Registros de Nascimento - Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Registros de Nascimento - Portugal

#368471 | paulo.sikeira | 22 abr 2016 09:35

Pessoas, me ajudem, por favor!!!

Estou tentando localizar o Assento de Nascimento de minha bisavó (com o intuito de tirar a cidadania portuguesa de minha avó, que é viva, meu pai e minha) e está sendo enlouquecedor não encontrar absolutamente nada.

Entrei em contato com Conservatórias de Registros Civis, Concelhos, Arquivos Distrais, Paróquias. Aqui no Brasil, fiz pesquisas nos sites da Imigração do Governo do Estado de São Paulo, FamilySearch, Tombo.pt, Arquivo Público do Estado de São Paulo, etc., todos os lugares imagináveis e inimagináveis, e não encontro nada.

Tenho o Passaporte original dela, o registro de emissão do Passaporte dela (consegui através do Arquivo Distrital de Aveiro), o Registro de Estrangeiro do Brasil (RG), Certidão de Casamento e Certidão de Óbito dela. O máximo de informações que consigo tirar de tais documentos são:

Nome de Solteira: MARIA DO CARMO RODRIGUES
Nascimento: 16/06/1911
Filiação (mãe): FRANCISCA FERREIRA DOS SANTOS
Filiação (pai): MANUEL RODRIGUES DA COSTA (talvez existam registros com O no lugar do U - MANOEL)
Natural de: MEALHADA, AVEIRO (o registro de emissão do Passaporte diz ser da freguesia CASAL COMBA, porém, não há essa informação em nenhum outro documento dela)

* Passaporte e vinda ao Brasil:
Emitido em: AVEIRO (Nº 163, livro 54, fls. 26)
Data de emissão: 28/01/1925 (14 anos)
Última residência: ANADIA, AVEIRO
Navio: Almanzora
Embarque: 08/02/1925 - Lisboa
Desembarque: 22/02/1925 - Santos
Observação: o pai já era falecido e veio com a mãe.
Dados do passaporte da mãe: FRANCISCA FERREIRA DOS SANTOS (ano nasc.: 1887 ou 1888); Emitido em: 28/01/1925 - AVEIRO - Nº 162, livro 54, fls. 26; Filiação: JOÃO FERREIRA CABEÇA e CLEMENTINA DOS SANTOS;

* Informações brasileiras (acredito não serem relevantes, já que não foram transcritas à Portugal):
Casamento: 23/02/1935 - Cartório do 10º Subdistrito Belenzinho - São Paulo/SP
Cônjuge: Alcides de Mello (brasileiro)
Nome de Casada: MARIA DO CARMO RODRIGUES DE MELLO
RG: 770509 - Permanência: Definitiva - Emissão do RG: 07/05/1943
Óbito: 15/08/1980 - Cartório do 14º Subdistrito Lapa - São Paulo/SP

Lembrando que fiz contato com o Cartório do Belenzinho e eles informam que não receberam a Certidão de Nascimento de minha bisavó no ato do casamento.

Por favor, me ajudem... estou ficando louco, já!!!

Desde já, agradeço a colaboração de todos.

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368473 | saintclair | 22 abr 2016 10:58 | Em resposta a: #368471

-
Freguesia Casal Comba- Concelho Mealhada;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Casal_Comba

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368474 | saintclair | 22 abr 2016 11:19 | Em resposta a: #368473

-
Caro Paulo;
Sugiro que escreva ao Arq.Dist. Aveiro, indica nome da
sua bisavó, nome pais, data nascimento, Freguesia Casal
Comba- Mealhada, e pede fotocópia do assento de nascimento.
Pelo que escreve, vc. tem todos os dados para obter o registo
de nascimento sua bisavó, basta escrever ao ADAveiro, e ter um
pouco de calma,.....caso contrário vc. atrapalha-se a si próprio.!
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368475 | paulo.sikeira | 22 abr 2016 11:34 | Em resposta a: #368474

Então, mas como dito anteriormente, tanto o AD Aveiro, quanto as CRCs de Mealhada, Anadia e outros concelhos vizinhos, dizem não encontrar tais registros... Por isso estou pedindo ajuda aqui...

Uma informação bem chata que obtive mais de uma vez, é que, naquela época (até 1959), as pessoas podiam ser registradas, não necessariamente no concelho/distrito de nascimento. Neste caso, os pais somente informavam o local, por exemplo: ela nasceu em Mealhada-Aveiro, mas foi registrada em Odivelas-Lisboa. O documento sai como Mealhada-Aveiro, pois foi informado pelos pais no momento, mas este fica arquivado em Odivelas-Lisboa. Dei exemplos super distantes, propositalmente, pra mostrar que pode estar em qualquer lugar isso.

Por isso, o meu pedido desesperado de ajuda. Deve ter ocorrido isso com ela e, se foi, como achar este registro??

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368476 | saintclair | 22 abr 2016 11:50 | Em resposta a: #368475

-
Caro Paulo;
....Responda só às perguntas;
1º;- quando vc. pediu o assento nascimento
no Arq. Dist. Aveiro, vc. indicou a Freguesia de
Casal Comba-Concelho Mealhada?
Fico no aguardo.....
Sc.

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368477 | MCNN | 22 abr 2016 11:59 | Em resposta a: #368475

Bom dia Paulo

Não vale a pena ficar louco !!!

O seu único problema foi ter dado crédito à data de nascimento da sua bisavó, uma vez que essa data de nascimento está manifestamente errada.

Aliás, eu desconfiei logo dessa data de nascimento quando vi o pedido de passaporte da sua bisavó, pois para ter 14 anos quando pediu o passaporte se a data que indicou estivesse correta então ela teria nascido em 1910.

E foi isso que sucedeu, no link a seguir pode ver o assento de batismo da sua bisavó:

http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1217360

(selecione a imagem 33.tif)

Ela nasceu em 27/07/1910 em Pedrulha, freguesia de Casal Comba, concelho da Mealhada.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368478 | paulo.sikeira | 22 abr 2016 13:29 | Em resposta a: #368476

Na meu primeiro contato com eles, não. No segundo contato feito com eles, sim!!!

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368479 | paulo.sikeira | 22 abr 2016 13:54 | Em resposta a: #368477

Maurício, bom dia.

Como assim rapaz??? Você é anjo, você não existe, você é mágico.... o que é você???

Primeiro que não entendi a sua lógica das datas, porém, ronda uma história na família que ela reclama dizer ter a data de nascimento errada em seus documentos. Ela dizia que era de JULHO e tanto a minha avó (filha dela), como meu pai, meus tios... todos falam que ela que estava errada, já que TODOS os documentos dela estão com data de 16 de JUNHO.

Pior é que, o passaporte dela, como eu disse, eu tenho ele aqui, comigo, em mãos, com a data de 16/06/1911... o registro de emissão, como vc pode ver no Arquivo Distrital de Aveiro, também conta com a mesma data. E claro, o RG brasileiro dela, saiu com a mesma data!!!

Que loucura, como vc fez essa mágica?? Não entendi como vc desconfiou estar errado... o passaporte dela diz que ela tinha 14 anos quando emitiu. Se foi emitido no começo do ano e ela fazia aniversário em "junho", ela ainda teria 13 quando foi emitido e a informação no passaporte estaria errada... porém, com as informações tão "vomitadas" como eram na época, quem preencheu seus dados no passaporte, pode ter somente feito um cálculo rápido de subtração: 1925-1911 = 14 anos... e colocar a informação de 14 anos no passaporte.... por isso, jamais imaginei o ANO DE NASC. estar errado.

O que te levou a desconfiar do erro?

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368484 | MCNN | 22 abr 2016 14:38 | Em resposta a: #368479

Olá Paulo


Antes do mais, não é que tenha muita importância, mas o meu nome é Mário.

Várias coisas me levaram a suspeitar da data de nascimento de sua bisavó.

Em primeiro lugar, eu sempre desconfio das datas de nascimento dos nossos antepassados que foram para o Brasil, porque a experiência tem-me demonstrado (e o caso da sua bisavó foi apenas mais um exemplo) que muitas vezes as datas documentadas estão erradas. E a experiência tem-me ensinado igualmente que, quando existe erro, os homens são a maioria das vezes mais novos do que se supunha e as mulheres são a maioria das vezes mais velhas do que se supunha.

Razões para as idades estarem erradas ? Existem várias. Falando primeiro em erros intencionais, no caso dos homens, eles muitas vezes iam ainda adolescentes para o Brasil e quando lá chegavam, tendo em vista ter mais facilidade em arranjar trabalho, "acrescentavam" alguns anos à sua idade. Eles iam vivendo a sua vida com essa idade falsa, os seus documentos acabavam por ficar com essa data de nascimento falsa, e nem os seus descendentes suspeitavam disso. Quando mais tarde os seus descendentes procuravam os seus assentos de batismo deparavam-se com um grande problema, pois estavam convencidos que seus antepassados tinham nascido em dado ano e procuravam em vão por esse assento de batismo nesse falso ano de nascimento.

No caso das senhoras, a única hipótese que me lembro para intencionalmente roubarem anos à sua idade é a de que eventualmente gostariam de retirar alguns anos à sua idade a fim de terem mais facilidade em casar. E o problema dos seus descendentes, quando mais tarde iam procurar seus assentos de batismo, era o mesmo. Procuravam no ano errado.

Mas repare que, nos casos que descrevi tratam-se de erros intencionais, Mas muitos (eventualmente a maioria) dos erros não eram intencionais, as pessoas pura e simplesmente não davam a mesma importância que se dá hoje a esse dado que é o ano em que se nasceu e enganavam-se.

Voltando ao caso específico da sua bisavó e às minhas suspeitas, se a data que o Paulo indicou estivesse correta, então sua bisavó quando tirou o passaporte teria 13 anos de idade e não 14 anos de idade como está indicado no passaporte, daí eu ter desconfiado que o ano de nascimento estaria errado e que ela provavelmente ela teria nascido em 1910.

Finalmente, se já todos tinham procurado pelo batismo de sua bisavó nessa freguesia em 1911 e nada tinham encontrado, então pelo menos uma das seguintes hipóteses estaria provavelmente correta:

a) A freguesia de nascimento estava errada
b) O ano de nascimento estava errado

Como vê não foi preciso mágica nenhuma, foi só seguir a lógica pois o mais provável era o ano estar errado.

No caso específico da sua bisavó, tudo aponta para que o erro da idade não tenha sido intencional. Mas de uma coisa pode ter a absoluta certeza, sua bisavó tinha razão quando afirmava ter nascido em Julho !!!

Um abraço

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#368487 | paulo.sikeira | 22 abr 2016 15:17 | Em resposta a: #368484

Caro Mário,

Primeiramente, desculpe-me pelo erro em seu nome. Estive conversando com um Maurício, que estava me ajudando nas pesquisas e, por isso, fiz tal confusão.

Em segundo lugar, fico muito agradecido por toda essa experiência que você possui e pela sua boa vontade em ajudar nas buscas, inclusive, vi que você é bem ativo aqui no site e ajuda MUITA gente!!!

Sem a sua experiência, COM TODA A CERTEZA, eu teria mais uma noite de sono perdida em frente ao computador e mais um dia enlouquecido, visto que tem sido assim há pelo menos umas 5 noites (viradas em frente ao computador) e dias (zumbi em frente ao computador).

Agora, tenho que tratar de solicitar o arquivo oficializado para o Arquivo Distrital de Aveiro, ver com o consulado português de São Paulo/Brasil no que implica as certidões seguintes (casamento e óbito) estarem com data errada e como corrigi-las se necessário.

Graças a você, poderei dar seguimento nos documentos de minha família!!

Gostaria de agradecê-lo pessoalmente, se possível, algum dia, no Brasil ou em Portugal, espero poder te encontrar para agradecê-lo pessoalmente.

Anote, por gentileza, meu contato: paulo.sikeira@gmail.com

Muitíssimo obrigado por toda a sua ajuda e conhecimento!!

Forte abraço!!

Paulo Siqueira M. Oliveira

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#417627 | Linhares1000 | 03 set 2019 16:17 | Em resposta a: #368471

Gostaria de solicitar alguma ajuda para obter dados do meu bisavô. As informações que tenho são limitadas. Agradeceria se alguém pudesse compartilhar alguma experiência ou qualquer outra ajuda, obrigado.
Dados:
Nome: Antonio Mathias da Rocha
Região de nascimento: Trás-os-montes
Ano: entre 1860 a 1880

Resposta

Link directo:

Registros de Nascimento - Portugal

#417628 | Linhares1000 | 03 set 2019 16:21 | Em resposta a: #417627

Desculpe, a postagem acima está incorreta.
O nome em questão é Antonio Jose Mathias . Obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 mai 2024, 10:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen