Ajuda na leitura de assento de batismo
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas
Bom dia
Mais uma vez solicito ajuda na leitura de um assento de batismo (1º da esquerda) de uma criança de nome André
http://pesquisa.adb.uminho.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/3865EABCC5AB0C8AD0D5D593330B966A&r=0
Eu leio: aos 11 dias do mês de dezembro de 1583 anos que (eu) António de Faria batizei um filho de Amaro?? (qualquer coisa).. e de sua mulher Lucrécia Pires de Rabiçais ao qual foi posto nome André: foram padrinhos Francisco Dias de Bragadas e Susana Anes ?? desta freguesia e por verdade assinei aqui.
O que me deixou bastantes dúvidas foi o nome do pai da criança.
Desde já os meus agradecimentos
Canuta
Link directo:
Boa Tarde,
“…Amaro aº…” - Amaro Afonso
“… e Susana anes desta fregª…”
Cumprimentos,
Fernando Branca.
Link directo:
Prezado Canuta
A minha leitura, com um pormenor:
Aos 11.12.1583, eu Antonio Faria, baptizei um filho de Amaro Afonso e de sua mulher Lucrecia Pires, de rabiscais, ao qual foi posto o nome de Andre, foram padrinhos Francisco Dias, de bragadas e Susana Anes, desta freguesia e por verdade assinei aqui. Antonio de Faria
O pormenor consta na margem esquerda que diz: que faleceu (em criança), o que se é descendente de um Andre desta familia, procure outro, que no caso após o falecimento, os pais muitas vezes voltavam a repetir o nome dos filhos.
Melhores cumprimentos
Link directo:
Obrigada ao Fernando Branca e ao António Gonçalves pelos esclarecimentos prestados.
Na verdade ando à procura do assento relativo a um André supostamente de sobrenome Vaz, o que me leva a descartar o assento apresentado anteriormente, no entanto deparei-me agora com um outro que me parece o procurado. Por isso, mais um vez solicito ajuda para ver se é desta que encontrei o pretendido (3º da direita):
http://pesquisa.adb.uminho.pt/vaultimage/?id=DISSEMINATION/11B1ED3862485B9771213DBA6E8B8EA6&r=0
Eu leio Ao primeiro dia de janeiro de mil setecentos e setenta e nove batizei a André? filho de Simão Vaz e de sua mulher. Foram padrinhos André Gonçalves de Veboriça? e Isabel da Vuçada?. E por verdade assinei aqui.
Obrigada
Canuta
Link directo:
Desculpem, por lapso escrevi o ano de 1779 mas queria dizer 1579.
Canuta
Link directo:
Prezado Canuta
A minha leitura:
Ao 1 de Janeiro de 1579, baptizei Andre, filho de Simão Vaz e sua mulher, padrinhos Andre Gonçalves, reboriça e Isabel da roçadal, Padre Pedro Gonçalves
Melhores cumprimentos
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 22:49