Significado de:"....por comissão do Senhor Governador...."

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Significado de:"....por comissão do Senhor Governador...."

#368049 | mafss | 08 abr 2016 15:39

Agradeço a ajuda para compreender as seguintes questões:
1- 1646: " Certifico eu, Bernardino Telles de Menezes cura nesta Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos que a mim me enviou dizer o Reverendo Cura da Santa Sé João Simão d'Abreu por sua certidão que ele recebera por comissão do Senhor Governador a João Gomes Henriques ...."Que significa esta frase?

2- Em 1649 aparece um registo de casamento, feito pelo mesmo Padre, com os mesmos nomes e na mesma Igreja. Apenas as testemunhas são outras e menciona que foram dispensados no terceiro e quarto graus de consanguinidade. Casaram-se duas vezes ou não serão as mesmas pessoas?

Muito agradecida a quem puder esclarecer.

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368050 | saintclair | 08 abr 2016 15:47 | Em resposta a: #368049

-
"1- 1646: " Certifico eu, Bernardino Telles de Menezes cura nesta Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos que a mim me enviou dizer o Reverendo Cura da Santa Sé João Simão d'Abreu por sua certidão que ele recebera por comissão do Senhor Governador a João Gomes Henriques ...."Que significa esta frase?"
--
Para se apanhar o sentido da expressão, queira p.f. transcrever o parágrafo anterior.
---
Sobre a ultima questão; serão com certeza outras pessoas.
Sc.

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368053 | mafss | 08 abr 2016 16:16 | Em resposta a: #368050

Obrigada pela sua pronta resposta.
O registo em causa começa exactamente neste parágrafo: Certifico....
Grata pela atenção.

Resposta

Link directo:

Por comissão Snr. Governador

#368057 | saintclair | 08 abr 2016 17:00 | Em resposta a: #368053

-
Talvez assim;
Certifico eu, Bernardino Telles de Menezes cura nesta Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos que a mim me mandou dizer o Reverendo Cura da Sé; João Simão d'Abreu por sua certidão que ele [Cura Sé] recebera por mandato do Senhor Governador a João Gomes Henriques.
-
https://santoantonio.wordpress.com/page/15/
Cumptºs
Sc.

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368092 | mafss | 09 abr 2016 16:53 | Em resposta a: #368057

Mais uma vez o meu melhor obrigada.
Mas, "o porquê" de um mandato do governador?

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368093 | saintclair | 09 abr 2016 17:40 | Em resposta a: #368092

-
Cara Confreira;
Terá que escrever mais algumas linhas da sua mensagem, e verifique se ficou alguma
frase por transcrever.......

"1- 1646: " Certifico eu, Bernardino Telles de Menezes cura nesta Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos que a mim me enviou dizer o Reverendo Cura da Santa Sé João Simão d'Abreu por sua certidão que ele recebera por comissão do Senhor Governador a João Gomes Henriques ....... /// .......................
....................................
-Escreva mais alguma coisa a seguir a Henriques, para se perceber!......
-----

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368186 | mafss | 13 abr 2016 13:24 | Em resposta a: #368093

Caro Confrade
Estive ausente e só hoje vi a sua mensagem. As minhas desculpas e obrigada pela sua paciência.
Passo a transcrever todo o documento:
Certifico eu, Bernardino Telles de Menezes cura nesta Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos que a mim me enviou dizer o Reverendo Cura da Santa Sé João Simão d'Abreu por sua certidão que ele recebera por comissão do Senhor Governador a João Gomes Henriques filho de Manuel Gomes Henriques e de Catarina Luiz defunta com Maria Rodrigues filha de António Gonçalves já defunto e de sua mulher Catarina Lopes fregueses desta freguesia foram testemunhas o "ó itto P---?) João Simão de Abreu o Padre Jerónimo da Silva o Padre Manuel da Silva Mateus Gomes Manuel----e por ser verdade fiz este assento hoje vinte e dois de Outubro de seiscentos e quarenta e seis anos// o Cura Bernardino Telles de Menezes
Bem haja

Resposta

Link directo:

Casamento efectuado por ordem Governador

#368190 | saintclair | 13 abr 2016 14:38 | Em resposta a: #368186

-
Cara Confreira;
Terá que fazer o favor de me enviar o outro registo de casamento feito em 1649.
Acontece que o 1º casamento foi feito por ordem do Governador...... não foi efectuado
conforme os preceitos da Igreja Católica Romana.
O Concilio de Trento, anos 1545 a 1563, obrigava a determinadas regras! .....
Em 1649 é que se deu o verdadeiro casamento.... tanto mais que os noivos eram
primos .... ou coisa parecida.[dispensados no terceiro e quarto graus de consanguinidade.]
Este caso é importante, pelo que lhe agradeço o favor de transcrever o 2º casamento,para
se poder avaliar.
Repare que no 2º casamento as testemunhas já não serão Padres!!.....
-------
1º Registo de casamento;
Certifico eu, Bernardino Telles de Menezes cura nesta Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos que a mim me mandou dizer o Reverendo Cura da Sé, João Simão d'Abreu por sua certidão que ele recebera por ordem do Senhor Governador [registo casamento] de João Gomes Henriques filho de Manuel Gomes Henriques e de Catarina Luiz defunta com Maria Rodrigues filha de António Gonçalves já defunto e de sua mulher Catarina Lopes fregueses desta freguesia foram testemunhas o dito padre João Simão de Abreu o Padre Jerónimo da Silva o Padre Manuel da Silva Mateus Gomes Manuel----e por ser verdade fiz este assento hoje vinte e dois de Outubro de seiscentos e quarenta e seis anos// o Cura Bernardino Telles de Menezes.
Resumindo;
O Governador meteu a "cunha" ao Cura João Soares Abreu, este por sua vez deu ordens ao
cura Bernardino Telles de Menezes, e assim ficou um registo, que se analisar bem, nem
sequer fala de CASAMENTO, fica subentendido.......
Fico a aguardar que me envie o 2º registo casamento, ano 1649.
Obrigado
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368193 | mafss | 13 abr 2016 15:45 | Em resposta a: #368190

Caro Confrade
Passo a transcrever o registo de 1649:
Em os dois dias do mês de Agosto de seiscentos e quarenta e nove anos recebi eu Bernardino Telles de Menezes cura nesta Igreja de São Sebastião de Câmara de Lobos a João Gomes Henriques filho de Manuel Gomes Henriques e de sua mulher Catarina Luiz com Maria Rodrigues filha de António Gonçalves e de sua mulher Catarina Gonçalves fregueses desta freguesia sendo-lhe primeiro corridos os banhos na forma costumada e dispensados por Sua Santidade no terceiro e quarto grau de consanguinidade foram testemunhas Francisco Gomes Henriques e Manuel Gomes Correia com outros muitos os quais se assinaram comigo era ut supra//O Cura Bernardino Telles de Menezes// Francisco Gomes Henriques//Manuel Gomes
Grata pelo seu interesse
Maria dos Anjos Soares

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368194 | saintclair | 13 abr 2016 16:32 | Em resposta a: #368193

-
OK.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368274 | mafss | 16 abr 2016 11:31 | Em resposta a: #368194

Fico a aguardar a sua resposta.
Obrigada

Resposta

Link directo:

Casamento Igreja Católica Romana

#368280 | saintclair | 16 abr 2016 15:12 | Em resposta a: #368274

-
Maria Anjos;
Vou resumir o meu ponto de vista;
Inicialmente o Governador....[que não sabemos o nome],
diligenciou junto do Cura da Sé,Ilha Madeira, Paróquia de
Santo António, João Simão d'Abreu no sentido de ser passado
documento a atestar determinado casamento,tendo este João Abreu
enviado ao Cura Bernardino uma notificação para que celebrasse o
respectivo casamento.....[Proforma!!]
Decorridos alguns anos, e depois de obterem a autorização vinda de
Roma, já o casamento se pode realizar de acordo com a norma da
Santa Madre Igreja C.Romana.
Assim, se precissar de algum esclarecimento adicional, esteja à sua vontade
para o fazer.
Os m/ melhores cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368286 | mafss | 16 abr 2016 23:00 | Em resposta a: #368280

Obrigada pela sua opinião! Faz todo o sentido.

(Cinco Padres aldrabões, é obra!)

Com a minha gratidão, os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368335 | JASP | 18 abr 2016 12:09 | Em resposta a: #368286

Apesar de não ter tido intervenção neste tópico fiquei curioso com a sua conclusão, a dos padres aldrabões. Foi uma grande ousadia mas como consegue provar a existência de tantos aldrabões com tão pouco texto?

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

Concilio de Trento

#368337 | saintclair | 18 abr 2016 14:17 | Em resposta a: #368335

-
... Acresce que apesar do Concilio de Trento ter encerrado em 1563,
com as novas directrizes...... foi necessário deixar passar cerca de
cem anos, para os Abades, Padres, Curas, Vigários deste Portugal,
começarem a cumprir com as normas estabelecidas, o mesmo é dizer
que foi preciso aparecer gente nova, com outra maneira de estar na
vida.
Sc.

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368345 | mafss | 18 abr 2016 16:19 | Em resposta a: #368335

"aldrabões" foi precipitado! Talvez mesmo, brincadeira de mau gosto. Peço desculpa se ofendi.

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368346 | mafss | 18 abr 2016 16:39 | Em resposta a: #368337

Estive a verificar algumas certidões anteriores e, de facto há apenas uma que apresenta dispensa.

Já agora aproveito para informar que o governador era Manuel de Sousa Mascarenhas.

Mais uma vez as minhas desculpas pelo despropósito e creia no meu sincero muito obrigada.

Os meus melhores cumprimentos
Maria dos Anjos Soares

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368350 | JASP | 18 abr 2016 17:54 | Em resposta a: #368346

Cara Maria dos Anjos Soares,
Se ofendeu alguém a mim não foi. Se meti uma «colherada» no tópico foi porque fiquei curioso por não ter visto nada que levasse à sua conclusão. Enfim, poderia ter-me escapado algum pormenor e foi apenas isso. De qualquer maneira, já que às vezes o que parece não é - ou vice-versa, por vezes os registos paroquiais reflectem uma realidade que a nós, vendo as coisas a esta distância e com o prisma da nossa realidade, nos parece confusa, atrapalhada ou atabalhoada. É a vida, como sempre foi e será. O caso que apresenta era complicado de decidir, de acordo com os parâmetros da época, mas foi decidido certamente devido a uma urgência qualquer, como às vezes acontecia. As viagens para as ilhas poderiam levar muitos meses e uma decisão poderia levar muitos anos a chegar. E deve ter sido esse o caso. Veja se houve filhos deste casamento, confira as datas e, quem sabe, poderá encontrar uma resposta mais adequada.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

Reduto da Alfândega do Funchal

#368351 | saintclair | 18 abr 2016 18:26 | Em resposta a: #368350

-
Cara Confreira;
...Avançando um pouco para entender os factos:
"Registados diversos incidentes. Entre estes destacaram-se a excomunhão dos oficiais da pagadoria pelo bispo do Funchal, D. Jerónimo Fernando, e o cerco imposto ao Provedor da Fazenda pelos soldados, impedindo-o de contactar outras pessoas e de receber água e comida até que fossem pagos."
--
...Dado a Restauração 1640 ainda estar em curso.....[Os Espanhóis e seus amigos ainda
por cá andavam..... e Mandavam etc...] juntando a confusão que se passava na Ilha Madeira,
podemos supor que até para se realizar um casamento.... poderá ter havido um " braço de
ferro" entre o Bispo e o Governador..... etc....
--
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reduto_da_Alf%C3%A2ndega_do_Funchal
http://www.alram.pt/regiao/hist%C3%B3ria/breve-hist%C3%B3ria-da-madeira/105-alram/historia-da-alram/a-antiga-alf%C3%A2ndega.html
Cumprimentos
Saintclair
-

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368412 | mafss | 20 abr 2016 09:47 | Em resposta a: #368350

Obrigada.

Meus cumprimentos

Resposta

Link directo:

Significado de:

#368413 | mafss | 20 abr 2016 09:52 | Em resposta a: #368351

Agradecida por mais estas achegas e pelo artigo que enviou.
Os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Assentos casamento

#368414 | saintclair | 20 abr 2016 10:42 | Em resposta a: #368413

-
Resumindo; naquela época pelos vistos valia tudo!
Um casal consegue ter dois registos de casamento,
no espaço temporal de três anos, com a difª nome
dos padrinhos e pouco mais.
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 03:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen