Cidadania Portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Cidadania Portuguesa

#368106 | Isabel Abreu | 10 abr 2016 05:04

Bom dia!
Procuro registro de meu avô paterno, Antonio Fernandes Osorio.
As informações que possuo são de que ele nasceu em Trás-os-Montes e Alto Douro, em 25/05/1913; filho de Antonio Fernandes Osorio e Deolinda Hemenegilda; seus irmãos, que tenho conhecimento ainda vivos, Maria de Fatima Osorio Casimiro e João Fernandes Osorio ( moradores na cidade de Chaves).
Teria ido para o Brasil para não ter que participar da guerra.
Não consigo encontrar informações que me ajudem a achar seu registro.
Como atualmente estou morando em Londres, gostaria de aproveitar a proximidade e oportunidade para garantir a permanência de minha família aqui.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa

#368109 | aforjaz | 10 abr 2016 08:36 | Em resposta a: #368106

http://m.pbi.pt/m/name/search/fernandes%20osorio%20/chaves?seed=2132172488

Aqui tem a lista telefónica onde figura um sr. João Fernandes osorio . Boa sorte

A. Forjaz

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa

#368120 | MCNN | 10 abr 2016 21:21 | Em resposta a: #368106

Boa noite Isabel

No link seguinte pode ver o pedido de passaporte para o Brasil (Rio de Janeiro), feito em Vila Real em 09/05/1913, de uma pessoa de nome António Fernandes Osório, de 30 anos de idade, natural do lugar de Vilarinho na freguesia de Friões, concelho de Valpaços. Ele iria viajar na companhia da esposa, Deolinda das Dores, de 20 anos de idade:

http://digitarq.advrl.dgarq.gov.pt/viewer?id=1070549

(selecione a imagem 240.tif, é o registo nº 2095)

Pelos nomes em causa, e a não ser que estivéssemos perante uma coincidência, parece ser o pedido de passaporte dos seus bisavós. Mas como mais à frente lhe explicarei trata-se mesmo dos seus bisavós.


Este é o assento de batismo do seu bisavô, batizado em Friões, Valpaços:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP12-001-010&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVLP12-001-010/PRTC0808D_ADVRL-PVLP12-001-Lv010_M_00006.jpg

Mas também consegui descobrir o assento de batismo da sua bisavó, Deolinda das Dores:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP28-001-033&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVLP28-001-033/PRTC0808D_ADVRL-PVLP28-001-Lv033_M_00045.jpg

Ela foi batizada na freguesia de Valpaços, concelho de Valpaços. De notar que o pai dela se chamava João Batista Hermenegildo, o que explica o nome de Deolinda Hermenegildo que sua bisavó terá vindo a usar.

Este assento contém o averbamento do casamento dos seus bisavós em 11/06/1910 na freguesia de Friões e o averbamento do óbito do seu bisavô, que faleceu na freguesia de Friões em 23/10/1950.

Concluindo, seu avô nasceu 19 dias depois deste pedido de passaporte. Ora o facto do passaporte ter sido pedido dia 9 não quer dizer que tenham viajado logo no dia a seguir. Podem ter viajado 1 mês ou 2 meses depois. Mas a confirmar-se a data de nascimento do seu avô, a verdade é que seu avô pode ter nascido ainda em Portugal, pode ter nascido a bordo do vapor que levou sua família para o Brasil ou pode ter nascido já no Brasil.


Eu no seu lugar começaria por contactar a Conservatória do Registo Civil de Valpaços e pedia-lhes para procurar o assento de nascimento do seu avô. Diga-lhes a data provável de nascimento, o nome dos pais e diga-lhes que seu bisavô era natural da freguesia de Friões e sua bisavó era natural da freguesia de Valpaços.

Caso eles não encontrem o assento de nascimento do seu avô, isso quer dizer que seu avô pode ter nascido já a caminho do Brasil, ainda em Portugal (Porto ?), em alto-mar ou já no Brasil.

Depois diga como é que correu essa busca.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 05:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen