Capitão João do Rego Boim (Aboim)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#370778 | pbrito | 15 jun 2016 17:39

Procura mais informação sobre uma testemunha no proc.º FSO de Manuel Guerreiro Camacho de Aboim, chamada João do REGO Boim (Aboim) - cap.ão de auxiliares, homem nobre e da governança. Nat. de Almodôvar com 62 anos + ou - em 1702.

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#370784 | braveman | 15 jun 2016 20:58 | Em resposta a: #370778

Consulte o tópico http://geneall.net/pt/forum/170163/almodovar-freguesia-indice-de-casamentos/#a370783

Estou a trabalhar num índice de casamentos da freguesia de Almodôvar e já me cruzei imensas vezes com ele e filhos como Padrinhos/testemunhas

Não terá muita informação mas terá o Rego Boim referenciado bastantes vezes. Basta fazer o download.

Ricardo Venãncio

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#371281 | pbrito | 29 jun 2016 19:03 | Em resposta a: #370778

Algum confrade me pode dizer se este Capitão de Auxiliares se encontra no livro de Nuno Borrego e em caso afirmativo, que informação lá vem?
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#371303 | AlvesRF | 30 jun 2016 14:28 | Em resposta a: #371281

Caro Senhor,

Na procura que fiz, esse nome não vem mencionado.

No Regimento de Melícias de Ourique vem mencionado:
mestre de campo, João Aboim Guerrerio
Mestre de campo, Afonso Elói Guerreira de Aboim (1748)
Capitão Caç. Francisco José Guerreiro de Aboim (1798)

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#371730 | pbrito | 09 jul 2016 16:37 | Em resposta a: #371303

Obrigado pela informação.
Cumprimentos,
Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#374950 | pbrito | 05 nov 2016 18:51 | Em resposta a: #370778

Boa noite caros confrades,

Preciso de uma ajuda na transcrição do registo de óbito do meu antepassado Jorge de Britto Boym (Sargento-Mor), que faleceu a 03/01/1737, em Almodôvar, Beja.

O registo pode ser visto aqui - http://digitarq.adbja.arquivos.pt/Controls/vaultimage/?id=4FE5D013CB54BAD8DEA7163869D9CB1D&r=0&ww=1000&wh=600

Estou a tentar decifrar onde foi sepultado.
Com os melhores cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#374953 | braveman | 05 nov 2016 19:41 | Em resposta a: #374950

A leitura que faço é : Aos três dias do mês de Janeiro de 1737 (até me parece 1736 mas os outros dois assentos são 1737) foi sepultado em a Matriz o sargento mor Jorge de Brito Boym (Boim), viúvo de Dona Gregória Serram (Serrão), e não pagou jazigo por ter sepultura que comprou sua bisavó Inês Mestra para seu marido e seus netos e [estar de presente sepultura impedida?] como consta ?? [e filhos vinte?], e nova com o corpo do Padre? João do Rego Boym filho do dito Jorge de Brito, faleceu com todos os sacramentos e com testamento de que fez este termo que assinei dia, mês e ano et supra. Padre André Rodrigues Guerreiro

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#374957 | josemariaferreira | 05 nov 2016 20:09 | Em resposta a: #374950

Caro Pedro Aboim de Brito

Há muito tempo que ando a tentar ligar os seus Britos de Almodôvar aos Britos de Panoias. Mas por falta de documentação ainda não me foi possível fazê-lo. Penso que sejam da mesma família de Helena de Brito Sequeira, nascida cerca de 1550-1560 e que ainda era viva em 1620, quando faz uma procuração para o seu genro Francisco Vaz Neves. Esta Helena de Brito era Senhoria de duas Herdades no termo de Panoias e que pertenceram antigamente a Fernão Brito da Mina, penso que tenham chegado à sua posse por herança. De notar que Estêvão de Brito, neto de Fernão de Brito, que foi comendador de Panoias faleceu em 1569 e encontra-se sepultado na Igreja Panoias, possivelmente haveria ainda algum grau de parentesco entre eles. Esta Helena terá com toda a probabilidade também algum parentesco com Belchior de Brito Arvelos de Almodôvar.
Obrigado pela atenção que me possa dispensar.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#374959 | pbrito | 05 nov 2016 21:08 | Em resposta a: #374953

Caro Braveman,
Mais uma vez o meu obrigado pela sua pronta disponibilidade em me ajudar nesta tarefa enorme que é a transcrição de documentos antigos.
Como vou ter oportunidade de passar por Almodôvar brevemente vou passar pela igreja matriz e tentar descobrir alguma inscrição ou outro registo que possa dar alguma indicação sobre esta sepultura... enfim, eu sei que será uma probabilidade muito pequena de o conseguir, mas vale sempre a pena tentar!

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#374962 | pbrito | 05 nov 2016 22:26 | Em resposta a: #374957

Caro Zé Maria,

Infelizmente não tenho qualquer informação sobre o ramo dos Brito de Almodôvar. Até agora o meu ramo dos Brito está em Santa Bárbara de Nexe, cerca de 1647, com Jorge de Brito Neto cc Maria Gonçalves, que tiveram, entre outros filhos, Catarina de Brito, nascida cerca de 1700.
Se tiver interesse neste ramo posso enviar-lhe o que tenho a partir destes ascendentes.
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#374965 | Jpteixeira | 06 nov 2016 01:27 | Em resposta a: #374950

Caro Pedro Aboim de Brito

Não sei se vou ajudar mas provavelmente o Jorge de Brito Aboim que procura casou em S. Barnabé com Luzia Fernandes (admito que possa ser Rodrigues) na data de 11-01-1709, ele filho de João do Rego Boim e de Dona Isabel Guerreira de Brito de Almodôvar. Sabe-se que no ano de 1725 Luzia Fernandes já tinha falecido. Assim, Jorge de Brito Boim poderia ter casado em segundas núpcias com Gregória Serrão.
Também localizei o casamento de João do Rego Boim com Teresa de Jesus, igualmente filho de João do Rego Boim e de Dona Isabel Guerreira de Brito de Almodôvar. Casaram a 31-07-1702 também em S. Barnabé.
Desta forma, este João do Rego Aboim e aquele Jorge de Brito Aboim são irmãos e devem ser acrescentados aos outros 7 filhos do casal João do Rego Boim e Isabel Guerreira de Brito, conforme consta na pág. 524 do livro " Os Guerreiro da Comarca de Ourique" de Luís Soveral Varela.
Para confirmação pode consultar os seguintes links: http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1042817 (PT-ADBJA-PRQ-ADV06-001-M003_m0201.tif) e
http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1042821 (PT-ADBJA-PRQ-ADV06-002-M004_m0109.tif)

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#374966 | pbrito | 06 nov 2016 11:38 | Em resposta a: #370778

Caro Júlio,

Cada vez que aparece vem com uma 'mão cheia' de novas informações que muito me alegram!
Muito obrigado por mais este contributo que já me deu mais algumas pistas na minha pesquisa.
De facto já tive a oportunidade de trocar algumas impressões com o Luís Soveral sobre os filhos deste João do Rego Aboim e de Isabel Guerreira, de Almodôvar, nomeadamente, a filiação erradamente atribuída a Bárbara do Rego Aboim que é, na verdade, neta deste casal, e filha de João do Rego Aboim e de Teresa de Jesus. De resto, tem sido uma busca intensa mas cheia de surpresas!
Bem haja.
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#375148 | Jpteixeira | 12 nov 2016 14:07 | Em resposta a: #374966

Caro Jorge Aboim de Brito

Localizei o óbito de Luzia Rodrigues (efetivamente Rodrigues) mulher de Jorge de Brito dos Fojos, freguesia de S. Barnabé, termo de Almodôvar, na data de 29 de dezembro de 1718. Antes já tinha localizado os óbitos de 2 filhos menores do casal. O link é o seguinte: http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1072442 (m0049).
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#390118 | pbrito | 15 mar 2018 07:20 | Em resposta a: #370778

Caros confrades,

Preciso de ajuda na transcrição do registo de óbito do Pe. Bartolomeu Gomes Boym (Aboim) que está aqui na imagem 45, segundo assento da página da esquerda.

http://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1039940

Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#390134 | braveman | 15 mar 2018 16:03 | Em resposta a: #390118

há uma coisa ou outra que me está a escapar... não consigo decifrar o hábito do padre... a sepultura parece-me de José Afonso Bartolomeu Gomes Boim...

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#390137 | pbrito | 15 mar 2018 16:49 | Em resposta a: #390134

Caro Braveman,

Obrigado pela ajuda...
O hábito também me escapa!
Quanto à sepultura, a minha leitura é "... está enterrado na sepultura de seu avô Bartolomeu Gomes Boim (Aboim)..." e depois não consigo transcrever o resto.
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#390138 | pbrito | 15 mar 2018 17:11 | Em resposta a: #390134

Caro Braveman,

Ordem de Santiago!!!
Do livro "Os Guerreiros da Comarca de Ourique", de Luís Soveral Varella, há uma entrada de um padre Bartolomeu Gomes Aboim que foi padre e freire professo na ordem de Santiago, que em 1699 obtém alvará de profissão, carta para lhe ser lançado o hábito...
Uma preciosa ajuda da minha querida amiga Lourdes Lacerda Girão!
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#390155 | Jpteixeira | 15 mar 2018 22:24 | Em resposta a: #390138

Caro Pedro Aboim, boa noite

O que eu consegui ler é o seguinte:
Aos dez dias do mês de fevereiro mil e setecentos anos faleceu o Padre Bartolomeu Gomes Boim, do hábito de Santiago, filho de João do Rego Boim, morador nesta Vila. Está enterrado na sepultura de seu filho(?) Bartolomeu Gomes Boim. De que fiz este termo e que assinei.

Estou em crer que este Bartolomeu é o mesmo que é descrito na página 822 do livro Os Guerreiros da Comarca de Ourique, de Luís Soveral Varella, conforme já referido. Por outro lado, seu pai, João do Rego Aboim, poderá ser o mesmo que é descrito pelo mesmo autor e no mesmo livro, na página 524. Será necessário investigar os paroquiais dos batismos de Santo Ildefonso, em Almodôvar.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim) --- Óbito de Bartolomeu Gomes Aboim em 1700

#390185 | Jpteixeira | 16 mar 2018 15:33 | Em resposta a: #390155

Caro Pedro Aboim

Ainda em relação à transcrição e observando mais atentamente, acredito que a palavra que não consigo detetar e que interpretei como sendo "filho", possa ser Afonso ou avô. Inclino-me que seja avô.
Por outro lado, a palavra anterior não é José porque já verifiquei, nos registos deste padre, que ele escreve Joseph como sendo José. Parece-me que seja a palavra "seu" encimada pelo V estilizado da palavra Vila (de Almodôvar).
Assim, não fará sentido a expressão "seu Afonso", acolhendo mais a ideia que seja "seu avô", como o Pedro refere.
Na verdade, esta expressão faz todo sentido uma vez que o pai do Capitão João do Rego Aboim é Bartolomeu Gomes Aboim, o qual será, por sua vez, avô deste Bartolomeu Gomes Aboim, falecido em 1700.
Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa
Com os

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#390188 | pbrito | 16 mar 2018 16:02 | Em resposta a: #390185

Caro Júlio,

Muito obrigado pela sua sempre pronta disponibilidade e ajuda nesta transcrição.
A filiação de João do Rego Aboim (o tal que era Capitão de Auxiliares já referido neste fórum há alguns anos por Rafael Carvalho no proc.º FSO de Manuel Guerreiro Camacho de Aboim #65983) foi durante muito tempo a minha 'dor de cabeça'. Só com os registos de óbito dos seus filhos Bartolomeu Gomes Aboim (Pe.) e de Jorge de Brito Aboim (Sargento-Mor), e do seu neto João do Rego Aboim (Pe.) é que consegui confirmar a ligação a Bartolomeu Gomes Aboim e Inês Mestre, os tais que tinham sepultura para os filhos e netos. E desta forma, consegui ´subir' mais umas gerações e ligar alguns dos nomes que o Luís Soveral tinha como 'desencontrados' dos ramos principais.
Já agora pergunto-lhe, quando afirma que o pai do Capitão João do Rego Aboim é Bartolomeu Gomes Aboim, se foi com base nestes registos ou se já tinha esta informação e outros registos (por exemplo, eu ainda não consegui encontrar o registo de baptismo do João do Rego Aboim). E de onde será que vem o nome Rego??
Mais uma vez, obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#413537 | cruzzz | 31 mar 2019 21:19 | Em resposta a: #390188

Caro Pedro,

Também me deparei com este ramo recentemente na minha árvore geneologica.

Caso ainda necessite do assento de batismo do João de Rego Aboim, julgo que foi em Almodovar, no dia 26 Jan 1643 ( Ref: PT-ADLSB-PRQ-PADV01-004-M4_m0067 ).

Link: https://digitarq.arquivos.pt/Controls/vaultimage/?id=DISSEMINATION/6C33EE059FB76B92C693CA7AA20D1FC8

Se ajudar, também encontrei o assento de batismo do Bartolomeu Gomes Aboim, em Almodovar no dia 20 Jan 1594 ( Ref: PT-ADBJA-PRQ-ADV01-001-B001_m0154 )

Link: https://digitarq.adbja.arquivos.pt/Controls/vaultimage/?id=30866ACD668B9AFD25ABDDDEB2A989B5

Não estou a conseguir encontrar mais nada sobre este ramo.
Caso alguém tenha mais informação, agradeço desde já a partilha.

Cumprimentos,
Luis Cruz

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#418479 | almeidacarol | 06 out 2019 00:04 | Em resposta a: #413537

Caros Pedro e Luiz,

Encontrei referências a respeito do Capitão João do Rego Boim, através de sua filha, Barbara do Rego Aboim. Ela teria se casado com Manuel da Cruz e Silva e emigrado para a região sul do Brasil (cidade de Rio Pardo, Rio Grande do Sul). Eles seriam pais de José Antônio do Rego que por sua vez, casou-se com Teodora/Teodasia Maria Soares e deram origem ao sobrenome "Soares do Rego", utilizado por 4 gerações em minha família materna.

As informações estão meio desencontradas e não tive acesso à digitalização dos livros de certidões - apenas a ficha digitada desses documentos.

Enfim, se vocês tiverem alguma informação que confirme esse parentesco, agradeço imensamente.

Pelo que entendi, terei acesso por poucos dias neste site, assim deixo meu endereço de email para eventual contato.

Muito obrigada pela atenção.

Cordialmente,
Caroline Soares de Almeida
almeidacarol82@gmail.com

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#418480 | almeidacarol | 06 out 2019 00:44 | Em resposta a: #418479

Desculpa, José Antônio que teria imigrado para o Brasil.

Resposta

Link directo:

Capitão João do Rego Boim (Aboim)

#418483 | pbrito | 06 out 2019 08:42 | Em resposta a: #418479

Cara Caroline,
Muito obrigado pela informação, sobre a qual não tinha qualquer informação. Que referências encontrou que lhe permitiram ligar o casal com José António do Rego e ao ramo no Brasil! Tem alguma informação sobre a data e local de nascimento deste José António?
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen