Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Famílias | Genética

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

#368924 | brunolobo | 03 mai 2016 02:38

Olá pessoal!

Estou tentando conseguir a cidadania portuguesa, porém, não tenho em mãos a certidão de nascimento do meu bisavó, que já é falecido, eu, meu pai, e minha avó já procuramos em todos os documentos dele, mas nada encontramos. Só conseguimos documentos brasileiros (certidão de casamento, carteira de trabalho e certidão de óbito). Todas dizem que ele realmente era Português, e desses documentos eu consegui algumas informações.

Meu bisavô nasceu em 24/06/1910 em Vila Real, Portugal, segundo os documentos. Mas, segundo minha avó, ele veio escondido num navio quando ainda era menor de idade e essa data pode estar errada. (Ele pode ter mentido para se passar por maior de idade)

Segue um pequeno resumo de algumas informações que consegui encontrar:

Data Nascimento em Portugal: 24/06/1910
Local: Vila Real
Nome: Antonio Ribeiro
Filiação: Antonio Ribeiro Junior e Luiza Parafita

Já enviei e-mail para o Arquivo Distrital de Vila Real e eles me disseram que preciso da freguesia exata onde ele teria nascido para conseguir me ajudar, porém não tenho essa informação. Como ele veio, segundo minha avó, ilegalmente, acredito eu que essa viagem não está registrada em passaportes, se é que ele tinha passaporte.

Como poderia encontrar a certidão de nascimento dele?

Desde já, agradeço demais a ajuda de todos!

Tenham uma ótima semana.

Att,
Bruno Assumpção.

Resposta

Link directo:

VIla Real, Alijó

#368931 | silvestre | 03 mai 2016 12:39 | Em resposta a: #368924

1. O seu avô era natural de Vila Real, Alijó e os cartões de e/imigração da irmã Adelaide estão online no familysearch:
irmã:
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-958H-BVZ?mode=g&i=55&wc=QSDT-6YM%3A1019548201%2C1021255501%3Fcc%3D1932363&cc=1932363

2. Ao pesquisar no tombo.pt, verifiquei que Alijó tem várias freguesias mas não estão online os registos de 1910.

3. Também estão online os registos de psassaporte de Vila Real, pelo que deve pesquisá-los a partir de 1953 (data da partida da irmã) para trás:
http://tombo.pt/d/vila-real

Bom trabalho

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

#368936 | brunolobo | 03 mai 2016 15:15 | Em resposta a: #368931

Muito obrigado por isso! Só de ter a oportunidade de ver fotos da minha tia-bisavó valeu ter postado . aqui. Talvez com esse documento dela eu consiga encontrar mais informações sobre em que freguesia exatamente eles nasceram. Vou enviá-lo para o Arquivo Distrital de Vila Real na minha próxima comunicação com eles.

Comecei a procurar no registro de passaportes, e devo continuar procurando, mas acho improvável que ele tenha registro porque, segundo minha avó, ele veio escondido em um navio e era menor de idade. O que dificulta tudo para mim é o fato de que minha avó não parece saber bem a história, e não procura saber com quem deve saber de verdade.

Entrei em contato com a parte da familia descendente direta de Adelaide Ribeiro e eles, todos, possuem a nacionalidade. Estou vendo se consigo descobrir a freguesia exata onde ela nasceu para conseguir puxar pelo irmão para o meu lado, mas ao que vejo nesse documento que você me conseguiu os filhos dela já eram nascidos lá e possuiam a nacionalidade sem precisar puxar da mãe.

Vi também em alguns fóruns que o registro de baptismo para casos anteriores a 1911 eram válidos como certidão de nascimento para o Consulado Português, mas também não tenho ideia de como procurar por isso. Se meu bisavô realmente nasceu em 1910, acredito que ele deve ter sido batizado antes no máximo em 1911.

Novamente, obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

#368939 | mila1000 | 03 mai 2016 16:43 | Em resposta a: #368924

Bruno,

Se contactou os descendentes diretos de Adelaide,eles poderão lhe dizer de que freguesia ela era.

Volte a conversar com eles,mostre-lhes o cartão de Adelaide,ou seja,procure estabelecer um vinculo,uma amizade,e,diga que falta o batismo de Antonio para obter sua nacionalidade.

Sabendo a freguesia onde nasceu Adelaide,haverá uma enorme chance de ser a mesma do Antonio.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

#368944 | silvestre | 03 mai 2016 18:42 | Em resposta a: #368924

Bruno,
A naturalidade é Alijó, Vila Real. O concelho de Alijó tem várias freguesias , uma das quais Alijó, o mais certo é ser essa.
Porém, como tem a data de nascimento certa, será fácil encontrar o seu bisavô, mesmo que tenha nascido noutra freguesia do concelho.
http://tombo.pt/f/alj01

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

#368946 | brunolobo | 03 mai 2016 19:54 | Em resposta a: #368924

Mila,

Meu pai está encarregado dessa parte do contato com os descendentes porque ele já teve contato com eles antes (quando ainda não sabiamos de tudo isso). Estamos construindo pontes e descobrindo partes da familia que nem sabiamos existir. Pedimos a eles a freguesia de nascimento de Adelaide, estamos no aguardo.

No meio tempo eu continuei a minha busca com o Arquivo Distrital de Vila Real. Enviei o documento que consegui de Adelaide e me pediram para entrar em contato direto com a Conservatória de Alijó por não terem registros além de 1903. Me informaram, no Arquivo Distrital, para pedir que a Conservatória de Alijó pesquise nos registros de Vila Verde. Coincidentemente, já havia ouvido por alto de alguém da familia que teriamos antecessores lá.

Ao que tudo indica, a freguesia onde meu bisavô e sua irmã nasceram é a de Vila Verde.


Silvestre,

Não sei se eu não entendi direito como o tombo.pt funciona, mas eu entrei na página que você me deu e não consegui acessar cópias digitais dos livros de baptismo. Acredito que elas não existam.

Tentei procurar nas freguesias de Alijó e na de Vila Verde, mas ambas estão sem cópias digitais dos registros de baptismo. Não encontrei também alguma forma de contato direto com as Paróquias, que são quem mantem esses registros.

Ainda estou aguardando retorno da Conservatória de Alijó sobre a pesquisa na freguesia de Vila Verde, tanto para meu bisavô, Antonio Ribeiro, quanto para sua irmã, Adelaide Ribeiro.

Qualquer confirmação que eu tenha da freguesia exata de nascimento deles ajuda bastante. Vou ver se consigo, também, apressar meu pai para obter essa informação dos filhos diretos e Adelaide, nascidos em Portugal e hoje residentes no Brasil, vivos.

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

#368948 | silvestre | 03 mai 2016 20:18 | Em resposta a: #368946

Bruno,
Muitos dos livros ainda não estão online, terá de pedir ao Arquivo de Vila Real. Por que refere Vila Verde? Era a freguesia de algum dos seus tios avós?
Vera

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa - Não consigo encontrar a Certidão de Nascimento de meu bisavô.

#368950 | brunolobo | 03 mai 2016 20:40 | Em resposta a: #368924

Vera,

Refiro a Vila Verde porque, segundo o Arquivo Distrital de Vila Real, é nessa freguesia que Antonio e Adelaide nasceram. Acabo de enviar email para o Arquivo Distrital referente aos registros de baptismo. Ainda aguardo retorno dos parentes que vivem aqui no Brasil, para confirmar a freguesia, e da Conservatória de Alijó.

Bruno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 15:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen