiro; neto da ALYETTE CÂMARA BUENO (brasileira, viva), esta filha de SAMUEL CÂMARA NOVITA (português, falecido) e BENEDITA DA CÂMARA (brasileira, falecida).

SAMUEL (ou MANUEL):
SAMUEL DA CÂMARA antes de se casar.
Nascimento: 24/jul /1896 Ilha da Madeira – Portugal
Pai: MANUEL RODRIGUES (ou MANUEL RODRIGUES SERRADAS; ou MANOEL) natural de Ilha da Madeira, Portugal. *
Mãe: MARIA DE JESUS (ou MARIA RODRIGUES DE JESUS) natural de Ilha da Madeira, Portugal.*
1º casamento com LEONOR DA CUNHA TORRES. Fico viúvo, sem filhos.
2º casamento: BENEDITA DOS SANTOS (BENEDITA DA CÂMARA). Em 16/ago/1940 Santos - SP
Filiação**: ODETE (nasc. conforme registro 1936 – Santos - SP, falecida); ALYETTE CÂMARA BUENO (nasc. conforme registro abr/1937 Santos-SP).
Falecimento: 16/ago/1940 Santos – SP.

*no casamento de Samuel com Benedita, Manuel consta com 75 anos (provável nascimento em 1865) e MARIA falecida há 1 ano. Não sei se Manuel estava presente, pois minha avó Alyette tinha apenas 3 anos e não lembra.
**Filhas de Samuel e Benedita foram registradas 5 meses após o nascimento de cada uma.

Por Samuel ter nascido em Portugal em 1896 e ter tido uma filha em 1936 no Brasil, posso concluir apenas que ele imigrou ao Brasil entre 1896 e início de 1936. Como poderiam me ajudar? Onde posso procurar tais documentos?

Resposta

Link directo:

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367614 | RAPHAEL BUENO | 29 mar 2016 17:23 | Em resposta a: #367613

ficou faltando essa parte:

Preciso encontrar documentos para tornar minha avó uma cidadã portuguesa, não tenho nenhum documento pessoal de Samuel quando em Portugal (tenho apenas certidão de nascimento de suas filhas, certidão de casamento com Benedita e sua certidão de óbito), não sei quando chegou no Brasil, se veio só e nem em qual Vapor veio.

contato: raphaelbuenor@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367688 | saintclair | 30 mar 2016 12:13 | Em resposta a: #367648

--
.
http://geneall.net/pt/forum/169902/familia-rodrigues-serradas-da-camara/#a367613

Resposta

Link directo:

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367690 | saintclair | 30 mar 2016 12:21 | Em resposta a: #367688

-
Caro Rafael;
Sugiro que coloque outra mensagem, mais simples,
para que se consiga entender.

--
"Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA
#367613 | RAPHAEL BUENO | 29 Mar 2016 17:20

Olá, sou Raphael Bueno Ribeiro; neto da ALYETTE CÂMARA BUENO (brasileira, viva), esta filha de SAMUEL CÂMARA NOVITA (português, falecido) e BENEDITA DA CÂMARA (brasileira, falecida).

SAMUEL (ou MANUEL):
SAMUEL DA CÂMARA antes de se casar.
Nascimento: 24/jul /1896 Ilha da Madeira – Portugal
Pai: MANUEL RODRIGUES (ou MANUEL RODRIGUES SERRADAS; ou MANOEL) natural de Ilha da Madeira, Portugal. *
Mãe: MARIA DE JESUS (ou MARIA RODRIGUES DE JESUS) natural de Ilha da Madeira, Portugal.*
1º casamento com LEONOR DA CUNHA TORRES. Fico viúvo, sem filhos.
2º casamento: BENEDITA DOS SANTOS (BENEDITA DA CÂMARA). Em 16/ago/1940 Santos - SP
Filiação**: ODETE (nasc. conforme registro 1936 – Santos - SP, falecida); ALYETTE CÂMARA BUENO (nasc. conforme registro abr/1937 Santos-SP).
Falecimento: 16/ago/1940 Santos – SP.

*no casamento de Samuel com Benedita, Manuel consta com 75 anos (provável nascimento em 1865) e MARIA falecida há 1 ano. Não sei se Manuel estava presente, pois minha avó Alyette tinha apenas 3 anos e não lembra.
**Filhas de Samuel e Benedita foram registradas 5 meses após o nascimento de cada uma.

Por Samuel ter nascido em Portugal em 1896 e ter tido uma filha em 1936 no Brasil, posso concluir apenas que ele imigrou ao Brasil entre 1896 e início de 1936. Como poderiam me ajudar? Onde posso procurar tais documentos?"
--

Resposta

Link directo:

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367692 | RAPHAEL BUENO | 30 mar 2016 14:02 | Em resposta a: #367690

procuro por documentos de Samuel da Câmara (ou Manuel) nascido em 1896 natural de Ilha da Madeira, veio para Santos no máximo até 1935 e faleceu em 1940.

PAI: Manuel Rodrigues (ou Manuel Rodrigues Serradas) nasceu em 1865
MÃE:Maria de Jesus (ou Maria Rodrigues de Jesus) faleceu em 1939

Resposta

Link directo:

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367694 | mila1000 | 30 mar 2016 15:39 | Em resposta a: #367613

Raphael,

Para uma melhor ajuda,por favor,responda:

1-Porque diz Manuel ou Samuel ??

2-Quanto ao nome dos pais:Manuel Rodrigues Serradas é o certo?Ou há documentos onde só consta Manuel Rodrigues?

3-O mesmo para o nome da mãe:Maria de Jesus ou Maria Rodrigues de Jesus?

4-Quanto ao casamento com Leonor,saberia dizer se foi na Madeira ou em Santos?

5-Manuel veio com os pais para o Brasil?

6-Quanto ao casamento com Benedita em 1940,você já foi até a Curia de Santos verificar se eles se casaram na igreja?Saiba que pode encontrar a Dispensa Matrimonial onde consta a freguesia onde Manuel nasceu.Você possui a data do segundo casamento,e,os padres podem localizar nos arquivos todos os dados.Até mesmo o batismo dos filhos de Manuel.Já solicitei muitos documentos na Curia.

7-Sabe informar quais os nomes dos irmãos de Manuel?Com o nome do pai Manuel Rodrigues Serradas e o nome da mãe Maria de Jesus há um Manuel nascido em 1895,Ana nascida em 1896,veja:
http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=manuel+rodrigues+serradas&mae=&paroquia=&data=&livro=

8-Sabe se Manuel adotou o sobrenome Camara quando chegou em Santos,e,não o do pai Rodrigues Serradas?

Procure responder,pois,disso depende a ajuda para localizar seu documento.

Mila

Resposta

Link directo:

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367736 | RAPHAEL BUENO | 31 mar 2016 17:12 | Em resposta a: #367613

1
Pois procurei no Arquivo Madeira e não existe nenhum Samuel filho de Manuel Rodrigues e Maria de Jesus.
E Manuel era um nome mais comum, podendo ter ocorrido um erro quando veio para o Brasil, pois a escrita dos dois é parecida.

2e3
Na certidão de nascimento da minha avó (1937) consta Samuel como filho de Manuel Rodrigues e Maria de Jesus.
Já na certidão de casamento do Samuel (1940) consta como filho de Manuel Rodrigues Serradas (75 anos) e o nome da Maria de Jesus acrescentou o Rodrigues (falecida há 1 ano).

4
Ainda não sei, preciso passar nos cartórios de Santos.

5
Ainda não sei, estou pesquisando. Já tentei no Arquivo Madeira, Arquivo Nacional e Museu da Imigração e não encontrei nada até agora. (pesquisas on-line)

6
Samuel e Benedita não se casaram na Igreja, ele faleceu no mesmo dia do casamento civil, já estava muito doente.
Se o casamento com Leonor foi em Santos, posso procurar isso também.

7
Infelizmente minha avó não sabe nada da família dele, e não temos nada que diz se ele teve irmãos.
Por isso coloquei Samuel ou Manuel, tinha encontrado esses dois:
1892 Tabua: http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?id=113422
1895 Ponta do Sol: http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?id=123948
Porém no segundo diz “Casamento: Bol. n.º 79, mç. n.º 11, ano de 1968. Viuvez: Bol. n.º 80, mç. n.º 11, ano de 1968.”)

8
Não sei. Ele pode ter sido encontrado, adotado, mudou quando chegou a Santos, a Maria de Jesus podia vir de uma família da Camara, ou então seus pais mesmo mudaram.
Li que por ter pouca diversificação nos sobrenomes, muitos começaram a criar um sobrenome novo (não sei se isso realmente existiu).

Resposta

Link directo:

Família RODRIGUES SERRADAS / DA CÂMARA

#367743 | mila1000 | 31 mar 2016 19:02 | Em resposta a: #367613

Raphael,

Obrigada pelas respostas.
Vai ser importante localizar o casamento com Leonor.Pode ter acontecido erro na transcrição do nome de Manuel para Samuel.Comece a busca pelo 1º cartório (do sr Hidalgo),também seria ideal uma busca pela Curia,eles podem ter casado na igreja,e,aproveite para ver o batismo de sua avó.
Saiba que vai precisar do óbito da Leonor também.

Estou quase apostando no nome do Manuel 1892-Tabua/Madeira...
Vou dar mais olhada.

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 19:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen