Ribeiros, de Tavarede

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Ribeiros, de Tavarede

#368251 | Pursim | 15 abr 2016 12:22

A quem interessar

No Forum têm sido citados Ribeiros de Tavarede. Poderá haver mais que uma família deste apelido.
Descendo de uma família Ribeiro de Saldanha de Tavarede que foi para o concelho de Oliveira do Hospital, seguindo na esteira de dois padres (ou seria o inverso).
Maria Ribeiro de Saldanha, foi madrinha em 1606 em Lagares da Beira, dizendo o registo ser casada com António Pinto Ribeiro.
Era irmã dos padres Dr. António Ribeiro de Saldanha e Francisco Ribeiro de Saldanha, que foram curas de Seixo.
O dr António Ribeiro de Saldanha já era cura em 1620. O Pde Francisco teve ordens de evangelho em 1624, após uma sumára inquirição de Genere.
Na inquirição é dito filho de António Luís Ribeiro e Maria Dias. Este casal casou em Tavarede aos 20 01 1578. O registo chama-o de António Luís e não diz o nome da nubente, só que era filha de Jerónimo Dias. A mulher de António Luís é sempre tratada nos baptizados dos filhos como Maria Vaz, do nome da mãe, e só no óbito é referida como Maria Dias.
Aqui aparece uma segunda família Ribeiro, de António Luís. Mas Maria Vaz/Dias tem nas suas origens Ribeiros que suponho serem os mesmos do Pde. Francisco Ribeiro, falado em outras mensagens no forum
Ora vejamos. Este pde Francisco Ribeiro tem como avós maternos Jorge Gonçalves e Ana Vaz. Aquele Jerónimo Dias era casado com Maria Vaz, sendo de uma geração anterior, podendo ser os pais de Ana Vaz.
Vejamos a ligação deste Jerónimo Dias com Ribeiros.
Tenho-o como pai de Leonor Dias. Leonor Dias casou com Manuel Vaz e tiveram entre os filhos:
a) António Ribeiro, falecido em 1595 em Sevilha
b) Francisco Ribeiro, b. 10 03 1582
c) Pde Pedro Ribeiro, b 22 03 1586. Matrícula em Cânones: 1607.10.19 e 1608.12.20 como filho de Manuel Vaz. Já padre em 1612
d) Manuel Ribeiro. Matrícula em Cânones como filho de Manuel Vaz: 1607.10.19, 1608.12.20
e) Maria Ribeiro b. 24 12 1585, que suponho ser a Maria casada com Francisco Dias.
Estes Ribeiros podem vir pelos Dias ou pelos Vaz.
Com tantos padres na família será difícil não encontrar ligações mais antigas.
Se alguém encontrar algo sobre eles agradeço a informação. Em todo o caso estas informações talvez aproveitem a alguém.
GSantos

Resposta

Link directo:

Ribeiros, de Tavarede

#368256 | Pedro França | 15 abr 2016 15:38 | Em resposta a: #368251

Caro "G".

Sobre os Ribeiros de que fala não posso dizer nada. Fiz uma "visita" aos assentos de casamento de Tavarede (20.01.1578), tif [300] no Family Search (o etombo está em manutenção) e tropecei no casamento que refere. O que eu objetivamenteleio é que António Luís se recebeu com a filha de Francisco Dias. Nada aí me deixa supor a sua ligação com "Ribeiros".
Efetivamente, eu e os meus primos Zé Filipe e João Caldeira descendemos de tronco comum de Manuel Ribeiro irmão do Pe. Francisco Ribeiro, de Tavarede, que tem processo de ordenação no AUC como já foi aqui tratado bastas vezes. Essa é uma geração de Ribeiros apesar de os pais e os avós poderem não ostentar esse apelido. Certo é que, para irmãos terem o mesmo apelido, de alguma parte lhes veio.
Sobre isto é o que posso adiantar agora. Poderei, em função do que me diz e dos lugares que possam ser da diocese de Coimbra é trazer à leitura algum processo de ordenação, se o houver, que porventura estabeleça alguma ligação com Tavarede. Não posso, por ora, adiantar mais nada. Sei que há um outro ramo de Ribeiros meus e daqueles meus primos, que me remetem para Tavarede mas, são mais tardios e provêm de outra freguesia próxima, cujo nome agora não posso adiantar porque estou fora de casa, na escola, num intervalo.
Até logo.

Abr.,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Ribeiros, de Tavarede

#368277 | Pursim | 16 abr 2016 14:19 | Em resposta a: #368256

Obrigado Dr. Pedro França pela sua resposta. Para consulta rápida, atendendo que os registos de Coimbra se me negam com alguma frequência, tenho no computador aqueles que me interessam,. Isso permitiu-me aceder ao referido registo. Julgo que tem razão. A abreviatura, que me pareceu Jerónimo, deve efectivamente ser Francisco. Fui levado ao erro pelos vários Jerónimos que aparecem e o F ser idêntico aos J existente na página (ex. Jorge, Janeiro, Junho) e a abreviatura de Francisco, na última linha da pág. ser diferente. Posso dizer, no entanto, que os outros Ribeiro aparecem no M1 de Tavarede e no Archeevo. Podem ser, ou não, parentes dos vossos familiares.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

Ribeiros, de Tavarede

#368289 | Pedro França | 17 abr 2016 00:08 | Em resposta a: #368277

Caro Gabriel.

Venho novamente à liça sobre os "Ribeiros" para dizer que o outro ramo em falta de que lhe falei e igualmente antigo provém de Quiaios. Ele culmina em Ana Ribeira (*1744), de Tavarede (o apelido vem-lhe por via materna e a mãe ainda é de Quiaios) que casa em 1761, em Tavarede, com António da Silva Miguéis (*1737) também desta freguesia. Eu e o primo Zé Filipe descendemos também deste casal. Creio que esta linha está inserida aqui no Geneall.

Boa continuação.
Pedro França

Resposta

Link directo:

Ribeiros, de Tavarede

#368294 | Pursim | 17 abr 2016 11:30 | Em resposta a: #368289

Caro Pedro França

Mais um vez, o meu obrigado pela sua resposta pronta, como é seu costume neste espaço. Pesquisei Tavarede em profundidade de 1600 para trás mas os registos são muito reduzidos nas informações. Os Ribeiro podem ser uma só ou mais do que uma família. Só de outros fundos documentais poderá vir alguma luz. Infelizmente a minha fraca mobilidade não me permite explorá-los enquanto não estiverem on-line.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 13:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen