Localização do assento de baptismo de Sancia Maria Pires

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Direito | Famílias

Localização do assento de baptismo de Sancia Maria Pires

#368265 | ivytorres | 15 abr 2016 19:10

Boa tarde!

Estou buscando pelos documentos dos meus antepassados, e cheguei até minha bisavó materna, Constancia de Jesus. Porém, há inconsistências na filiação dela, como segue:

Na certidão de nascimento de Constância: mãe Sancia Maria Pires, avós maternos José Pires e Eulália Pires, pai incógnito.

Registro de estrangeiros: cita José de Jesus como pai.

Na certidão de nascimento de minha vó, filha de Constância: mãe Maria Sancha de Jesus e pai Pedro Ferreira.

Na certidão de casamento de Constancia: mãe Sonia Maria Ferreira, pai incógnito.

Sei que o registro de nascimento de Constancia é da paróquia de Seixas, freguesia de Santa Eulália de Santalha, concelho de Vinhaes, diocese de Bragança. A data de registro é 16/05/1892, o nascimento foi em 01/04/1892.

Como é possível o sobrenome da mãe dela ter mudado, se ela faleceu quando Constancia era pequena? Como posso descobrir a filiação correta?

Resposta

Link directo:

Localização do assento de baptismo de Sancia Maria Pires

#368266 | mila1000 | 15 abr 2016 22:13 | Em resposta a: #368265

Ivy,
Constancia emitiu passaporte em 25/05/1912,e,o nome de sua mãe Sancia Maria ,mas,para confirmar terá que solicitar o batismo ao Arquivo de Bragança.Notei que a idade é de 22 anos,portanto,o nascimento teria sido em 1890.
PASSAPORTE DE CONSTÂNCIA DE JESUS
PT/ADBGC/AC/GCBGC/PAS/077/1149G/000453
1912-05-25 a 1912-05-25
Registo n.º1152
Filho de: Sancia Maria;

Natural de: Santalha-Santalha-Vinhais;

Idade: 22 anos;

Literacia: não sabe escrever;

Estado Civil: solteiro(a);

Profissão: Doméstica;

Destino: Brasil.
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1291310
imagem 116.tif

no familysearch há batismos de 1892,mas,só conseguirá consultar os arquivos numa igreja mórmon.
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-YXS7-JM?mode=g&wc=96RX-JW5%3A259254001%2C266043001%2C266216101%2C266216102%2C264317301&cc=1976616



Teria que encontrar o batismo de Sancia Maria,pois,ela pode ter casado com Pedro Ferreira,o pai de Constancia,e,ter sido reconhecida como filha.
Quanto ao documento de estrangeiro,já solicitou o processo de Constancia ao Arquivo Nacional?
Quanto ao nome ter “mudado”,teria que ver o que ela informou no casamento civil,no religioso.Teria que pesquisar os jornais da época para ver o que saiu no proclama de casamento.
E,quanto a Sonia Maria Ferreira,teria sido erro do cartório em que se casou,ao invés de Sancia escreveu Sonia,e,como Constancia não sabia ler,não identificou o erro.
Essa é a minha opinião,e,quem sabe,algum confrade mais experiente nesses assuntos,possam dar maiores informações


Mila

Resposta

Link directo:

Localização do assento de baptismo de Sancia Maria Pires

#368287 | carlosmsl | 16 abr 2016 23:37 | Em resposta a: #368265

Cara Ivy,

O registos de baptismo de Constância de Jesus é o seguinte:
Assento N: 6 de 23/3/1890, de Seixas, freguesia de Santalha, Vinhais.

No assento aparece como filha de Sância Maria Pires e de pai incógnito. Neta materna de José Pires e Eulália Pires.

Cumprimentos,

CL

Resposta

Link directo:

Localização do assento de baptismo de Sancia Maria Pires

#369009 | ivytorres | 04 mai 2016 21:57 | Em resposta a: #368287

Olá, Mila e CL, e obrigada pela ajuda!

O assento de baptismo de Constância eu possuo, estou buscando pelo da Sancia, para apurar o sobrenome correto, porém não encontro pistas. Creio que seria necessário descobrir onde a mesma foi nascida e seus casamentos, mas ninguém da família sabe essa informação.

Por ela ter nascido e morrido em Portugal, quando Constância ainda era pequena, eu não tenho pistas.

O que me intriga mesmo, é o motivo da filiação sempre ser diferente. Seria falha na memória de Constância? Ou ela simplesmente inventava os nomes para preencher cadastros? Os cartórios não exigiam documentos para comprovar filiação?

Mila, o segundo link que me enviou está com acesso restrito, mesmo logada no familysearch. E os jornais que mencionou, existe algum database online para consultas?

Obrigada mais uma vez pela grande ajuda!

Resposta

Link directo:

Localização do assento de baptismo de Sancia Maria Pires

#369011 | mila1000 | 04 mai 2016 22:20 | Em resposta a: #368265

Ivy,

quando lhe enviei o segundo link,lhe avisei que só poderá consultá-lo numa igreja mormon,pois,somente os membros da igreja possuem a senha.Só indo pessoalmente até uma igreja que tenha o Centro de Historia da Familia.Eles são muito atenciosos e prestativos.

Mila

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen