farias de vila verde-braga

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

farias de vila verde-braga

#17017 | vbriteiros | 10 fev 2002 23:54

Procuro dados pessoais e a ascendência de um comendador Faria,de Vila Verde - Braga,brasileiro de vasta fortuna, que deixou legados à freguesia onde nasceu e testou o grosso da fortuna a uma irmã ou sobrinha de nome Maria Rosa Faria que viveu em Lx. nos fins do séc. 19. Esta casou com o mordomo que foi seu herdeiro e foi sócio do Banco Fonsecas, Santos & Viana.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#17086 | vbriteiros | 12 fev 2002 17:11 | Em resposta a: #17017

Acrescento informação recebida : o comendador (de?) chamava-se Manuel Joaquim de Faria e era natural de Soutelo -Vila Verde. Teve geração legítima? nascida em Portugal ou no Brasil?
Pelo menos duas filhas Cândida e Caetana e estava relacionado com uma família Faria Carvalho de Braga e outros Farias de freguesias de Vila Verde.
vasco

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#45489 | arufino | 22 jul 2003 23:16 | Em resposta a: #17086

Não sei se ainda se interessa pelo assunto, passado mais de um ano.Manuel Joaquim de Faria foi trisavô da minha mulher, que é da família Faria Carvalho, e também procuro saber coisas dele. Foi comendador da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Identifiquei-lhe 9 irmãos, e o mais novo era Maria Rosa, que foi comadre do Brasileiro de Vila Verde - Lourenço Soares Rodrigues.Teve uma irmã Caetana. Não casou, mas tenho notícia de 3 filhos - Maria do Carmo (que está na origem do ramo Faria Carvalho),Cândida e Manuel Luís.Identifiquei algumas gerações de um ramo da ascendência materna, de Turiz.Entre outras coisas, gostava de saber se teve ligações familiares com os Barbosa e se descende dos Araújos de Turiz.
arufino

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#45490 | vbriteiros | 23 jul 2003 00:21 | Em resposta a: #45489

Caro Arufino
Muito obrigado pela sua mensagem. Claro que me interesso ainda pelo assunto.
A Cândida que cita era minha bisavó e está sepultada no jazigo "Faria Carvalho" isso sei.
Conheci alguns primos desse ramo e encontrei recentemente um prima Faria Carmona, irmã da Maria Teresa(já falecida) mas que não conguiu dar-me dados sobre o nosso parentesco.
A irmã do trisavô Maria Rosa é efectivamente a pessoa que procuro, porque tem uma história assaz curiosa. Tem dados de nascimento dela?
A Caetana deve ser filha e nao irma, porque ela era irma da minha bisavó , ambas casadas com dois irmãos Barbosa, irmãos por sua vez do Visconde de Semelhe(veja aqui no genea em títulos).
Eu e os meus primos Brandão temos os retratos a oleo destas duas senhoras.
Há uma história muito complicada entre o Comendador e as filhas (o filho deve ter morrido antes do pai).
Será melhor contactar-me directamente para o meu mailbox : vbriteirosarrobanetcabopontopt
Cumprimentos do primo
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#45594 | vbriteiros | 24 jul 2003 23:37 | Em resposta a: #45489

Caro Arufino
Estou a aguardar o seu contacto, mas entretanto atrevo-me a perguntar-lhe de onde me escreve? Tambem gostaria de saber se tem contactos com um ramo Carvalho Assis, primos que minha Avó Luisa Faria Barbosa presava muito!
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#56684 | João Machado | 02 fev 2004 23:09 | Em resposta a: #45594

Ao Senhor Vasco Briteiros:
Procuro a ascendencia de João José de Faria,de Monsul,casado com Ana Maria do Vale Rego,e cujos pais seriam João Manuel de Faria e Maria Antunes, de Amares(Prozelo).Faleceu em 1844.Haverá alguma ligação com os Farias de Vila Verde?

Os meus cumprimentos.
João Machado

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#56690 | vbriteiros | 02 fev 2004 23:59 | Em resposta a: #56684

Caro João Machado.
Não tenho ainda suficientes dados sobre os Farias de Vila Verde para responder à sua pergunta. Desde a última intervenção não tive possilidade de desenvolver mais pesquisas. Nesta altura creio que o primo A.Rufino de Lisboa saberá mais do que eu.Tenciono em breve voltar a pesquisar no ADB e depois voltarei aqui com os resultados.
Sabe se esse João José de Faria era parente dos Farias da "Casa Globo", uma livraria na Rua do Souto?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#56748 | João Machado | 03 fev 2004 16:59 | Em resposta a: #56690

Caro Vasco de Briteiros:
Grato pela resposta imediata .Na realidade este João José de Faria é bisavô do meu sogro,já falecido,Júlio da Conceição da Rocha Faria ,da "Casa do Globo".Não sou conhecedor de genealogia,porém entretenho-me(quando tenho tempo),a fazer breves investigações sobre a minha família e de minha mulher.Se um dia "tropeçar" nestes Farias,por favor,dê uma ajuda...
Vou pedir-lhe uma informação e se calhar confirmar um pressentimento...penso que esteve na minha casa em recuperação(Casa de Santa Cruz do IGO)no Campo das Carvalheiras
em Braga no ano passado...se assim for,digo-
lhe que passei hoje por Gondizalves.e vi na sua quinta um telhado novo na Casa e bem bonito...parabens,!
Cumprimentos
João de Sousa Machado

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#56749 | vbriteiros | 03 fev 2004 17:09 | Em resposta a: #56748

Caro João de Sousa Machado
Sou eu efectivamente e então gostou do telhado. Ainda bem, mas falta o resto. A sua casa do Igo já está pronta? Esta é uma resposta muito curta porque estou com pressa , mas breve lhe darei noticias dos dados que tenho dos Farias da C. Globo.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#56781 | arufino | 03 fev 2004 20:46 | Em resposta a: #56684

Caro João Machado

Respondendo à chamada do primo Vasco (Como está?), creio não poder ajudar grande coisa. Em todo o caso, tenho um assento de casamento de 4/9/1811 de José de Faria, filho de Domingos José de Faria e de Teresa Maria Domingues, da freguesia de São Miguel de Soutelo, com Mariana Teresa de Araujo, filha de José Alves Carneiro e de Antónia de Araújo, da freguesia de Santa Maria de Turiz, onde foi o casamento. Estes eram avós de Estevão Alves de Faria, de que descendem os Farias de Vila Verde.Sugiro que verifique, no ADB, se os Farias que indica não são parentes próximos destes.

Cumprimentos,
António Rufino

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#56803 | vbriteiros | 03 fev 2004 23:26 | Em resposta a: #56781

Olá Primo António Rufino.
Prazer em lê-lo de novo aqui. Ainda não fui a Braga desde o dia de Fieis Defuntos. Nem sequer fui ver o novo telhado da casa , que segundo o caro Sr João de Sousa Machado me diz estar muito bonito. A administração da obra foi feita pelos meus irmãos e ainda não tive oportunidade de lá ir. Provavelmente nos fins da próxima semana irei lá e aproveitarei para consultar o ADB(espero que tenha tempo).
Parece-me que estes Farias da Casa Globo têm grandes probabilidades de serem parentes do Comendador. Tenho muitas fotos já identificadas e que oportunamente mostrarei à sua cunhada e ao Sr Machado. Logo que possa avisarei.
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#56830 | João Machado | 04 fev 2004 11:18 | Em resposta a: #56803

Caros Vasco /António Rufino:
Os meus agradecimentos pelas informações. Vou ao ADB,procurar mais Farias.Entretanto se encontrarem qualquer coisa,fico sempre grato.
É..o telhado agora pede o resto...mas vai ficar lindo,!
A casa do Igo,está parada...problemas com o IPPAR,mas em vias de solução.Está quase acabada .
Estou sempre ao v/ dispor.
Cumprimentos
João Machado

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#59466 | vbriteiros | 03 mar 2004 23:28 | Em resposta a: #56830

Caro João Machado.
Aqui segue uma informação sobre Farias da Casa Globo:
- a 5.10.1926, faleceu em Braga D. Alice Faria, casada que foi com Manuel da Cruz Faria.
deixou os seguintes filhos:
1- Clotilde da Cruz Faria
2- Lucia da Cruz Faria, casada com João de Freitas Salgado( natural de Guimarães) ausentes no RJ,
3- Cecília da Cruz Faria
4- Laura da Cruz Faria
5- Victor da Cruz Faria, ausente no Brasil.
6- Ramiro da Cruz Faria
7- Dr Virgilo Santos Faria (?)
8- Ildefonso da Cruz Faria (?)
Não me parecem parentes dos Farias de Vila Verde, pois possuo muitas fotos de 1, 3,4 e conheci pessoalmente o casal 2, nunca vi nem ouvi qq trato de parentesco. Julgo que a descendencia destas pessoas se extinguiu no Brasil.Os (?) assinalam os que não conheci.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326740 | LAA | 05 abr 2013 15:16 | Em resposta a: #45594

Caro Vasco

Entro em contacto para o informar de que sou do ramo Carvalho Assis, filho de José Luís Braga de Carvalho Assis, seu aluno da disciplina de Ciências no Liceu Sá de Miranda em Braga nos anos 60, neto de Francisco José de Carvalho Assis, bisneto de Candida Rosa Faria de Carvalho casada com Manuel Augusto Teixeira de Assis, trineto de Maria do Carmo de Faria Carvalho e tetraneto de Manuel Joaquim de Faria de Vila Verde, Soutelo, Braga .

Estamos receptivos a qualquer contacto. Um grande abraço para o novo primo.

Luís André de Carvalho Assis.

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326767 | vbriteiros | 06 abr 2013 02:20 | Em resposta a: #326740

Caro Luís André,
È um prazer ter notícias de um novo primo. Recordo-me do seu Pai , mas já passaram tantos anos que certamente não seria fácil reconhecê-lo.
Como conseguiu identificar-me aqui? Também se dedica à genealogia?
Vou algumas vezes a Braga,mas geralmente só ao sábado ver a quinta em Gondizalves. Mora em Braga?
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326775 | Nelita | 06 abr 2013 12:28 | Em resposta a: #326767

Caro Vasco Briteiros:

Tenho Farias de Vila Verde, mas não sei serão do mesmo ramo familiar.

HERMENEGILDA DE FARIA (PAES), nasceu no Porto Cedofeita a 24-6-1868, casou em Lordelo do Ouro a 23-5-1896 com João Maria Paes Correia (meu tio bisavô) e faleceu em Trevões a 23-9-1963, filha de Manuel José da Costa Faria, natural de Vila Verde, Prado, negociante no Porto, morador em Cedofeita e de sua mulher Rosa Maria da Silva, natural de Custóias.

Com os melhores cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326787 | motalopes | 06 abr 2013 18:36 | Em resposta a: #17017

Caro Vasco Briteiros


Cumprimentos

Relativamente ao comendador Faria, julgo que encontrará no site: Heróis do Homem e cavado, Vila Verde,
S. Miguel de Soutelo, parte II, alguma coisa da família, mormente no que diz respeito aos casamentos.
Em Vila verde reside um parente, chamado AUGUSTO MACEDO DE FARIA, que trabalhou na Camara local.
É conhecido na Vila de Vila Verde por TUTA.


Abraço

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326818 | motalopes | 07 abr 2013 14:24 | Em resposta a: #326767

Caro Vasco Briteiros

Cumprimentos.

Espero que isto lhe possa servir, pois penso ter a ver com o comendador Manuel Joaquim de Faria.

JOSÉ FARIA, nascido a 27 de Julho de 1789, Santa Maria de Prado, e falecido em Fontelo, Soutelo, a 5 de Junho
de 1837, filho de DOMINGOS FARIA e TERESA MARIA, falecida em Fontelo, Soutelo a 19 de Setembro de 1817,e
neto paterno de ANTÓNIO DE FARIA e MARIA ALMEIDA, de Moure, e materno de JOÃO DOMINGUES e de ISABEL
MACHADO ROSA, Santa Maria de Prado. Casou em Santa Maria de Prado a 27 de Agosto de 1787, com MARIANA
TERESA CARNEIRO DE ARAÚJO, nascida a 3 de Outubro de 1787, em Turiz, e falecida em Fontelo, Soutelo, aos 4
de Junho de 1832, filha de JOSÉ ALVARES CARNEIRO e ANTÓNIA MARIA ARAÚJO, Santa Maria de Turiz.

Geração:

DOMINGOS, nascido a 28 de Novembro de 1812
ANTÓNIO, nascido a 30 de Janeiro de 1814
CAETANA ROSA, 2 de Março 1816. Casou em Soutelo a 6 de Dezembro de 1843 com Inácio Araújo, lavrador.
DOMINGOS, 18 de Maio de 1818
MARIA DO ALIVIO, 9 de Outubro de 1819
MANUEL JOSÉ, 21 de Janeiro de 1821
MANUEL JOAQUIM, 2 de Maio de 1822 ( Penso ser o comendador )
ROSA, 9 de Março de 1824
JOSÉ, 2 de Maio de 1826

Uma filha de CAETANA ROSA e de INÁCIO DE ARAÚJO, de nome ANTÓNIA ROSA FARIA, de 18 anos de idade,
casou em Soutelo ( onde não teve geração ) com ANTONIO JOSÉ BASTO AZEVEDO, de 37 anos, natural de Stª
Eulália de Fafe, negociante, filho de Bernardo José Silva Azevedo e Ana Bastos. O matrimónio foi em 5/10/1874.

Nota: Isto é o que consta daquele "site" Heróis do Homem e Cavado, Vila Verde, Soutelo S. Miguel, II parte, que
lhe sugeri consultar.

Não tenho mais elementos. Se quiser falar com o parente do comendador Manuel Joaquim de Faria, de quem lhe
dei conhecimento, não tenho dificuldade em conseguir o seu contacto, visto sermos amigos.

Também fui aluno do Liceu Sá de Miranda, em Braga, o qual já vi referenciado neste fórum. O prezado amigo foi
professor nesse estabelecimento de ensino? Frequentei-o até 1962.

Reiterando cumprimentos


Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326839 | vbriteiros | 07 abr 2013 21:55 | Em resposta a: #326775

Olá Nelita,
Agradeço a sua mensagem e tomei nota dos dados apresentados. É provável que exista alguma ligação, se entretanto eu encontrar algo de interesse, virei aqui retomar este tema.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326842 | vbriteiros | 07 abr 2013 23:14 | Em resposta a: #326818

Caro Francisco Mota Lopes,
Obrigado pela sua mensagem. Os 8 irmãos do Comendador já eram meus conhecidos, só que a filha de Caetana Rosa e Inácio de Araújo deve ser uma Antónia Maria de Faria que casa com António José Bastos de Azevedo , que aparece no " NEPS " de Stª Eulália de Fafe.
Este será um descendente de Manuel Joaquim Azevedo e D. Branca de Azevedo Sá Coutinho , que foram donos da Quinta da Tapada em Amares.
Confirmo que fui professor no Liceu Sá de Miranda nos anos 1959 a 1961 e nasci em Braga na freguesia de Aveleda. O Comendador era avô da minha avó materna, nascida em Belém do Pará a 7.9.1873. Na casa dessa minha avó existiu um quadro a óleo do Comendador ( estava na casa do Campo das Hortas./onde está agora o restaurante Alexandre/ e posteriormente na Quinta de Mazagão-Aveleda)
Cumprimentos
Vasco Brandão

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326850 | vbriteiros | 08 abr 2013 00:03 | Em resposta a: #326818

Caro Francisco Mota Lopes,
Só agora é que me lembrei de já ter comunicado consigo sobre este tema e por isso repeti dados.
Na resposta que lhe dei sobre António José Basto Azevedo e Antónia Faria esqueci-me de lhe dizer que a relação dos mesmos com a Casa da Tapada está bem apresentada na "Árvore Genealógica" do "NEPS".
Cumprimentos
Vasco Brandão

Resposta

Link directo:

RE: farias de vila verde-braga

#326866 | motalopes | 08 abr 2013 11:09 | Em resposta a: #326842

Prezado confrade

Cumprimentos.


Sim, é verdade que ANTÓNIA MARIA DE FARIA, filha de Inácio de Araújo, lavrador, natural do lugar de Fontelo, freguesia de Soutelo,
e de Caetana Rosa Carneiro, também natural da dita freguesia, casou nesta aos 5 de Outubro de 1874 com ANTÓNIO JOSÉ BASTOS
DE AZEVEDO, filho de Bernardo José Silva Azevedo e Ana Bastos. Consta a indicação que não tiveram geração nesta freguesia, pode
ter acontecido terem ido para outro lado, inclusivamente Santa Eulália de Fafe, tenho do cônjuge de Antónia Maria de Faria.

É curioso que pelo meu lado paterno ainda tenho alguma ligação familiar à Casa da Tapada, pois a trisavó do lado materno do meu
pai, Ana Joaquina da Costa Lobo Pereira de Azevedo, era filha de Manuel Pereira de Azevedo e de Maria Micaela da Costa Lobo O pai
dela era descendente de Filipa de Azevedo, filha de Lopo Dias de Azevedo, Senhor de S. João de Rei, e de Joana Gomes da Silva.
Esta Filipa casou com Luís Gonçalves Malafaia, e deste matrimónio saiu então esse ramo. Bom, mas isto não tem interesse. Como já
lhe disse ( não sei se isso lhe possa ser útil ) conheço bem um familiar do comendador Manuel Joaquim de Faria, que reside em Vila
Verde. Tenho-o na minha página do Facebook. Vou contactá-lo para saber se ele tem mais pormenores que possam interessar.

Sei que na Junta de Freguesia de Soutelo houve tempos em que numa das paredes do "hall" de entrada estavam dois quadros, um
era do comendador, o outro creio que de uma filha. Depois das últimas eleições autárquicas o novo executivo retirou-os. Há meses
atrás creio que trocamos impressões sobre este assunto. Lembro-me que um primo (?) do meu prezado confrade ter dito que tinha
também essas fotos, ou os negativos delas, julgo eu.

De qualquer modo logo tenha algum pormenor que mereça ser transmitido terei todo o gosto em dar-lhe dele conhecimento.

atentamente

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

farias de vila verde-braga

#358610 | tutafaria@sapo.pt | 17 jun 2015 10:45 | Em resposta a: #45489

Bom dia, chamo-me Augusto Macedo de Faria, residente na freguesia da Loureira, concelho de Vila Verde, e sou um dos membros dos Farias de Vila Verde, família bastante numerosa, neto de Lourenço Soares Rodrigues, família que possui um jazigo de familia no cemitério de Soutelo.

Resposta

Link directo:

farias de vila verde-braga

#360350 | pedropacheco | 10 ago 2015 22:46 | Em resposta a: #17017

caríssimos primos,

Consegui juntar mais alguns fragmentos ao meu ramo familiar, graças a um contacto recente com o primo António Rufino.

Chamo-me António Pedro Moreira Pacheco e o Comendador Manuel Joaquim de Faria é meu avô em 4º grau, através de sua filha Maria do Carmo de Faria (minha trisavó) e depois sua filha Laura Olinda de Faria Carvalho (minha bisavó), casada com Raul Augusto Gomes Moreira (meu bisavô e avô da minha mãe - Maria do Céu da Cruz Moreira Pacheco).

Resolvi escrever neste painel para estar também a par de mais informações que possam surgir.
um abraço
pedro pacheco

Resposta

Link directo:

farias de vila verde-braga

#360407 | APRPatacas | 13 ago 2015 01:29 | Em resposta a: #358610

Caro Augusto,

Parece-me que o confrade será filho ou neto de Estêvão Alves de Faria, sobrinho do Comendador Manuel Joaquim de Faria, de Soutelo. Se assim é, sugiro que pesquise aqui neste fórum, porque há alguns tópicos sobre ele e a sua família, e também na base de dados, podendo a sua ascendência entroncar no pai do dito Comendador.
Note que para ter acesso à base de dados, terá que subscrever o Geneall Plus.

Cumprimentos

António Rufino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 01:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen