Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#369782 | braveman | 24 mai 2016 20:07

Caros Confrades, partilho o meu singelo trabalho convosco. Compreendam que é um trabalho amador de quem o faz e partilha apenas por gosto, daí a possibilidade de erros de leitura.

podem descarregar através de https://drive.google.com/open?id=0B_b1-yh9UxuzT1A5QnVMVFpvVWM

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#369783 | braveman | 24 mai 2016 20:09 | Em resposta a: #369782

Só um pormenor.. para já apenas o 1º livro 1582-1594 está completo. vou atualizando à medida que avançar o trabalho

Resposta

Link directo:

Paroquiais Almodovar

#369874 | saintclair | 26 mai 2016 15:29 | Em resposta a: #369783

-
Caro Confrade;
A meu ver seria preferivel abrir um tópico com os
Reg. Paroquiais da Fregª Almodovar.
Com tantas interrogações e linhas em branco, não
vejo grande utilidade.
Qualquer das formas valeu o esforço.
http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1039822
http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1039886
Cumptºs
Sc.

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#369962 | braveman | 28 mai 2016 18:13 | Em resposta a: #369782

Caro SaintClair, repare que não existem muitas linhas em branco. Atente que por esta altura não era hábito os padres registarem os pais dos noivos, daí que existam essas linhas sem informação.

Quanto aos pontos de interrogações prende-se sobretudo com o facto de eu não me querer comprometer com uma informação que eu não tenha como completamente verdadeira, e depois virem acusar-me de erros intencionais ou algo do género. Significa apenas que apesar de eu ter lido aquele nome, a grafia dos padres, muitas vezes diferente e de difícil leitura nalguns casos pode induzir em erro essas leituras.

Tenho alguma segurança na minha leitura mas de facto quando não tenho certeza absoluta coloquei os pontos de interrogação.

Dou-lhe um exemplo: Numa abreviatura de um dos padres, qualquer pessoa dir-lhe-ia que ele escreveu FIZ, de Fernandes, e que parece bastante claro, quando na realidade e após comparação o que parecia um F era de facto um R o que dá RIZ de Rodrigues...

Quanto ás linhas em branco das testemunha, não estive de facto a registá-las todas, dado que estava a fazer apenas um índice, para além de elas se repetirem inúmeras vezes. Assim fui somente registando alguns nomes que me pareceram interessantes e que podem ser úteis a alguém, como por exemplo capitães-mor.

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

Almodôvar

#369973 | saintclair | 28 mai 2016 20:07 | Em resposta a: #369962

-
Caro Ricardo;
Qualquer nome das testemunhas está ao mesmo nível,
independentemente de ser Capitão, ou Camponês.
Há linhas que contêm apenas o nome dos noivos, com uma
interrogação!
Se não há certezas, só complica.
Bom, vamos aguardar pelo novo trabalho.
Obrigado.
Cumptºs
Sc.

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370067 | braveman | 30 mai 2016 14:31 | Em resposta a: #369782

Nova versão com o livro de 1657-1689 completo.

https://drive.google.com/file/d/0B_b1-yh9UxuzT1A5QnVMVFpvVWM/view?usp=sharing

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370783 | braveman | 15 jun 2016 20:36 | Em resposta a: #369782

Mais um livro terminado, 1690 - 1727, e adicionada uma nota de leitura.

https://drive.google.com/open?id=0B_b1-yh9UxuzT1A5QnVMVFpvVWM

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370792 | pbrito | 16 jun 2016 09:01 | Em resposta a: #369782

Caro Ricardo,

Muito obrigado pela informação disponibilizada... mais umas referências para completar o 'percurso' deste meu antepassado.
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370793 | braveman | 16 jun 2016 09:29 | Em resposta a: #370792

De nada caro Pedro. Foi uma coincidência curiosa.

Atente apenas a que eu não o apontei sempre que ele apareceu. Não sei se é assim em todo o lado, mas neste local as testemunhas dos casamentos repetem-se quase sempre.

Recordo-me ainda que por vezes ele foi referenciado apenas por João do Rego.

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370851 | pbrito | 17 jun 2016 18:14 | Em resposta a: #369782

É interessante pois a informação que tenho é que o Cap. João do Rego Boim (ou Aboim) era filho de João do Regno, também Capitão (?) casado com Izabel Gurreira (ou seria Guerreiro?), e tinha ainda dois irmãos, Brt (Bernardo ou Bartolomeu?) do Rego e Diogo do Rego.

Na base de dados que o Ricardo tem aparece um Bernardo Gome Boim, um Bartolomeu Gomes e um Jorge Mestre, ambos indicados como filhos de João do Rego Boim... entre outras referências ao nome Boim, como por exemplo António Guerreiro Boim, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, filho de Diogo Boim e Violante Fernandes!

Mais uma vez, obrigado pela informação disponibilizada... já vou ter com que me entreter durante uns tempos!
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370857 | braveman | 17 jun 2016 23:24 | Em resposta a: #369782

Fico contente em ser pelo menos um pouco útil. Vou só alertá-lo que devido às semelhanças nas abreviaturas dos nomes, posso ter interpretado mal e o Bernardo e o Bartolomeu podem ser a mesma pessoa, e possivelmente o Bernardo estar mal identificado.

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370879 | braveman | 18 jun 2016 17:52 | Em resposta a: #369782

Encontrei mais um casamento que lhe pode interessar caro Pedro. 1732 - Manuel da Cruz Silva viúvo de Dona Teresa Simblana de Carvalhais, casa com Bárbara de Beja Boim de Brito Figueiredo, filha do Capitão João do Rego Boim e Teresa de Jesus Correia de Figueiredo.

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#370886 | pbrito | 18 jun 2016 23:14 | Em resposta a: #369782

Essa informação já a tenho, o nome corrrecto é Bárbara do Rego de Boim (ou Aboim) de Brito Figueiredo. Foram pais de Francisco José do Rego de Aboim, nascido em Moura, Almodôvar, a 18/02/1743. Eu tenho daqui para o presente todas as gerações, embora ainda esteja a confirmar muitos dados com os registos paroquiais.
De qualquer forma, os meus agradecimentos por toda a informação que o Ricardo me tem fornecidi.
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#371054 | braveman | 23 jun 2016 20:35 | Em resposta a: #369782

Mais um livro adicionado, Casamentos Almodôvar 1727 - 1748

https://drive.google.com/open?id=0B_b1-yh9UxuzT1A5QnVMVFpvVWM

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#371065 | pbrito | 24 jun 2016 11:14 | Em resposta a: #369782

Ricardo,

Antes de mais, obrigado e parabéns pelo trabalho que tem feito.
Aproveito para deixar uma pequena correcção neste livro:

- na linha 101, da folha 1727-1748, referente ao casamento de Manuel da Cruz Silva com Barbara de Beja Boim de Brito Figueiredo, o nome correcto da noiva é Bárbara do Rego Boim de Brito Figueiredo, filha do Cap. João do Rego Boim e de Therez de Jesus Correia Figueiredo.

Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#371072 | braveman | 24 jun 2016 12:13 | Em resposta a: #369782

Caro Pedro, já tinha reparado na sua correcção, mas sabe que por vezes há erros nos assentos e o padre pode ter simplesmente ter-se enganado no nome e eu apenas transcrevi. ainda assim irei verificar se não foi uma falha de leitura minha.

Obrigado pela informação.

Segue mais um que lhe pode interessar caro Pedro.

1749 - Procurador de Maria Boaventura Madalena da Gama Lobo, Elói Guerreiro de Aboim, Mestre de Campo dos auxiliares da comarca de Ourique

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#371074 | braveman | 24 jun 2016 12:23 | Em resposta a: #369782

Já corrigi embora se reparar na imagem 35, do respectivo livro http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1039889 , reparará que a leitura será no mínimo ambígua lol.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Ricardo Venâncio

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#371076 | braveman | 24 jun 2016 12:43 | Em resposta a: #371072

Mais um caro Pedro - 1749 Prior de Castro Marim, João Diogo Guerreiro Camacho de Aboim

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#428133 | joanarevez | 20 out 2020 12:35 | Em resposta a: #371076

Muito obrigada por disponibilizar estes registos, sem dúvida que vai ajudar nas minhas pesquisas :).

Tenho estado a fazer um trabalho igual em excel mas para os registos de batismo de Almodôvar!
Mesmo que haja um nome em falta ou incerto, o cruzamento de dois deles já pode ser uma grande ajuda!!

Um bem haja, pelo árduo trabalho!!

Cumprimentos,
Joana Revez

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#428145 | Vasco Briteiros | 20 out 2020 22:14 | Em resposta a: #428133

Na actualidade ainda existe o apelido Almodôvar porque tive uma colega Ana Maria Almodôvar nos anos 60.
Emília Vale

Resposta

Link directo:

Almodôvar - freguesia, Índice de casamentos

#429663 | suzy gama | 12 dez 2020 02:14 | Em resposta a: #369782

Boa noite Ricardo

Quero dar-lhe os parabéns e agradecer-lhe pelo excelente trabalho que muito me tem ajudado nas minhas pesquisas nos registos de Almodôvar.

Cumprimentos
Susana de Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen