Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Famílias | Pessoas

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369532 | Andrea Chabudet | 19 mai 2016 11:49

Bom dia,

Peço ajuda dos senhores para encontrar o Passaporte do casal com filhos, meus triavós, que vieram para o Brasil na década de 1880, para a cidade de Cantagalo no Rio de Janeiro.

Manuel Figueira de Quintal
Maria do Patrocínio Figueira

nome dos pais de Manuel

Antônio Figueira Quintal
Joaquina de Jesus (o documento que tenho está em péssimo estado de conservação, o nome Joaquina não está muito claro)

nome dos pais de Maria do Patrocínio.

(nome ilegível) Rodrigues
Maria do Patrocinio

Ambos são naturais da ilha da Madeira, se casaram em curral das freiras.

Não encontrei na base de dados on line do arquivo da Madeira informações sobre o passaporte deles, uma hipótese é que eles tenha partido de outro lugar de Portugal , como exemplo Lisboa.

Meu bisavó que se chamava José disse que nasceu em Portugal e veio para o Brasil com 5 anos de idade, mas pela minha pesquisa ele foi batizado em uma igreja no Brasil em 29/12/1888, com data de nascimento em 05/11/1888, talvez para facilitar a permanência dos pais neste pais. A partir de janeiro de 1889 o registro civil no Brasil passou a ser obrigatório, então ele "foi batizado" no ultimo dia possível em arquivos religiosos.

Preciso encontrar a certidão portuguesa dele e talvez no passaporte e processo de viagem ao Brasil encontre a cidade onde foi registrado, pois também não o encontrei na base de dados online do arquivo da Madeira.

Outro dado curioso é que o senhor Manuel alterou o sobrenome dos filhos ao chegar no Brasil, todos eles passaram a se chamar FIGUEIRA RODRIGUES e não mais FIGUEIRA DE QUINTAL.

Nas certidões de casamento e óbito do meu bisavô ele foi registrado como José Figueira Rodrigues.

Conversando com membros da família ouvi uma história que o senhor Manuel não gostava do sobrenome "de Quintal" que lhe rendiam algumas piadas junto aos brasileiro e conterrâneos, não sei isso procede ou se ele teve um motivo grave para essa alteração.

Bem... Esses são os dados que tenho... Espero que possam me ajudar, fico muito grata por qualquer informação.

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369534 | Andrea Chabudet | 19 mai 2016 13:48 | Em resposta a: #369532

Up

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369558 | Jorge Resende | 19 mai 2016 22:15 | Em resposta a: #369532

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/casamento/index.php?id=408570

Se pretender obter assento de casamento de Manuel e Maria do Patrocinio, eles casaram em 1874 em Curral das Freiras. Deve pedir cópia simples (fica mais barato, 2 euros mais ou menos, fora custos de envio) ao Arquivo Regional da Madeira.
Na base de dados de passaportes confirma-se, nada existe.

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369561 | Jorge Resende | 19 mai 2016 22:35 | Em resposta a: #369532

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?id=253849

Tiveram um filho, João e uma gémea, Maria. José não aparece.
Na base de dados da im prensa brasileira, Hemeroteca -RJ, anos 1880-1889 surgem referências a um João Figueira de Quintal, e também a um João de Quintal Henrique e um Manuel Figueira de Quintal Henrique, serão da família???

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369562 | Jorge Resende | 19 mai 2016 22:48 | Em resposta a: #369532

http://www.arquivo-madeira.org/pesquisa/baptismo/index.php?filho=&pai=manuel+figueira+quintal&mae=maria+patrocinio&paroquia=17&data=&livro=

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369568 | Andrea Chabudet | 20 mai 2016 10:06 | Em resposta a: #369532

Boa noite Jorge,

Muito grata pelo interesse em ajudar.

Os arquivos da Madeira já tenho todos, o que me ajudaria realmente seria o passaporte, não houve emissão dele na Madeira, então acredito que tenham saído pelo continente, mas não tenho idéia de onde.

Provavelmente emigraram após 1888, quando com a abolição da escravidão no Brasil a mão de obra foi substituida pela de imigrantes europeus.

O nascimento do último filho na Madeira data de 1878 e o registro do meu bisavô 1888, dez anos... Era muito tempo entre um nascimento e outro para aquela época.

Acredito que tenham vivido em outro lugar em Portugal antes da viagem ao Brasil, onde meu bisavô provalvelmente nasceu.

Já procurei o passaporte no arquivo do Porto e também não encontrei... Em Lisboa não encontrei arquivos com índice, o que torna a busca quase imposível. Sabe se existe alguma forma mais fácil de realizar essa pesquisa?

Não tenho ciência de outros parentes deles... Então não posso afirmar que os demais Figueiras de Quontal sejam da mesma família. Vou pesquisar mais sobre isso.

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369575 | Jorge Resende | 20 mai 2016 11:47 | Em resposta a: #369568

http://armdigital.arquivo-madeira.org:81/passaportes/detalhe/?reg=9949

Será este???

JResende

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369576 | Jorge Resende | 20 mai 2016 11:59 | Em resposta a: #369532

http://armdigital.arquivo-madeira.org:81/passaportes/?pesquisa=Figueira+de+Quintal passaportes de outros familiares talvez que saíram de Curral das Freiras.

Pode solicitar ao Arq. Reg. da Madeira os documentos do processo de passaporte, na net tem todos os contatos do arquivo.

Penso que seja o que deseja. Procurei por Figueira Quintal e surgiu esse Manuel, a mulher está como Maria de Jesus, mas deve ser o que precisa.
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369581 | Andrea Chabudet | 20 mai 2016 12:21 | Em resposta a: #369532

Olá, já pesquisei desta forma também, não há nada.

Este é outro casal, inclusive há histórias contadas pela família que este Manuel da Maria de Jesus fazia dívidas e estas eram cobradas ou meu triavô que ficava possesso de raiva.

Muito obrigada por ajudar.

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#369585 | Jorge Resende | 20 mai 2016 13:25 | Em resposta a: #369581

http://www.ceg.ul.pt/investigadores.asp?id=94

Raimundo Quintal é um professor madeirense quem sabe se será da vossa família e os possa ajudar...
Contatem, talvez surja algo

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#446746 | fabiovperes | 26 mar 2023 17:56 | Em resposta a: #369532

Olá, Andrea,

Sou bisneto do João Figueira de Quintal. Tenho o passaporte do Manuel Figueira de Quintal e família, que foi expedido no Funchal em 1887. O documento hoje está praticamente ilegível, pois os escritos foram apagando-se com os anos. O que lembro da época em que era possível ler, é que o passaporte menciona apenas o casal Manuel e Maria e os filhos gémeos, João e Maria. Então, muito possivelmente o José, já nasceu mesmo no Brasil.
Espero tê-la ajudado.
Fábio Vianna Peres

Resposta

Link directo:

Família Figueira de Quintal - Ilha da Madeira - Imigração para o Brasil e alteração de sobrenome

#446747 | fabiovperes | 26 mar 2023 18:01 | Em resposta a: #446746

Uma correção: o passaporte foi expedito em 22 (pelo que é possível perceber na escrita a pena quase totalmente apagada) de abril de 1881 e eles deram entrada no porto do Rio de Janeiro a 17 de maio de 1881.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 08:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen